Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Jorge Torrez
Redator 4 Mãos
Estamos em plena era digital e é claro que você deve se perguntar: e o ensino? A educação digital é uma realidade e não podemos fugir dela. Por isso, é hora de superar desafios e adotar a tecnologia como meio de democratizar o acesso a recursos educacionais. Afinal, temos crianças e adolescentes cada vez mais familiarizados com o digital e que, portanto, necessitam de um ambiente alinhado às suas habilidades e expectativas.
A Geração Z, nativa digital, não se contenta com o ensino tradicional. Pelo contrário, pede por conteúdos que acompanhem a velocidade de seu pensamento. Vai dizer que essa turma fica o tempo todo atenta a uma aula inteiramente expositiva? Basta ver o tipo de conteúdo que acessam, tanto em casa quanto pelo celular. Ou seja, é preciso acompanhar a agilidade da internet que navegam (e dos influencers que seguem).
O fato é que a pandemia de Covid-19 acelerou a transição para práticas digitais. Ok, revelou imensas lacunas de acesso e preparo, mas também impulsionou a adoção de ferramentas que redefiniram as rotinas educacionais. Neste contexto, surgiram ferramentas facilitadoras essenciais, simplificando a gestão de documentos, como converter Word em PDF, e ensino.
Quando a gente fala em “educação digital”, logo vem à cabeça aquele cenário “modernoso”, digno de filmes hollywoodianos e futuristas. Mas, nem é tanto assim. O conceito é bem mais amplo e abrange práticas que, pense bem, você já deve até aplicar aí na escola.
De modo geral, educação digital é a prática de implementar a tecnologia no ensino, aprendizagem e, obviamente, gestão. Sendo assim, vai desde o uso de jogos digitais para ajudar na lição de matemática até substituir o papel por documentos digitalizados. Por isso, não dá para traçar uma definição muito presa, mesmo porque a tecnologia é um universo muito complexo e, principalmente, dinâmico.
Mas, como tudo começou? Embora também não exista um marco inicial preciso para a educação digital, o processo ganhou impulso com a digitalização da comunicação e da informação. Principalmente, a partir dos anos 2000, quando a banda larga e, consequentemente, o acesso facilitado à internet se tornaram mais populares.
Além disso, a criatividade na criação de soluções tecnológicas e suas aplicações práticas expandiram consideravelmente as fronteiras do que é possível fazer no campo educacional. Na sala de aula, por exemplo, educadores e educadoras começaram a substituir materiais tradicionais por videoaulas e gamificação.
Nas secretarias, os armários lotados de arquivos deram lugar ao armazenamento em nuvem e digitalização de documentos em PDF. Ou seja, a criatividade na criação de soluções tecnológicas e suas aplicações práticas expandiram consideravelmente as fronteiras do que é possível fazer no campo educacional.
Assim, é possível converter PDF em Word e vice-versa e arquivar os documentos da melhor forma, proporcionando um material rico para as aulas.
Daqui a pouco, vamos tratar de como dá para implementar esse processo de digitalização e tecnologia educacionais. Mas, antes de tudo, é fundamental reforçar o quanto isso beneficia tanto o aprendizado quanto a própria gestão. Olha só:
Ainda que a gente precise superar barreiras relativas à igualdade de meios digitais, não dá para negar o quanto a educação digital favorece essa democratização. Primeiramente, por exigir menos recursos do que os meios digitais.
Além disso, ultrapassa limites de tempo e distância, pois permite que a pessoa acesse o conteúdo onde e quando quiser.
Pessoas educadoras têm, ao seu dispor, uma gama muito maior de métodos para aumentar o engajamento dos estudantes. Isso se dá, sobretudo, pela existência de soluções interativas que, como comentamos lá no início, “driblam” o tédio de uma galerinha tão acostumada aos estímulos de youtubers e afins. Ah, e vamos tratar dessas metodologias logo mais!
Como consequência do tópico acima, a educação digital ajuda a reduzir as chances de desistência. Alunos e alunas que moram longe, por exemplo, conseguem acessar aulas à distância. Já aulas motivadoras e inovadoras impedem a desistência. Sem falar que a eficiência do ensino aumenta, formando pessoas cada vez mais capacitadas.
Vamos falar um pouquinho de gestão escolar? Afinal, a digitalização também chega às secretarias e coordenações. Só para exemplificar, ferramentas digitais trazem muito mais economia de recursos e processos eficientes para coordenadores e diretores:
Ou seja, trata-se de benefícios que saem da sala de aula e contemplam, também, a gestão.
A gente falou tanto dos benefícios da educação digital, né? Mas, e aí, como implementar isso na escola? Isso vai depender, principalmente, da sua estrutura e necessidades, logo, não existe exatamente uma receita. Entretanto, existem várias abordagens inovadoras, por exemplo:
Essas tecnologias não só facilitam a comunicação e o compartilhamento de conhecimento, mas também preparam os estudantes para um mundo cada vez mais digitalizado.
Lá na sala da diretora ou na secretaria, o que dá para implementar? Além de softwares de gestão, existem ferramentas mais baratas que, acredite, vão ajudar (e muito!) o cotidiano. Um exemplo claro são os programas que, entre outras funcionalidades:
Sem falar no gerenciamento e segurança dos documentos ou arquivos. É, ou não, uma verdadeira “mão na roda”?
Claro que, além dos benefícios, existem desafios a serem superados. Por exemplo, preparação dos professores quanto às metodologias e aprimoramento da infraestrutura.
Ademais, a igualdade de acesso, tanto de docentes quanto alunos. Entretanto, é fundamental que haja o compromisso para superá-los, uma vez que a educação digital é uma realidade e sua implementação, cada vez mais urgente.
Redator na empresa 4 mãos, fornecendo informações valiosas, análises profundas e orientações práticas direcionadas a um público diversificado, composto por empreendedores, empresários e entusiastas da tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.
Análise do Jogo Goblin Mine: Estratégia e Desafios em um Mundo Econômico Imersivo
Câmeras digitais suntek e outras marcas: Qual escolher para as suas necessidades?
A evolução da criação de sites com o uso de IA e como isso está tornando o processo mais acessível e eficiente para pequenos empreendedores
Quais são os 10 nomes femininos mais bonitos do mundo? A lista
InstaGrowUp é confiável? Descubra a verdade sobre essa ferramenta
IgSocial é confiável? Descubra a verdade sobre essa ferramenta
Seguidores Br é confiável? Descubra a verdade sobre essa ferramenta
Seguion é confiável? Descubra a verdade sobre essa ferramenta
Followgram é confiável? Descubra a verdade sobre essa ferramenta
Turbinei é confiável? Descubra a verdade sobre essa ferramenta
Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados
Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.