Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Jorge Torrez
Redator 4mãos
Você já deve ter ouvido falar que a taxa de mortalidade das empresas brasileiras é alta, não é verdade? É lógico que fatores externos, como a burocracia, podem contribuir para esse insucesso, mas, acredite, muitas falhas comuns de empreendedores são definitivas para esse resultado.
Ainda é comum que as pessoas associem o sucesso de alguns negócios à sorte ou à perseverança do empresário. Contudo, o planejamento estratégico segue sendo a melhor opção para quem quer evitar o fracasso.
Por isso, nós resolvemos listar algumas falhas comuns de empreendedores que estão começando. Assim, você poderá evitá-las! Vamos lá?
Por incrível que pareça, muitas pessoas que desejam empreender não sabem o que é um plano de negócios. Esse estudo é fundamental para avaliar a viabilidade econômica de uma empresa, pois ele traz uma análise mercadológica completa.
Entre as falhas comuns de empreendedores, o desconhecimento sobre o mercado em que se deseja atuar é um dos mais recorrentes. Independentemente de qual seja a sua ideia, você precisará contextualizá-la para a realidade econômica e do segmento no qual ela está inserida.
Existe algum projeto de lei que pode interferir no seu mercado? Qual é a projeção de crescimento nesse segmento? Esses são exemplos de perguntas que precisam ser respondidas.
Muitos empreendedores acabam colocando tudo a perder quando resolvem misturar as suas despesas pessoais com as empresariais. Essa falha gera descontrole financeiro, prejudica o fluxo de caixa e faz com que fornecedores e colaboradores corram o risco de ficarem sem receber.
Ademais, essa ação demonstra grande falta de planejamento pessoal e organização empresarial. Por isso, defina o seu pró-labore e respeite esse valor, sem pagar despesas pessoais com o cartão de crédito da empresa, por exemplo.
O consumidor final não entende que o seu produto é a soma do trabalho de outras empresas. Por isso, faça uma pesquisa para escolher os melhores fornecedores possíveis. Isso também vale na hora de terceirizar tarefas, quando for o caso.
Todo negócio, por menor que seja, precisa de um contador. Dessa forma, o empresário consegue ter certeza de que está pagando seus tributos corretamente — e na quantia adequada.
Em alguns casos, o empreendedor pode pagar mais impostos do que realmente precisa. Isso acontece quando ele erra na escolha do seu regime de tributação, por exemplo.
Ademais, o contador é fundamental para ajudá-lo na hora de fazer o plano de negócios, fazendo com que definir questões importantes, como preço do produto (ou serviço), sejam feitas adequadamente.
Agora que você conhece as falhas comuns de empreendedores que não estão atentos ao seu negócio, ficou mais fácil se organizar para evitá-las, não é verdade?
A 4 Mãos pode ajudá-lo a encontrar os melhores contadores (e com o melhor custo-benefício). Conheça a nossa plataforma agora mesmo!
Redator na empresa 4 mãos, oferecendo insights perspicazes, análises aprofundadas e orientações práticas para um público diversificado que inclui empreendedores visionários, empresários dedicados e entusiastas ávidos por tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.
Conheça os 8 Melhores Investimentos para 2025
Lugares para Empreendedores se Aventurarem: Explorando Oportunidades na natureza
Você tem uma ideia de negócio no ramo da alimentação? Então siga estas dicas
5 Razões Pelas Quais Empreendedores de Sucesso Investem em Cursos de Idiomas
O que esperar do mercado de comércio eletrônico da América Latina
Direitos do Trabalhador: saiba quais são e como conseguí-los
7 Melhores Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil
Ideias para salão de manicure: Decorações das simples às sofisticadas
Tabelas de preços para salão de beleza: Atualizada 2024
O que é spaterapia? Saiba mais sobre essa técnica
Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados
Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.