Entenda como os riscos contábeis podem destruir a sua empresa

empresário sentado em uma mesa e pensando sobre os riscos contábeis

Todo mundo que sabe que empreender exige a superação de muitos desafios. O que muitos empresários se esquecem é de que precisam superar, também, alguns riscos contábeis.

Nesse caso, o empreendedor não pode deixar de contratar um profissional qualificado para ajudá-lo, pois estamos falando de possíveis problemas jurídicos.

Se você quer entender melhor esse tema, basta ler este artigo.

Riscos contábeis: sua empresa pode ficar endividada

Não ter o suporte de um contador significa que todos os processos contábeis do negócio estão sendo realizados de forma amadora. Isso faz com que as informações geradas pelo negócio não sejam armazenadas e analisadas de forma correta.

A contabilidade está presente no controle de estoque, no fluxo de caixa, no pagamento dos colaboradores etc. Subestimar esses processos é algo muito arriscado para as finanças de qualquer negócio.

Ademais, a empresa pode ser multada caso sua contabilidade não atenda às normas legais.

As multas são um dos riscos contábeis mais comuns

Como sabemos, a tributação é um tema muito sério no Brasil. Empresas que não honram com esses compromissos são penalizadas com multas e, em alguns casos, impedidas de funcionarem.

Para garantir que o seu empreendimento está atendendo a todas as exigências, é importante ter um contador em sua equipe. Dessa forma, o negócio evita o pagamento de multas e o gasto com advogados.

Nem sempre o empreendedor age de má-fé contra o estado. É comum que ele desconheça algumas responsabilidades. Um exemplo disso são os processos trabalhistas, causados por erros na folha de pagamento. Eles geram gastos jurídicos e a necessidade de pagar multas e indenizações.

A falta de um contador impede o crescimento do negócio

Imagine descobrir que o seu empreendimento não receberá o capital daquela linha de crédito empresarial que solicitou? Esse tipo de situação é bem comum quando não se considera a importância da contabilidade empresarial. Mercados se fecham para essas empresas.

Além de não ter acesso a capital mais barato, o negócio pode ser impedido de participar de licitações públicas, perdendo a chance de expandir o seu faturamento.

Como vimos, os riscos contábeis são reais e podem ser grandes problemas para as empresas — ainda que elas estejam faturando e obtendo sucesso com os seus produtos.

Se você quer evitar esses riscos contábeis, mas ainda não conhece nenhum contador de confiança, acesse o site da 4 mãos. Nossa empresa aproxima empreendedores de contadores. É fácil, rápido e seguro.

 

Últimos posts

mulher segurando um tablet

12/05/2019 - 11hs

Como o 4 Mãos pode ajudar a aumentar as vendas de escritório contábil?

Aumentar as vendas de escritório contábil pode ser uma tarefa bem complicada, principalmente em...

Contador e empreendedor acessando o 4 Mãos, plataforma de conexão desses dois ramos

11/05/2019 - 11hs

Cinco razões para você ingressar no 4 Mãos!

Talvez você esteja se perguntando quais as vantagens que o seu escritório contábil teria...

Contador que aprendeu a captar recursos financeiros

10/05/2019 - 11hs

Saiba como captar recursos financeiros para abrir seu negócio

Nem sempre o empresário tem acesso ao capital necessário para abrir a sua empresa...

Somos associados a:

Somos certificados pelo: