O que é CNPJ? Entenda como o processo de emissão funciona | 4 Mãos

Empreendedores

O que é CNPJ? Entenda como o processo de emissão funciona

Natalia Mantovani

|

26/11/2020

|

11 min de leitura

|

Voltar

Grupo de sócios procurando como realizar o processo de como abrir um CNPJ
11 min de leitura

Para qualquer empresa ou organização receptora, entender o que é CNPJ deve ser uma prioridade. Após compreender o que é CNPJ, após todos os processos se passa a funcionar no âmbito da lei.

E, além disso, ao entender o que é CNPJ, o empreendedor pode ter vantagens que se limitam às pessoas jurídicas, como emissão de notas fiscais, descontos em grandes compras e aluguel de serviços exclusivos nesta jornada em o que é CNPJ.

A sigla CNPJ é usada para registro de pessoa jurídica nacional. É registrado na Receita Federal do Brasil (Receita Federal). Além disso, contém informações importantes sobre a organização. Entre eles:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Área de atividade.

E para que você compreenda um pouco mais sobre o processe de como abrir CPNJ, trouxemos alguns dados e informações precisas para tal fim.

O que é cartão CNPJ e sua finalidade

Para quem deseja saber o que é CNPJ, deve entender que o documento substituiu o conhecido CGC (Cadastro Geral de Contribuintes). Somente através deste cadastro é possível cadastrar o nome da empresa, emitir contratos e emitir notas fiscais.

O número adquirido no processo de como tirar CNPJ, é a sua forma de identificar sua empresa. Por exemplo, pode ser utilizado como CPF pessoal. Porém, além das grandes empresas, os profissionais autônomos que prestam serviços também precisam entender isso para se regularizar e obter vantagens.

As empresas e prestadores de serviços precisam cadastrar suas empresas e entender o que é CNPJ para emitir notas fiscais e garantir impostos e direitos legais. Além disso, ao exigir uma máquina ou criar uma conta em banco, o empresário tem mais vantagens.

Os empregados também devem garantir seus próprios direitos trabalhistas, quando o empreendedor entende mais sobre este processo.

O que é cartão CNPJ e quem precisa abrir

No Brasil, empresas de todos os portes e categorias devem obter seu registro legal e saber o que é CNPJ. Ou seja, eles devem continuar nos processos sobre o que é CNPJ. Incluindo aqueles executados apenas em ambiente virtual, como e-commerce ou escola digital, também precisam realizar isso.

Somente após essa formalização sua empresa pode realmente “existir”.

No entanto, além das empresas, o governo também exige que outras organizações se registrem como pessoas jurídicas para atuar no âmbito da lei. Isso inclui igrejas, associações, sindicatos e partidos políticos, que também precisam entender como fazer um CNPJ.

Já sabemos quem precisa registrar uma pessoa jurídica. Agora é hora de discutir as etapas necessárias para que este processo seja concluído.

O que é CNPJ da empresa e para que serve?

O processo de o que é CNPJ parece complicado, mas é mais fácil do que você pensa! Você deve seguir alguns passos, como:

  • Definir um modelo de negócio;
  • Formalizar;
  • Oficializar o requerimento.

Vamos falar sobre o passo a passo para que você não tenha problemas, acompanhe.

Definir o modelo de CNPJ o que é

O cadastro na Receita Federal oferece diferentes opções de registro. Portanto, antes de continuar o processo de o que é CNPJ, a primeira etapa é entender qual modelo de negócio é adequado para você. Para tanto, é necessário fornecer previsões de faturamento e uma estrutura jurídica definida neste processo para saber se vai abrir CNPJ online ou não.

A seguir, listamos os principais modelos de negócios existentes no Brasil.

O que é CNPJ e para que serve, falando sobre Microempreendedor individual

Também conhecida como MEI, essa opção pode ser selecionada por prestadores de serviço autônomos cujo faturamento anual não ultrapasse R$ 81.000.

O que é CNPJ exemplo para o MEI é diferente. Esse processo reduz a burocracia e requer menos documentos. Nesse caso, o melhor é seguir as instruções de cadastro no site do Portal do Empreendedor.

Microempresa

Para se enquadrar na categoria em o que é CNPJ (ME), a receita total anual não deve ultrapassar R$ 900.000.

O que é CNPJ da empresa de Pequeno Porte

O EPP pode escolher empresas com faturamento anual não superior a 4,8 milhões de reais.

Sociedade Limitada (LTDA)

Nesta categoria, pode haver dois ou mais sócios cuja responsabilidade é limitada ao patrimônio neste processo sobre o que é CNPJ.

Sociedade Anônima (S/A)

Normalmente, as grandes empresas escolhem esta modalidade em o que é CNPJ. Além disso, os proprietários são geralmente considerados acionistas.

Contrato social

Se quiser escolher uma opção envolvendo associados, é necessário ter um contrato social antes de se candidatar ao modelo que pretende sobre o que é CNPJ.

Sempre compare este documento com a certidão de nascimento da pessoa. Isso porque a certidão é o primeiro registro oficial de uma pessoa após o nascimento, e o contrato social é o primeiro registro de uma empresa que inicia suas atividades.É usado para notificar o governo sobre a existência de sua empresa. O contrato social deve conter dados como nome, finalidade comercial, endereço da sede, capital social, dados do proprietário, etc.

Após a elaboração do contrato social, ele deve ser registrado na comissão comercial e assinado por todos os membros neste processo de o que é CNPJ.

NIRE

Para as sociedades comerciais, a etapa necessária antes de solicitar o andamento sobre o que é CNPJ exemplo é obter o número de identificação da Junta Comercial (abreviado como NIRE).

Deve ser feito na comissão comercial de seu estado. Portanto, os requisitos, taxas e termos podem variar. Porém, normalmente, o número de 11 dígitos do NIRE corresponde à sua unidade federal.

Junta comercial

Se sua empresa não tem sócios neste processo de o que é CNPJ e não é adequada para negócios, você não precisa realizar as duas operações acima ao mesmo tempo. Porém, mesmo assim, antes de começar os processos sobre o que é CNPJ, ele deve ser formalizado na Junta Comercial.É a agência governamental responsável por registrar as atividades comerciais. Por exemplo, cabe à Comissão de Comércio determinar se há outra empresa para a qual você pretende usar o nome da empresa neste trajeto sobre o que é CNPJ.

Cada estado tem seu próprio comitê comercial. Lembre-o novamente de que qualquer empresa que não atenda ao modelo MEI deve ser cadastrada.

Oficializar o pedido

Agora que você concluiu o processo anterior em o que é CNPJ, é hora de reunir os documentos necessários e anunciar oficialmente o público do CNPJ.

Você deve visitar o Coletor Nacional da Receita Federal, preencher os dados do formulário de registro, como nome da empresa, setor e endereço, e depois enviar o pedido.

Você pode acompanhar o andamento da solicitação no site do IRS. Desta forma, uma vez confirmado o registo, os documentos exigidos podem ser enviados por correio ou entregues pessoalmente.

Como a documentação pode variar dependendo do modelo de negócio que você deseja abrir CNPJ grátis, é melhor verificar a lista no próprio site de receitas e preparar com cuidado.

O que é o que é CNPJ?

Chamamos de CNPJ o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Em outras palavras, este é o documento fornecido pela Receita Federal assim que uma empresa é aberta. Além do nome do titular (ou sócios), consta no CNPJ o CNAE do empreendimento, ano de início das atividades e até mesmo o endereço onde a empresa atua.

Entenda que toda empresa, se esta está registrada nos devidos órgãos, possui um CNPJ. Quem opta por abrir empresa online (ou não) também precisa necessariamente, trabalhar para que todas as pendências sempre sejam resolvidas.

O que é CNPJ da pessoa jurídica?

O CNPJ da pessoa jurídica é a identificação numérica de uma empresa perante aos registros dos órgãos públicos. Toda e qualquer empresa que assim estiver legalizada, então possui um CNPJ próprio. Neste mesmo documento, estão unificados o nome da empresa e seus proprietários. Assim como o endereço onde as pessoas trabalham.

O que é CNPJ e CPF?

CNPJ é nada mais que a abreviação de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, sendo o documento que toda empresa possui. Esta identificação é sempre entregue quando o processo de abertura de CNPJ é concluído.

Falando sobre CPF, esta é a sigla para Cadastro da Pessoa Física, o documento que usamos em nosso dia a dia. Lembrando que esta identificação também é emitida pela Receita Federal. Uma pessoa até pode optar por abrir uma empresa usando seu CPF, mas as taxas referentes aos tributos são altas.

O que é CNPJ e qual sua finalidade?

O CNPJ de uma empresa é usado para unificar as informações de uma empresa. Por meio da identificação numérica, é possível saber o nome da empresa e seus devidos proprietários, assim como o CNAE. Neste mesmo documento, também consta o ano que as atividades foram iniciadas e até mesmo o endereço físico. Podemos definir o CNPJ como um verdadeiro “RG de sua empresa”, onde as informações de sua empresa estão unificadas. 0

Por que o CNPJ é importante?

Ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é essencial para que você esteja em dia com os devidos órgãos públicos. Além disso, saiba que você precisa de um CNPJ para participar de licitações públicas. Importante dizer que de fato, é necessário que você tenha um documento como este para também ser visto com um maior profissionalismo. Haja vista que pode passar a oferecer diversos benefícios para seus clientes.

Qual o objetivo do CNPJ?

O CNPJ é uma forma da Receita Federal unificar os dados de uma empesa. Isso funciona como um verdadeiro “RG de sua empresa”. Nele, ficam registradas as principais informações para que em uma rápida consulta, tudo possa ser acessado.

Como formalizar uma empresa com mais praticidade e assertividade?

Agora que você já entendeu mais sobre os passos de o que é CNPJ exemplo, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas.Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira nos seus planos de o que é CNPJ, contando com a gestão tributária e fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador. Com este profissional você terá benefícios como:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final dos seus planos de o que é CNPJ, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para te auxiliar no processo de sobre os principais pontos em o que é CNPJ, primeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima previsto no projeto de o que é CNPJ.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando ainda mais o processo de o que é CNPJ;
  • Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • No seu cenário sobre o que é CNPJ, prefere o custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?

E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles. Contudo, saiba que isso é feito de forma gratuita!

Você ficará satisfeito com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades no caminho referente aos planos de o que é CNPJ!Você pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador. Enfim, o que ainda falta para que sua ideia empreendedora saia do papel?

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Entretanto, no caso de qualquer problema, iremos intervir para que o serviço seja executado. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade e realidade perante o projeto de o que é CNPJ!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat