Como criar um CNPJ: veja o que você deve saber antes de empreender

Empreendedores

Como criar um CNPJ: veja o que você deve saber antes de empreender

Natalia Mantovani

|

28/12/2020

|

13 min de leitura

|

Voltar

Empreendedor e contador trabalhando no processo de como criar um CNPJ
13 min de leitura

Busca entender como criar um CNPJ? A maioria dos novos empreendedores já sabe que para que seu negócio seja reconhecido e formalizado, além de outros documentos, é necessário entender como criar um CNPJ (Autoridade Nacional de Registro de Pessoa Jurídica).

Mas, você já ficou curioso para saber como isso é feito? Assim como o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), o processo se refere a um número único que identifica sua empresa.

Este documento armazena informações sobre sua empresa para consulta. Exemplos de dados representativos das características da empresa que podem ser obtidos, incluem: logotipo da organização (matriz ou filial), número de inscrição, descrição da atividade, nome, natureza jurídica, data de abertura, endereço e situação cadastral.

Este documento substitui o antigo CGC (Cadastro Comum de Contribuintes) e tem como objetivo proporcionar vantagens ao mesmo tempo em que garante a tributação das empresas e os direitos legais no processo. Boa leitura!

Como e onde criar um CNPJ

Há algum tempo, o processo de como criar um CNPJ era muito burocrático e caro. Portanto, muitos empreendedores preferem realizar ações ilegais até obter uma renda maior para ir atrás de como criar um CNPJ. Porém, hoje, a legislação tem proporcionado muita comodidade para quem está começando e quer entender como criar um CNPJ, por isso é muito importante padronizar para fazer as empresas crescerem e irem atras de como criar um CNPJ.

Agora você está começando um novo negócio em um empreendedorismo digital ou físico e precisa saber como criar um CNPJ? Portanto, continuem lendo este artigo, além de dar outras dicas para abrir um negócio, apresento algumas informações valiosas.

Veja mais sobre como criar um CNPJ, como criar um CNPJ MEI, como criar um CNPJ grátis, como criar um CNPJ ME.

O que é CNPJ?

Cada pessoa ou empresa deve ter um número de identificação. Mas você entende por que isso é necessário? Por causa do nome da empresa, que pode ser o mesmo muitas vezes. O estado precisa de uma identificação mais precisa para distinguir quem é quem.

Se for a Receita Federal, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, o documento exigido é o CNPJ da empresa (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Assim como você, as pessoas físicas precisam do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

O IRS usa esse número para controlar e inspecionar cada uma de nossas transações financeiras para verificar se agimos de acordo com a lei e pagamos todos os impostos devidos.

Curiosidade: Estes impostos são obrigatórios para todos (pessoa física ou jurídica). Por causa dessa contribuição, o país tem dinheiro para investir em saúde pública, educação, estradas, etc. Você entende a preocupação dele em verificar se todos estão contribuindo e dentro dos padrões?

Assim, voltando ao processo que mencionei na introdução, é através dele que outras informações podem ser identificadas, como nome da empresa, horário de funcionamento, endereço e tipo de serviço prestado.

Portanto, mesmo se a agência estiver operando, a ausência do arquivo é como se a agência não existisse. Caso o órgão fiscalizador descubra, a empresa terá que responder a procedimentos administrativos e pagar multa elevada.

E não pense que isso só é eficaz para grandes empresas que entram no processo. Qualquer tipo de negócio deve entender, ainda que informal, como e-commerce ou MEI.

A importância do CNPJ

Quando você já sabe como criar um CNPJ, sua empresa pode emitir nota fiscal, fazer compras e até alugar outros serviços. Mesmo que a sua empresa seja apenas virtual, é ilegal realizar atividades sem os processos, além de dificultar o desenvolvimento dos negócios, trará problemas judiciais. Lembre-se: até negócios online precisam de passar pelos processos de como criar um CNPJ.

Basicamente, esse número, sobre como criar um CNPJ, pode ser usado para identificar sua empresa e permitir que o IRS monitore normalmente o pagamento de impostos e obrigações como um todo.

A partir daí, você pode fazer declarações adequadas, enviar documentos fiscais importantes e garantir o tratamento contábil adequado. Por outro lado, sem ele, seu negócio vai operar ilegalmente e perder a confiança dos clientes – coisas que você não quer, certo?

Além de permitir um processo lucrativo de cooperação com a gestão, o CNPJ também é fundamental para a obtenção de financiamentos ou empréstimos comerciais. Quer participar da licitação? Você também deve buscar como ter um documento como este.

Vantagens do CNPJ

Obtenha a aprovação legal da empresa

O CNPJ permite que as empresas obtenham amparo jurídico e legitimidade tributária. Por meio dos processos de como criar um CNPJ, é possível entender a situação da empresa, e assim saber se há dívidas ou questões judiciais, por exemplo.

Resumindo, ter um CNPJ é fundamental para a reputação da empresa, porque os parceiros em potencial geralmente consultam os processos da empresa antes de concluir uma transação importante.

Confie no crédito bancário como pessoa jurídica

As instituições financeiras têm visto vantagens na cooperação com microempresários porque podem fornecer diferentes produtos e serviços.

Quanto mais tempo a empresa tem de formalizada nos processos, maior é a confiança que transmite. Portanto, a chance de obter certos benefícios é aumentada. Por exemplo: a preços acessíveis, linhas de crédito para pequenos negócios, planos de incentivos econômicos e até descontos com fornecedores, fica mais fácil obter máquinas de cartão de crédito após o documento ser emitido.

Se você optar por se tornar um microempreendedor pessoal (MEI), você pode até deixar o escritório informal como freelancer, ou até mesmo trabalhar em casa para obter benefícios. Desta forma, você pode obter muito menos burocracia, enquanto o preço é acessível.

Contribuir para a segurança social

Aposentadoria é algo em que todo mundo pensa em algum momento da vida, não é? O problema é que, a menos que sejam feitas contribuições para pensões privadas (o que não é muito comum), aqueles que trabalham no setor informal sofrerão e não poderão viver das pensões no futuro.

Porém, a obtenção disso também pode solucionar esse problema. Por exemplo se você for MEI, além de garantir benefícios como auxílio-doença e maternidade, você já pode começar a contribuir para a aposentadoria em pequenas parcelas mensais nos processos.

Outro ponto importante é que além de proporcionar aos empregados direitos trabalhistas, mesmo que trabalhem em outras empresas, eles também podem obter benefícios legais após como criar um CNPJ.

Dê o primeiro passo do CNPJ

Em nosso sistema tributário, temos 4 classificações possíveis no processo de como criar um CNPJ:

  • MEI;
  • Simples Nacional;
  • Lucro presumido;
  • Lucro real.

Existem várias regras para classificar negócios em cada regra. Mas o que posso resumir é que, para cada empresa, pode se cobrar taxas com reajustes todos os anos nos processos de como criar um CNPJ. Além disso, cada categoria possui um valor tributário diferente em como criar um CNPJ.

A importância de definir este sistema em como criar um CNPJ é que certos requisitos podem ser diferentes. Por exemplo, logo veremos que o processo de construção de como criar um CNPJ MEI é um pouco mais simples.

Assim como as pessoas precisam de uma certidão de nascimento antes de obter uma caixa de previdência, as empresas também precisam de um NIRE (Business Registration Certificate Number).

Outros sistemas que não são adequados para microempresários individuais ainda exigem no processo de como criar um CNPJ, contratos sociais, formulários de registro nacional e registro no comitê empresarial.

Ao entrar na Comissão de Comércio, você será solicitado a fornecer os documentos do parceiro, como comprovante de identidade, caixa de previdência e comprovante de residência. A lista também inclui documentos relativos ao local de instalação e empresa, manuais do IPTU, contratos sociais, certificados de pagamento DARE e DARF.

Procure ajuda profissional

MEI não tem contrato social em como criar um CNPJ. Para as demais empresas, a elaboração dos contratos sociais e a escolha do regime tributário dependem do auxílio de especialistas em contabilidade e direito.

Portanto, para realizar essa etapa em como criar um CNPJ, o truque é ter um profissional de confiança que possa não só realizar tais tarefas, mas também orientar você para entender os tipos de tributos que cada empresa precisa cobrar em como criar um CNPJ. Desta forma, pode até simplificar a gestão fiscal do seu negócio com os processos de como criar um CNPJ.

Todos os documentos devem ser padronizados e separados para simplificar o processo. Isso é necessário porque se os documentos apresentados em como criar um CNPJ estiverem incompletos ou incorretos, a solicitação em como criar um CNPJ não será atendida e você será obrigado a padronizar todos os documentos conforme necessário.

Os resultados disso em como criar um CNPJ? Você gastará mais dinheiro do que deveria e ainda perderá muito tempo, não trabalhará adequadamente com a empresa e perderá oportunidades de negócios.

Defina a sua área de atividade

Na fase de preparação em como criar um CNPJ, é muito importante definir corretamente as atividades que a empresa irá fornecer. A nomeação é feita com base na CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), que contém uma lista de classificação das empresas para determinar o escopo de atuação.

Essa etapa é essencial para obtenção em como criar um CNPJ, pois se você colocar um documento em uma atividade e depois realizar outra, muitas vezes poderá encontrar problemas de fiscalização.

Portanto, planeje bem como seu negócio será executado e pré-defina todas as atividades que serão realizadas. Isso garantirá que você não errará em como criar um CNPJ!

Dicas úteis ao abrir uma empresa

Pois bem, seja qual for a categoria tributária que você escolher (MEI, Simples Nacional, lucro presumido ou lucro real) em como criar um CNPJ, é importante planejar e ter uma boa organização de gestão. Portanto, separei algumas dicas para ajudá-lo a completar essa jornada. Confira!

Ideias de teste

Antes de colocar sua ideia em prática, tente avaliar se ela pode ser alcançada de várias maneiras. Portanto, conduza uma pesquisa de mercado para ver se algo semelhante já está disponível e se os consumidores provavelmente o aceitarão para iniciar os processos de como criar um CNPJ.

Também é eficaz para dar opiniões a empresários que já têm um determinado encargo. Você pode até perguntar à sua família o que eles acham, mas saiba que na maioria das vezes, para agradá-la, ela vai concordar com você.

Foco nos clientes

Descubra quem são seus clientes em potencial para determinar outras informações importantes, como desejos, gostos, problemas.

Ao identificar essas características, você poderá entregar produtos que superam as expectativas neste processo de como criar um CNPJ. Somente marcas que podem gerar valor podem se destacar. Uma boa ideia é usar a Internet para jogar a seu favor, construir um bom relacionamento com os consumidores, estimular a interação e entender como eles interagem com a marca.

Despesa planejada

Qualquer tipo de negócio terá uma despesa inicial, que se refere ao processo de abertura e pagamento de impostos para legalizá-lo. Portanto, todos os preparativos devem ser feitos e a gestão financeira deve ser feita.

Se você não tiver certeza de como fazer isso, procure orientação especializada para estar totalmente preparado. Em seguida, faça um plano sobre quanto tempo levará para recuperar os fundos desde o início.

Como formalizar uma empresa com mais praticidade e assertividade?

Agora que você já entendeu mais sobre os passos de como criar um CNPJ, assim como já pensou em como criar um CNPJ MEI, como criar um CNPJ grátis, como criar um CNPJ ME, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas.

Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira nos seus planos de como criar um CNPJ, contando com a gestão tributária e fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador. Com este profissional você terá benefícios como:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final dos seus planos de como criar um CNPJ, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para te auxiliar no processo de sobre os principais pontos em como criar um CNPJprimeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima previsto no projeto de como criar um CNPJ.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando ainda mais o processo de como criar um CNPJ;
  • Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • No seu cenário sobre como criar um CNPJ, prefere o custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?

E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Você ficará satisfeito com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades no caminho referente aos planos de como criar um CNPJ!

Você pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade e realidade perante o projeto de como criar um CNPJ!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo sobre como criar um CNPJ, e como criar um CNPJ MEI, como criar um CNPJ grátis, como criar um CNPJ ME, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no FacebookInstagram LinkedIn.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat