O que faz social mídia? Desvendando o Papel dos Profissionais

Redator 4mãos

Por: Chalise

Redatora 4 Mãos

22/09/2023

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Quer saber o que faz social mídia? Uma das profissões que vem se destacando no mercado de trabalho devido a alta demanda de serviço resultado dos números elevados de perfis ativos em diversas mídias sociais o papel do social media está cada vez mais requisitado. 

Uma vez que as marcas e empresas notaram o potencial que as mídias sociais oferecem para encontrar novos clientes, manter um bom relacionamento. Neste post reunimos todas as informações sobre o que faz social mídia, o que é preciso para desempenhar as atividades de um social media, como é a jornada de trabalho e quanto ganha o profissional que ocupa o cargo de social media. 

Saiba também quais são os recursos e aplicativos mais empregados nas atividades de social mídia e como é o mercado de atuação do social mídia. Se você está interessado em uma nova carreira profissional saiba que esta é uma ótima opção para dar uma guinada na vida profissional que pode ter sido estacionada por diversos motivos.

O que faz social mídia?

 O que faz um social media? Social mídia também é conhecido como social media e analista de redes sociais este profissional é encarregado de gerências todas as contas das mídias sociais de uma marca ou empresa a fim de melhorar o relacionamento com o público através de estratégias de marketing digital. 

O trabalhado desenvolvido por este profissional é de extrema importância e vai muito além de criar e fazer postagens nas redes sociais, é da responsabilidade do social mídia criar estratégias, estudar o negócio, gerar conteúdos atualizados para atrair o público, planejar e agendar todas os conteúdos das mídias sociais, interagir com o público para aproximar a marca de seus clientes, acompanhar as métricas e resultados obtidos entre outras tarefas pertencentes às dinâmicas. 

O que precisa para ser um social media?

O que precisa para ser um social media? Se você ficou interessado e acha que a profissão tem tudo haver com a sua personalidade é hora de dar o próximo passo! Para ser um social media é preciso atender a algumas critérios de conhecimento baseados nas funcionalidades das mídias sociais, para isso é preciso:

Qual é a típica jornada de trabalho?

Afinal, social media o que faz? A jornada de trabalho deste profissional é dividida entre pilares que sustentam as mídias sociais de empresas, marcas e personalidades como vimos anteriormente o trabalho de um social mídia não é só fazer postagens, antes que tal conteúdo seja publicado há outras tarefas e atividades a serem executadas para então poder chegar a conclusão do melhor conteúdo e outros pontos estratégicos abordados. Vejamos agora quais são as atividades de um social media: 

Planejamento de conteúdo

Uma das principais atividades é o planejamento de conteúdo com foco no marketing digital, para desenvolver o planejamento o profissional precisa desenvolver uma estratégia visando o público-alvo, posicionamento da marca, empresa ou personalidade, concorrentes e outras informações importantes para dar seguimento mas diretrizes assim estreitando o relacionamento dos clientes com o perfil. Dentro deste tópico também está o agendamento de postagens, cronogramas e estratégias de audiência. 

Criação de Conteúdo

Depois de fazer o planejamento, o profissional inicia a produção de conteúdo definindo imagens, vídeos e formatos coerentes ao planejamento. Também estão nesta etapa o desenvolvimento do design das postagens, criação de artes e textos persuasivos e que geram interação com o público. 

Agendamento de posts

Após criar os conteúdos de forma estratégica o profissional também terá que agendar os post seguindo seu planejamento, nesta fase deve-se ter conhecimento das estratégias de audiência como dias da semana e horários propícios e influentes para postagens do segmento do negócio a fim de alcançar o público-alvo. 

Criação de artes

Como já mencionamos anteriormente, a criação de artes também é de responsabilidade do social media, é através desta ação que a marca irá se comunicar com o público-alvo de forma instantânea. Aqui serão feitos os designs das postagens, criação de identidade visual e outros aspectos visuais que devem atrair o cliente. 

Relacionamento com a comunidade

Essa é uma das principais funções do social media, estabelecer relacionamento com os cliente atuais e também com os novos e potenciais clientes. O profissional atende e interage com o público nas postagens e outros canais de relacionamento com o cliente nas mídias sociais.

Atualmente o maior índice de relacionamento ocorre através das mídias sociais, os usuários interagem com comentários, questionam, enviam sugestões, elogios e reclamações. 

Monitoramento

Também faz parte da rotina de trabalho analisar e monitorar os resultados de métricas e resultados alcançados através das estratégias empregadas. É possível acompanhar todas as informações conferindo os insights das redes sociais e também o Google Analytics.

Também é de sua competência gerar relatórios de estratégias para analisar e melhorar pontos específicos entre outras ferramentas de monitoramento. 

Análise de resultados

Após exercer todas as atividades segundo o planejamento o profissional deve gerar um relatório de resultados ao mês para fazer uma análise detalhada sobre o resultado e alcance da estratégia empregada e assim poder melhorar e adequar as investidas no planejamento seguinte. 

Quanto ganha um Social Media?

Quanto ganha um Social Media? Essa é uma das dúvidas mais peculiares de quem cogita iniciar na profissão, a verdade é que depende da forma de atuação do profissional. É possível trabalhar com mídias sociais em agências a partir de contratos pré estabelecidos e também de forma autônoma, ou seja, por conta própria. 

Os profissionais que trabalham para agências possuem uma carga horária de 6h a 8h por dia onde, nesta modalidade o salário do profissional que ocupa o cargo de social media é em média de R$ 4.500 reais podendo variar até R$ 2.500 a depender da experiência do profissional e também do porte da contratação. 

Para os profissionais que preferem atuar de forma autônoma a carga horária pode ser escolhida, porém é preciso se dedicar para concluir a demanda de serviço. A média salarial para autônomos é de R$ 1.500 por contratos estabelecidos, neste o profissional pode atender diversos clientes simultaneamente aumentando a receita. 

Recursos e Aplicativos Empregados por Profissionais de Mídias Sociais

Além de conhecimento específico também é preciso contar com recursos e aplicativos empregados por profissionais de mídia sociais, essas ferramentas automatizam e potencializam resultados, geram insights e fazem com que o trabalho do profissional fique mais otimizado e eficiente.  As ferramentas mais necessárias são: 

O que faz social mídia

Mercado de atuação para o Social Midia?

Como é o mercado de atuação para o Social mídia? Um dos grandes atrativos da profissão é exatamente o campo amplificado para atuação seja de forma autônoma ou em agências a profissão oferece grandes oportunidades de crescimento profissional e ganhos reais muito atrativos. 

O social media pode atuar em diversos lugares como agências de marketing digital, empresas de publicidade, empresas de diferentes segmentos, empresas de mídias digitais, empresas de marketing e publicidade, para personalidades, figuras públicas e outros lugares. 

A verdade é que este profissional é necessário e cada vez mais requisitado por todos para que seja possível ter uma forte presença online nas mídias digitais. E então gostou do nosso conteúdo sobre o que faz social mídia? Esperamos ter feito uma boa orientação para que você tenha descoberto uma nova oportunidade para sua vida profissional. 

Redator 4mãos Chalise

Redatora na empresa 4 mãos, 29 anos e com a responsabilidade de oferecer informações enriquecedoras, análises aprofundadas e orientações práticas voltadas para empreendedores, empresários e entusiastas da tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.

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