Social Media ou Social Mídia? Qual é o Certo?

Redator 4mãos

Por: Jorge Torrez

Redator 4 Mãos

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Quem aí gosta de um bom trocadilho? Eu amo um trocadilho e os termos que vamos falar são exatamente isso. Bom vamos começar destrinchando as palavras. Quando usamos a Palavra Social ela tem por tradução: Social. Quer dizer algo como: relacionamento entre indivíduos, comunidade ou até uma sociedade humana, que vive em grupo.

Quando vamos ao termo Média sua tradução significa: Mídia. Sendo que o significado seria algo como meios de comunicação. Então se for traduzir ao pé da letra Social Media é a forma em inglês de escrever a palavra mídia social.

Mas hoje temos um efeito muito conhecido que palavras com significado específico acaba tendo outro dependendo do contexto ou meio que for utilizado. Isso acontece com frequência, por exemplo, com a palavra IGNORANTE. A palavra em si quer dizer falta de conhecimento em determinado assunto, desconhecimento. Porém se utiliza muito para se referir a alguém ou alguma atitude que é considerada rude.

O mesmo acontece aqui com o uso do termo Social Media é constantemente ligado ao profissional que trabalha com marketing digital atuando diretamente no gerenciamento de redes sociais.

Social Media ou Social Mídia?

Então o que é social media? Quando falamos em Social Media isso nos remete a uma pessoa que trabalha com marketing e opera gerenciando redes sociais voltada aos ambientes virtuais. Já quando falamos sobre mídias sociais nos lembramos das redes sociais. Mesmo que o termo mídias seja mais do que aplicativos e plataformas de relacionamentos virtuais. Televisão, jornais e rádios são uma forma de mídia social pois utilizam uma forma de se comunicar, mesmo que essa comunicação seja mais unilateral.

Já o que referenciamos hoje como redes sociais são aplicativos e plataformas que permitem e que tem um foco na interação entre diversos indivíduos. Muitas dessas conhecidas como Facebook, Instagram, Whatsapp, Youtube entre outras. Então podemos assim definir que hoje o “social media” é o profissional que trabalha no gerenciamento das mídias sociais que se referem às redes sociais de interação entre indivíduos. Assim fica mais fácil prosseguirmos, com o entendimento de o que esses termos significam.

O que significa ser um profissional de mídias sociais?

Aqui talvez venha a dúvida: o que um social media o que faz? O significado de um profissional de mídias sociais é alguém que trabalha com a função para gerenciar os perfis de redes sociais, ele não é apenas um profissional que cuida do Instagram. Podendo ser de uma empresa ou até mesmo de uma pessoa, como uma celebridade ou um influenciador. 

Apesar de parecer uma coisa bem fácil, afinal de contas quem hoje não tem uma rede social no Brasil? Somos um dos países que mais utilizam aplicativos de redes sociais. Vemos até mesmo pessoas de terceira idade que viveram mais da metade de suas vidas sem o uso da internet navegando pelo Facebook ou mandando mensagens e as tão famosas correntes pelo Whatsapp.

Que atire a primeira pedra quem nunca recebeu aquela mensagem do “anjo Gabriel” querendo te abençoar e que você deveria enviar para mais 10 pessoas. Risadas devem estar vindo a sua mente enquanto lembra daquela tia ou avó que vive te mandando isso.

Mas a verdade é que esse trabalho é bem mais difícil do que parece. Envolver estar constantemente ligado nas tendências, nos trending topics, no que está em alta. E com isso precisa também entender qual a rede que está sendo trabalhada e o que mais funciona em cada rede. Você sabia que o Instagram e o Facebook têm propostas diferentes e cada uma delas tem formas diferentes de trabalhar e de interações?

Qual é a razão por trás do uso do termo ‘mídias sociais’?

Mídias sociais hoje segundo especialistas da área são plataformas que focam na mídia, no conteúdo que está sendo compartilhado. Não tem haver com as pessoas, mas tem haver com o conteúdo entregue, pode ser um vídeo, uma imagem ou um gif. Que na verdade são diferentes das redes sociais digitais que reúnem pessoas com interesses em comum.

Exemplo de redes sociais temos o Whatsapp, Instagram, Facebook. Já quando falamos de mídias sociais temos Youtube, TikTok, Pinterest. Entender a diferença entre essas plataformas pode ser essencial para um marketing de alto rendimento.

O que envolve a profissão de especialista em mídias sociais?

Um social media tem algumas funções variadas pois tudo depende do contrato que você faz com seu cliente. Mas o que um social media precisa saber fazer é analisar o mercado. Não tem como trabalhar neste ramo sem saber analisar o mercado, suas tendências e necessidades.

Também é preciso desenvolver estratégias para um planejamento de conteúdo, lógico que para isso acontecer é necessário saber o objetivo do seu cliente. O que seu cliente deseja no momento, ele quer fazer crescer sua marca ou ele quer uma venda rápida de produtos? Ele quer divulgar um produto específico ou ele quer falar sobre uma campanha? Talvez ele queira um maior alcance na sua audiência.

Temos hoje cursos que te ajudam a entender e desenvolver habilidades para ser um social media de sucesso. Afinal ninguém nasce sabendo de tudo.  Ao investir em conhecimento nos preparamos melhor para o futuro.

Tarefas Executadas por um Profissional de Mídias Sociais

Dentro das tarefas a serem executadas por uma profissional das mídias sociais e também de redes sociais temos as mais diversas funções, algumas delas estaremos listando abaixo, mas se lembre, tudo depende do contrato e pacote de serviços que você ofereceu ao cliente:

Criar anúncios é bem diferente de fazer o vídeo ou o conteúdo que irá circular. Tem haver com o fato de você determinar a quem ele será distribuído. Exemplo: vou divulgar esses produtos para pessoas de 20 a 35 anos, que moram em Natal-RN e até 30km de Natal-RN que gostem de esporte e tenham curtido páginas específicas de corrida.

Apesar de se parecer bastante com o fato de criar um anúncio, existem diferentes funções aqui. Existem produtos maravilhosos, mas na hora de divulgar não houve o esforço e dedicação necessário e isso pode fazer até mesmo a retirada do produto, mesmo ele sendo um ótimo produto. 

Então tão importante quanto produzir e criar um ótimo produto é divulgar ele de uma forma que expresse seu real valor e também algo que marque as pessoas de forma que toda vez que ela pensar em determinada necessidade, ela pensará como solução neste produto!

Nem só de vendas é feita uma empresa. Hoje mais do que nunca é necessário fidelizar seus clientes e para isso é necessário ter um espaço seguro que o cliente possa falar de suas dificuldades e ser respondido. Onde se possa elogiar e saber que seu elogio foi muito bem recebido.

Essa interação com o cliente e a empresa faz com que eles se aproximem mais, conheçam suas visões e valores e nisso, cria-se um vínculo de confiança que fará com que os seus clientes tenham menos receios de comprar e compartilhar da empresa.

Mas divulgar produtos e divulgar novidades não são a mesma coisa? Nisso você se engana, podemos acrescentar em novidades diversas coisas. Um clube de descontos, um novo estabelecimento que estamos abrindo ou até mesmo uma parceria que estamos fazendo com outra empresa.

As novidades movem as mídias sociais e as pessoas amam uma novidade. Isso pode aumentar o tráfego em seu site ou app, aumentar o número de visitas em sua loja ou escritório. Com isso sua visibilidade cresce.

Aqui vem um dos principais objetivos das empresas, vender seus produtos. Afinal se elas não venderem seus produtos como poderão se manter ativas e continuar no mercado. Não importa se seu produto é algo físico ou mesmo sua imagem.

Saber vender seu produto é o ponto focal do marketing. As pessoas precisam ter uma necessidade sanada. Toda vez que ela pensar em construir, sua loja de materiais deve ser a primeira coisa que ela irá pensar. Quando estiver com fome, seu restaurante deve ser a resposta automática que ela terá.

Manter os relacionamentos com seus clientes é a chave de ter uma empresa bem sucedida. Afinal são os clientes que compram, divulgam, indicam. No fim do dia toda empresa deve pensar que cumpriu sua missão ao satisfazer seu cliente.

Ouvir suas queixas nos auxilia a converter um problema em um relacionamento. Ao ouvir suas sugestões temos a oportunidade de melhorar ainda mais nossos produtos e até mesmo o alcance de nossas vendas.

Passos para se Tornar um Profissional de Mídias Sociais

O primeiro passo de sucesso para se tornar um grande profissional das mídias sociais e redes sociais é a especialização. Quando investimento em nosso crescimento, em nosso conhecimento, vamos nos tornando cada vez mais conhecidos e quanto melhor nos tornamos podemos virar até mesmo referência em determinado ramo.

O segundo passo é se envolver com profissionais que já estão na área, pois isso pode te colocar em contato com pessoas que tem a experiência ao seu favor. Você pode aprender quais foram seus primeiros erros para não os cometer e quais foram seus principais feitos para que você possa iniciar.

O terceiro passo que você deve tomar é buscar estar sempre atualizado nas tendências das redes para que quando seu primeiro trabalho aparecer você tenha familiaridade o bastante para oferecer uma boa experiência aos seus clientes.

O quarto passo é desenvolver habilidades sociais e de comunicação eficiente. Afinal você irá trabalhar com pessoas que muitas vezes não entendem o real sentido do seu trabalho. Com isso, você precisa ser um ótimo comunicador. Saber informar resultados, envolver o cliente nas divulgações e fazê-lo sempre estar perto e entender que graças a você a empresa dele está progredindo e crescendo mais e mais.

Qual é a Rotina De Um Social Media?

A rotina de um social media é a mais variada possível. Por isso é muito importante você se organizar, criar um mural ou planilha com as tarefas importantes para o dia, objetivos da semana, metas dos clientes sejam elas mensais, trimestrais, semestrais ou anuais.

Verificar as interações nas redes sociais, acompanhar os resultados das campanhas feitas. Saber as mídias que mais tem surtido efeito, reescrever campanhas para torná-las mais eficientes. Informar seus contratantes dos resultados e o quanto de conversões isso tem gerado. Tudo isso faz parte da rotina de um Social Media.

Quais Conhecimentos são necessários para um Profissional de Mídias Sociais?

Estar ligado nas tendências e atualidades é o principal para todo profissional de mídias sociais. Dentre os conhecimentos necessários é importante saber que muitas redes sociais assim como as mídias sociais são influenciadas por tendências estrangeiras.

Alguns conhecimentos de informática e até de programação podem ser um diferencial para você que deseja se destacar na área. Mas o principal é entender como funciona as redes sociais e as mídias sociais. Saber suas funcionalidades, saber seu foco, saber o que as move, conhecer seu layout e o que faz para crescer dentro dos parâmetros que cada rede exige.

O Que Significa Marketing em Mídias Sociais?

As mídias sociais como informamos é toda plataforma que está focada em divulgar um conteúdo ao invés da pessoa em si. Pois essas plataformas podem gerar milhões de visualizações mesmo que você não tenha muitos seguidores.

O marketing focado em Mídias sociais é fazer uma divulgação que tenha foco no conteúdo. Esse tipo de marketing tem plataformas que são mais propícias como por exemplo o Youtube ou TikTok que são plataformas focadas em mídias sociais.

social media ou social mídia

Social Media ou Social Mídia quanto ganha?

O profissional de mídia social ou Social media tem valores diferenciados de acordo com a prestação de serviços que ele exerce e também com a forma que ele trabalha. Você pode trabalhar como CLT ou até mesmo como um prestador de serviços.

A forma como você exerce sua profissão pode mudar seu salário. Um exemplo é um cabeleireiro que trabalha apenas com artistas famosos irá cobrar 5, 10 até 20 vezes a mais para fazer o mesmo serviço que um outro cabeleireiro de uma comunidade que atende pessoas de classe média.

Alguns profissionais que se sentiram mais à vontade para abrir seus rendimentos mensais como Social Media relatam que o salário varia de R$1.800 até R$2.400. Mas claro que existem funções que chegam a valores maiores como a função de supervisor de social media que ganha uma média de R$5.000.

Então fica aqui aquela dica de um amigo, antes de pensar no salário que pode ou não ser bom dependendo do seu objetivo. Pense que estou fazendo algo que eu amo? Por que se sua paixão se tornar a sua profissão, então você não terá que trabalhar mas irá cumprir a sua paixão!

Redator 4mãos Jorge Torrez

Esditor Chefe na empresa 4 mãos, responsável por impactar diversos empreendedores tanto via Blog como também via Canal no Youtube, ajudando empreendedores abrirem e expandirem seus negócios.

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