WhatsApp Marketing: tudo o que você precisa saber sobre isso | 4 Mãos

Negócios Digitais

WhatsApp Marketing: tudo o que você precisa saber sobre isso

Jorge Torrez

|

15/06/2021

|

11 min de leitura

|

Voltar

Mulher realizando WhatsApp Marketing
11 min de leitura

Se você está buscando aumentar suas vendas, saiba eu fazer WhatsApp Marketing é uma poderosamente ferramenta. E neste conteúdo vamos falar sobre ações de Marketing práticas que você pode fazer indiferente do tamanho de seu negócio. Assim como falar sobre insights para você vender todos os dias usando o WhatsApp.

O que é o WhatsApp marketing?

Sem dúvidas, o WhatsApp Marketing é uma ferramenta poderosa de vendas. Você sabia que segundo um estudo, em média cada pessoa olha em média 120 vezes por dia? E p melhor no WhatsApp é que não há anúncio patrocinado, então você está contato direto com seu cliente ideal. Se usar isso da forma correta, você pode levar suas vendas para um outro nível.

Então se o seu negócio não está estrutura com o WhatsApp com certeza pode estar deixando muito dinheiro na mesa.

Como funciona WhatsApp marketing?

Muitas pessoas, quando pensam no WhatsApp marketing, associam isso em fazer campanhas e chegar até o cliente. Mas na verdade isso não é muito bem aceito. Isso porque as pessoas não gostam de serem incomodadas.

E saiba essa é uma das piores formas de vender, porque parece mais que está invadindo a privacidade de seu cliente. Então se for prospectar via WhatsApp, vamos falar sobre isso no decorrer do texto, assim como falaremos dicas poderosas de como fazer isso.

Agora quando falamos da prática reversa, isso é muito bem aceito. Quando você tem uma referência de onde conseguiu aquele contato, as pessoas tendem a respeitar e claro, estarem abertas a ouvir o que você tem a dizer.

Quando você recepciona o cliente e disponibiliza esse canal de atendimento, ele se torna uma excelente forma e atendimento, seja um novo cliente ou ativo. As pessoas não querem mais falar no telefone, preferem falar por WhatsApp.

O que é o WhatsApp Business?

E para você fazer marketing WhatsApp, é importante você passar um posicionamento correto de negócio. Quando falamos de WhatsApp, a plataforma disponibiliza para uso pessoal e também tem como você usar o uso comercial que é o WhatsApp Business, podemos fazer uma analogia aqui. A mesma coisa que acontece com o Facebook você tem o perfil pessoal e também e a página de negócios, ok?

É importante que você tenha o WhatsApp Business, porque a mesma forma quando o cliente recebe um e-mail que não tem o domínio de sua empresa, ele pode pensar empresa não deve ser muito estruturada.

Mas quando ele recebe um e-mail com o nome da sua empresa, isso mostra uma profissionalização melhor. O mesmo acontece com o WhatsApp Business: você também passa uma profissionalização melhor.

As funcionalidades do WhatsApp Business:

  • Perfil profissional: Você pode colocar seu e-mail, endereço, data e horário que está aberto, serviços ou produtos que vendem etc;
  • Crie mensagens automáticas: Mensagem rápidas também são ótimas. Quando recebe o primeiro contato, já pode deixar uma mensagem instantânea, assim como também quando está ausente pode avisar sua ausência;
  • Instalar em seu site ou loja: Você pode instalar isso como fosse um chat em seu site ou loja, facilitando demais o contato;
  • Crie etiquetas: Essa aqui é uma função muito interessante, você conseguiu criar etiquetas para clientes que são prospect, clientes com proposta, clientes assinado contrato e cliente ativos, ou seja, você divide seu funil de vendas e para cada etapa coloca uma etiqueta;
  • Catálogo de produtos: Aqui é muito bom gente porque você consegue criar uma loja de produtos, onde consegue colocar produtos em destaque. Uma verdadeira vitrine que te ajuda muito a vender.

Como usar o WhatsApp para marketing?

Para usar o WhatsApp como uma ferramenta poderosa de ações, é muito importante que o cliente adicione você na agenda dele. Isso será base para todas as demais dicas. Então de alguma forma gere valor, informe que terá promoções, avisos rápidos por status ou lista de transmissão.

Use argumentos para ele adicionar o seu contato no telefone dele, isso é primeira dica importante para usar o poder do WhatsApp Marketing. Agora, listamos diversas ações  de marketing por WhatsApp que você pode fazer usando estratégias poderosas de WhatsApp Marketing. Depois disso, vamos te ensinar a não somente atrair mais na sequência, assim como você pode usar estratégias que fazem você realmente vender.

1. Grupos de relacionamento no WhatsApp

Essa é uma forma muito bacana de gerar conteúdo relevante. Crie grupos de WhatsApp relacionados ao tema que você trabalha, isso vai te ajudar a encher seu topo de funil e captar mais clientes. Claro que é muito importante criar políticas de privacidade e sempre deixar alguém ali no grupo como administrador para evitar que pessoas fiquem chamando aleatoriamente.

Outra dica bem importante aqui é você cadastrar esses grupos em diversos sites que divulgam gratuitamente e sem dúvida divulgar nos seus principais canais de comunicação, como as redes sociais.

Mais atenção: tenha um planejamento de conteúdo para primeiro aumentar sua autoridade e segundo sempre lugar, levar o cliente para o próximo nível.

2. Lista de transmissão pelo WhatsApp

Mais uma ação poderosa de WhatsApp Marketing, existem agências de viagens que iniciaram fazendo marketing convencional, mas começaram a gerar tanto contato no WhatsApp que hoje não precisam mais investir em tráfego pago porque tem diversas pessoas em sua lista de transmissão. Estas que fecham diversos tipos de vendas.

Atenção com a lista de transmissão para não incomodar os seus clientes. A ideia aqui é facilitar a comunicação e não virar spam. Para facilitar isso você pode usar as tags com pessoas, ou seja, você conseguiu separar o momento que aquele cliente está.

3. Para divulgar conteúdos de valor

Hoje em dia, muitas empresas possuem uma base de e-mail bem interessante. Mas quando fazemos ações de e-mail marketing, infelizmente a quantidade de clientes que abre é muito pouco. Diferentemente do que acontece quando nos disparamos uma ação de WhatsApp Marketing. A taxa de visualização é incomparável e agilidade na tomada de decisão também é muito rápida.

Então crie valor através do WhatsApp. Seja isso feito nos Status, lista de transmissão ou até mesmo nos grupos. Engaje seus clientes, isso vai aumentar sua autoridade e o seu poder de venda.

4. Para atendimento via WhatsApp

Aqui, temos uma maneira que funciona muito bem. Colocamos os principais envolvidos do cliente em grupos e com os nossos principais envolvidos. Normalmente. fica uma pessoa que e responsável pelo atendimento, que pode ser o dono da empresa ou sócios, interveem no caso de qualquer problema.

E é necessário ter uma regra: tudo deve ser amarrado com o cliente e toda a operação é feita naquele grupo. Isso permite uma rápida no ausência de algum colaborador.

5. Gerar link de pagamento

O cliente quer comprar de você e ele pediu para fazer o pagamento. Não deixe ele sair da conversa com você. Entre em sua ferramenta de pagamento e gere o link de pagamento ou até mesmo envie o boleto e já finaliza essa venda. Isso é muito importante para que você não perca o cliente,

Também existe o WhatsApp Pay, que em breve estará disponível para todos. Isso permite que as pessoas enviem e recebam dinheiro. Ou seja, você pode realizar transições financeiras dentro de seu WhatsApp e isso vai fomentar o aplicativo ainda mais como uma excelente ferramenta de vendas.

6. Para humanizar a sua marca

Muita vezes no e-mail você não consegui passar um sentimento tão bacana.  Ao fazer isso via WhatsApp, é possível humanizar totalmente esse atendimento. Você pode gravar um áudio para aquele grupo ou cliente, até mesmo um vídeo com uma explicação rápida.

Isso é extremamente poderoso e funcional. Você sabia que quando se envia uma mensagem alguns estudos dizem que gera 80% de abertura e mais gera também respostas e interações instantes? Mas tenha cuidado para fazer apenas propaganda pelo WhatsApp.

7. Status do WhatsApp

Outra ferramenta poderosa de se usar é você trabalhar muito bem seu status do WhatsApp. Se está vendendo um produto ou um serviço, faça ações de marketing poderosas usando o WhatsApp.

Por exemplo: você começa avisando uns dias antes que X dia realizará uma mega promoção. Um dia antes. você lembra isso, assim como faz isso em duas horas antes. Depois disso, disponibiliza os produtos ou serviços que quer vender.

Vamos dizer que esteja vendendo roupas. Coloca fotos de tudo isso no Status e na medida que for vendendo, atualize as pessoas que ainda não compraram. Isso poderoso e gera o gatilho de urgência. Gerando um grande volume de venda.

Isso não é válido apenas para produtos. Muitas pessoas usaram esta mesma técnica para vender cursos, por exemplo.

8. Link De WhatsApp

Assim como falamos sobre a importância de você ter um chat em seu site, você pode encurtar o caminho. Para alguns tipos de mercados você pedir para o cliente falar diretamente com você no WhatsApp. Para isso, basta gerar o link do WhatsApp e ao clicar, já irá te chamar.

Isso vai trazer muitos clientes quentes e vai aumentar a sua conversão bruscamente. Então em suas mídias sociais e até mesmo no Youtube, divulgue um link para o cliente já falar com você rapidamente.

Como vender pelo WhatsApp?

Agora queremos ajudar a vender mais pelo WhatsApp. Veja estas dicas para chegar mais longe por meio da venda deste aplicativo.

Deixe um template com pitch de vendas pronto

Isso ajuda muito aqui nas empresas. Como há todo o processo de vendas mapeados, é feito a criação de todo o pitch de vendas e basta ir adequando o atendimento de acordo com a necessidade de quem está entrando em contato.

Entenda que a ideia aqui é ganhar agilidade e não realizar um atendimento frio e robotizado. Além disso tenha templates diferentes para momento dos clientes diferente e também para cada linha sua de produtos.

Sempre que prospectar referencie da onde você conseguiu o contato do cliente.

Nunca use o seu WhatsApp de forma com prospecção fria. Issso é muito invasivo e  a pessoa precisa ter deixado o contato algum lugar. É preferível que você gere muito valor para algum seu potencial cliente a ponto dela baixar uma isca digital.

Quando ela tiver lher passado o telefone você informa de onde vem aquele contato e dessa forma, você realizará mais vendas pelo WhatsApp.

Peça indicações em vendas e faça ações de vendas no marketing WhatsApp

Já emendando essa dica de onde vem o contato, quando você faz uma venda para alguém, use o poder da indicação. Isso mesmo, aquela pessoa que está comprando aquele produto ou serviço conhece pessoas que também compraria.

Isso é muito poderoso, pois quando você entra em contato falando que alguém disse que a pessoa teve interesse em comprar esse serviço ou produto, há um valor agregado.

E não estamos falando apenas sobre vendas. Mas quando você faz pesquisa de mercado, a pesquisa de satisfação aumenta. A sua chance de vendas aumenta significativamente, então use de indicações para vender pelo WhatsApp.

Ferramentas de WhatsApp Marketing

O WhatsApp ainda visualiza ações de envio em massa como spam. A melhor forma de enviar alguma ação em massa é sempre pedir para o cliente te adicionar no contato dele. Isso vai te ajudar muito não ser considerado como spam. Existem várias ferramentas que fazem ações mais tome cuidado com isso. Porque seu número pode ser banido.

Quais as vantagens do WhatsApp Marketing?

1.    Rapidez

A agilidade é muito interessante, porque você consegue acessar aquele cliente o mais rápido possível. Em contrapartida, você também precisa ser ágil para atender. Não há coisa pior do que chamar no WhatsApp comercial e ninguém te responder. Dessa forma, seu cliente esfria e você perde vendas.

2.    Proximidade

WhatsApp é talvez, a mídia social mais próxima que existe. Porque ela deixa você muito perto do cliente e traz uma afinidade fora do comum. Além da facilidade de contato que com certeza transforma seus resultados.

3.    Fidelidade

Como você sempre está a disposição ou deveria estar, isso te ajuda a fazer ações de pós vendas muito mais efetiva. Além de criar uma sensação de exclusividade ao cliente. Entre outras diversos benefícios para você e ao seu cliente. Então faça marketing WhatsApp sem moderação.

4.    Venda pelo WhatsApp

Esse com certeza é o maior benefícios que se bem explorado pode gerar muito retorno, então venda pela WhatsApp todos os dias.

WhatsApp Marketing será ainda mais assertivo se você estiver com sua empresa legalizada

Agora que você entendeu tudo sobre o assunto, também é necessário compreender que sua empresa precisa necessariamente estar em dia com o Governo. Para isso, ter um CNPJ é obrigatório não apenas pela lei, mas também para ser visto com um maior profissionalismo. Desta forma, sempre tenha um contador para lhe apoiar nestas demandas.

Não sabe como encontrar um contador para fazer isso? Está no lugar certo! Logo depois de conversar com nosso time de atendimento, iremos realizar o cadastro desta demanda em nossa plataforma interna. Em seguida, basta esperar que até 4 escritórios de contabilidade entrem em contato por meio de um orçamento personalizado. E entenda que você não paga nada para receber isso.

Quando estiver com tudo em mãos, basta escolher o escritório de contabilidade que cuidará das demandas de sua empresa. Lembrando que a Plataforma 4 Mãos não participa do acordo financeiro entre contador e empreendedor, mas no caso de qualquer problema, iremos intervir para que sua demanda seja realizada.

Então não perca tempo e contate-nos agora mesmo! E diga nos comentários: como você usaria o WhatsApp Marketing em seu dia a dia?

Escrito por

Jorge Torrez

Especialista em pequenos e médios negócios com profundo conhecimento em Marketing Digital. Formado em Administração e MBA em Marketing Digital pela FGV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat