O que o comportamento do consumidor pode fazer pela sua empresa?

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Por: Jorge Torrez

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A forma como os clientes compram é um dos fatores mais decisivos no momento de entender e buscar por novas formas de conquistar os clientes. Isso porque esse comportamento é quem vai nos dizer quais os melhores caminhos para chegar até o público e o que precisamos aperfeiçoar.

Entretanto, nem sempre damos a ele a devida atenção, já que são poucas as empresas que utilizam dessa visão para alterar e melhorar o seu marketing, entre outros aspectos da marca.

Entendemos o motivo por trás dessa escassez, afinal compreender como o seu cliente age não é uma das coisas mais fáceis de se fazer. Por isso, queremos te ajudar nesse caminho.

Continue conosco e venha entender tudo o que precisa sobre como conhecer e usufruir do comportamento do consumidor da melhor forma possível. Boa leitura!

O comportamento do consumidor e a jornada do cliente

O que não falta por aí são frameworks de trabalho que prometem fazer maravilhas pelo seu negócio. Mas na realidade, poucos deles compreendem as reais necessidades da empresa e de seu público e usam isso a seu favor.

Um dos que realmente funcionam, por focar nos pontos que acabamos de mencionar, é a Jornada do Cliente. De forma simples, ela nada mais é do que um mapa visual que vai te mostrar, detalhadamente, os caminhos pelos quais o seu cliente percorre durante a compra junto a sua empresa.

Para não perdermos o foco, a Jornada do Cliente se conecta diretamente ao comportamento do consumidor ao que ela irá detalhar o modo de agir dos clientes em seus diferentes estágios de consumo. Os quais totalizam 6.

Sem mais delongas, vamos entender cada um de seus estágios para que sejamos capazes de prever e usufruir dos comportamentos recorrentes de nossos consumidores.

Fases da jornada do cliente

Assim como comentamos, são 6 as fases que constituem uma jornada do cliente completa. Elas organizam o comportamento do consumidor desde de um momento pré compra, até o pós compra, passando pelos diferentes estágios de ponderação, negociação e up sell.

Para que seja mais simples entender como esse framework funciona e se aplica, vamos observá-lo através de um exemplo prático.

Imagine que você é um cliente de uma loja de calçados e está em busca de um novo par de tênis, já que os seus estão velhos. No momento em que percebemos esse cenário, já temos a primeira fase da jornada, a qual chamamos de necessidade. Assim como seu nome diz, ela percebe uma necessidade de consumo.

O próximo passo que tomamos é começar a pesquisar por modelos, marcas e tipos de tênis, usando como meio a internet. Esse período é conhecido como descoberta e é extremamente vantajoso para as empresas. Isso pois os clientes estão em busca de conhecer novas marcas, resta a você apenas aparecer para eles, para isso, as técnicas de marketing digital te ajudam.

 Comportamento do Consumidor

Na sequência, com nossas informações já coletadas, é hora da avaliação. Nessa fase vamos comparar tudo o que recolhemos durante a descoberta a fim de tomar uma decisão do que iremos comprar.

Uma vez que nós decidimos, neste caso, por qual dos modelos de tênis iremos consumir e onde, é hora da compra em si, e aqui não há muito o que explicar, essa é a fase que todos conhecem.

Entretanto, por mais que muitos achem que a jornada do cliente termina assim que uma compra é feita, isso é um mito. A jornada continua por mais 2 estágios de pós compra.

O primeiro deles é o primeiro valor, no qual os clientes usam o que compraram e avaliam se fizeram uma boa aquisição. Nesse momento eles compartilham suas opiniões na internet, influenciando diretamente na fase de descoberta de outros consumidores.

Na sequência, e por fim, temos o valor recorrente, no qual vemos a expansão dessa compra. Aqui entram os pontos de cross sell e up sell, nos quais as marcas podem inserir seus clientes na jornada novamente oferecendo produtos ou serviços complementares aos que eles já consumiram.

Conclusão

Mapear a jornada do cliente é uma das formas mais eficazes de compreender detalhadamente os caminhos pelos quais seus consumidores passam e conseguir se ajustar o melhor possível para convencê-los de uma compra.

Sendo o comportamento do público um fator que muda de empresa para empresa, e até mesmo de persona para persona, mapear a sua jornada é a única maneira sólida de compreender o modo que o seu cliente age.

Não perca mais tempo e use os conhecimentos que compartilhamos aqui para crescer e desenvolver a sua marca!

Redator 4mãos Jorge Torrez

Esditor Chefe na empresa 4 mãos, responsável por impactar diversos empreendedores tanto via Blog como também via Canal no Youtube, ajudando empreendedores abrirem e expandirem seus negócios.

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