Abrir microempresa online: Como funciona?

Autor

Por: Jorge Torrez

14/01/2021

X

O seu negócio tem crescido e você já tem a necessidade de abrir microempresa online? Se a resposta for sim esse texto foi feito para você!  Vamos falar sobre abrir CNPJ microempresa, e tudo o que você precisa saber sobre o assunto, então leia até o final e descubra! 

É possível abrir microempresa online? 

Antes de falarmos se é possível abrir microempresa online vamos explicar o que é uma microempresa.  

Uma ME (microempresa) é aquela empresa que está um degrau a cima do MEI (Microempreendedor Individual), ou seja, já pode contratar nove funcionários e o faturamento é maior que 81 mil reais por ano, para sermos exatos, uma ME pode faturar até 360 mil reais por ano. De forma bem resumida isso é uma microempresa. 

Agora que temos certeza que você já sabe o que é uma microempresa podemos dar continuidade a nossa pergunta “é possível abrir microempresa online?” 

Como vivemos numa era digital tudo se torna mais fácil, até mesmo abrir uma empresa, em muitos Estados (nem todos ainda) já é possível abrir uma microempresa online. 

Para abrir uma microempresa online, os parceiros que precisam fazer parte da estrutura corporativa da empresa devem fornecer certificados digitais e-cpf. Este arquivo tem a função de substituir a assinatura física e ter o reconhecimento de firma no documento. Além de agilizar a abertura da empresa, o certificado digital e-cpf do parceiro também pode ser utilizado para a assinatura de outros documentos para abrir micro empresa online, podendo consultar o portal do IRS para verificar débitos e outras informações do CPF. 

Como abrir uma microempresa online?

Como já explicamos resumidamente como faz para abrir uma microempresa online, vamos explicar os detalhes agora para que você saiba cada passo que deve seguir para abertura de microempresa. 

1) Contador 

Contar com a ajuda de um contador é essencial na hora de abrir uma microempresa, com exceção de abrir micro empresa individual, pois para abrir uma MEI você não terá muita burocracia, e poderá fazer isso sozinho. 

Nesse caso como é uma ME é bom procurar direcionamento de um profissional da contabilidade para te ajudar na hora de fazer um CNPJ

A contabilidade o ajudará a definir as atividades que farão parte da empresa. Para tornar o processo mais fácil, este profissional pode adiantar muitas etapas. 

2) Definição da Constituição 

Na segunda etapa, é hora de definir a forma de organização da empresa: natureza jurídica, regime tributário e atividades previstas. 

A natureza jurídica está relacionada aos estatutos do CNPJ. Ou seja, se o CNPJ tiver um ou mais sócios, qual a responsabilidade de cada sócio pelos direitos e interesses da microempresa. 

Os sistemas jurídicos mais comuns são empreendedores individuais (EI), sociedades individuais de responsabilidade limitada (Eireli), Sociedade Limitada (Ltda) e Sociedade Limitada Unipessoal (SLU). 

Definida a constituição da microempresa, é necessário verificar quais atividades farão parte da missão empresarial do CNPJ em como montar uma empresa. 

Essas atividades são chamadas de CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), e é por meio delas que você pode saber quanto de imposto vai pagar. 

Todas as empresas possuem uma CNAE primária. Esta que corresponde à atividade com maior faturamento total, podendo ter uma CNAE secundária. 

Para fazer uma escolha a partir de um estudo das atividades previstas no formulário do IBGE, consulte o formulário completo para iniciar o processo de como abrir seu próprio negócio. 

As atividades definidas chegaram ao momento de optar por um regime de tributação das sociedades. Sendo uma microempresa pode escolher entre as seguintes: renda nacional simples, lucro presumido ou lucro real. 

Para as microempresas startup, o Simples Nacional costuma ser a melhor escolha, pois o faturamento anual não ultrapassa 360 mil reais. Mas apenas um contador ou especialista tributário pode garantir o melhor cenário para você nesta etapa. 

Saiba mais sobre cada sistema tributário disponível para se inteirar. 

Foi instituído em 2006 com o objetivo de arrecadar tributos estaduais, federais e municipais de maneira uniforme, promovendo o pagamento de tributos aos micros e pequenos empresários. Ao mesmo tempo em que simplifica a entrega de diversas declarações e obrigações a essas empresas. 

No Simples Nacional, cada atividade calcula o imposto com base no faturamento da empresa, sendo essas atividades divididas em 5 anexos distintos e 6 faixas de faturamento. 

O nome é utilizado porque a Receita Federal estipula uma tabela com o percentual estimado do lucro de cada segmento. Que é utilizada para apuração do imposto de renda e da contribuição social. Por exemplo, para uma empresa comercial, geralmente, toda a receita da empresa deve seguir os regulamentos de receita. E 8% deve ser considerado como lucro no cálculo do imposto de renda pessoa jurídica. Ou seja, há presunção de lucro das operações. 

Nesse regime tributário, cada tributo e cada pagamento são recolhidos de forma distinta. Geralmente a carga tributária total do faturamento da prestadora de serviços fica entre 12,33% e 16,33%. 

Algumas empresas precisam se qualificar para “lucros reais” por meio de atividades ou receitas. Por exemplo, empresas com faturamento anual de mais de 78 milhões de reais. 

No lucro real, as contas também são cobradas separadamente, e o imposto de renda e a contribuição social são calculados com base no lucro contábil apurado. Ou seja, o balanço da empresa precisa ser fechado e verificado para apuração do IRPJ e da CSLL após todos os ajustes e compensações Base de cálculo. 

Agora que você definiu a natureza jurídica, o sistema tributário e as atividades que farão parte do CNPJ, é hora de organizar o documento. 

É importante que você saiba que todo o processo é realizado em etapas. Sendo necessário estabelecer CNPJ com: 

Isso torna o processo muito diferente de cidade para estado. Por isso vale a pena evitar dores de cabeça durante o processo. 

Como mencionamos, além do MEI, após a abertura do CNPJ, sua empresa precisará ser atendida por um contador. Mas você mesmo poderá realizar a abertura conforme a necessidade. 

Os documentos gerais para abrir qualquer tipo de empresa são: 

Leia também: 

Abrir microempresa online: Passo a passo  

Após separar os documentos (isso inclui CNPJ e Alvará de Funcionamento), o passo a passo para abrir microempresa online geralmente seguem a seguinte sequência: 

A viabilidade do endereço e razão social

Se é necessário abrir o CNPJ no endereço solicitado e se é possível usar o nome escolhido, consultar a Comissão Nacional de Comércio e a Prefeitura. 

Documento Básico de Entrada (DBE) nos processos 

Após a homologação da viabilidade, as informações serão encaminhadas à Receita Federal via DBE. 

Nesta fase, o capital da empresa será destinado, entre os sócios, números de telefone e e-mails de contato (disponíveis no cartão do CNPJ) e outros dados. 

Elaboração de documentos e pagamento de taxas no plano sobre microempresa como abrir. O DBE aprovou que, além de cobrar taxas da Junta Comercial, é hora de preparar os contratos sociais da empresa. 

Acordo da Comissão Comercial 

A maioria das empresas está inscrita no conselho de administração. Após o pagamento dos honorários é necessário assinar todos os documentos do acordo. 

Na maioria dos casos, essa assinatura pode ser física ou digital, e o e-CPF pode ser usado. Mas como mencionado acima, alguns estados atualmente funcionam apenas em processos digitais. 

Após a aprovação do processo pelo Cadastro Comercial, será criado um CNPJ e a empresa será listada como empresa ativa com base na receita federal nos processos. 

E ainda se atente 

Registro municipal e licença comercial. Todas as empresas, independentemente de sua atividade, devem possuir registro municipal e licença comercial expedida pela prefeitura. 

Este documento garante que a empresa pode operar no endereço requerido e contém as informações mais recentes sobre todos os impostos municipais da área no plano. 

Estrutura simples do país: É necessário escolher o direito de cobrança de impostos neste sistema diferenciado no portal simples do país. 

Após a liberação do cadastro municipal, basta acessar a página do Simples Nacional, criar um código de acesso para a empresa, fazer a solicitação e aguardar o período de habilitação. 

Outros: Dependendo das atividades incluídas no CNPJ em como criar uma empresa, pode ser necessário realizar algumas outras etapas para concluir a sua vaga. Por exemplo, solicitar registro estadual, licença de bombeiro, vigilância sanitária, etc. 

Como o 4 mãos pode te ajudar a abrir uma microempresa online. 

Como já dito, você precisara de um contador para te ajudar a abrir uma microempresa online, e aqui na plataforma 4 mãos nós podemos te conectar com até 4 contadores de forma gratuita para que você receba até 4 orçamentos diferentes e assim ver qual é o melhor para você. 

Para fazer o cadastro e receber os orçamentos basta entrar na nossa página e fazer um pequeno, simples e rápido cadastro totalmente gratuito, e a partir daí os contadores irão entrar em contato com você por celular, WhatsApp ou e-mail, então depois de fazer o cadastro fique atento.  

O que caracteriza uma microempresa? 

Existem vários tipos de empresas (vários tipos de CNPJ), como por exemplo, o MEI (Microempreendedor Individual) que como já citamos a cima é o CNPJ ideal para quem está começando algo pequeno, onde é possível contratar um funcionário e faturar até 81 mil reais anualmente. 

Existe também a LTDA (empresa limitada) onde pode ter dois sócios ou mais e não tem um limite definido para o faturamento anual, e ainda pode contratar quantos funcionários forem necessários para fazer com que a empresa funcione. 

Então o que caracteriza uma empresa são os segmentos, ou seja, tamanho da empresa, quantidade de sócios, valor de faturamento e quantidade de funcionários. 

No caso da microempresa (ME), as características são: 

  1. Faturamento anual de até 360 mil; 
  1. Pode ter mais que um sócio (mas não é obrigatório); 
  1. Pode contratar entre 9 e 19 funcionários, mas isso irá depender se é comerciou indústria. 

Se sua empresa está entre essas 3 principais características então é hora de para abrir uma microempresa online.  

Abertura de micro empresa: Quais as documentações? 

No meio do texto deixamos os documentos necessários para abrir uma microempresa online, mas como é algo de extrema importância vamos reforçar! 

Então lembre-se de separar ou buscar obter o: 

Lembrando também que esses são os documentos principais, mas pode ser necessário que você precise de outros documentos, mas isso irá depender muito da situação e o seu contador poderá adiantar esse processo para você abrir uma microempresa online com tranquilidade sem se preocupar com a documentação que falta.  

Quanto custa abrir empresa online? 

Essa é uma das perguntas mais frequentes no processo de como abrir uma microempresa online “qual o custo de abertura de uma empresa?” 

A verdade é que essa questão irá depender muito da região em que você se encontra. 

Por exemplo, na Junta Comercial, o valor gira em torno de 70 reais a 350 reais, enquanto na prefeitura, o preço da grande capital varia de 120 reais a 750 reais. 

Além dessas taxas, ao contratar um contador para realizar o serviço de abertura do CNPJ e tirar todas as dúvidas sobre abrir uma microempresa online, a conta aumentará o um pouco o valor, por estar razão vale apena buscar mais que um orçamento assim você encontrara um contador com menor custo. 

Abrir micro empresa online com o 4 Mãos 

Na plataforma 4 mãos além de você ter acesso a vários conteúdos sobre empreendedorismo no nosso blog do empreendedor de forma totalmente gratuita ainda é possível receber os orçamentos dos nossos contadores parceiros. 

Se esse texto te ajudou e você deseja ler mais conteúdos como esses, visite nosso blog para empreendedores e saiba tudo como empreender melhor! 

Te desejamos sucesso! 

EM DESTAQUE

Banner Inscreva-se 4mãos

Compartilhe:

Siga o 4 Mãos no YOUTUBE Consulte Mais Informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

Jorge Torrez

Especialista em pequenos e médios negócios com profundo conhecimento em Marketing Digital. Formado em Administração e MBA em Marketing Digital pela FGV.

Conteúdo Relacionado

Empréstimo para Negativado Urgente: 9 Formas de Conseguir Agora

Empréstimo para Negativado Urgente: 9 Formas de Conseguir Agora

18/08/2022
Melhores Cadeiras de Barbeiro 2022

Melhores Cadeiras de Barbeiro 2022

17/08/2022
10 Melhores Cadeiras Gamer 2022: Com o Melhor Custo-benefício

10 Melhores Cadeiras Gamer 2022: Com o Melhor Custo-benefício

17/08/2022
VirtusPay é Seguro: A verdade sobre Parcelar Compras no Boleto

VirtusPay é Seguro: A verdade sobre Parcelar Compras no Boleto

17/08/2022
Fornecedores de Bijuterias: Contatos dos Melhores Gratuitamente

Fornecedores de Bijuterias: Contatos dos Melhores Gratuitamente

17/08/2022
Fábrica que Fornecem Serviço de Costura Externa

Fábrica que Fornecem Serviço de Costura Externa

16/08/2022
Misturas Baratas para Marmitex: Ideias de Cardápios

Misturas Baratas para Marmitex: Ideias de Cardápios

16/08/2022
Como ser Criador de Conteúdo Digital e Ganhar Dinheiro!

Como ser Criador de Conteúdo Digital e Ganhar Dinheiro!

16/08/2022
Pix com Cartão de Crédito: Veja como Fazer na Prática

Pix com Cartão de Crédito: Veja como Fazer na Prática

16/08/2022
Como Fazer Cadastro Uber: Guia Completo 2022

Como Fazer Cadastro Uber: Guia Completo 2022

15/08/2022
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2022 4 Mãos - Todos os direitos reservados

Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.