CNAE Representação comercial: entenda tudo sobre isso! | 4 Mãos

Empreendedores

CNAE Representação comercial: entenda tudo sobre isso!

4maos

|

02/07/2021

|

3 min de leitura

|

Voltar

Profissional procurando por CNAE representação comercial
3 min de leitura

Antes de explicarmos no detalhe sobre CNAE representação comercial vamos explicar abaixo uns conceitos básicos a certo da CNAE e seu desdobramento.

O que é CNAE?

A CNAE representação comercial é um sistema padronizado em todo território nacional.

De modo simplificado, a CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) nada mais é do que uma sigla utilizada para definir qual a natureza das atividades executadas por uma determinada empresa. 

Além de ser imprescindível para a consecução do CNPJ, a CNAE é obrigatória para todas as pessoas jurídicas, incluindo organizações que não possuem fins lucrativos e autônomos. 

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas é composta por sete números que tem a função de identificar a atividade econômica prestada por um empreendimento. 

Para que serve a CNAE?

Além de facilitar o regime tributário do país, a CNAE assegura que a sua empresa não pague mais impostos do que o necessário. No entanto, escolher um CNAE incoerente com a atividade exercida pela empresa pode gerar grandes transtornos para o empreendimento. Como por exemplo, correr o risco de receber multas e ficar irregular perante à Receita.

Vale lembrar que a sua empresa não precisa ter apenas uma CNAE. Mas é necessário que a CNAE primária seja definida de acordo com a atividade principal da empresa. Ou seja, a que mais representa o maior retorno lucrativo.

CNAE Representação comercial: como descobrir o CNAE de uma empresa?

Para descobrir a CNAE de um empreendimento, há dois meios online que facilitam bastante o processo. Basta acessar o site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ou o site da Receita Federal e buscar através do CNPJ da empresa.

Conhecendo a hierarquia da CNAE

A estrutura hierárquica da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) reúne o detalhamento das subclasses. Estas que por sua vez passam a ser delineadas em 5 níveis que possuem 21 seções, 87 divisões, 285 grupos, 673 classes e 1.301 subclasses. Sendo 5° nível definido para o uso da ADM Pública.

CNAE Representação comercial como é formado o código da CNAE?

Conforme dito anteriormente, a CNAE é composta por sete números cuja estrutura é formada sequencialmente por cinco níveis: seção (primeiro digito), divisão (segundo digito), grupo (terceiro digito), classe (quarto digito com mais um digito verificador) e subclasse (dois dígitos depois do digito verificador).

CNAE Representação comercial: como classificar a empresa no CNAE?

Para classificar a sua empresa na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) você deve acessar o site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que é onde todas as possibilidades possíveis estarão disponíveis.

Ao acessar o site você deverá seguir as etapas abaixo, seguindo a ordem mencionada para que obtenha os 7 números da CNAE no final. Veja:

  • Seção;
  • Divisão;
  • Grupo;
  • Classe (escolher a que melhor se enquadre ao ramo de atividade da sua empresa)

CNAE Representação comercial: Uma empresa pode registrar mais de uma atividade?

Sim, uma empresa pode ter mais uma CNAE.

Deve-se considerar como CNAE primaria a principal atividade exercida pela empresa e as demais atividades de diferentes áreas de atuação como secundarias. Vale lembrar de que é necessário respeitar o limite de 15 CNAEs.

Qual a CNAE da Representação comercial

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas correspondente a representação comercial CNAE é a 46.19-2/00. Em específico, ideal para Representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias em geral não especializado.

Esclarecimento CNAE representação comercial: os serviços prestados por representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias em geral que não possuem dominância de mercadorias ou grupo de mercancias especificas.

CNAE Representação comercial: MEI é obrigado a se cadastrar na CNAE?

Sim, todo MEI que irá trabalhar para empresas precisa se registrar com a CNAE 46.19-2-00, correspondente a CNAE representação comercial MEI – (Representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias em geral não especializado.

Escrito por

4maos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat