Como abordar um cliente pelo WhatsApp? 5 dicas para prospectar mais

Confira as 5 melhores dicas de como abordar um cliente pelo WhatsApp, com exemplos de frases para chamar atenção dele e aumentar suas vendas!
Redator 4mãos

Por: Jorge Torrez

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Como abordar um cliente pelo WhatsApp? O avanço da tecnologia mudou a maneira como vendemos ao criar diversos canais de vendas, fazendo que o time comercial precise diversificar suas abordagens. Com isso, surge a grande dúvida: como abordar um cliente pelo WhatsApp?

E, sim, refinar essa abordagem é fundamental. Afinal, esse é o aplicativo de mensagens instantâneas favorito dos brasileiros e que, por esse motivo, pode trazer diversos benefícios para a prospecção de clientes. 

No artigo abaixo, você verá dicas de como abordar clientes por esse canal de venda, exemplos de frases para chamar a atenção deles e, ainda, aprenderá como fazer um WhatsApp comercial com um passo a passo simples. Confira!

Primeiramente, por que usar o WhatsApp nas vendas?

Um dos canais de venda que se popularizou com os avanços tecnológicos dos últimos anos foi o WhatsApp. A propósito, muitas empresas estão investindo nessa ferramenta, visando ao aumento das vendas.

E a verdade é que o aplicativo de mensagens instantâneas conta com diversas funcionalidades que otimizam o trabalho do time comercial, como respostas automáticas e envio de documentos. 

Esse canal traz muitos benefícios para as companhias, entre os quais podemos citar:

Entretanto, para obter essas vantagens é preciso saber como agir. Por isso, continue lendo para conferir algumas dicas de como abordar um cliente pelo WhatsApp para aumentar suas chances de vender!

Como abordar um cliente pelo WhatsApp? 5 dicas práticas

Cada canal de venda exige uma abordagem diferente. No fim das contas, são meios distintos e, como tal, saber o que fazer em cada momento pode significar o sucesso ou o fracasso da estratégia de vendas. 

Por esse motivo, separamos estas 5 dicas que te mostram como vender pelo WhatsApp de maneira assertiva. Continue lendo para aprender! 

1. Faça uma conta comercial 

O ideal é que o contato com o cliente seja feito por uma conta empresarial, o WhatsApp Business. Essa versão é um pouco diferente da tradicional, porque conta com uma série de funcionalidades, como etiquetas e até recebimento de pagamentos.

Além disso, ter uma conta comercial faz com que a empresa transpareça mais profissionalismo e seriedade. Logo, as chances de receber uma denúncia de spam ou ir direto para a lista de bloqueio diminuem consideravelmente. 

Aliás, a boa notícia é que o processo é superfácil e não custa nada criar uma conta do tipo. Dito isso, o passo a passo simples de como fazer WhatsApp comercial é:

Feito isso, sua conta comercial está pronta para uso e você pode seguir para os próximos itens desta lista!

2. Apresente-se

Normalmente, o WhatsApp é uma rede social mais pessoal, que usamos para conversar com a família e os amigos. Por esse motivo, a primeira abordagem ao cliente deve ser feita com bastante cuidado, para não assustar, nem afastar ninguém. 

A dica é começar se apresentando e informando de onde pegou o contato. Assim, evita-se ser bloqueado antes mesmo de poder falar algo relevante. 

3. Personalize o contato 

Outra dica de como abordar um cliente pelo WhatsApp é sempre personalizar o contato. Justamente por essa ser uma rede mais pessoal, as pessoas não querem receber mensagens engessadas e chatas. 

Chame o cliente pelo nome, mencione uma compra que ele já fez na sua empresa e assim por diante. A ideia é fazer com que cada consumidor se sinta especial. 

4. Evite mensagens muito longas  

Sejamos sinceros, ninguém gosta de receber um “textão” pelo WhatsApp, especialmente quando quem enviou foi uma empresa, certo? 

Por essa razão, ao pensar em como vender pelo WhatsApp, lembre-se de ser objetivo e evitar textos com palavras complicadas e termos técnicos. 

Tente também não enviar muitas mensagens simultaneamente. O alto volume de notificações atrapalha a rotina e, ainda, aumenta as chances do cliente esquecer de responder a alguma pergunta. 

5. Invista em materiais de apoio

Materiais de apoio são muito úteis para atrair a atenção do cliente e mostrar que sua empresa é séria. Por isso, vale muito a pena investir em catálogos que expõem os produtos, além de e-books para educar os prospects em determinado assunto. 

Outros materiais de apoio interessante são vídeos — se forem curtos — e imagens únicas. Essas últimas, inclusive, podem ser uma pequena chamada para uma promoção ou comemoração de uma data comemorativa, por exemplo. 

Como abordar um cliente pelo WhatsApp

Exemplos de frases para atrair clientes no WhatsApp

E aí, gostou das dicas de como abordar um cliente pelo WhatsApp, mas ainda tem dúvidas sobre o que dizer? Pois saiba que, para iniciar uma conversa pelo app, é vital usar técnicas de persuasão e abordagem para chamar a atenção das pessoas. 

A propósito, separamos alguns exemplos de frases para atrair clientes pelo WhatsApp para você se inspirar!

Lembramos que essas frases são apenas exemplos para usar como inspiração na hora de escrever suas próprias mensagens. Assim, você ganha personalização e cria uma abordagem que faz sentido para seu modelo de negócios!

Com essas dicas em mente, você já pode traçar um plano de ação e aproveitar o amplo alcance do app mensageiro para alavancar as vendas. Contando com o apoio das tecnologias, inclusive os softwares CRM, tais abordagens serão ainda mais assertivas.    

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CEO do Agendor, plataforma de CRM para equipes de vendas, que atua como um assistente pessoal para otimizar todo o processo de gestão.

Redator 4mãos Jorge Torrez

Redator na empresa 4 mãos, oferecendo insights perspicazes, análises aprofundadas e orientações práticas para um público diversificado que inclui empreendedores visionários, empresários dedicados e entusiastas ávidos por tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.

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