Como abrir um negócio e aproveitar as oportunidades atuais do mercado

Novos Négocios

Como abrir um negócio e aproveitar as oportunidades atuais do mercado

Avatar

Victor Pacheco

|

19/03/2020

|

10 min de leitura

|

Voltar

Empreendedora que concluiu o processo de como abrir um negócio
10 min de leitura

Começar um empreendimento não é uma das tarefas mais fáceis do mundo, certo? Apesar de a burocracia estar cada vez menor devido à alta demanda, ainda pode ser necessário buscar ajuda sobre como abrir um negócio.

E isso pode fazer total diferença para que você consiga se dedicar a outras demandas, como por exemplo o planejamento e estudo de mercado para ter o maior sucesso possível. E pensando em lhe explicar como abrir um CNPJ, desenvolvemos este texto.

Quando finalizar a leitura, você vai ter entendido como abrir microempresa ou qualquer outro tipo de empreendimento para aumentar sua renda. Vamos lá?

Como abrir um negócio: o que você precisa saber antes de entrar no mundo dos empreendimentos

De acordo com os últimos acontecimentos relacionados ao COVID-19, pode-se dizer que o público está mudando cada vez mais. Diversos hábitos estão sendo repensados e algumas necessidades estão sendo deixadas de lado. Mas também é importante entender que existem segmentos que estão crescendo com este momento.

Por este motivo é importante que você estude muito bem o segmento que está pensando em entrar. Pare e pense: será que o tipo de mercado que você está pensando em entrar não está sendo afetado pela transformação digital devido ao isolamento social?

Empreendedor procurando como abrir um negócio
Importante saber se sua ideia pode sair do papel em meio à pandemia e até mesmo depois de isso acabar

As compras pela internet estão aumentando dia após dia, onde consumidores que até então não tinham adquirido algo por meio de algum dispositivo digital, estão fazendo isso pela primeira vez.

A palavra-chave do processo de como abrir um negócio é: planejamento. É importante que você faça um estudo e teste todas as ideias antes de colocá-las em prática. Como dissemos no começo deste texto: o mundo está passando por uma importante mudança e a forma de como abrir um negócio também está incluída nisso.

Passo a passo sobre como abrir um negócio

Você pode não saber, mas entrar no mundo dos empreendimentos é uma ação que possui diversos procedimentos que vão desde o planejamento até a emissão do CNPJ. Na verdade, conseguir o documento que permite o funcionamento de sua empresa é literalmente a etapa do passo a passo sobre como abrir um negócio.

Com foco em lhe ajudar a não ter problemas com isso, vamos falar melhor sobre como você pode tirar todas as suas ideias de empreendimento do papel. Pode pegar papel e caneta porque está na hora de aprender a mexer com abertura de empresa! Acompanhe.

1. Planeje todas as etapas para que seu negócio seja o mais assertivo possível

Como dissemos no primeiro parágrafo deste texto, é muito importante entender sobre o mercado que você está prestes a entrar e aplicar dinheiro. Também pode acontecer de sua ideia ainda não estar pronta para sair do papel devido a um momento do mercado.

Usando o COVID-19 como um indicador como um exemplo verdadeiro, provavelmente agora não seja uma boa ideia abrir um bar ou restaurante que cause aglomerações. O público ainda possui bastante receio de se reunir ou fazer qualquer tipo de interação devido à pandemia estar bastante recente e a mesma ainda nem ter se encerrado.

Empreendedor que sabe como abrir um negócio
Quer saber como abrir um negócio? Planejamento é essencial para que isso aconteça sem problemas

Mas logo depois que todo este momento ruim passar, a vontade de reunir amigos e familiares para conversar ou simplesmente passarem um tempo juntos vai ser imensa. E este é o momento de abrir estabelecimentos que permitam momentos como esses.

Com isso em mente, saiba que sua ideia de negócio pode sim começar a ser desenvolvida agora, mas pondere se a mesma deve realmente sair do papel em meio à uma pandemia que está provocando mudanças em todo o mundo.

2. Liste todas as ideias e pondere os canais de atuação

O setor da internet está em alta, então não desconsidere a atuação neste mercado. Reunimos abaixo alguns exemplos padrões para você ter um “norte” sobre como começar a se planejar, sendo esta a primeira etapa do passo a passo sobre como abrir um negócio. Veja:

  • Valor de investimento inicial;
  • Possível número de funcionários contratados no momento de inauguração;
  • Definição de local que a empresa será aberta;
  • Ideias para campanha de Marketing;
  • Tipo de produto ou serviço que será oferecido;
  • Preço da revenda;
  • Definição de fornecedores.

Mas atenção: é importante você entender que estes são apenas alguns exemplos de itens que devem ser inseridos dentro do planejamento de um negócio. Dependendo do tipo de empresa que estiver pensando em abrir, podem ser necessárias mais informações.

Um e-commerce por exemplo não pode ser “aberto” da mesma forma que uma padaria. Mas sim, coloque tudo o que lhe vier em mente sobre sua futura empresa! Como nada será colocado em prática neste momento, vale a pena listar tudo e depois considerar se tal pensamento pode sair do papel.

Depois de fazer isso, é hora de você começar a cuidar de assuntos legais. Aqui a burocracia começa de verdade, mas não precisa se desesperar que vamos explicar mais sobre este assunto.

3. Defina a natureza jurídica de seu futuro empreendimento

Com o planejamento desenvolvido, você vai precisar escolher um dos tipos de natureza jurídicas para empresas no Brasil. Em resumo, o nome de uma pessoa será conectado com um tipo de empresa, esta que possui uma estrutura que varia de acordo com o porte e número de sócios.

Na verdade, existem diversos tipos de natureza jurídica no Brasil, mas falando sobre empresas, estes são os mais comuns:

  • Empresa individual ou MEI: nesse caso uma única pessoa responde pela empresa, e o nome registrado com o empreendimento deve ser o civil, completo ou abreviado. Nesse tipo de natureza jurídica, apenas uma pessoa (no caso, a jurídica) pode ser o titular;
  • Sociedade Limitada: reúne dois ou mais sócios que possuem uma mesma finalidade: exploração de bens e serviços. Aqui, entram todas as empresas que contribuem com um investimento de capital social e boa constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (também chamada de SS): já neste tipo são enquadradas as empresas que são focadas em prestar serviços que necessitam de atividades que envolvem o uso de nosso intelectual de uma forma cooperativa. Para ficar claro: os donos não exercem como comerciantes e sim como líderes de sua função. Um exemplo básico são escritórios de Contabilidade e Advocacia, assim como cooperativas etc.;
  • Sociedade Anônima: empreendimentos na qual o capital não é ligado diretamente a um nome, mas sim é dividido em ações. Aqui, a compra e venda das ações podem acontecer de forma livre, sem a necessidade da assinatura de contrato ou qualquer documento que formalize esse processo.
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (também chamada de EIRELI): nessa última natureza jurídica, a empresa pertence a apenas uma pessoa. O capital (valor de investimento) deve ser integral, e não pode ser 100 vezes inferior do que o salário mínimo que está vigente na cidade.

É importante que você faça a escolha correta da natureza jurídica para sua futura empresa, haja vista que o processo de mudança pode levar um tempo para ser concluído. Mas essa demanda pode ser facilmente executada por um contador, então não há com o que se preocupar.

Depois de fazer a escolha de sua natureza jurídica, é hora de comparecer até um órgão público para que o CNPJ seja finalmente emitido. Como você pode imaginar, será necessário apresentar algumas informações sobre os sócios e o local de funcionamento. E é exatamente esta a próxima etapa do passo a passo sobre como abrir um negócio.

3. Fez todos os passos acima? Hora de entender como abrir um CNPJ

Agora que você já está com tudo o que precisa para que sua ideia de empreendimento saia do papel, o momento de solicitar o documento que autoriza o funcionamento de sua empresa finalmente chegou.

Muitos empreendedores sabem como abrir um CNPJ, uma vez que, caso optem pelo MEI, este documento fica disponível para emissão logo depois de o cadastro no Portal do Empreendedor ser finalizado. Mas se outro tipo de empreendimento precisar ser aberto, pode ser necessário comparecer a algum órgão público.

Empreendedora procurando como abrir um negócio
CNPJ é a última etapa do processo de como abrir um negócio e este pode ser emitido pela internet, no caso de você optar por ser MEI

E independentemente do tipo de empresa que você está pensando, vai ser necessário apresentar algumas informações. Acompanhe a lista abaixo. Primeiro sobre o empreendedor.

  • Apresentar uma cópia simples do comprovante de residência de cada um (se houver mais de um sócio, um para cada);
  • 2 Cópias autenticadas do RG e CPF de cada futuro dono (caso tenham sócios);
  • Uma cópia do espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano atual;
  • Cópia da certidão de casamento (caso aplicável)

Também será preciso apresentar alguns dados que dizem respeito ao local. São eles:

  • Duas cópias simples do IPTU do Imóvel
  • Duas cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Depois de entregar tudo para os devidos órgãos, basta esperar que o documento que autoriza o funcionamento de sua empresa seja emitido. Geralmente este processo leva de 7 a 10 dias úteis para ser concluído, mas esse tempo pode variar de um estado para o outro.

Feito isso, o processo de como abrir um CNPJ está finalmente finalizado. Como dizemos no começo do texto: a emissão deste documento é realmente a última coisa a ser feita. Mas toas as etapas são importantes para que você saiba como abrir um negócio.

Como abrir uma microempresa

Também sendo um tipo de empresa muito comum no Brasil, não é de se estranhar que diversas pessoas comecem a procurar como abrir uma microempresa. E existem algumas mudanças que fazem diferença no dia a dia: primeiramente, o empreendedor pode ter mais de um funcionário trabalhando na empresa, assim como pode faturar até R$ 360 mil dentro de um ano.

É claro que, por ter um porte maior, será necessário pagar mais tributos. Então saiba disso quando quiser saber como abrir uma microempresa. Os impostos de uma pessoa que tem um negócio como esse variam de acordo com o faturamento.

4-maos-cta-3
Ainda vive com aquela dúvida contábil? Entre em contato com nossos contadores parceiros agora mesmo!

Passo a passo para abrir um negócio pode ser facilmente feito por um contador

Se você achou todas as etapas do processo de como abrir um negócio um tanto burocráticas, é possível se livrar disso ao optar por um escritório de contabilidade!

Possuindo todo o conhecimento para que tudo seja feita da melhor forma possível, basta entregar todas as informações para um escritório de contabilidade que entende como abrir um negócio e esperar que o CNPJ seja emitido.

E enquanto um profissional como esse cuida disso, você pode se dedicar ao planejamento de sua empresa, assim como outras frentes. Então considere fazer a contratação para conseguir ter burocracia zero na hora de abrir empresa.

Conte com a plataforma 4 Mãos para receber apoio no processo de como abrir empresa!

Agora que você sabe como abrir empresa da melhor forma possível, mas quer ficar longe de toda a burocracia, basta entrar em contato com a 4 Mãos para receber até 4 propostas comerciais dos escritórios de contabilidade parceiros de nossa plataforma.

Funciona dessa forma: depois de entrar em contato com a 4 Mãos com a demanda de saber como abrir um negócio, basta esperar que até 4 contadores entrem em contato por meio do envio de orçamentos, sem que nada seja cobrado da pessoa que fez a solicitação.

Sócios empreendedores que sabem como abrir um negócio
Vai empreender? Plataforma 4 Mãos lhe oferece até 4 orçamentos gratuitos de escritórios de contabilidade credenciados ao CRC

Depois é só optar pelo escritório de contabilidade que mais se lhe agradar e fechar negócio! Entendeu como é fácil e rápido? Entre em contato com nosso time de atendimento agora mesmo por meio do preenchimento deste formulário, vai levar menos cinco minutos para tudo ser feito.

Gostou do conteúdo acima? Receba mais dicas de empreendedorismo ao nos seguir nas redes sociais: estamos no FacebookInstagram e LinkedIn. Além disso, acesse nosso blog para ler diversos artigos sobre o mundo do empreendedorismo.

Especialista da 4 Mãos apta para ajudar escritório de Contabilidade para a vender mais com a ajuda da 4 Mãos
Avatar

Escrito por

Victor Pacheco

Redator da Plataforma 4 Mãos, formado em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar meu contador agora