Como abrir uma empresa de representação comercial

Empreendedores

Como abrir uma empresa de representação comercial

Natalia Mantovani

|

27/10/2020

|

4 min de leitura

|

Voltar

Profissionais trabalhando no projeto de como abrir uma empresa de representação comercial
4 min de leitura

Você sabe como abrir uma empresa de representação comercial? Ou então já se pegou pensando em temas parecidos, do tipo como abrir uma empresa de representante comercial, abrir empresa de representação comercial simples nacional, ou como abrir uma representação comercial autônomo?

No caso, um representante comercial pode trabalhar por conta própria ou pode abrir uma empresa e exercer sua profissão como pessoa jurídica, tendo maior segurança perante a legislação. Em ambos os casos, o registro é necessário no Conselho Regional dos Representantes Comerciais – CORE.

Todavia, para facilitar esta longa e recompensadora caminhada sobre como abrir uma empresa de representação comercial, trouxemos dicas que podem parecer um tanto simples, mas com certeza farão toda a diferença daqui para frente.

Como abrir uma empresa de representação comercial: Estrutura Jurídica

Ao se aprofundar em como abrir uma empresa de representação comercial, é necessário considerar alguns fatores, como a escolha da estrutura jurídica.

O profissional da área de representação comercial pode atuar como empresário individual – EI ou como empresa de responsabilidade limitada – EIRELI sem sócio.

Se você for determinado pela EIRELI, o capital social para a abertura de uma empresa deve ser de 100 vezes o salário mínimo vigente no país, o que geralmente cerca um número de 100.000 reais.

Se o objetivo em como abrir uma empreendimento de representação comercial é construir uma estrutura com sócios, pode-se escolher uma Sociedade Limitada. Dessa forma, a lei não estipula o capital mínimo a ser pago.

Defina a localização e o investimento inicial

Prosseguindo nos passos de como abrir um negócio de representação comercial, ou como abrir uma empresa de representante comercial, abrir empresa de representação comercial simples nacional, e como abrir uma representação comercial autônomo precisamos levar em consideração que os representantes comerciais atuam em um mercado grandioso e amplo e podem firmar contratos com empresas dos mais diversos ramos.

Geralmente, em como abrir uma empreendimento de representação comercial, eles se atrelam a setores como as indústrias em setores alimentício, farmacêutico e têxtil. Entretanto, o mesmo vale para quem está abrindo um negócio como este!

Além de representar um negócio promissor nos últimos anos, o projeto em como abrir uma empresa de representação comercial uma das principais vantagens desse tipo de empresa em questão é que, como os representantes não precisam trabalhar com um estoque de produtos, além de que não precisam investir em instalações próprias para seu projeto de como abrir uma empresa de representação comercial ou como abrir uma empresa de representante comercial, abrir empresa de representação comercial simples nacional, e como abrir uma representação comercial autônomo.

Na grande maioria das ocasiões, em como abrir uma empresa de representação comercial, o empreendimento pode estar localizado na residência do próprio empresário. Porém, mesmo que não seja necessário comprar ou alugar uma sala comercial, é necessário um investimento inicial para formalizar processos e estabelecer uma estrutura eficiente para o negócio.

Registros e CORE

Nesta fase de como abrir um negócio de representação comercial, você precisará concluir uma série de procedimentos legais. Antes de iniciar qualquer negócio, é necessário consultar a prefeitura com antecedência.

  • Junta Comercial – arquivamento do contrato social/ato constitutivo;
  • Secretaria da Receita Federal – obtenção do CNPJ;
  • Secretaria Estadual de Fazenda – no caso de o escritório comercializar produtos, além de serviços;
  • Prefeitura Municipal – obtenção do alvará de funcionamento;
  • Caixa Econômica Federal, para cadastramento no INSS/FGTS;
  • Corpo de Bombeiros Militar – regularização do estabelecimento comercial;

E os documentos necessários para emissão de registro para pessoa jurídica em como abrir um empreendimento de representação comercial:

  • Contrato social da empresa;
  • CNPJ;
  • Registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do contador responsável;
  • Comprovante de recolhimento da Guia de Contribuição Sindical do ano em exercício;
  • Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, anuidade e multa (se houver).

Como executar este processo com mais assertividade?

Agora que você já entendeu mais sobre este processo, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas. Então o que ainda falta para tirar sua ideia do papel?

Para poder ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão no projeto de como abrir um negócio de representação comercial, indicamos fortemente o serviço de um contador. Com isso você terá benefícios como:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no produto final do seu projeto de como abrir um empreendimento de repres4e, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat