Como abrir uma empresa de transporte escolar? | 4 Mãos

Empreendedores

Como abrir uma empresa de transporte escolar?

Natalia Mantovani

|

06/08/2020

|

8 min de leitura

|

Voltar

Exemplo de empreendedor que sabe como abrir uma empresa de transporte escolar
8 min de leitura

Você sabe como abrir uma empresa de transporte escolar? O assunto sobre transporte escolar como abrir uma empresa pode ser um bom negócio, com boas possibilidades de renda e pode proporcionar aos empresários um horário de trabalho mais flexível.

As pesquisas pelo serviço de transporte escolar como abrir uma empresa, estão aumentando porque os pais tendem a pensar na segurança de seus filhos enquanto otimizam seu próprio tempo. Num mundo onde as rotinas ficam cada vez mais intensas, encontrar transporte seguro para os filhos, que enquanto os recolhem e os transportam para suas casas, tudo isso é feito dentro de um tempo predeterminado.

A formalização do negócio é crucial para garantir maior qualidade aos seus clientes, por isso neste artigo, listamos os aspectos mais importantes que devem ser considerados ao pensar em transporte escolar como abrir uma empresa. Confira nossas dicas:

1- Transporte escolar, como abrir uma empresa: Defina seu principal público e alcance

O foco do público principal desse tipo de transporte escolar, como abrir uma empresa é amplo, geralmente crianças ou jovens que moram longe de seus espaços de estudo. Ao traçar a rota do transporte, você deve prestar atenção ao método utilizado, pensando em atuar com instituições próximas umas das outras, a fim de proporcionar maior comodidade aos seus clientes.

Caso contrário, você pode até atrasar os alunos ou fazê-los acordar cedo e chegar tarde. Além disso, à medida que a distância aumenta, o custo das operações de transporte tende a aumentar. Portanto, idealize como será sua rotina na prática, se ela será funcional ou não.

2- De olho na concorrência

Para atuar com transporte escolar como abrir uma empresa, é preciso pensar também que em muitas áreas, as organizações estudantis já possuem serviços de transporte próprio.

Mas devido à dificuldade em encontrar vagas frequentes para todos os estudantes, ainda é possível encontrar público entre 6 e 12 anos. Portanto também é uma boa oportunidade para novas instituições que estão pensando como abrir uma empresa de transporte escolar.

Com isso, queremos dizer para que você verifique o nível de concorrência e espaço no local desejado, reveja as possibilidades e comece seu negócio.

Ainda vive com aquela dúvida contábil? Entre em contato com nossos contadores parceiros agora mesmo!

3- Formalização da empresa

Dando continuidade, nosso terceiro item é a formalização legal.

A formalização legal da empresa é crucial, porque somente dessa maneira ela pode usufruir de benefícios, como captar recursos junto às instituições financeiras e realizar a emissão de notas fiscais.

Depois de todo o processo de formalização, as empresas podem vender por meio de licitações ou prestar serviços a instituições públicas e não correm mais o risco de serem punidas (com multas ou outras punições mais graves) na ocorrência de uma fiscalização.

Fora estes fatores, uma empresa que não tem sua legalização em dia não poderá ter funcionários, pelo menos não formalmente, com todos os benefícios de um trabalhador comum.

Para dar início aos processos de transporte escolar, como abrir uma empresa, são necessárias atuações e registros nos seguintes órgãos:

  • Junta Comercial;
  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • Prefeitura do Município;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
  • Corpo de Bombeiros Militar.
  • Emitir as certidões de Uso do Solo e Número Oficial;
  • Alvará de funcionamento e de licença sanitária.

Estes são os mais comuns, entretanto existem outros processos específicos em casos à parte, para isso indicamos fortemente um profissional que entenda sobre a área para te auxiliar melhor e de forma personalizada no transporte escolar, como abrir uma empresa no seu caso.

Como ter seu CNPJ

Como dica extra para em transporte escolar como abrir uma empresa deixar as informações do nosso artigo mais completas, vamos te mostrar como é simples ter seu CNPJ gratuitamente, que é uma dúvida constante entre os empreendedores:

1- Acesse o site do Portal do Empreendedor para dar início ao cadastro de como abrir uma empresa de transporte escolar;

2- No passo seguinte, na tela de formalização é possível começar o seu registro de Microempreendedor Individual;

3- Reúna seus dados pessoais, como CPF e título de eleitor para dar continuidade.

Se ainda não ficou claro, e você tem alguma dúvida de como ter seu CNPJ para dar andamento nos processos de transporte escolar, como abrir uma empresa, entre neste site. Lá eles respondem perguntas frequentes e desmistificam todas as questões mais teóricas sobre o assunto, assim você fica por dentro de mais detalhes.

4- Transporte escolar, como abrir uma empresa: Tenha um bom plano de negócio

Planejamento de metas e objetivos é imprescindível. Saber de onde sair e onde chegar, como chegar e em quanto tempo realizar o que desenhou, faz total diferença.

O planejamento de transporte escolar, como abrir uma empresa te guiará, motivará e manterá os processos de como abrir uma empresa de transporte escolar na linha, assim como previsto.

Não tem como seguir em uma direção se você não sabe onde deseja chegar, certo? Por isso, busque por um eficiente plano de negócio, adequado para sua realidade.

Entretanto, antes de iniciar sua jornada no meio de transporte escolar, como abrir uma empresa, pense e revise questões e estratégias ligadas aos seguintes temas:

  • Contar com veículo habilitado;
  • Habilitação correta para o motorista;
  • Como você está inserido em relação ao mercado;
  • O crescimento de empresas concorrentes costuma ser de que maneira;
  • Quais os recursos que a sua empresa em específico possui para investir;
  • O que você deseja alcançar;
  • Como será feito sua gestão financeira;
  • Adequação da tributação sobre a empresa;
  • Fluxo de caixa;
  • Manutenção dos equipamentos;
  • Quanto tempo você tem disponível em sua vida para aplicar no investimento;
  • entre outros detalhes.

E além de planejar as questões financeiras, fiscais e tributárias de seu empreendimento, para quem está começando no meio de transporte escolar, como abrir uma empresa, pare e pense também na área de divulgação de seus serviços, em como investir em estratégias de comunicação, marketing digital e redes sociais.

Este é apenas um começo, mas para pôr a mão na massa e entender como abrir uma empresa de transporte escolar é preciso paciência e persistência.

5- Garanta a formalização da empresa

Depois de conhecer mais informações sobre transporte escolar como abrir uma empresa, e quer alavancar suas vendas, além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira, tributária, fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador para ter a garantia que sua empresa está corretamente formalizada.

Com este profissional você saberá muito mais sobre como abrir uma empresa de transporte escolar, e terá:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para te auxiliar no processo de sobre transporte escolar como abrir uma empresa, primeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto);
  • Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • Prefere custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?

E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com a sua necessidade e o escritório deles.

Desta forma, você recebe estas 4 opções de orçamento para escolher o que cabe em sua realidade, assim é possível escolher a melhor oportunidade de negócio.

Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades!

Você pode optar, por exemplo, por melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no FacebookInstagram LinkedIn.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat