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Por: Jorge Torrez
Redator 4 Mãos
Você pode ter dominado a parte criativa do seu fluxo de trabalho, mas é igualmente importante focar no lado empresarial para lançar e sustentar uma carreira de sucesso como fotógrafo profissional. Pode não ser tão empolgante quanto fotografar ou editar, mas é isso que irá mantê-lo em atividade a longo prazo.
Muitas pessoas têm a ideia equivocada de que os fotógrafos passam a maior parte do tempo atrás da câmera. No entanto, uma quantidade significativa de tempo é dedicada a tarefas empresariais como emissão de faturas, contabilidade, marketing e publicidade. Neste artigo, compartilharemos oito dicas comerciais para ajudá-lo a iniciar e expandir seu negócio no campo da fotografia.
É preciso muito trabalho árduo, determinação, compromisso e entusiasmo para expandir seu negócio de fotografia. Profissionalismo é a única maneira de obter boas avaliações e criar um negócio de sucesso. Por isso, como profissional, você deve cumprir suas obrigações e fornecer seus serviços no prazo. Esteja presente conforme agendado e sempre forneça um excelente atendimento ao cliente. Atenda o telefone a tempo, retorne ligações e esteja facilmente acessível.
Um negócio bem-sucedido começa com um plano. Esse rascunho irá orientá-lo na construção de uma base sólida para sua empresa. Anote sua visão e objetivos comerciais e trabalhe de acordo com esse esboço para encontrar um caminho claro para seu destino. Confira este guia para obter algumas ideias sobre como elaborar seu plano de negócios.
Na era digital atual, um site para o seu negócio de fotografia é uma ferramenta poderosa para compartilhar quem você é e o que você faz com um público global. A maioria dos clientes atualmente conhecerá seu negócio e interagirá com você por meio da internet. Portanto, seu site deve mostrar seu trabalho, incluir exemplos do seu trabalho e fornecer informações sobre sua formação e experiência. Não se esqueça de incluir informações de contato. Se você é um iniciante completo nessa área, existem inúmeras ferramentas disponíveis para ajudá-lo a criar um site. Por exemplo, confira este construtor de sites e crie seu primeiro site empresarial.
As mídias sociais são a melhor maneira de promover seu negócio, especialmente quando se trata de fotografia. Além de postar seu trabalho, você pode criar conteúdo incrível. Provavelmente, você já tem pelo menos alguns seguidores. Portanto, reserve um tempo para interagir com seu público existente antes de se preocupar em atrair novos seguidores. Essas pessoas têm mais probabilidade de compartilhar seu trabalho com seus amigos e conhecidos, atraindo novos clientes em potencial para você. E não se esqueça de adicionar suas redes sociais ao seu site.
Amplie seus horizontes. Participe de cursos, seminários, exposições e inscreva-se em cursos para aprimorar suas habilidades fotográficas e expandir seu conhecimento e rede de contatos. Não se limite apenas ao Photoshop, experimente diferentes softwares para aperfeiçoar seu trabalho. Domine programas igualmente capazes, mas mais fáceis de aprender, como o PhotoWorks, por exemplo. Programas desse tipo, voltados para iniciantes, mas abrangentes, podem acelerar seu processo de edição. Dessa forma, o processamento de fotos não consumirá a maior parte do seu tempo, deixando espaço para o crescimento do seu negócio.
Interaja com outros fotógrafos, independentemente do número de seguidores que você possui. Você ficará surpreso ao saber que muitas pessoas nos grupos sociais estão ansiosas para conhecê-lo ou apenas abertas à interação. Colegas fotógrafos e outros especialistas da sua área podem oferecer conselhos construtivos, recomendações úteis e conhecimentos valiosos. Use essas ideias para levar seu negócio para o próximo nível. Além disso, alguns criativos podem conhecer alguém procurando pelos seus serviços, o que pode resultar em um relacionamento comercial duradouro ou em novas indicações.
A pergunta mais difícil para todo fotógrafo é quanto cobrar pelos serviços. Especialmente se você está começando seu negócio. Você precisa determinar quanto custa uma hora do seu tempo. Por exemplo, para cada hora de sessão de fotos, você gastará cerca de três horas editando as fotos. Além disso, despesas imprevistas podem surgir a qualquer momento, e impostos devem ser pagos. Esses gastos ocultos também devem ser considerados, então tenha isso em mente. Seja claro sobre o custo dos seus serviços em seus contratos para evitar futuras complicações.
O logotipo da sua empresa será frequentemente a primeira coisa que as pessoas veem e deve despertar suas memórias. Você pode criá-lo você mesmo ou esboçar algumas ideias e pedir ajuda a um designer profissional. Mas lembre-se de que um logotipo bem-sucedido deve ser simples, memorável e representar o que a empresa é.
Se você é um fotógrafo apaixonado interessado em iniciar seu próprio negócio de fotografia, essas dicas e conselhos que fornecemos acima devem ser úteis para você. Use-as para ajudar a expandir seu negócio e se estabelecer como um fotógrafo profissional de sucesso.
Esditor Chefe na empresa 4 mãos, responsável por impactar diversos empreendedores tanto via Blog como também via Canal no Youtube, ajudando empreendedores abrirem e expandirem seus negócios.
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