Como legalizar o Dropshipping? Veja dicas para trabalhar legalmente!

Empreendedores

Como legalizar o Dropshipping? Veja dicas para trabalhar legalmente!

Natalia Mantovani

|

02/12/2020

|

11 min de leitura

|

Voltar

Empreendedores procurando como legalizar o dropshipping
11 min de leitura

Vem crescendo muito o número de pesquisas referente aos assuntos como legalizar o Dropshipping. O mesmo vale para qual CNAE para dropshipping, tributação dropshipping, CNAE dropshipping, legalizar dropshipping, MEI para dropshipping, dropshipping pessoa física, microempreendedor individual dropshipping, dropshipping nacional nota fiscal, dropshipping internacional impostos.

E hoje trataremos o tema como legalizar o Dropshipping. Vou discutir um assunto polêmico hoje: como legalizar o Dropshipping no Brasil? Isto é possível?

Por exemplo, se você fosse consultar uma agência mais conservadora (como o SEBRAE), a resposta seria negativa, não apenas para remessa direta, mas também para muitos outros tipos de negócios virtuais em meio a esta pesquisa sobre este processo.

No entanto, se entendermos que o mundo e os padrões de comércio estão mudando mais rápido do que a lei sobre legalização e tributação dessa atividade. Perceberemos que esse “comportamento ilegal” é na verdade parte da falta de operabilidade.

O tema é uma forma de vender produtos pelo site, atuando como intermediário entre o comprador e o fornecedor (geralmente da China ou dos Estados Unidos, mas também do Brasil).

O que isso significa em como legalizar o Dropshipping?

Isso significa sobre como legalizar o Dropshipping, que se você não tem muito capital de giro, o remetente direto não precisa de estoque, o que favorece a abertura.

Portanto, continue lendo para descobrir como legalizar o Dropshipping, qual CNAE para dropshipping, tributação dropshipping, CNAE dropshipping, legalizar dropshipping, MEI para dropshipping, dropshipping pessoa física, microempreendedor individual dropshipping, dropshipping nacional nota fiscal, dropshipping internacional impostos.

Por que algumas pessoas dizem que os procedimentos de como legalizar o Dropshipping não são válidos?

Antes de sabermos como isso é feito e se ele é legal, vamos falar sobre os motivos que levam as pessoas a se perguntarem sobre a legalidade dessa atividade e como legalizar o Dropshipping.

Obviamente, é ilegal conduzir apenas transações intermediárias e lucrar com as atividades sem pagar impostos. O nome dessa abordagem é: desvio fiscal, que se refere a produtos que podem entrar ou sair sem passar pelos procedimentos burocráticos fiscais necessários.

No entanto, se você deseja organizar seu negócio, se adaptar às leis existentes e permitir que você trabalhe, fornecer os bens que os consumidores desejam a preços razoáveis, invista em como legalizar o Dropshipping, vamos abordar melhor o tema.

Dropshipping é permitido em outros países?

Em outros países, é possível possível fazer isso. E cada país tem regras específicas sobre o assunto.

Na Argentina, se o produto importado for superior a um determinado valor, ou se o número de importações ultrapassar duas vezes ao ano, só poderá ser realizado mediante cadastro no órgão responsável. O mesmo vale para o seguindo o regime geral de importação para completar o processo.

Nos Estados Unidos, regras rígidas garantem o pagamento de impostos, assim como a garantia dos produtos negociados para os compradores. É determinada a necessidade de contratos com fornecedores estrangeiros para suprir a segurança dos embarcadores diretos em como legalizar o Dropshipping.

Demos alguns exemplos, mas todos os outros países que permitem o envio direto estabeleceram taxas de boas práticas. Acordos semelhantes ao que explicaremos sobre alguns passos do processo.

Drop Shipping é ilegal?

Não! É possível realizar todos os procedimentos sobre como legalizar o Dropshipping. No Brasil, quando você compra mercadorias nos principais sites como Shoptime, Ponto Frio, Americanas, entre outros. A entrega direta é feita todos os dias e você é um dos usuários deste modelo de como legalizar o Dropshipping.

Essa abordagem é adequada para intermediários de negócios. Isso porque a empresa de venda direta (a dona da loja virtual) oferece o serviço de localização e fornecimento de produtos ao cliente final.

Em todo o mundo, milhares de pessoas vivem em frente de laptops, em casa ou em qualquer ambiente de sua escolha, aumentando as vendas e a procura sobre legalizar o dropshipping.

O importante é saber como realizar isso para cada atividade. Sendo assim, é por este motivo que entraremos mais no assunto sobre como legalizar o Dropshipping.

Como legalizar o Dropshipping?

Aí você me pergunta: isso é legal? Porque é isso que me perguntaram como vendedor, como vou pagar os impostos? Como legalizar o Dropshipping Ter um CNPJ e ser o mais transparente possível com seus clientes do outro lado da tela.

Portanto, você pode ter certeza de que o uso deste processo de como legalizar o Dropshipping é legal e você pode seguir as instruções corretas para estabelecer um negócio online de acordo com a legislação brasileira.

Veja formas de legalizar seu negócio de drop shipping no Brasil

Se sua meta é iniciar um negócio maior que a MEI, é extremamente necessário buscar a orientação de um contador de confiança. Este profissional saberá explicar e orientar as questões mais complexas sobre como legalizar o Dropshipping, não só no setor de contábeis, mas também em áreas que envolvem imposto.

Não há artigo, nem mesmo o nosso, que possa substituir a orientação dos profissionais de contabilidade sobre como legalizar o Dropshipping.

Lembre-se de que não se trata apenas de uma sugestão, mas também de uma questão de conformidade com as leis de nosso país. Exceto para a MEI, toda empresa deve ter um contador responsável para prestar suporte neste processo.

Como proceder para trabalhar legalmente com drop shipping no Brasil

Agora vamos falar sobre como legalizar o Dropshipping de acordo com a legislação brasileira.

A infração que pode ocorrer referente a este processo de como legalizar o Dropshipping, consiste principalmente em ocultar a identidade do fornecedor e na tentativa de sonegação fiscal, especialmente o imposto sobre serviços (ISS) e o imposto de circulação de mercadorias e serviços (ICMS).

Portanto, nesta caminhada sobre como legalizar o Dropshipping, o primeiro passo é criar um CNPJ e abrir uma microempresa (ME) com faturamento anual total de R$ 360.000,00 ou menos. Você poderá escolher a categoria de “Atividades Comerciais Intermediárias”, para que pague o Simples Nacional, ou seja, será tributado como consignação legal no Brasil nos processos de como legalizar o Dropshipping.

Agora, vamos falar sobre a queda no transporte e na receita federal

Certifique-se de consultar um contador para obter orientações precisas sobre a estrutura para que você possa se manter atualizado com o IRS neste processo. É interessante estudar com um contador as opções de relatório entre “lucro real” e “lucro presumido”.

Inicialmente, seu volume de importação será reduzido, não havendo necessidade de cadastro no sistema de importadores de tributos federais nas etapas sobre como legalizar o Dropshipping. Porém, com o seu CNPJ, você pode vender legalmente no Brasil, e você tem que ter muito cuidado:

  • Como não há exigência de nota fiscal nas compras no exterior, solicite à empresa fornecedora um arquivo digital com descrição do produto e valor (nota fiscal) para o processo de como legalizar o Dropshipping.
  • Guarde o comprovante de pagamento desses itens para como legalizar o Dropshipping. Se necessário, imprima vouchers e faturas adequadamente para você e o departamento fiscal controlar.
  • Cada caso deve ser analisado por um contador sobre como legalizar o Dropshipping, que seja especializado em redução de frete e imposto de renda.

Dessa forma, ao pagar a remuneração ao Simples Nacional e se proteger de ações intermediárias, você terá passado a agir de maneira correta para transportar no Brasil perante a lei nesta jornada sobre como legalizar o Dropshipping.

Transparência no drop shipping: boas práticas para uma longa vida da empresa

No processo de como legalizar o Dropshipping, mediamos as vendas entre consumidores que realmente desejam importar produtos, mas não sabem como encontrar um fornecedor. Se encontrarem um fornecedor, não saberão como proceder com a importação (usando o site em outro idioma). Assim, este é o primeiro obstáculo sobre como legalizar o Dropshipping.

Invista seu tempo

O trabalho sério sobre como legalizar o Dropshipping estará muito presente aqui. Configure seu site, registre seu domínio e as informações de seu cliente devem ser claras e verdadeiras.

  • Forneça seu CNPJ, e e-mail ativo da sua empresa.
  • Tenha um Fale Conosco eficiente, ainda que por e-mail.
  • Outra alternativa é uma página de dúvidas frequentes, antes do cliente iniciar o processo da compra.
  • Fica claro que o produto tem um preço competitivo, mas o prazo de entrega é longo porque vem do exterior. Conte a verdade aos seus clientes sobre o tempo de entrega. Seja transparente para evitar problemas.
  • Ter um processo de rastreamento de produto eficaz para que os clientes saibam que o produto pedido está chegando.
  • Informar ao cliente que o produto final selecionado não estará no catálogo, e informar seus termos sobre garantia (valor do reembolso, solicitando a compra de outros produtos com o mesmo valor).
  • Informar que o produto virá direto do exterior, podendo eventualmente ter que pagar uma determinada taxa no recebimento da mercadoria, que é de responsabilidade do comprador.
  • Se as mercadorias forem bloqueadas pela alfândega por qualquer motivo, você também pode optar por compartilhar o custo com o cliente. Uma boa forma de evitar esses transtornos é conhecer melhor os produtos que você está importando e os impostos geralmente aplicáveis.
  • Forneça aos seus clientes métodos de pagamento confiáveis. Bom suporte para plataformas como Paypal e PagSeguro Uol.

Por isso, com base na transparência dos produtos disponibilizados, com uma loja virtual que funciona regularmente e mantém um bom relacionamento com os clientes, só contará com a sua dedicação e atitude inabalável para alcançar com sucesso neste caminho sobre como legalizar o Dropshipping.

Como legalizar o Dropshipping com mais praticidade e assertividade?

Agora que você já entendeu mais sobre os passos de como legalizar o Dropshipping, e qual CNAE para dropshipping, tributação dropshipping, CNAE dropshipping, legalizar dropshipping, MEI para dropshipping, dropshipping pessoa física, microempreendedor individual dropshipping, dropshipping nacional nota fiscal, dropshipping internacional impostos, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas.

Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira nos seus planos de como legalizar o Dropshipping, contando com a gestão tributária e fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador. Com este profissional você terá benefícios como:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final dos seus planos de como legalizar o Dropshipping, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para te auxiliar no processo de sobre os principais pontos em como legalizar o Dropshipping, primeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima previsto no projeto de como legalizar o Dropshipping.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando ainda mais o processo de como legalizar o Dropshipping;
  • Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • No seu cenário sobre como legalizar o Dropshipping, prefere o custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?

E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Solicite um orçamento gratuito agora mesmo!

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto de contabilidade para dropshipping, é essencial contar com uma equipe de contadores que entende do assunto. Você ficará satisfeito com o serviço pois o contador poderá te atender do jeito que você espera. Fale com um especialista agora mesmo e não perca tempo!

Dessa forma, você consegue focar em todos os seus projetos enquanto os contadores trabalham em demandas que você não possui tanto conhecimento. Solicite um orçamento para realizar abertura de empresa gratuita e conseguir ser visto com cada vez mais profissionalismo!

Gostou do conteúdo? Não deixe de acessar nosso blog para conferir os demais artigos e saber como realizar uma melhor gestão de seu empreendimento.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat