Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Natalia Mantovani
Redatora 4 Mãos
Você, com toda sua força de vontade, acreditou em seu sonho e fez acontecer! Hoje você é um empreendedor e está se deparando com uma transformação boa em seus negócios. A empresa cresceu, e agora você precisa saber como migrar MEI para ME.
Exatamente, as obrigações legais empresariais devem seguir o crescimento de sua empresa, para que ela continue tomando novas proporções e traga os melhores resultados, além dessa atualização agregar segurança para a saúde financeira do seu negócio.
No entanto, para continuar tendo um crescimento, o empreendedor deve estar sempre ligado ao mercado, buscando se atualizar e inovar em aspectos diversos. Para acompanhar esses acontecimentos, deve-se se cercar de informações e profissionais especializados, como especialistas em gestão e contadores de qualidade.
Mas não precisa se preocupar, aqui te daremos uma boa base para que você inicie este trabalho de como migrar MEI para ME.
Você acompanhará a definição de critérios sobre como migrar MEI para microempresa, como isso funciona na realidade e os principais passos a se seguir! Lembrando que isso é sempre realizado depois que o processo de abrir MEI é realizado.
Existem casos de empresas que mudam automaticamente de regime tributário, sendo assim, quando se busca entender como migrar MEI para ME, é necessário saber desta questão.
No caso, quando o limite do faturamento anual atinge R$ 81 mil, a transição é automática. Quando se é MEI, você não pode ter sócios ou abrir uma filial. Isto são algumas das condições que exercem sobre o MEI, portanto se você não sabe como migrar MEI para ME, tenha em mente isso.
Ou seja, se você:
O desenquadramento será feito automaticamente. Isso ocorre no mês seguinte as alterações realizadas. Por isso, o empreendedor precisa estar sempre atento e alinhado com as responsabilidades contábeis.
E claro, lembrando que também é possível optar pela transição por opção própria. Se o empreendedor acredita que seu negócio está crescendo e o faturamento passará do limite, vale a pena já fazer a migração antes mesmo das mudanças ocorrerem. Isso torna o procedimento mais assertivo, além de que, contar com um profissional sempre facilita muito este processo. Importante dizer que sobre quem pode ser MEI, nem todas as pessoas podem optar por isso.
Microempreendedor Individual – MEI:
Microempresa – ME:
O modelo MEI é menos complexo, exige pouco entendimento no assunto, embora sempre indicamos a ajuda de um bom contador. Embora não exija um livro contábil, para o MEI ainda é necessário descrever todas as suas movimentações financeiras.
Quando pensamos em como abrir MEI SP, deve-se saber que a proporcionalidade das demandas contábeis irão aumentar.
Sabemos que um bom enquadramento impacta na redução de impostos, portanto, isto também mudará ao tornar real como migrar MEI para microempresa. Os microempresários devem pagar os impostos com base em alguns critérios, como o tipo de atividade desenvolvida, por exemplo.
O ME deve optar entre as três opções que a lei oferece: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. Quando optantes pelo Simples Nacional, o recolhimento é unificado, realizado por meio do pagamento de guia única. Além disso, ele é isento do pagamento de Imposto de Renda, mas precisa realizar os ajustes anuais junto à Receita Federal.
Então se você não sabia o básico sobre o que mudaria as questões fiscais em como migrar MEI para ME, agora você já está mais informado.
Veja um passo a passo simplificado de como migrar MEI para ME:
O primeiro passo, então, sobre como migrar MEI para ME, se trata do descredenciamento como MEI, assumindo a nova posição, basta:
O segundo passo de como migrar MEI para microempresa é comunicar o ato na Junta Comercial do seu Estado. É necessário apresentar alguns documentos, como:
Depois destes passos de como migrar MEI para microempresa você já será considerado como uma microempresa Nesse sentido, sua empresa agora está pronta para crescer e você terá que lidar com outros tipos de responsabilidades para manter tudo em ordem!
Embora você já seja um ME, é necessário alterar dados como Razão Social e o Capital Social, que é o montante necessário para iniciar as atividades do negócio até conseguir os recursos suficientes para que ele seja sustentável.
Aproveite o momento para atualizar tudo o que estiver pendente legalmente em sua empresa para que não exista nenhum problema que atrapalhe seu crescimento.
Mais uma vez, para que no processo de como migrar MEI para microempresa, você não encontre obstáculos, sugerimos a presença de um profissional contábil.
Se chegou até aqui, já entendeu bastante sobre como migrar MEI para ME. Então se não quer deixar margem para o erro e entender mais sobre o assunto indicamos uma consultoria com um profissional.
Você ainda terá benefícios como alavancar suas vendas, e ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira, tributária e fiscal, ficando totalmente em dia com as conformidades da lei, e para isso indicamos fortemente o serviço de um contador.
Com este profissional você terá:
Bem para encontrar o melhor escritório de contabilidade para MEI que possa te ajudar nessa etapa de como migrar MEI para ME, primeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:
E ainda suas preferencias
E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?
E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?
Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!
A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.
Desta forma, você recebe estas 4 opções de orçamento para escolher o que cabe em sua realidade, assim é possível escolher a melhor oportunidade de negócio.
Você ficará satisfeito com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferencias, evidenciando suas necessidades!
Você pode optar, por exemplo, por melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador. Também é possível ter acesso a diversas respostas, como entender se MEI pode ter sócio e muito mais.
Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade!
Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!
E se gostou do conteúdo, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.
Redatora na empresa 4 mãos, compartilho conhecimentos valiosos, análises detalhadas e diretrizes práticas voltadas para empreendedores, empresários e amantes da tecnologia. Contribuindo para a expansão do site 4 mãos.
Conheça os 8 Melhores Investimentos para 2025
Lugares para Empreendedores se Aventurarem: Explorando Oportunidades na natureza
Você tem uma ideia de negócio no ramo da alimentação? Então siga estas dicas
5 Razões Pelas Quais Empreendedores de Sucesso Investem em Cursos de Idiomas
O que esperar do mercado de comércio eletrônico da América Latina
Direitos do Trabalhador: saiba quais são e como conseguí-los
7 Melhores Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil
Ideias para salão de manicure: Decorações das simples às sofisticadas
Tabelas de preços para salão de beleza: Atualizada 2024
O que é spaterapia? Saiba mais sobre essa técnica
Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados
Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.