Como montar uma distribuidora de água: tire sua ideia do papel agora!

Empreendedores

Como montar uma distribuidora de água: tire sua ideia do papel agora!

Natalia Mantovani

|

22/01/2021

|

9 min de leitura

|

Voltar

Garrafa enchendo copo de água para representar o processo de como montar uma distribuidora de água
9 min de leitura

Busca entender mais sobre o passo a passo de como montar uma distribuidora de água? Se você quiser saber mais sobre esta pauta, encontrará algumas informações neste artigo. Informações estas que, sem dúvida, serão de grande ajuda para a formulação do projeto perfeito para seu negócio ser bem-sucedido.

Para quem deseja abrir seu próprio negócio, o segmento de mercado de distribuidoras de água mineral é muito interessante. Isto porque a qualidade da água encanada no Brasil deixa muito a desejar, então a compra destes galões começa a ser considerada como uma necessidade prioritária nos lares brasileiros.

Portanto, se você tem interesse em aprender como montar uma distribuidora de água, saiba que essa ideia é muito boa, pois atualmente é um dos produtos mais vendidos do mercado.

Embora a maioria das casas tenha água encanada, devido às preferências e hábitos dos consumidores brasileiros, a água mineral é um produto relevante para consumo, devido à má qualidade da água encanada.

Por sua relevância, a água mineral tornou-se um item básico em qualquer orçamento familiar, podendo ser considerada um produto da área alimentícia.

Mas então vamos logo começar a ver sobre como montar uma distribuidora de água em alguns passos.

Como montar uma distribuidora de água: Conheça seu público

Para quem quer saber como montar uma distribuidora de água, o primeiro passo é entender o mercado e o público com o qual vai trabalhar.

Quanto ao mercado, podemos afirmar que o setor de distribuição de água mineral se mantém estável na maior parte do ano, com pico na estação mais quente. Isso é bom porque gera fluxo de caixa constante.

Para o público, é importante observar que embora se trate de um produto básico para compras, comprar água mineral engarrafada em casa ainda é um luxo, sendo que a maioria das famílias com esse hábito está na classe média alta.

Entre os consumidores que podem entrar nesta lista, visando o projeto de como montar uma distribuidora de água, também temos o público que opta por comprar galões de água mineral, e colocar essa água em bebedouros. Nesse caso, seu público-alvo é mais amplo, incluindo empresas, escritórios, organizações comerciais, etc.

Pense nesta questão e revise-a antes de dar continuidade ao seu planejamento em como montar uma distribuidora de água.

2- De olho na localização

Outro ponto importante que os empresários que desejam saber como montar uma distribuidora de água precisam analisar é a localização da empresa, que é um dos segredos de qualquer empresa.

Nossa dica é ficar atento à localização dos consumidores e concorrentes antes de comprar ou alugar um espaço para começar as atividades.

Neste modelo de empreendimento não é preciso muito espaço, e nem muitas pessoas para começar. Muitas vezes o negócio se inicia em suas próprias casas.

Já no caso da localização, que é um dos principais pontos a se pensar, se deve principalmente à comodidade de transporte e conveniências de entrega para os compradores que buscam estes produtos.

Portanto, é importante garantir que existam estacionamentos ou ruas disponíveis para esse fim próximos ao local escolhido.

Para áreas residenciais, é importante seguir a regra de escolher um local o mais central possível, a fim de alcançar o maior número de ruas e fornecer serviços de entrega rápida.

Outro ponto a considerar é a competição. Seus principais concorrentes serão supermercados, lojas de conveniência e outras distribuidoras de água mineral.

Portanto, é importante mapear esses pontos antes de escolher onde construir seu projeto sobre como montar uma distribuidora de água.

3- Como montar uma distribuidora de água: Investimento inicial

Para dar início ao processo de abertura, o investimento inicial é algo que deve ser previsto. A boa notícia é que o investimento necessário para abrir a empresa não é muito grande. O valor obviamente varia de acordo com o porte do negócio.

Para distribuidoras que possuem mil litros ou mais de água mineral, podemos falar de um investimento inicial de 12 mil reais.

Para empresas menores, podemos falar em R $ 6.000 entre o estoque inicial de galões, a entrega das despesas dos funcionários, o aluguel do espaço comercial e a divulgação do negócio.

Se você tiver espaço suficiente para fazer negócios em casa, o custo pode ser menor ainda.

4- Formação de pessoal

O principal investimento da equipe de entrega é a formação de pessoal para revenda de água mineral. A parte interna do negócio centra-se na prestação de serviços administrativos e na recessão de encomendas, só podendo ser concretizada por um colaborador, pois neste tipo de negócio a própria organização tem muito poucas vendas.

A maior parte do trabalho se deve a entregas em casa ou no escritório. Estima-se que sejam necessários dois a três funcionários para cada turno. Dessa forma, podemos calcular que a equipe precisa de cerca de três a quatro funcionários, o que obviamente depende do tamanho do negócio.

O importante na contratação de uma equipe de entrega é escolher bem seus integrantes, pois eles terão contato direto com os clientes e o relacionamento deve ser cordial e cuidadoso.

Como o negócio só cresce aos olhos do dono, nossa dica é que, pelo menos num primeiro momento, você assuma a parte gerencial para economizar custos e se certificar do desenvolvimento.

Em negócios de grande escala, como o volume de pedidos costuma ser muito maior, o número de funcionários deve ser duas vezes maior que o de empresas menores, e a velocidade de entrega é crítica para o sucesso de tais negócios.

Outras despesas são atribuíveis aos custos variáveis, como contas de luz, telefones fixos, telefones celulares e outras despesas administrativas.

5- A propaganda é a alma do negócio

Para quem quer saber como revender água mineral, nossa recomendação final está relacionada à publicidade. Como em qualquer outro setor, saber como promover sua organização é um dos atalhos para o sucesso.

No caso de como montar uma distribuidora de água, o planejamento inicial geralmente segue ainda o modelo tradicional, com a distribuição de brochuras e cartões.

Pelas características do negócio, também recomendamos que você faça imãs para geladeiras, o que funciona bem neste caso.

Esse modelo de divulgação tradicional não o impedirá de inovar. Portanto, recomendamos que você inclua o serviço através do WhatsApp em sua empresa.

Este é um canal muito eficaz e outros negócios têm características semelhantes se tratando do modelo de negócio em distribuição de água.

Mais um canal que pode trazer grandes retornos, constatou-se que divulgar uma empresa no Facebook é uma boa opção, principalmente para pequenos negócios locais como a revenda de água mineral.

Como abrir uma empresa simples com mais praticidade e assertividade?

Agora que você já entendeu mais sobre os passos de como montar uma distribuidora de água, ou como abrir uma distribuidora de água, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas.

Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira nos seus planos de como montar uma pizzaria delivery, contando com a gestão tributária e fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente os trabalhos de uma contabilidade para empresas de serviço. Com este profissional você terá benefícios como:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente para saber quanto custa abrir uma empresa , e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final dos seus planos de como montar uma pizzaria delivery, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para te auxiliar no processo de sobre os principais pontos em como montar uma pizzaria delivery, e se atentar aos cuidados para quem deseja empreender será necessário uma avaliação de seu cenário para saber se é melhor abrir MEI para depois de um tempo, passar de MEI para ME. E veja como os profissionais contábeis podem lhe ajudar:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Resolução de demandas simples como emissão de alvará de funcionamento e demais assuntos que envolvem legalização de empresas.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando ainda mais o processo de como montar uma distribuidora de água;
  • Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • No seu cenário sobre como montar uma distribuidora de água, prefere o custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?

E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades no caminho referente aos planos de como montar uma distribuidora de água!

Você pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade e realidade perante o projeto de como montar uma distribuidora de água!

Entre em contato conosco para saber como abrir uma empresa!

E se gostou do conteúdo sobre como montar uma distribuidora de água, nos acompanhe nos próximos posts!

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

3 respostas para “Como montar uma distribuidora de água: tire sua ideia do papel agora!”

  1. Luiz Carlos Guimarães Rajo disse:

    Excelente

  2. João disse:

    Que maravilha, ótimo artigo, gostomuito do conteúdo deste site, sempre passo por aqui.

  3. Carlos Antônio Alves aguiar disse:

    Carlão água cristalina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat