Como ser um bom líder

Segundo o dicionário a palavra chefe é descrita como o indivíduo
investido de poder para ocupar lugar de comando. Em contrapartida, líder
significa pessoa cuja ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e
comportamento de outras.

Estar a frente de um negócio é desafiador e exige constante dedicação. Toda
empresa de sucesso depende de uma excelente gestão de pessoas e isso deve ser visto, primeiramente, no líder.

Infelizmente os cargos de liderança de muitas empresas são ocupados por
pessoas que não foram preparadas para este posto. Este cenário em pequenas e
médias empresas é mais comum, já que o critério para ascensão é baseado no
nível de confiança que o presidente ou proprietário possui no candidato a
líder, ao invés de ter como critério as competências inerentes a este cargo.

Visando diminuir esse tipo de falha, as empresas passaram a investir no
desenvolvimento de novas lideranças. De acordo com uma pesquisa da Bloomberg
Businessweek/Hay Group Best Companies for Leadership Survey de 2018 “para 95%
das 20 organizações que se destacam pela excelência de sua liderança, os
esforços para desenvolver novos líderes tornam os executivos mais bem
preparados para atingir os resultados organizacionais”.

Além de ter as competências necessários e estar sempre disposto e
potencializar seu perfil profissional, ser um bom líder também é um conjunto de
características. A seguir, confira nosso infográfico com 10 particularidades que contribuem para uma liderança bem aplicada.

  • Incentive sua equipe a aprender
    com os desafios visando não só o crescimento da empresa, mas a evolução pessoal
    do profissional;
  • Não pense de forma egoísta e
    apenas em seu sucesso;
  • Tenha um olhar analítico aguçado;
  • Esteja atento as dificuldades de
    seus subordinados e ajude quando necessário;
  • Saiba ouvir sugestões de sua
    equipe;
  • Inspire confiança, deixando seus
    colaboradores confortáveis para relatar problemas a forma de resolvê-los;
  • Saiba como despertar motivação em
    sua equipe;
  • Pratique empatia no seu dia a dia
    e seja educado com todos na empresa;
  • Se mostre constantemente
    inclinado a melhorar sua organização e disposto a sugestões;
  • Seja comprometido com suas
    tarefas e um bom exemplo para todos seus colaboradores.

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