Como ser um bom líder

Como ser um bom líder

Segundo o dicionário a palavra chefe é descrita como o indivíduo investido de poder para ocupar lugar de comando. Em contrapartida, líder significa pessoa cuja ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras.

Estar a frente de um negócio é desafiador e exige constante dedicação. Toda empresa de sucesso depende de uma excelente gestão de pessoas e isso deve ser visto, primeiramente, no líder.

Infelizmente os cargos de liderança de muitas empresas são ocupados por pessoas que não foram preparadas para este posto. Este cenário em pequenas e médias empresas é mais comum, já que o critério para ascensão é baseado no nível de confiança que o presidente ou proprietário possui no candidato a líder, ao invés de ter como critério as competências inerentes a este cargo.

Visando diminuir esse tipo de falha, as empresas passaram a investir no desenvolvimento de novas lideranças. De acordo com uma pesquisa da Bloomberg Businessweek/Hay Group Best Companies for Leadership Survey de 2018 “para 95% das 20 organizações que se destacam pela excelência de sua liderança, os esforços para desenvolver novos líderes tornam os executivos mais bem preparados para atingir os resultados organizacionais”.

Além de ter as competências necessários e estar sempre disposto e potencializar seu perfil profissional, ser um bom líder também é um conjunto de características. A seguir, confira nosso infográfico com 10 particularidades que contribuem para uma liderança bem aplicada.

  • Incentive sua equipe a aprender com os desafios visando não só o crescimento da empresa, mas a evolução pessoal do profissional;
  • Não pense de forma egoísta e apenas em seu sucesso;
  • Tenha um olhar analítico aguçado;
  • Esteja atento as dificuldades de seus subordinados e ajude quando necessário;
  • Saiba ouvir sugestões de sua equipe;
  • Inspire confiança, deixando seus colaboradores confortáveis para relatar problemas a forma de resolvê-los;
  • Saiba como despertar motivação em sua equipe;
  • Pratique empatia no seu dia a dia e seja educado com todos na empresa;
  • Se mostre constantemente inclinado a melhorar sua organização e disposto a sugestões;
  • Seja comprometido com suas tarefas e um bom exemplo para todos seus colaboradores.

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