Empreendedores

Como vender fotos na internet: √Č poss√≠vel ganhar R$ 100 por dia?

4maos

|

01/06/2022

|

5 min de leitura

|

Voltar

5 min de leitura

Chegou aqui buscando ideias de como vender fotos na internet? Ent√£o saiba que chegou ao lugar certo!

Usar a criatividade para diversificar a fonte de renda faz parte da rotina dos novos empreendedores e em especial para aqueles que são apaixonados por fotos, a venda de imagens online pode ser uma ótima oportunidade de negócio.

Sabemos que o ramo de fotografia pode ser um tanto quanto lucrativo, mas será que é possível ganhar dinheiro e faturar R$ 100,00 por dia com a venda de fotos online?

Se voc√™ gostaria de obter mais informa√ß√Ķes sobre como vender fotos na internet e conhecer os melhores sites para colocar isso em pr√°tica, n√£o deixe de nos acompanhar at√© o final deste artigo.

Boa leitura!

Como funciona esse negócio de vender fotos?

Muitos bancos de imagens permitem a venda e compra de fotos pela internet e quando uma venda é realizada, o fotógrafo recebe uma porcentagem do valor adquirido (royalties).

O processo para ganhar dinheiro funciona da seguinte maneira: a cada compra realizada o cliente adquire uma licença para baixar e utilizar a foto escolhida, e toda vez que isso acontece, o fotógrafo recebe um percentual do lucro que pode variar de acordo com a política da plataforma.

Dependendo do site escolhido para vender as imagens ainda é possível aumentar as chances de vendas comercializando uma mesma imagem em diferentes plataformas, mas para colocar isso em prática é preciso se atentar aos termos pois alguns sites prezam pela exclusividade.

Site para vender fotos: 4 Melhores op√ß√Ķes

Você não precisa ser um fotógrafo profissional para se cadastrar em sites para vender fotos.

No entanto, para se destacar e conquistar clientes, é necessário ter pelo menos os conhecimentos básicos de fotografia sobre enquadramento, foco e beleza da imagem para garantir a qualidade das fotos que serão vendidas.

Confira abaixo as quatro melhores op√ß√Ķes de site para vender fotos.

1 – Shutterstock

O Shutterstock √© um site de venda de fotos bem conhecido neste segmento, que conta  com milh√Ķes de clientes espalhados por todo o mundo.

Estão disponíveis na plataforma diversas fotografias de banco de imagens, vídeos, imagens vetorizadas e até mesmo faixas de áudios.

Ao colocar suas fotos à venda no Shutterstock, você passará a receber uma porcentagem do lucro obtido toda vez que uma imagem de sua autoria for vendida. A porcentagem pode variar de 15% a 40%, dependendo do seu nível no site.

Um ponto positivo e que chama bastante atenção é que o Shutterstock conta com um aplicativo que permite a importação de imagens diretamente pelo celular.

2 – Dreamstime

O Dreamstime é um dos sites mais tradicionais no mercado fotográfico.

Dentro da plataforma é possível vender fotos de banco de imagem para pessoas de todo o mundo e faturar de 20% a 50% do valor obtido através de suas vendas. A porcentagem exata de faturamento pode variar pois vai depender do seu nível na plataforma e do tipo de licença que adquiriu. Lembrando que para realizar o pagamento em sua conta é necessário atingir o valor mínimo de 100 dólares acumulados.

E não para por aí… o Dreamstime oferece muitos programas de incentivo onde você poderá aumentar a sua visibilidade escrevendo artigos para o blog da marca, participando dos concursos mensais de fotografia e enviando imagens editoriais para uma página exclusiva da plataforma.

O ponto negativo é que o Dreamstime estipula um limite semanal para realizar as postagens das fotos dentro da plataforma. O limite estabelecido para cada usuário também pode variar pois vai depender da taxa de aprovação de cada um. Ou seja, fotógrafos que tiverem entre 50% a 80% de suas fotos aprovadas poderão postar até metade do limite máximo semanal.

3 – Adobe Stock

Assim como os outros sites, o Adobe Stock tem como foco vender fotos através da assinatura paga de fotógrafos. No entanto, existe a opção de experimentar a plataforma por 30 dias de forma gratuita para conhecer e entender melhor como ela funciona.

O site paga cerca de 33% em royalties para o fotógrafo e transferem o valor para a conta bancária quando o limite mínimo de 25 dólares é alcançado. Em vista de outras plataformas este percentual não é muito alto, no entanto no Adobe Stock não é necessário assinar um contrato de exclusividade da marca, por tanto você poderá vender a mesma foto em vários outros sites.

Um grande diferencial do Adobe Stock é que dentro da plataforma há um sistema de geração automática de palavras-chaves disponível que ajuda na otimização de tempo ao procurar os nichos.

Além do mais, carregar imagens para o Adobe Stock é simples e fácil, já que ele permite o envio de fotografias diretamente do software de edição de imagens. Lembrando que toda foto vendida através da plataforma fica disponível nos apps da Adobe, o que ajuda a aumentar a chance de visibilidade do fotógrafo em uma das maiores comunidades do mundo para profissionais criativos.

Aparentemente são várias as vantagens de vender fotos no Adobe Stock, não é mesmo? Porém é preciso lembrar que nem tudo são flores.

O site oferece uma ótima oportunidade para quem deseja vender fotos, no entanto ele possui um processo de controle de qualidade muito exigente. Por tanto, se você deseja que suas fotos sejam aprovadas, certifique-se de esteja enviando as duas melhores fotografias.

LEIA TAMB√ČM:

4 – Alamy

O Alamy √© uma das melhores op√ß√Ķes entre os sites dispon√≠veis para vender fotos.

O site oferece uma das melhores comiss√Ķes aos fot√≥grafos com uma porcentagem de 50% dos royalties para cada vez que uma foto sua √© vendida. Al√©m disso, tamb√©m permite o envio de v√≠deos e vetores com o mesmo regime de royalties.

Outra vantagem do Alamy √© que ele n√£o obriga o fot√≥grafo a trabalhar exclusivamente para o seu site, permitindo que o mesmo realize a  venda de suas fotos em outras plataformas.

O ponto negativo é que como o Alamy não é tão grande quanto os outros sites indicados, por tanto é necessário se esforçar para ganhar maior visibilidade.

Conclus√£o: como vender fotos na internet

Como pudemos ver ao longo deste conte√ļdo, vender fotos na internet atrav√©s de plataformas de bancos de imagens pode ser uma boa op√ß√£o para quem busca fazer uma renda extra ou at√© mesmo conquistar uma renda passiva.

Por tanto, agora que você já entendeu tudo para colocar esta ideia em prática e sabe quais os sites deve investir para vender fotos na internet, o que está esperando para começar a ganhar dinheiro?

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

4maos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

N√ďS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador

Nome fantasia: 4M√ÉOS. RAZ√ÉO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 ‚Äď Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.