Empreendedores

Franquias starbucks: Como funciona, preço e quanto fatura?

Emily Clemes

|

05/05/2022

|

5 min de leitura

|

Voltar

franquias starbucks
5 min de leitura

Já ouviu falar das franquias starbucks? Você pensa em fazer partes das franquias Starbucks ou abrir franquias starbucks? Esta procurando uma contabilidade para franquias?Pensa em franquia starbucks Brasil? Se sua resposta for “sim” você precisa ler esse texto até o final para descobrir tudo sobre como abrir franquias Starbucks, afinal a Starbucks é uma franquia mesmo? Vamos descobrir!

Lembrando que aqui no nosso site você encontra muitos textos como esse voltado para o empreendedorismo e que abordamos vários assuntos, então não deixe de conhecer nosso blog dos empreendedores quando terminar de ler esse texto.

Como abrir uma das franquias Starbucks?

A Starbucks não possui franquias, na verdade as várias Starbucks que existem são um tipo de licenciamento da marca, ou seja, a marca da a permissão para que aquelas pessoas/empreendedores possam utilizar sua marca e assim oferecer os seus produtos, contudo não considerado como uma franquia.

Mesmo não sendo uma franquia a Starbucks irá dar todo suporte para aqueles que pretendem abrir ir uma cafeteria da Starbucks como, por exemplo, mandar receitas que são servidas na cafeteria.

E esse ponto de mandar as receitas para as novas cafeterias tem algo bem curioso, porque existem muitas Starbucks espalhadas pelo mundo e que cada uma delas possui um cardápio diferente conforme a região, ou seja, se você abrir uma Starbucks em São Paulo e uma no Rio Grande do Sul é bem provável que  o cardápio de São Paulo seja diferente do cardápio do Rio Grande do Sul, porque  são regiões diferentes e os clientes possuem gostos diferentes, então a Starbucks criou essa estratégia para atender o gosto de todos os clientes independente do local.

Como surgiu a Starbucks?

A Starbucks foi criada em 1971 em Seattle por três Amantes do café, Jerry Baldwin, Zev Siegel e Gordon Bowker, os três fundadores chegaram a conclusão do nome “Starbucks “ por se inspirarem no filme da época e o logo é representado por uma sereia para lembrar que os primeiros comerciantes do grão de café foram os navegadores.

Em 1982 Howard Shultz era diretor de operações de marketing, porém ele queria muito mais do que ficar apenas no Marketing dessa nova empresa então ele teve a ideia de fazer que o Starbucks fosse um lugar em que as pessoas fossem diariamente para pegaram seus cafés e irem tomando a caminho do trabalho ou enquanto caminhava.

A princípio os três fundadores não gostaram da ideia, mas Howard provou que essa ideia funcionava! Em 1987 Shultz resolveu comprar a marca da Starbucks e as seis lojas que a cafeteria já possuía e a partir daí o negócio vem expandindo até os dias de hoje e até hoje é uma boa oportunidade de negócio.

Franquia starbucks preço 2022?

Já sabemos que a Starbucks que não possui franquia, mas se você deseja abrir uma cafeteria da Starbucks com a permissão da marca você deverá ter no mínimo 500 mil reais para o investimento inicial.

Com esses 500 mil reais você poderá alugar um lugar, contratar funcionários, comprar os ingredientes e todos os materiais que você precisara para inaugurar a nova loja da Starbucks, Talvez você ache um valor de 500 mil reais muito alto, mas o lucro que a starbucks irá trazer para você com certeza será bem maior pois ela faz parte dos negócios em alta.

O que precisa para ter uma franquia Starbucks?

Para você poder utilizar o nome da Starbucks e montar sua cafeteria você deve se encaixar nos critérios que a rede da Starbucks propõe.

Para falar a verdade, a rede da Starbucks é bem rigorosa e procura por profissionais que já possuem uma experiência na área da cafeteria, além de precisar que essa pessoa tenha o dinheiro do investimento inicial e tenha também seus objetivos traçados em relação a nova cafeteria.

Antes da Starbucks permitir que você use o nome da rede ela irá avaliar também o local em que você deseja montar, qual é o espaço que você tem para montar a cafeteria e se nesse espaço existe estacionamento para que os clientes possam ter fácil acesso ao local.

Além desses pontos a Starbucks precisa saber ainda qual é o modelo de negócio que você deseja abrir, se é aquele modelo pequeno que pessoas devem apenas comprar os cafés ou se é um espaço maior onde os clientes podem se sentar e desfrutar do café no espaço e assim por diante. A rede ira avaliar cada detalhe antes de dar a permissão.

Vale dizer que por a Starbucks não ser uma franquia a cafeteria que for usar nome da rede não precisara estar 100% dentro dos padrões da Starbucks, porém existem regras a serem seguidas.

Leia também

Quanto fatura a Starbucks?

Uma das vantagens de abrir uma cafeteria da Starbucks ao invés de começar uma cafeteria do zero é que a Starbucks já é reconhecida em vários países e a chances da Starbucks falir é quase 75% menor do que abrir um negócio próprio.

Apesar de o investimento ser alto como explicamos no tópico anterior que o mínimo do investimento inicial deve ser de 500 mil reais, a rede de starbucks pode trazer um bom lucro, pois em 2021 a rede faturou mais de 66 milhões de reais o que é muito dinheiro não é mesmo?

Qual é o lucro de uma cafeteria?

A questão de qual é o lucro que uma cafeteria irá te trazer não podemos dizer com uma certeza, porque isso irá depender de muitos fatores como, por exemplo, qual o tamanho da sua cafeteria, quantas pessoas frequentam a cafeteria por dia, o valor do aluguel da sua cafeteria e as despesas mensais entre outros pontos.

Geralmente uma cafeteria simples tem como lucro o valor aproximado a 15 mil reais por mês, mas como explicamos esse lucro irá depender de inúmeros fatores.

Provavelmente se a cafeteria for uma Starbucks o lucro irá ser bem acima dos 15 mil reais, pois já é uma rede conhecida e muitos clientes dão preferência para Starbucks .

Chegamos ao fim desse texto e esperamos que você tenha entendido que a Starbucks não é uma franquia, mas que existe a chance de você abrir uma cafeteria Starbucks.

Te convidamos a visitar nosso blog do Empreendedor e ler mais conteúdos como esse que poderão agregar no seu conhecimento sobre empreendedorismo.

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

Emily Clemes

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formado em finanças com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador

Nome fantasia: 4MÃOS. RAZÃO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.