Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Victor Pacheco
Redator 4 Mãos
Uma opção ainda pouco explorada por varejistas e atacadistas é o marketplace.
De início, muitos empreendedores rapidamente optam por abrir seus próprios e-commerces, um site ou uma página das redes sociais, mas poucos sabem ou se lembram da existência do modelo de marketplace.
O que é uma pena, já que o marketplace explora um potencial de vendas para o varejo tradicional e diminuição de custos inimaginável.
Você sabia que em 2020 o marketplace cresceu cerca de 11% a mais que o e-commerce, com 73,2 bilhões em vendas?
Nós podemos notar pelos grandes nomes do Mercado como Mercado Livre, Amazon, Americanas e Magazine Luiza, por exemplo.
Porém, apesar do crescimento, ¼ dos consumidores não sabe o que é um marketplace, o que é um número alto. Talvez, você que chegou até aqui não saiba exatamente o que é e nem suas vantagens.
Para isso escrevemos este artigo, oferecendo todas as informações que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!
Basicamente, o marketplace é como um grande shopping virtual no qual varejistas criam suas lojas e expõem seus produtos.
É um portal colaborativo onde empresas divulgam seus produtos e o consumidor pode escolher os que mais lhe agradam, dando ao cliente a possibilidade de acesso a ofertas de centenas de empresas em um único lugar.
É uma terminologia de mercado relativamente nova no Brasil, tendo ganhado espaço principalmente em 2012, com esse grande diferencial de o consumidor ter essa espécie de catálogo com inúmeros produtos e vendedores em um único site.
Não há grandes segredos para o funcionamento de um marketplace. As empresas podem se cadastrar de forma fácil e até mesmo gratuitamente.
Geralmente, é necessário que a empresa atenda aos seguintes requisitos para se cadastrar:
Após o cadastro a empresa criará sua loja e poderá divulgar seus produtos, sendo possível para o usuário acessá-los através do seu histórico de busca.
A forma de captação de um serviço de marketplace geralmente acontece por comissão e, muitas vezes, a empresa responsável pela gestão do marketplace também se responsabiliza pela intermediação de pagamento e frete, por exemplo.
Ou seja, há a possibilidade de uma loja não pagar nada para se cadastrar, porém sendo necessário pagar uma comissão de acordo com a quantidade de vendas realizadas.
Fique atento às regras, cada marketplace possui sua forma de administração diferente, leia atentamente cada cláusula do contrato antes de finalizar o cadastro e começar suas vendas.
Se o ano de 2020 foi recessão na economia para as atividades presenciais, tenha toda certeza de que isso não aconteceu no e-commerce. Isso porque muitas pessoas fizeram sua primeira compra virtual em 2020. Segundo um balanço do ano passado, este mercado foi responsável por 78% de faturamento do e-commerce e como esperado, fechou 2020 em alta.
Este resultado foi o maior em 20 anos e é esperado que as pessoas que fizeram sua primeira compra, então voltem a adquirir novos produtos e/ou serviços por meio da internet. E se você está pensando em começar a vender na internet, saiba que este mercado é uma ótima forma de vender para pessoas de todo o Brasil.
O marketplace traz benefícios para todos os participantes: o consumidor, o lojista e o operador da plataforma.
Para o lojista, os maiores benefícios estão na praticidade para abrir uma loja virtual, logística e diminuição de custos.
Confira aqui os benefícios completos:
Porém, como nem tudo são flores, o marketplace também tem suas desvantagens. Sendo as principais delas a dependência da loja em relação ao marketplace, a falta de controle e a alta comissão por vendas.
Se você está pronto para começar a decolar suas vendas através desse modelo de Mercado, confira aqui alguns grandes marketplaces que você pode optar:
Depois que seu modelo de marketplace estiver concluído, basta fechar parcerias com empresas para que a vitrine de seu shopping virtual seja concluído. Mas você deve estar se perguntando: como vou ganhar dinheiro?
No ato de acertar a parceria, tanto dono do marketplace quanto vendedor decidem isso. A inserção de um gateway de pagamento que conta a função de split é essencial.
O que é split de pagamento? Esta é a função que realiza a separação do valor das compras de um marketplace de forma automática. Isso além de deixar todo o processo mais dinâmico, evita a bitributação. Que por sinal é ilegal.
É importante entender que tanto dono do marketplace quanto empresa que irá oferecer seus produtos/serviços só irão faturar quando a compra for efetivada e essa divisão será feita de forma automática. Portanto defina isso antes mesmo de procurar por parceiros para seu marketplace!
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