Como o Marketplace tem revolucionado o mercado | 4 Mãos

Empreendedores

Como o Marketplace tem revolucionado o mercado

Victor Pacheco

|

25/05/2021

|

3 min de leitura

|

Voltar

Mulheres procurando como abrir um marketplace
3 min de leitura

O mundo está passando por uma verdadeira revolução devido à pandemia quem tem ou optou por vender em um marketplace, não deixou de lucrar. Mas na prática, como isso tem acontecido? Você pode não saber, mas com certeza já comprou algo em uma empresa como esta.

E se está pensando em vender em um marketplace e começar neste mercado, precisa entender como o marketplace tem revolucionado o mercado. Pensando em lhe dar estas informações, reunimos tudo o que precisa saber para ter o maior sucesso no processo de como montar um marketplace.

O que é um marketplace?

Chamamos de Marketplace, o modelo de loja que funciona como um verdadeiro shopping. Isso porque diversas empresas/profissionais autônomos podem exibir seus produtos ou serviços. Este modelo de negócio tem ficado cada vez mais famoso devido a muitos estabelecimentos ficarem fechados durante a pandemia.

Então, foi necessário que as empresas procurassem um novo âmbito para ter vendas. Mas pense: com tudo fechado, onde os consumidores irão fazer novas compras? Se antes os marketplaces eram uma opção secundária, agora estão sendo o primeiro lugar onde as pessoas vão quando precisam fazer uma nova aquisição.

Na hora de fazer uma pesquisa, você com certeza verificou as opções dentro da Amazon e Mercado Livre, certo? É assim que podemos falar sobre como o marketplace tem revolucionado o mercado.

O sucesso dos marketplaces em meio à pandemia

Se o ano de 2020 foi recessão na economia para as atividades presenciais, tenha toda certeza de que isso não aconteceu no e-commerce. Isso porque muitas pessoas fizeram sua primeira compra virtual em 2020. Segundo um balanço do ano passado, este mercado foi responsável por 78% de faturamento do e-commerce e como esperado, fechou 2020 em alta.

Este resultado foi o maior em 20 anos e é esperado que as pessoas que fizeram sua primeira compra, então voltem a adquirir novos produtos e/ou serviços por meio da internet. E se você está pensando em começar a vender na internet, saiba que este mercado é uma ótima forma de vender para pessoas de todo o Brasil.

Quero ter um Marketplace: por onde começar?

Muitas pessoas pensam em ter um marketplace, mas entenda que antes disso, como a abertura de qualquer empresa, você precisa dar a solução para um problema do dia a dia. Supondo que opte por abrir uma marketplace de serviços focado em Medicina. Antes disso, saiba todas as dores do público-alvo, que podem ser:

  • Valor;
  • Comodidade;
  • Disponibilidade;
  • E muito mais.

Tenha em mente que sua solução de conexão precisa necessariamente, conectar dois polos que estão com alguma dor. Primeiro o consumidor (que pode ser uma empresa também) e claro, o negócio que o ajuda com a necessidade.

Como funciona o comissionamento em Marketplace?

Depois que seu modelo de marketplace estiver concluído, basta fechar parcerias com empresas para que a vitrine de seu shopping virtual seja concluído. Mas você deve estar se perguntando: como vou ganhar dinheiro?

No ato de acertar a parceria, tanto dono do marketplace quanto vendedor decidem isso. A inserção de um gateway de pagamento que conta a função de split é essencial.

O que é split de pagamento? Esta é a função que realiza a separação do valor das compras de um marketplace de forma automática. Isso além de deixar todo o processo mais dinâmico, evita a bitributação. Que por sinal é ilegal.

É importante entender que tanto dono do marketplace quanto empresa que irá oferecer seus produtos/serviços só irão faturar quando a compra for efetivada e essa divisão será feita de forma automática. Portanto defina isso antes mesmo de procurar por parceiros para seu marketplace!

Como abrir um marketplace com uma maior assertividade?

Agora que você entendeu como funciona o processo de desenvolvimento de um marketplace e como isso está fazendo sucesso, saiba que para ter um negócio como este, vai precisar de ajuda para colocar sua ideia em prática. Além de ficar longe de problemas, ainda vai conseguir ter o maior sucesso possível, uma vez que terá profissionais cuidando do projeto.

Lembramos que como qualquer site, você precisará de uma hospedagem para inserir seu site, uma vez que quando começar a fazer sucesso, este não pode ficar fora do ar durante um mínimo segundo. Muitas empresas que realizam o processo de desenvolvimento de marketplace possuem o pacote completo, contate agora mesmo!

Escrito por

Victor Pacheco

Redator da Plataforma 4 Mãos, formado em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat