Empreendedores

Marketplace: Entenda melhor suas vantagens e desvantagens e conhe√ßa algumas op√ß√Ķes no mercado

Victor Pacheco

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25/05/2021

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6 min de leitura

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sociedade limitada unipessoal
6 min de leitura

Uma op√ß√£o ainda pouco explorada por varejistas e atacadistas √© o marketplace. 

De in√≠cio, muitos empreendedores rapidamente optam por abrir seus pr√≥prios e-commerces, um site ou uma p√°gina das redes sociais, mas poucos sabem ou se lembram da exist√™ncia do modelo de marketplace. 

O que √© uma pena, j√° que o marketplace explora um potencial de vendas para o varejo tradicional e diminui√ß√£o de custos inimagin√°vel. 

Voc√™ sabia que em 2020 o marketplace cresceu cerca de 11% a mais que o e-commerce, com 73,2 bilh√Ķes em vendas? 

N√≥s podemos notar pelos grandes nomes do Mercado como Mercado Livre, Amazon, Americanas e Magazine Luiza, por exemplo. 

Por√©m, apesar do crescimento, ¬ľ dos consumidores n√£o sabe o que √© um marketplace, o que √© um n√ļmero alto. Talvez, voc√™ que chegou at√© aqui n√£o saiba exatamente o que √© e nem suas vantagens. 

Para isso escrevemos este artigo, oferecendo todas as informa√ß√Ķes que voc√™ precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!¬†

Primeiramente, o que é marketplace? 

Basicamente, o marketplace √© como um grande shopping virtual no qual varejistas criam suas lojas e exp√Ķem seus produtos. 

√Č um portal colaborativo onde empresas divulgam seus produtos e o consumidor pode escolher os que mais lhe agradam, dando ao cliente a possibilidade de acesso a ofertas de centenas de empresas em um √ļnico lugar. 

√Č uma terminologia de mercado relativamente nova no Brasil, tendo ganhado espa√ßo principalmente em 2012, com esse grande diferencial de o consumidor ter essa esp√©cie de cat√°logo com in√ļmeros produtos e vendedores em um √ļnico site.¬†

Como funciona na prática? Qualquer empresa pode participar? 

N√£o h√° grandes segredos para o funcionamento de um marketplace. As empresas podem se cadastrar de forma f√°cil e at√© mesmo gratuitamente. 

Geralmente, √© necess√°rio que a empresa atenda aos seguintes requisitos para se cadastrar: 

  • Ter um CNPJ (que pode ser MEI, com um CNAE que permita atuar no varejo);
  • N√£o ter restri√ß√Ķes no CNPJ;
  • CNAE para varejo. Voc√™ pode buscar o CNAE apropriado no site da Comiss√£o Nacional de Classifica√ß√£o (CONCLA), na divis√£o 47;
  • Estar apto para emitir notas fiscais;
  • Ter um capital social m√≠nimo de R$ 1.000,00;
  • Conta corrente CNPJ.¬†

Ap√≥s o cadastro a empresa criar√° sua loja e poder√° divulgar seus produtos, sendo poss√≠vel para o usu√°rio acess√°-los atrav√©s do seu hist√≥rico de busca. 

A forma de captação de um serviço de marketplace geralmente acontece por comissão e, muitas vezes, a empresa responsável pela gestão do marketplace também se responsabiliza pela intermediação de pagamento e frete, por exemplo.

Ou seja, h√° a possibilidade de uma loja n√£o pagar nada para se cadastrar, por√©m sendo necess√°rio pagar uma comiss√£o de acordo com a quantidade de vendas realizadas. 

Fique atento √†s regras, cada marketplace possui sua forma de administra√ß√£o diferente, leia atentamente cada cl√°usula do contrato antes de finalizar o cadastro e come√ßar suas vendas. 

Marketplace

O sucesso dos marketplaces em meio à pandemia

Se o ano de 2020 foi recessão na economia para as atividades presenciais, tenha toda certeza de que isso não aconteceu no e-commerce. Isso porque muitas pessoas fizeram sua primeira compra virtual em 2020. Segundo um balanço do ano passado, este mercado foi responsável por 78% de faturamento do e-commerce e como esperado, fechou 2020 em alta.

Este resultado foi o maior em 20 anos e é esperado que as pessoas que fizeram sua primeira compra, então voltem a adquirir novos produtos e/ou serviços por meio da internet. E se você está pensando em começar a vender na internet, saiba que este mercado é uma ótima forma de vender para pessoas de todo o Brasil.

Quais são as vantagens e desvantagens do marketplace? 

O marketplace traz benef√≠cios para todos os participantes: o consumidor, o lojista e o operador da plataforma. 

Para o lojista, os maiores benef√≠cios est√£o na praticidade para abrir uma loja virtual, log√≠stica e diminui√ß√£o de custos. 

Confira aqui os benef√≠cios completos: 

  • Baixo investimento: j√° que n√£o √© necess√°rio para o lojista criar um site, gastar com suporte, programa√ß√£o, marketing, etc. Isso porque a maioria dos portais possuem seu pr√≥prio plano de m√≠dia ativo e sua estrutura pronta para pagamento e envio de mercadorias. 
  • Alta visibilidade: os marketplaces tem um alto n√ļmero de visitas e, consequentemente, isso tamb√©m beneficiar√° sua empresa, diminuindo a necessidade de investimentos e tempo em divulga√ß√£o. Com um e-commece, uma loja pode precisar investir cerca de 15 a 20% em marketing, o que com o marketplace √© reduzido. 
  • Aumento das vendas e maior retorno: empresas que fazem an√ļncios em marketplace tem 60% de seu faturamento e vendas vindo desses portais. E o melhor! Com retorno r√°pido. Muitas lojas que fazem promo√ß√Ķes em um marketplace conseguem esgotar seus estoques em at√© 24 horas. 

Porém, como nem tudo são flores, o marketplace também tem suas desvantagens. Sendo as principais delas a dependência da loja em relação ao marketplace, a falta de controle e a alta comissão por vendas. 

Marketplaces de sucesso no Mercado

Se voc√™ est√° pronto para come√ßar a decolar suas vendas atrav√©s desse modelo de Mercado, confira aqui alguns grandes marketplaces que voc√™ pode optar: 

  • Amazon: uma gigante fundada em 1994 que atua at√© hoje e trabalha com produtos em todo o mundo. 
  • Americanas: com custo inicial zero e com a chance de aproveitar da grande visibilidade que a empresa proporciona e seguran√ßa contra invas√Ķes e fraudes. 
  • Magazine Lu√≠za: √© um dos maiores players brasileiros com mais de 35 milh√Ķes de acessos, com uma plataforma intuitiva e excelente experi√™ncia de compra, al√©m de suporte especializado para os vendedores. 
  • Facily: um app super intuitivo que traz uma plataforma social que permite compras em grupo de produtos como eletr√īnicos, mercado e hortifr√ļti, petshops e muito mais. Se voc√™ faz parte de alguns desses nichos, entre em contato pelo telefone facily e saiba mais!
  • eF√°cil: um marketplace que abrange uma diversa gama de produtos que v√£o desde bebidas √† eletr√īnicos, eletrom√©sticos e utilidades dom√©sticas. A plataforma tamb√©m √© muito intuitiva e tem de tudo, inclusive com muitas promo√ß√Ķes. Se voc√™ √© varejista e deseja uma plataforma f√°cil de se cadastrar e com boa visibilidade, entre em contato pelo telefone e-f√°cil para saber mais detalhes!

Como funciona o comissionamento em Marketplace?

Depois que seu modelo de marketplace estiver concluído, basta fechar parcerias com empresas para que a vitrine de seu shopping virtual seja concluído. Mas você deve estar se perguntando: como vou ganhar dinheiro?

No ato de acertar a parceria, tanto dono do marketplace quanto vendedor decidem isso. A inserção de um gateway de pagamento que conta a função de split é essencial.

O que √© split de pagamento? Esta √© a fun√ß√£o que realiza a separa√ß√£o do valor das compras de um marketplace de forma autom√°tica. Isso al√©m de deixar todo o processo mais din√Ęmico, evita a bitributa√ß√£o. Que por sinal √© ilegal.

√Č importante entender que tanto dono do marketplace quanto empresa que ir√° oferecer seus produtos/servi√ßos s√≥ ir√£o faturar quando a compra for efetivada e essa divis√£o ser√° feita de forma autom√°tica. Portanto defina isso antes mesmo de procurar por parceiros para seu marketplace!

Gostou das nossas dicas? Então não perca essa oportunidade de expandir o seu negócio!

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Escrito por

Victor Pacheco

Redator da Plataforma 4 M√£os, formado em Jornalismo com amplo conhecimento em produ√ß√£o de conte√ļdo para a Web.

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