MEI para desenvolvedor: entenda se isso é possível | 4 Mãos

Empreendedores

MEI para desenvolvedor: entenda se isso é possível

Natalia Mantovani

|

05/04/2021

|

8 min de leitura

|

Voltar

Profissional procurando sobre MEI para desenvolvedor
8 min de leitura

Você sabe se é possível ter um MEI para desenvolvedor? E se for possível, como formalizar este modelo de negócio? Essas perguntas são muito comuns entre profissionais de áreas como a sua, ligadas a programador MEI.

Se você quer e precisa saber como regular o seu negócio, leia este artigo até o fim, pois você deve saber que o departamento de desenvolvimento de software do Brasil é muito ativo, então abrir uma empresa neste nicho de mercado pode ser muito lucrativo.

Considerando que o custo de um software adequado às necessidades de cada cliente pode ultrapassar 30.000 reais, se você tiver uma excelente equipe DEV e conseguir concluir o projeto com rapidez e alta qualidade, poderá captar vários clientes em um curto espaço de tempo.

Mas voltando à questão original: MEI para desenvolvedor é possível? Posso me enquadrar neste modelo que parece muito atrativo e visado no mercado? A resposta é não.

Vamos explicar por que você não pode ter um MEI para desenvolvedor e mostrar as alternativas que você tem para formalizar sua empresa a fim de trazer resultados frutíferos para o seu negócio.

Por que não há MEI para desenvolvedor?

Por que os programadores e desenvolvedores de software não estão qualificados para o MEI? Simples. O MEI foi criado para remover ocupações mais simples do informal, e essas ocupações informais não são acadêmicas nem científicas. Os MEIs na área de TI são severamente restringidos porque já são atividades regulamentadas.

Por exemplo, embora profissionais dedicados à formatação e reparo de computadores possam ser qualificados para MEI, aqueles que possuem lógica de programação, a lógica para criar e desenvolver programas, sites e aplicativos não podem ter programadores MEI.

Ou então, diversos profissionais acabam optando por tomar atitudes informais. Como você resolve essa situação?

Isso é comum entre programadores e desenvolvedores que precisam do CNPJ para encontrar um método que seja suficiente para se registrar como MEI para desenvolvedor. Por isso, podem optar por atividades alternativas na área de tecnologia da informação na CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), como manutenção de computadores ou instalação de redes de computadores. Mas isso é problemático?

O problema na utilização da CNAE não condizer com a atuação real da empresa

A CNAE é uma classificação nacional de códigos padronizados de atividade econômica que mostra aos órgãos tributários federais, trabalhistas e aos órgãos estaduais e municipais da Administração Tributária do Estado, quais são as atividades da empresa e estabelece obrigações tributárias.

Esses códigos são determinados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de acordo com o International Industrial Classification Standard (ISIC).

A CNAE está diretamente relacionada com a escolha do regime tributário aplicável à empresa, portanto, tem impacto direto na vida da empresa, sendo ela determinante as despesas tributárias que devem ser atendidas.

A sua empresa pode ter vários CNAEs. Um é o principal. Se prestar serviços diferentes, emitirá a maior parte das faturas através deles, enquanto o outro é secundário. A relação entre uma CNAE e a outra é muito importante.

O código também permite ao empresário saber com antecedência os impostos, taxas e encargos que pagará ao sindicato, aos governos estaduais e municipais.

Conforme mencionado acima, para ter CNPJ, utilizando CNAE diferente das atividades reais realizadas, programadores e desenvolvedores costumam encontrar um método eficiente para conseguir ser MEI. Mas, isso é um abuso fiscal em relação a CNAE.

Por que eles fariam isso para conseguir o MEI para desenvolvedor?

Porque ser classificado como MEI traz vantagens, como a tributação do SIMEI (arrecadação mensal do Simples Nacional, recebimento de microempresários pessoais) e isenção de tributos federais, como imposto de renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL.

O imposto nacional simplificado é um sistema tributário conveniente e simplificado para as micro e pequenas empresas, que unifica os tributos aplicáveis ​​em um projeto de lei denominado DAS (Documento Nacional de Arrecadação Simplificado).

No entanto, embora os microempreendedores individuais tenham muitas vantagens, as deficiências desse sistema trarão grandes desvantagens. Afinal, como as pessoas geralmente acreditam, coisas baratas podem sais caras no fim.

Em primeiro lugar, como o limite de faturamento anual da MEI não pode ultrapassar R $ 81.000,00, isso limitará o desenvolvimento da sua empresa. Se esse limite for ultrapassado, a empresa será excluída do MEI e deverá arcar com uma multa retroativa pelo Simples Nacional e aplicação de juros.

Além disso, como todas as informações da empresa são comunicadas ao sistema tributário pela CNAE, a seleção desse código de forma incorreta e não condizente com a atividade real da empresa pode gerar diversas consequências. Portanto, daremos um bom exemplo a seguir:

A empresa pode ser multada por não pagar impostos

Você pode perder a oportunidade de aproveitar os benefícios fiscais aos quais pode ter direito.

Você pode não conseguir assinar contratos com grandes empresas que exijam que seus fornecedores e empreiteiros cumpram todas as obrigações legais e usem a CNAE correta para emitir faturas. Muitas empresas também evitam contratar a MEI devido a riscos trabalhistas.

Como abrir empresa para desenvolvedores?

Como você não pode se tornar um MEI para desenvolvedor programador de software, pode escolher outros formatos de empresa, como Microempresa (ME) e Small Enterprise (EPP).

Nestes formatos, você pode escolher uma das três propriedades legais: LTDA, EIRELI e EI.

EI (Empreendedor Individual): Não são permitidas parcerias e não são exigidos contratos sociais.

LTDA (Limited Liability Company): Permite que dois ou mais sócios estabeleçam uma parceria. É preciso fazer um contrato social.

EIRELI (Pessoa Física ou Limitada): Permite que a empresa seja composta por apenas um sócio, e exige que seu capital social mínimo seja de 100 salários-mínimos no momento do registro da empresa. Também precisa de um contrato social.

Esses bens jurídicos, além de permitirem a cobrança de tributos por sua empresa pelo Simples Nacional, também permitem outros tipos de tributos, como lucros presumidos.

É uma análise correta da CNAE e de outros fatores que vão mostrar qual o método mais adequado para a sua empresa e vão diminuir o imposto que você paga porque no “lucro presumido”, o imposto pago pela empresa será reduzido. Os contadores são profissionais qualificados que podem ajudar os empresários a fazer essa escolha nos seus planos sobre a CNAE desenvolvimento de software MEI.         

O tipo de empresa selecionada dependerá de vários fatores, como o faturamento anual da empresa e a presença ou ausência de sócios.

Para se qualificar como uma microempresa (ME), a receita anual total da empresa deve ser menor ou igual a 360.000 reais.

O faturamento anual das Pequenas Empresas (EPP) é limitado a 4,8 milhões de reais.

Microempresa (ME) é a escolha mais comum quando o assunto entra em pauta o MEI para programador, mas, novamente, os profissionais de contabilidade irão analisar a situação e recomendar o tipo ideal para sua empresa.

Tanto ME quanto EPP podem se beneficiar de licitações públicas.

Escolha o melhor escritório contábil para te auxiliar na atualização do MEI desenvolvedor

Bem, para encontrar o melhor escritório de contabilidade para concluir todos os passos da sua formalização, que como vimos não pode ser MEI para desenvolvedor, primeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário e isso também é importante. Entretanto, compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado para não ter problemas no processo de para descobrir um novo modelo que substitua o MEI para desenvolvedor;
  • Meio termo entre os dois acima.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto);
  • Online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

Se te dissermos que você pode encontrar tudo isso conforme sua necessidade em alguns cliques? Que tal um contador terceirizado para que o processo para atualizar o MEI para desenvolvedor seja otimizado?

E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA? E, contudo, você só precisa fazer uma ação para receber apoio no processo para encontrar um modelo que substitua o MEI para desenvolvedor.

Opte por uma contabilidade especializada!

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto de MEI para desenvolvedor, é essencial contar com uma equipe de contadores que entende do assunto. Você ficará satisfeito com o serviço pois o contador poderá te atender do jeito que você espera. Fale com um especialista agora mesmo e não perca tempo!

Dessa forma, você consegue focar em todos os seus projetos enquanto os contadores trabalham em demandas que você não possui tanto conhecimento. Solicite um orçamento para realizar abertura de empresa gratuita e conseguir ser visto com cada vez mais profissionalismo!

Gostou do conteúdo sobre MEI para desenvolvedor? Não deixe de acessar nosso blog para conferir os demais artigos e saber como realizar uma melhor gestão de seu empreendimento.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat