Não espere que o ChatGPT o ajude a conseguir seu próximo emprego

Não conte apenas com o ChatGPT para obter sua próxima vaga. Amplie suas habilidades práticas. Saiba mais.
Redator 4mãos

Por: Josianne Rodrigues

Redatora 4mãos

X

Algumas pessoas tem usado o ChatGPT para aumentar suas chances de conseguir vagas de empregos com mais facilidade. Porém, alertamos para que Não espere que o ChatGPT o ajude a conseguir seu próximo emprego. De acordo com uma pesquisa do National Bureau of Economic Research, foi apontado que várias pessoas estão usando essa ferramenta para conseguir sobressair sobre essas vagas, fazendo com que seus currículos fiquem ainda mais completos.

Aos olhos de muitos, essa prática de usar o ChatGPT para acrescentar e escrever melhor em seus currículos, comparada aos que não usam, seria desleal, diminuindo a chance de ser contratados em 8% aos que não usa essa ferramenta para essa finalidade.

Por outro lado, de acordo com a diretora de pessoal Alex Shapiro da Jasper.ai, o uso da ferramenta pode sim ajudar os candidatos melhorando a linguagem e a escrita, porém, precisam se atentar, pois, a maioria escreve habilidades e informações que se quer tem conhecimento do que se trata. Por isso, é importante estarem atentos para não cair em armadilhas e sofrer consequências futuras na empresa que forem contratados .

Um hábito extremamente prejudicial

O uso incorreto do ChatGPT tem prejudicado os candidatos impedindo de efetivarem a vaga. Por isso, Não espere que o ChatGPT o ajude a conseguir seu próximo emprego, pois de acordo com Flavien Coronini, líder de aquisição de talentos da Hugging Face, os candidatos que usam ChatGPT para fazer suas cartas de recomendação se quer analisam o que foi escrito. E que, inclusive já pegou alguns “erros” onde os textos de comando informando ao chat como escrever a carta, estavam presentes na carta de recomendação.

Para Flavien Coronini, isso mostra o desinteresse do candidato em fazer parte do time de colaboradores de uma empresa. Já o Lindsey Duran, vice-presidente de recrutamento global da Nvidia, foi mais além, ele informou que alguns candidatos estão usando o ChatGPT até mesmo para responder perguntas durante as entrevistas. Mesmo sendo alertados de que essa é uma prática proibida, muitos se arriscam e acabam eliminando qualquer possibilidade de efetivação.

Melhore suas perspectivas de emprego com as competências do ChatGPT – comprovando sua eficácia

De acordo com alguns recrutadores, o CHATGPT pode sim ser um grande aliado para um candidato para concorrer a vaga de emprego. Porém, o candidato precisa comprovar as suas habilidades descritas no seu currículo ou na sua carta de recomendação. Chris Foltz, diretor de talentos da IBM, informou que o CHATGPT pode ajudar um candidato no momento da entrevista, pois, o ele pode trazer uma pauta onde informa os benefícios de usar a ferramenta, e também em como adquirir mais conhecimento.

Mostrar habilidades e conhecimento com a IA pode ser uma grande possibilidade de sucesso na entrevista, desde que fale com segurança e propriedade no assunto. Uma das pautas pode ser em como fazer cursos na área da IA e outras utilidades da ferramenta ou como estão usando essa ferramenta, mostrando conhecimento e interesse nessa área.

Não espere que o ChatGPT o ajude a conseguir seu próximo emprego

Humanize os formulários de candidatura automatizados pela IA para evitar a substituição

O toque humano é o que diferencia as pessoas para não serem substituídas pela tecnologia IA. E apesar que o fato de Não espere que o ChatGPT o ajude a conseguir seu próximo emprego, a ferramenta pode sim ajudar um candidato na hora da entrevista de emprego. Desde que ele esteja atento ao que está sendo escrito, atento aos comandos informados ao ChatGPT, informando a ferramenta para revisar as frases, palavras repetidas e outros.

Porém devem se atentar aos detalhes, lembrando sempre que essa é uma ferramenta que ajuda se os comandos forem informados corretamente, mas que, mesmo que o candidato use o ChatGPT para elaborar melhor um currículo ou uma carta de apresentação, isso não fará com que a necessidade da verificação do texto escrito ou a revisão para corrigir eventuais divergências ou erro, sejam excluídas.

Redator 4mãos Josianne Rodrigues

Redatora na empresa 4 mãos, 33 anos e fornecendo informações valiosas, conduzir análises aprofundadas e oferecer orientações práticas. Contribuindo para a expansão do site 4 mãos.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Siga o 4 Mãos no YOUTUBE Consulte Mais Informações

Conteúdo Relacionado

ramo da alimentação

Você tem uma ideia de negócio no ramo da alimentação? Então siga estas dicas

13/09/2024
Empreendedores de Sucesso Investem em Cursos de Idiomas

5 Razões Pelas Quais Empreendedores de Sucesso Investem em Cursos de Idiomas

27/08/2024

O que esperar do mercado de comércio eletrônico da América Latina

25/07/2024

Direitos do Trabalhador: saiba quais são e como conseguí-los

12/06/2024
Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil

7 Melhores Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil

25/03/2024
Ideias para salão de manicure

Ideias para salão de manicure: Decorações das simples às sofisticadas

20/03/2024

Tabelas de preços para salão de beleza: Atualizada 2024

20/03/2024
o que é spaterapia

O que é spaterapia? Saiba mais sobre essa técnica

19/03/2024
lista de material para cabeleireiro

Lista Completa de Material para Cabeleireiros: O que Não Pode Faltar

18/03/2024
Ideias de decoração salão beleza

49 Ideias de decoração salão beleza: Inspirações para Transformar seu Espaço

18/03/2024
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados

Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.