Notebook i3 ou i5: qual modelo escolher, diferenças e muito mais!

Redator 4mãos

Por: Jorge Torrez

Redator 4mãos

24/06/2022

X

Escolher um notebook para trabalho pode ser complicado pois hoje em dia existem diversos modelos diferentes. Cada trabalho exige diferentes funções do seu computador, por isso nesse artigo vou te apresentar qual vale mais apenas entre o Notebook i3 ou i5?

Notebook i3 ou i5: qual modelo é necessário para seu trabalho?

É necessário que você avalie suas necessidades para escolher o modelo certo. O Notebook i3 é um modelo básico de entrada, indicado para usos mais básicos pois não suportam muitos programas abertos simultaneamente.

Já o Notebook i5 é mais veloz e potente, isso porque seus processadores possuem mais núcleos operacionais. Rodam programas de alto desempenho, além de suportar realizar tarefas mais complexas ao mesmo tempo. 

Sobre o Intel Core

O Intel Core surgiu em meados de 2006, a empresa Intel estava focada em ajudar aqueles que precisam de processadores com alta performance. A linha começou com processadores menores, mas a partir de 2008 chegou ao mercado os CPUs Core i3, Core i5 e Core i7.

Cada uma delas possui particularidades como cores, preço e desempenho diferentes. Podendo ser escolhida de acordo com o bolso do cliente e as necessidades do seu trabalho. Não deixe de conferir os 12 Melhores Notebooks para Trabalho de 2022 e saiba como escolher a melhor opção que atende às suas necessidades.

Diferenças de um notebook i3 ou i5

Entre esses dois a diferença é clara, o desempenho do notebook ao realizar tarefas! O modelo com Core i3 possui menos velocidade, é uma CPU de 2 a 4 núcleos que consome menos energia. Atende o público que precisa de um notebook para tarefas básicas com o preço mais acessível.

O modelo com Core i5 já é um notebook intermediário, a CPU possui a tecnologia Turbo Boost que aumenta a velocidade do processador. Sendo uma boa opção para execução de tarefas mais elaboradas que exigem maior desempenho do computador. Confira também os 10 Melhores Notebooks i5 de 2022, e saiba qual é o modelo mais indicado para o seu trabalho.

Além disso, os dois possuem também diferentes preços. Sendo o i3 mais acessível e o i5 mais caro.

Veja qual geração de Intel Core é o notebook

As principais diferenças entre as gerações de processadores Intel Core são o desempenho e a tecnologia. Conforme as gerações vão avançando você consegue perceber a mudança no tamanho da CPU e velocidade de processamento.

Normalmente elas vão ficando menores e mais rápidas. Além disso, há otimizações de consumo de energia, compatibilidade com sistemas operacionais e memórias suportadas. Então podemos dizer que quanto mais recente a geração do seu processador Core, mais tecnológica e eficiente será. 

Para identificar a geração do processador do seu notebook basta olhar o primeiro número após o nome, por exemplo: Core i5-8600, pertence a 8° geração e assim sucessivamente. Também é possível encontrar essa informação na descrição do produto, nas configurações do notebook e na caixa.  

Sufixos do Intel Core

Os sufixos são letras que a Intel usa para descrever particularidades do aparelho. Como consumo de energia, placa de vídeo, performance e assim por diante. Abaixo temos uma descrição de cada letra para facilitar sua busca e compreensão na hora de escolher o notebook para trabalho.  

K – Conhecida como “Unlocked” torna possível acelerar a velocidade do processador por meio de um overclock. O famoso “ desbloqueado”.

G – Possui placa de vídeo integrada, ou seja, construída junto com o processador e compartilha a mesma memória que o aparelho. 

U – Processador com baixo consumo de energia e pouca potência. 

T – Otimiza o uso de energia, econômico mas não tanto quanto o anterior. 

H – Processador com placa de vídeo integrada porém com melhor desempenho que a G. 

Y –  Processador com baixíssimo consumo de energia, o modelo mais econômico entre todos. Porém, também é o menos potente. 

Q – Processador com quatro núcleos, popularmente chamado de “Quad-core”.

M –  Modelo exclusivo para laptops. 

C – Desbloqueado para aumento de velocidade, placa de vídeo integrada e soquete LGA 1150.

R –  Processador de desktop com placa de vídeo integrada de alta performance.  

S – Otimizado entre desempenho e consumo de energia.

X – Processador com melhor performance. Também conhecido como “Extreme Edition”.

Cache e o Intel Core

A memória cache é uma pequena peça dentro do processador. Ela trabalha em conjunto para potencializar e melhorar o desempenho do chip de processamento. Essa memória é mais rápida que a RAM e impede a CPU ficar inativa. 

Ela envia as informações mais importantes rapidamente para o processador, ajudando que ele exerça toda sua capacidade. Está dividida em 3 níveis: L1, L2 e L3. As informações são divididas entre esses níveis, quanto menor o número mais próximo ele fica do processador. 

Então quando o processador precisa de alguma informação ele procura entre cada um desses níveis e só depois caso não encontre ele vai para memória RAM. A Intel Core trabalha com essa tecnologia o que melhora o desempenho dos seus processadores. 

Tem diferença do Intel Core de um notebook para um desktop?

Sim, nós podemos perceber isso até mesmo nos sufixos já que há modelos que são destinados exclusivamente para Desktop e outro para Notebook (mobile). O processador para Desktop tem mais núcleos e possui um desempenho melhor.

Além disso, o Desktop precisa ficar ligado a uma fonte de energia contínua que acaba aquecendo o processador durante o uso. Por isso, eles precisam de uma boa ventilação e consomem mais energia.

Já o Intel Core para notebook além de ser mais compacto, utiliza menos memória em cache por conta da espaço que não é grande. Além disso, consome menos energia e é alimentado por bateria. 

Para quem são recomendados esses notebooks

E aí, conseguiu escolher qual computador é ideal para o seu trabalho? Aqui vão algumas dicas de uso para cada um dos modelos. 

Notebook i3 

Indicado para escritores ou pessoas que usam para atividades básicas. Como por exemplo escrever um documento, usar a internet, editar planilhas e até estudar. Serve para fazer apresentações de slides e trabalhos de escritório que não exijam muito da CPU. 

Também é uma excelente opção se seu trabalho exige que o notebook esteja fora da tomada por mais tempo com boa duração da bateria. Se você está certo de que um notebook i3 é suficiente para o que você precisa, não deixe de conhecer os 10 Melhores Notebooks i3 de 2022.

Notebook i5 

Arquitetos e engenheiros que usam o AutoCAD ou outros similares esse é para vocês. Ele suporta mais de um programa aberto simultaneamente, além de conseguir todas as tarefas que o anterior. É possível até rodar alguns jogos com esse processador. 

Ele também serve para edições de fotos e vídeos, entre outras tarefas mais avançadas e sofisticadas. 

Escolha entre notebook i3 ou i5 de acordo com as suas necessidades!

No artigo de hoje trouxemos algumas comparações entre os notebooks com Intel core I3 e Intel core I5. Assim, você viu para quem esses notebooks são indicados, as suas principais especificações, entre outros.

Para escolher o notebook perfeito para você, o melhor jeito é conhecer suas necessidades. Agora que você já sabe as particularidades de cada um desses modelos vai ser mais fácil encontrar. Para mais dicas de como escolher os melhores eletrônicos, acesse Portal Vida livre.

Redator 4mãos Jorge Torrez

Redator na empresa 4 mãos, oferecendo insights perspicazes, análises aprofundadas e orientações práticas para um público diversificado que inclui empreendedores visionários, empresários dedicados e entusiastas ávidos por tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.

Ver todos os posts

Compartilhe:

Siga o 4 Mãos no YOUTUBE Consulte Mais Informações

Conteúdo Relacionado

Direitos do Trabalhador: saiba quais são e como conseguí-los

12/06/2024
Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil

7 Melhores Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil

25/03/2024
Ideias para salão de manicure

Ideias para salão de manicure: Decorações das simples às sofisticadas

20/03/2024

Tabelas de preços para salão de beleza: Atualizada 2024

20/03/2024
o que é spaterapia

O que é spaterapia? Saiba mais sobre essa técnica

19/03/2024
lista de material para cabeleireiro

Lista Completa de Material para Cabeleireiros: O que Não Pode Faltar

18/03/2024
Ideias de decoração salão beleza

49 Ideias de decoração salão beleza: Inspirações para Transformar seu Espaço

18/03/2024
Melhores cadeira de salão beleza

10 Melhores cadeira de salão beleza em promoção

15/03/2024
Ideias de barbearias pequenas

69 Ideias de barbearias pequenas e simples

15/03/2024
Ideias de decoração salão de manicure

39 Ideias de decoração salão de manicure e pedicure

15/03/2024
Política de Privacidade | Termos de Uso

Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados

Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.