O que é um negócio digital? O guia completo!

Redator 4mãos

Por: Jorge Torrez

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O que é um negócio digital? Segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor 2022, 6 a cada 10 pessoas no Brasil almejam se tornar empreendedores.

Entretanto, o empreendedorismo nacional possui diversos entraves que acabam inviabilizando o negócio de milhões de brasileiros.

Neste contexto, o negócio digital surgiu como válvula de escape para empreendedores que possuem pouco capital, mas muita força de vontade.

De qualquer forma, não basta força de vontade. Você precisa entender sobre aspectos técnicos, por exemplo, como criar um negócio digital, assim como os exemplos de negócios digitais lucrativos.

A seguir, confira todas essas informações!

O que é um negócio digital?

Um negócio digital é uma empresa que utiliza a tecnologia e, principalmente, a internet para conduzir suas operações, interagir com clientes e fornecer produtos ou serviços.

Ao contrário dos negócios tradicionais, os negócios digitais operam principalmente no mundo virtual. Para isso, utilizam-se de plataformas e ferramentas digitais para estruturar a venda de produtos ou serviços.

Via de regra, as empresas digitais utilizam o comércio eletrônico para realizar as operações on-line. 

Além disso, a análise de dados para obter insights sobre o comportamento do cliente é uma estratégia extremamente aplicada no mercado digital para otimizar o customer experience.

A força dos negócios digitais em tempos de crise

Quando a economia local ou global enfrenta uma crise, construir um negócio digital pode alavancar sua lucratividade.

Primeiramente, porque um negócio digital possui muito menos custos comparado ao físico.

Sem a necessidade de lojas físicas ou estoques extensos, os negócios digitais podem contornar as altas despesas de aluguel e reduzir os custos indiretos.

Além disso, o potencial de escala de um negócio digital é incomparável.

Durante uma crise econômica, os mercados locais podem sofrer uma redução nos gastos do consumidor. Por outro lado, os negócios digitais conseguem atender qualquer cliente em diferentes locais.

Essa escalabilidade fornece diversificação de receita, já que a empresa não depende apenas da economia local. Ademais, os negócios digitais possuem maior agilidade para responder às mudanças no mercado.

Quais as características de um negócio digital?

Após entender o que é um negócio digital, você, provavelmente, deve estar pensando: “o que meu negócio precisa ter para ser considerado digital?”

A seguir, confira quais as características de um negócio digital!

Baixo custo inicial

Os negócios digitais tendem a ter um baixo custo inicial em comparação aos negócios físicos por vários fatores.

Primeiramente, os empreendimentos digitais eliminam a necessidade de lojas físicas e as despesas associadas, como aluguel, água, luz, internet, entre outros.

Além disso, os negócios digitais podem simplificar sua operação através de automações. Isso, obviamente, reduz a necessidade de mão-de-obra para realizar tarefas repetitivas e/ou não estratégicas.

Tarefas como gerenciamento de estoque, processamento de pedidos e suporte básico ao cliente, por exemplo, podem ser automatizadas.

Os negócios digitais também têm a vantagem de atingir um público global sem precisar alugar novos pontos. Dessa forma, o negócio digital pode escalar sua estrutura sem aumentar os custos diretos e indiretos de maneira proporcional.

Escalabilidade

Certamente, a escalabilidade é um dos principais diferenciais competitivos de um negócio digital. E isso se deve principalmente à sua capacidade de operar em qualquer lugar do mundo sem estar fisicamente no local da venda.

A internet é o meio usado pelos empreendedores digitais para vender. Porém, as vendas ocorrem nos canais digitais, por exemplo, Facebook Ads, Google Ads, TikTok Ads, marketplaces ou lojas virtuais.

Com isso, essas empresas conseguem escalar razoavelmente fácil suas operações, integrar dados entre plataformas, expandir as ofertas de produtos e entrar em novos mercados sem as restrições da infraestrutura física.

Outro fator que favorece a escalabilidade de empresas digitais é que elas podem focar no seu core business mais do que as empresas convencionais.

Por exemplo, se um empresário é especialista em venda de encapsulados, ele pode focar apenas na venda e terceirizar toda a operação logística. Geralmente, com outra empresa digital parceira.

Inclusive, cria-se um ecossistema de empreendedorismo digital em que todas as integrantes do mercado faturam.

Automação

Uma das principais vantagens da automação é sua capacidade de minimizar os custos de mão de obra.

E, neste caso, os negócios digitais podem automatizar tarefas repetitivas e demoradas, liberando recursos humanos para se concentrar em atividades mais estratégicas e de valor agregado para a empresa.

Inclusive, isso não apenas reduz a necessidade de uma grande força de trabalho, mas também elimina o potencial de erros humanos.

Além disso, a automação gera maior produtividade. No mercado digital, por exemplo, as empresas podem utilizar funis de vendas automatizados para otimizar o processo de vendas.

Isso, por sua vez, pode levar a uma maior retenção de clientes, compras repetidas e, por fim, maior lucratividade.

Marketing digital

Muitas vezes, os produtores de conteúdo usam o termo “marketing digital” para descrever todas as vendas online, o que, por si, está errado.

Marketing digital se trata de diversas estratégias de marketing implementadas na internet para vender produtos ou serviços. Em outras palavras, o marketing digital é o meio, não o fim.

Por exemplo, você pode ter uma loja de quadros no shopping, migrar para a internet e usar o marketing digital para alavancar suas vendas. Porém, seu negócio original é uma loja de quadros, não marketing digital.

Sendo assim, o marketing digital é outra característica bastante ligada a um negócio online, mas não significa a mesma coisa.

5 exemplos de negócios digitais lucrativos

Na internet, existem centenas de modelos de negócios para executar. 

Entretanto, nem todos possuem uma barreira de entrada baixa. Alguns, inclusive, precisam de um capital social bastante volumoso (apesar de menos volumoso comparado ao físico).

Neste contexto, existem alguns negócios com potencial de escala ideais para empreendedores sem grande poder de investimento financeiro.

A seguir, confira os 5 principais exemplos de negócios digitais lucrativos:

1 – Loja virtual

Antes de tudo, vale destacar que nem todos os empresários que comercializam produtos ou serviços começaram na internet. Alguns deles migraram para o digital devido aos benefícios citados.

E por que estamos falando sobre isso?

Porque a loja virtual é um desses modelos que possui grande poder de escala no digital.

Você possui uma loja física, quer escalar seu faturamento, mas não quer abrir um novo ponto comercial?

Certamente, estruturar sua nova loja no mercado digital será muito mais barato e, ao mesmo tempo, muito mais lucrativo.

De qualquer forma, os iniciantes também podem apostar nesse estilo de vendas, desde que tenham um valor inicial para investir.

2 – Produtor

O produtor é um profissional responsável por pensar, planejar e criar um produto. Porém, existem dois tipos de produtores: físicos e digitais.

O produtor físico é um representante de uma empresa física comum. Já o produtor digital é focado em infoprodutos.

Confira mais detalhes a seguir!

Produtor físico

Um produtor físico é um profissional que supervisiona todo o processo de criação, fabricação e entrega de mercadorias aos clientes. Ele trabalha em estreita colaboração com os fornecedores, garantindo a disponibilidade de matérias-primas e gerenciando o cronograma de produção.

Essa função requer um forte entendimento dos processos de fabricação, gerenciamento da cadeia de suprimentos e operações de comércio eletrônico.

Obviamente, estamos falando de uma empresa que produz e vende o próprio produto. Mas, geralmente, as empresas digitais terceirizam a produção.

Como dito anteriormente, as empresas digitais buscam o máximo de eficiência. Algumas, inclusive, possuem expertise apenas em vendas, não em fabricação ou distribuição.

Sendo assim, essas empresas contratam os mais diversos tipos de fornecedores, por exemplo, fábricas, logística, contabilidade, plataformas de intermediação de pagamento, entre outros.

Ou seja, nem sempre um produtor digital lida com todo o processo de produção. Aliás, a maioria não lida porque isso encareceria seu modelo de negócio.

Produtor digital

O produtor digital é responsável por pensar, planejar e criar um produto em formato digital.

Em resumo, ele é um especialista em determinado assunto que, graças a sua expertise, decide empacotar seu conhecimento e vendê-lo em formato digital.

Para isso, ele precisa despertar o interesse do público para adquirir conhecimento, solucionar problemas e até aprimorar habilidades sobre aquilo que ele ensina.

Geralmente, esse despertar é realizado através de produção de conteúdo, também conhecido como inbound marketing.

Neste caso, ele pode vender qualquer tipo de produto digital. Atualmente, os principais produtos digitais são:

3 – Afiliado

Um afiliado é um profissional que promove produtos ou serviços em nome de outra empresa. Essa estratégia é conhecida como programa de afiliados.

Atuando como um intermediário de marketing, os afiliados ganham uma porcentagem sobre as vendas geradas por meio de seus esforços promocionais, também conhecida como comissão.

Geralmente, eles usam links exclusivos para rastrear suas vendas e garantir a comissão adequada. 

Além disso, eles utilizam diversos canais de marketing para divulgar o link de afiliado, tais como blogs, redes sociais, tráfego pago ou e-mail marketing.

4 – Dropshipping

Dropshipping é um modelo de negócio digital em que não há produtos em estoque. Em outras palavras, essa empresa faz parceria com um fornecedor ou fabricante que lida com o estoque e o atendimento de pedidos.

Quando um cliente faz um pedido no site dessa empresa, ela transfere o pedido e os detalhes da remessa para o fornecedor, que envia o produto diretamente ao cliente.

O dropshipper atua como um intermediário, cuidando do marketing, atendimento ao cliente e gerenciamento do site. Como resultado, ele evita os custos e as complexidades do gerenciamento de estoque.

Esse modelo de negócio também permite uma ampla seleção de produtos, pois os dropshippings conseguem oferecer uma variedade de itens de diferentes fornecedores.

No entanto, essas empresas devem gerenciar cuidadosamente as expectativas dos clientes e as relações com os fornecedores. Se não, o sonho pode se tornar um pesadelo, transformando sua operação em uma verdadeira bagunça.

Neste caso, a integração de dados entre plataformas é algo que faz total diferença no sucesso do negócio.

5 – Gestão de tráfego

O gestor de tráfego é responsável por impulsionar o fluxo de visitantes para um site. Para isso, ele deve possuir habilidades analíticas sólidas e ser orientado por dados, utilizando-os como base para tomada de decisões.

Atualmente, o papel do gestor de tráfego envolve a implementação de campanhas pagas em diversos canais digitais, como Google Ads, Meta Ads, TikTok Ads, Taboola, entre outros.

Além de dominar as tarefas operacionais, ele precisa compreender qual canal de divulgação é mais adequado, identificar oportunidades de otimização e entender a relação com as métricas de desempenho.

Em suma, gestor de tráfego precisa ter um conhecimento abrangente em marketing digital, não se limitando apenas ao tráfego pago. 

E por que o gestor de tráfego é considerado um negócio digital? Ele não deveria ser considerado apenas como prestador de serviços?

Sim, o gestor de tráfego é um prestador de serviços. Porém, ele é um prestador de serviços com maior potencial de escala a curto prazo.

Com a digitalização das empresas, os negócios precisam cada vez mais de investimento em tráfego pago. E elas irão recorrer a um gestor de tráfego profissional.

A melhor parte: qualquer empresa está disposta a fazer tráfego pago. Além disso, o gestor de tráfego também pode negociar porcentagem sobre o faturamento (caso monte a estratégia de tráfego completa).

Como criar um negócio digital?

Até o momento, vimos quais as características de um negócio digital, assim como os principais exemplos de negócios digitais lucrativos.

Entretanto, você sabe como criar um negócio digital?

É isso que veremos a seguir!

Escolha um nicho de mercado

Um nicho de mercado é uma fatia do mercado em que consumidores com características semelhantes se encontram. Além de características demográficas, há detalhes sobre comportamento de compra dos usuários que ajudam a construir um nicho de mercado.

Para definir um nicho lucrativo, você precisa fazer algumas considerações criteriosas:

  1. Comece realizando uma pesquisa de mercado para identificar nichos potenciais com alta demanda e concorrência limitada;
  2. Procure áreas em que os clientes tenham necessidades não atendidas ou onde as soluções existentes possam ser aprimoradas;
  3. Analise as tendências do setor, o comportamento do cliente e o tamanho do mercado para avaliar a viabilidade de longo prazo e o potencial de crescimento do nicho;
  4. Considere a lucratividade do nicho avaliando fatores como dinâmica de preços, margens de lucro e capacidade de monetizar o público-alvo;
  5. Finalmente, avalie seus próprios interesses, experiência e recursos para investir nesse nicho.

Também é importante criar uma proposta de valor única que diferencie seu negócio digital dos concorrentes.

E, por fim, validar seu nicho realizando testes de mercado, buscando feedback de clientes em potencial e monitorando o desempenho de negócios semelhantes.

Elabore um plano de negócio

A elaboração de um plano de negócios envolve várias etapas. Confira:

Sumário executivo

Forneça uma visão geral concisa de sua ideia de negócio, objetivos e mercado-alvo.

Pesquisa de mercado

Realize uma pesquisa completa para entender seu setor, concorrência e necessidades do cliente.

Descrição do negócio

Defina a proposta de valor, os produtos ou serviços exclusivos de sua empresa e a estratégia de preços.

Plano de marketing e vendas

Identifique o público-alvo e desenvolva uma estratégia de marketing, incluindo branding, canais, tráfego, estratégias de aquisição de clientes e processo comercial.

Plano operacional

Descreva sua estrutura organizacional, necessidades de mão-de-obra e processos-chave.

Além disso, defina métodos de produção ou entrega de serviços, controle de qualidade e pós-venda.

Plano financeiro

Projete receitas, despesas e fluxo de caixa para o curto e longo prazo.

Também inclui uma previsão de vendas, orçamento e expectativa de lucratividade.

Avaliação de riscos e planos de contingência

Identifique possíveis riscos e desafios para o seu negócio. Além disso, desenvolva estratégias para mitigar esses riscos.

Revisão

Revise e refine cuidadosamente seu plano de negócios. Para isso, certifique-se de que seja conciso, realista e alinhado com sua visão.

Escolha uma plataforma para escalar seu negócio

Se você pretende escalar o faturamento do seu negócio digital, precisa de uma intermediadora de pagamentos.

Em primeiro lugar, porque ela adiciona uma camada de segurança entre compradores e vendedores. 

Ao confiar em um intermediário de pagamento respeitável, as empresas podem mitigar os riscos associados às transações fraudulentas, estornos e violações de dados.

Os intermediadores de pagamentos também oferecem flexibilidade para os clientes. 

Atualmente, eles disponibilizam diversos métodos de pagamento, de cartão de crédito a pix, tornando mais fácil para os clientes concluir as transações usando suas opções de pagamento preferidas.

Isso, consequentemente, melhora a experiência do cliente e reduz o atrito durante o processo de compra.

Além disso, os intermediadores de pagamentos fornecem outros serviços, por exemplo, monitoramento de transações e detecção de fraudes.

Esses serviços permitem que as empresas se concentrem em seu core business, deixando as complexidades do gerenciamento de pagamentos para os especialistas.

Sem falar que, em algumas intermediadoras de pagamentos, há uma rede própria de afiliados pronta para escalar as vendas do seu negócio digital.

Os afiliados atuam como embaixadores da marca, promovendo produtos ou serviços para seu próprio público e direcionando o tráfego para a plataforma do negócio.

Com uma vasta rede de afiliados, um negócio digital pode atingir um público mais amplo, expandir sua base de clientes e aumentar as vendas.

E sabe o que é mais incrível?

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Veja como você pode vender qualquer produto ou serviço na Monetizze.

O que é um negócio digital

Conclusão: O que é um negócio digital

Neste texto, vimos o que é um negócio digital e como você pode usar os exemplos de negócios digitais lucrativos para empreender na internet.

Novamente, lembre-se que o mercado digital oferece possibilidade de faturamento tanto para jovens empreendedores quanto para empresas consolidadas.

A única coisa que você precisa é seguir um passo a passo correto.

E, claro, trabalhar em parceria com uma impulsionadora de vendas online.

Por isso, conheça a Monetizze e veja como você também pode faturar milhões na internet.

Redator 4mãos Jorge Torrez

Esditor Chefe na empresa 4 mãos, responsável por impactar diversos empreendedores tanto via Blog como também via Canal no Youtube, ajudando empreendedores abrirem e expandirem seus negócios.

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