O que faz um contador? - Plataforma 4 Mãos para Empreendedores

Empreendedores

O que faz um contador?

4maos

|

30/07/2021

|

8 min de leitura

|

Voltar

calculo gps em atraso
8 min de leitura

Você sabe o que faz um contador? Estamos falando de um profissional que tem atuado há muitos anos no mercado e que se torna cada vez mais necessário a cada dia, no entanto isto talvez não esteja muito claro para muitas empresas.

A função do contador vai além de declaração de imposto de renda anual, acredite! Por aqui vamos ver a importância deste profissional para o bom funcionamento das organizações, além disso, veremos o quanto os números das suas finanças podem aumentar.

Durante um tempo acreditava-se na ideia, que este profissional atuava apenas dentro de um escritório de contabilidade, mas agora veremos a amplitude que este profissional pode abranger e onde a sua empresa pode chegar contando com o suporte e apoio.

Mesmo sendo uma área com bastante procura, ainda existem muitas dúvidas a respeito, mas você verá que não é tão confuso assim.

Se você está a procura de um explicação objetiva e clara, você está no lugar certo! Vamos descobrir este fantástico mundo que o contador trilha e o quão importante é este profissional no mercado de trabalho, da mesma forma que descobriremos que sua empresa não pode caminhar sozinha.

Mas antes, vamos descobrir a definição do que é um contador

O contador ou também chamado contabilista, é o profissional com formação no curso superior em ciências contábeis. Mas abaixo vamos entender quais as funções de quem trabalha em um escritório de contabilidade.

Qual a diferença entre contador e contabilidade?

Sabemos que o contador é o profissional que possui formação superior em ciências contábeis, já a contabilidade é a ciência que estuda a área que o contador a tua e suas funções, então é a contabilidade realiza o estudo e forma o profissional e o contador é quem realiza aquilo que foi estudado pela contabilidade.

O crescimento das empresas e a função do contador

Com o grande aumento de empreendedores, tem-se aumentado a procura por alguém que auxilie as pequenas e grandes empresas a organizarem seus negócios.

E com o crescimento dos negócios, aumenta-se as demandas e as responsabilidades, consequentemente o aumento burocrático chegará também.

Então uma dica valiosa para você que quer dormir tranquilo, não deixe de ter um contador para te auxiliar na administração da sua empresa, juntos vocês irão mais longe.

Pequena ou grande, não importa o porte da sua empresa, você não precisa lidar com isto sozinho, conte com ajuda de profissionais qualificados.

Lembrando que o contador trabalha em parceria com a empresa, tendo esta a responsabilidade de fornecer dados corretos quando solicitados.

Toda empresa precisa?

Toda empresa e empreendimento precisa seguir os padrões da lei, tanto para evitar futuros problemas, quanto para passar credibilidade e confiança para os clientes.

Neste caso é preciso pensar na possibilidade de um trabalho em parceria com a empresa e o prestador de serviço ou até mesmo uma empresa de contabilidade que faça parte da mesma, pois muitos são os benefícios, e em alguns casos se torna obrigatório a presença deste profissional.

Já pensou como será mais tranquilo e leve seu trabalho, obtendo um profissional especializado na área, encarregado de organizar e cuidar de toda parte burocrática?

Vejamos alguns pontos importantes, sobre o papel do contador. Vamos conhecer melhor o que um contador faz:

  • Auxiliar na tomada de decisão
  • Previne ações trabalhistas
  • Aconselhamento para empresas
  • Consultor fiscal e contábil
  • Declaração de imposto de renda

Além do cuidado com a área fiscal, registro nos livros, obrigações que geram multas, emissão de impostos com base no seu faturamento, aspectos trabalhistas.

Seja de pequeno ou grande porte, o contador pode te livra de apuros, te orientar e ajudar a aumentar a renda do seu negócio.

Vamos conhecer as funções de maneira mais abrangente

  • O contador é o profissional qualificado para te orientar nas tomadas de decisões da empresa, pois ele já está por dentro da sua situação administrativa e financeira, podendo assim te mostrar possibilidades e alternativas sabias e assertivas.
  • Previne ações trabalhistas, porque trabalha de acordo com a lei, evitando assim brechas para furas ações trabalhistas de pessoas má intencionadas.
  • Trabalha com aconselhamento para as empresas, pelo fato do contador está por dentro de tudo que acontece na empresa, ele tem o olhar mais apurado e a longo prazo, não pensa somente no hoje e no agora, este profissional sabe muito bem o que pode acontecer nos próximos anos, baseado nos resultados e informações atuais.
  • Como consultor fiscal e contábil, o profissional irá adequar as demandas já existentes na empresa, afim de preparar, planejar e fiscalizar as demandas, sem prejuízos futuros.
  • A parte de declaração de imposto de renda é a mais conhecida no mercado, pois a maioria das empresas precisam realizar esta declaração, e nada melhor que alguém especializado para dar conta de algo que pode até ser simples, mas que necessita de diversas informações que podem tomar bastante tempo.

Afinal, qual o papel do contador?

O contador tem responsabilidades perante a lei a e perante a sociedade, atuando em quatro áreas: Civil, tributária, penal e ética.

Saiba como o contador atua em cada uma delas, abaixo:

Área civil

Na área civil, quando o contador realize alguma atividade que inflige a lei, ele é totalmente responsável pelos seus atos. Estes podem ser culposos ou dolosos, entenda mais:

  • Culposo: É quando o contador age de maneira negligente ou imprudente, mesmo assim o profissional poderá pagar com seus próprios bens, caso a empresa tenha algum tipo de prejuízo.
  • Doloso: No caso de atos dolosos, o prejuízo se dá a terceiros e não ao próprio profissional, desta forma o contador já se manifesta de maneira solidária em relação ao seu cliente.

Tributário

No caso tributário, qualquer tipo de irregularidade ou sonegação de imposto, o profissional é tão responsável, quanto a empresa contribuinte.

Penal

Na área penal o contador poderá responder criminalmente, caso ocorra algum de tipo de falsificação seja documento particular ou público.

Ética

O contador ao exercer sua funções deve se portar de maneira ética e está de acordo com o código de ética do contador, pois caso transgrida poderá sofrer danos e até mesmo deixar de atuar na área.

Percebeu como o contador tem grandes responsabilidades? Então avalie bem na hora de contratar seus serviços.

O contador jamais poderá agir de má fé para empresa, pois sua atuação civil é totalmente comprometida, por isso tenha certeza que estará contratando um profissional ético e respeitado no mercado. Pois é a sua empresa que está em jogo.

Atuações deste profissional

O contador tem diversas funções, assim como pode atuar em diversas áreas, como por exemplo: Abrir um escritório de contabilidade, consultoria, ouvidoria contábil, perícia contábil, etc.

Dentro de um escritório de contabilidade o que contador faz é gerenciar as finanças de uma empresa, além de ser responsável pelas contas a pagar, por realizar as declarações de imposto, realizar o balanceamento financeiro da empresa, verificar o fluxo de caixa, investimentos.

Já na consultoria a função de um contador é auxiliar a empresa em relação a gestão empresarial, sendo o profissional responsável por orientar a empresa em relação a tomada de decisões.

As funções de um contador na ouvidoria contábil, diz respeito a analisar informações e acompanhar até a resposta final, com o intuito de garantir a melhoria dos serviços prestados pelo profissional.

Na perícia contábil o que o contador faz? Ele é responsável por averiguar provas necessárias para comprovar se houve algum tipo de irregularidade ou não, tudo isto quando se trata de processos judiciais.

Vamos descobrir por aqui também qual a responsabilidade da empresa, quais as informações precisam ser repassadas para o contador

Você sabia que para fazer a escrituração contábil sua empresa precisa ter um profissional registrado no conselho regional de contabilidade? A partir daí podemos ter noção da responsabilidade deste profissional.

O contador tem a função de realizar o fluxo de caixa, o demonstrativo, o balanço mensal e anual, dentre outras funções importantes.

Porém vamos falar agora sobre as duas informações mínimas que sua empresa precisa fornecer para o contador:

  • Fornecer informações financeiras e bancárias
  • movimentação de entrada e saída

Já pensou perder o controle financeiro da sua empresa? Com certeza, entraria em apuros!

Dentre tanta funções, o contador tem o papel de gerar informações para as empresas e realizar o balanço patrimonial.

É de suma importância que a empresa forneça as informações corretas e claras para o contador, afim de não prejudicar sua empresa.

Muitas vezes acontece da empresa não colaborar com o contador, não envia os documentos solicitados na data correta, não repassa informações financeiras, atrasa relatórios, fazendo com que o processo seja mais demorado, podendo até gerar multas.

Colabore com o profissional que se dedica com muito empenho, para que sua empresa este regular, evitando problemas futuros.

Percebeu o quanto é abrangente a área que atua um contador?

Como falamos no início, a função de um contador vai além de declaração de imposto de renda. Então atenção da hora da contratação deste profissional, verifique o conselho federal de contabilidade, se possível procure referencias do profissional.

Garanta que seus negócios estão em mãos seguras, disso depende a saúde financeira e organizacional da sua empresa.

Ficamos felizes em poder contribuir com informações que sanem suas dúvidas em relação a este profissional tão necessário nas empresas e na vida dos empreendedores.

Escrito por

4maos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat