16 razões pelas quais os funcionários prosperam em escritórios de coworking | 4 Mãos

Empreendedores

16 razões pelas quais os funcionários prosperam em escritórios de coworking

4maos

|

24/06/2021

|

12 min de leitura

|

Voltar

Profissionais trabalhando em coworking
12 min de leitura

Coworking é o novo normal. E de acordo com um estudo, os trabalhadores prosperam em uma taxa de 6% a 7% mais alta em escritórios de coworking do que em espaços de trabalho normais.

Não é à toa que havia quase 19.000 escritórios de coworking globalmente no último ano.

Mas o que exatamente é escritório de coworking? E quem são os que utilizam esses espaços?

O escritório de coworking é um tipo de local de trabalho onde os trabalhadores que geralmente não são membros da mesma organização se reúnem para trabalhar em um espaço de escritório compartilhado.

Anteriormente, era popularmente usado por freelancers independentes de localização, mas hoje é usado por diferentes tipos de trabalhadores, incluindo empresas de grande escala e pequenas e médias empresas (PMEs).

Há muitos benefícios em usar escritórios de coworking, incluindo flexibilidade, aumento da criatividade, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, produtividade e muito mais.

Vamos examinar as razões pelas quais os funcionários prosperam em escritórios de coworking em Ribeirão Preto e no resto do mundo.

1. Traz flexibilidade para trabalhar

Os escritórios de coworking possibilitam que organizações e indivíduos escolham horários de trabalho flexíveis e os espaços de trabalho preferidos que funcionam para eles. Nem todo mundo gosta de trabalhar durante o horário comercial normal.

Você pode pensar que se perde espaço pessoal em espaços de co-working, mas o oposto é verdadeiro. Não há interação forçada em escritórios de coworking, tornando-o adequado para todos os tipos de trabalhadores.

Na verdade, é ótimo para aqueles introvertidos que preferem trabalhar isolados, mas precisam que a atmosfera do escritório seja mais produtiva. E para os extrovertidos, eles podem usar a socialização como um meio de brainstorm de ideias e adicionar criatividade ao trabalho.

2. Apoia o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Os funcionários que trabalham em escritórios de coworking são capazes de manter um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Por exemplo, se você trabalha em casa, é o único responsável por se motivar e se organizar. A menos que esteja realmente determinado a concluir uma tarefa, você pode se distrair ou ceder à tentação com mais facilidade. Ou, em alguns casos, os funcionários tendem a trabalhar demais em ambientes regulares de escritório.

Os escritórios de coworking trazem uma solução para esses problemas. Os funcionários podem obter inspiração e motivação de pessoas de diversas origens e permanecer mais focados no trabalho e se esforçar para ter um melhor desempenho.

Além disso, como os membros são cobrados com base no uso do espaço e comodidades em escritórios de coworking, há menos chances de os funcionários ficarem sobrecarregados. Alegadamente, os funcionários se sentem mais saudáveis ​​e sem estresse depois de trabalhar em escritórios de coworking.

3. Aumenta a produtividade

Os escritórios de coworking aumentam a produtividade ao contrário de outros espaços de trabalho normais, pois a maioria deles é acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você pode ir trabalhar em um horário conveniente sem nenhuma distração, concluindo assim o trabalho no prazo e aumentando a produtividade.

É especialmente excelente para proprietários de pequenas empresas que trabalham em casa. Indo para outro espaço, um “modo de trabalho” pode ser solidificado, levando ao aumento da produtividade.

De acordo com o estudo, 50% dos colegas de trabalho relataram renda maior.

4. Aumenta a aquisição de novas habilidades e melhora as habilidades existentes

De acordo com uma pesquisa realizada pelo GCUC, 69% dos colegas de trabalho relataram que trabalhar em um escritório de coworking lhes permitiu adquirir novas habilidades, enquanto 68% relataram que suas habilidades existentes melhoraram depois de ingressar em um escritório de coworking.

Isso acontece porque não apenas os espaços de escritório de coworking lhe dão a oportunidade de conhecer diversas pessoas com uma abundância de conhecimento, mas também apoiam eventos e programas comunitários regulares que são projetados para facilitar seus membros de forma que eles aprendam e adquiram novas habilidades.

Além disso, trabalhar em escritórios de coworking incentiva as pessoas a ampliar seus horizontes e sair de suas zonas de conforto. As pessoas disseram que ainda se sentem mais confiantes durante o coworking.

5. Cria oportunidades de networking

Para muitos, um escritório de coworking é um ótimo lugar para se conectar e colaborar com diferentes grupos de pessoas. Há ampla oportunidade de conhecer novos clientes e membros da equipe em potencial.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Smallbiz, 82% dos entrevistados disseram que expandiram sua rede profissional após ingressar em um espaço de escritório de coworking.

Outro estudo revelou que 64% dos colegas de trabalho consideraram o networking de coworking uma importante fonte de referências de trabalho e negócios.

6. Economiza custos

Se você alugar um escritório, terá que pagar custos extras por regalias como café, lanches ou bebidas alcoólicas de graça. Muitos escritórios de coworking vêm equipados com todas essas vantagens a uma taxa mensal.

Você também pode aproveitar vários serviços empresariais integrados, como correio comercial, serviços de impressão, conectividade com a Internet e outras facilidades como recepção e equipe de limpeza e serviços de cozinha e banheiro. Tudo isso pode economizar dinheiro a longo prazo.

É importante, no entanto, considerar os recursos de que você realmente precisa antes de decidir sobre o espaço de trabalho certo para sua empresa. Os escritórios de coworking são especialmente benéficos para pequenas empresas que têm de pagar em arrendamentos caros.

Estima-se que, para qualquer negócio, cerca de 35% a 55% dos funcionários não precisam de escritório próprio e que uma empresa pode economizar até 30% apenas no custo operacional usando o escritório de coworking.

7. Reduz a solidão

Um dos maiores desafios enfrentados pelas pessoas que trabalham em casa é o isolamento, que muitas vezes leva à solidão.

Pelo contrário, ao trabalhar em escritórios de coworking, está rodeado por uma rede de profissionais. Assim, a chance de se sentir solitário associada ao trabalho em casa é bastante reduzida.

De acordo com uma pesquisa , 87% dos entrevistados disseram que se encontram com outros membros em escritórios de coworking por motivos sociais. E outro estudo descobriu que 83% dos colegas de trabalho disseram que trabalhar em um escritório de coworking os fazia se sentir menos solitários.

8. Dá acesso remoto a profissionais e empregadores

Como os escritórios de coworking estão surgindo em todas as grandes cidades do mundo, é possível que os profissionais se conectem a qualquer hora, em qualquer local.

Até mesmo trabalhar durante a viagem é possível, pois há um lugar confortável para trabalhar, WiFi acessível e itens essenciais de escritório, como impressão e café.

Além disso, os empregadores têm o benefício de contratar os melhores talentos, independentemente da localização, sem ter que pagar pelos custos de realocação ou o medo de profissionais remotos se sentirem desconectados.

Veja também: Endereço Fiscal – O que é e como contratar?

9. Permite um espaço de trabalho confortável e ideal para negócios

Quer você seja um empreendedor, uma start-up ou um freelancer, existem certos problemas que você precisa enfrentar enquanto trabalha em casa ou em um ambiente de trabalho normal.

Sua internet morre quando você tem um prazo a cumprir. Você tem que lidar com clientes ou chefes de temperamento explosivo e assim por diante.

Um escritório de coworking pode eliminar esses problemas, pois esses espaços estão repletos de excelentes comodidades para negócios para tornar a vida mais fácil para os empresários. Você pode relaxar e organizar seu negócio para vendas e realizações.

Se necessário, sua equipe pode até utilizar as salas de reunião para uma discussão ou utilizar a área de lazer nos intervalos ou para conviver com seus companheiros de equipe.

10. Acrescenta significado no trabalho

Muitos colegas de trabalho relatam que o trabalho realizado em seus espaços é mais significativo. Eles se sentem mais felizes à medida que estão satisfeitos em trabalhar em um escritório de coworking.

Fatores como ambiente de trabalho, sentimento de pertencimento, criatividade no trabalho, segurança e proteção, respeito dos colegas de trabalho e flexibilidade afetam a satisfação no trabalho. O escritório de coworking estimula o crescimento de todos esses fatores.

Além disso, a identidade profissional dos funcionários se torna mais forte quando eles trabalham com pessoas qualificadas em vários tipos de trabalho.

Os trabalhadores também não precisam manter uma fachada de trabalho, pois não há competição. Os escritórios de coworking promovem um senso de comunidade, colaboração, aprendizagem e sustentabilidade, que por sua vez permitem que os funcionários encontrem mais significado em seu trabalho.

11. Constrói um senso de comunidade

De acordo com a pesquisa de coworking da Deskmag, 59% das pessoas escolhem um escritório de coworking com base em um ambiente agradável, enquanto 56% o escolhem para interagir com outras pessoas e 55% para construir um senso de comunidade ao seu redor.

Trabalhar em casa ou em um local de trabalho normal muitas vezes faz com que os funcionários negligenciem ou esqueçam coisas importantes como a interação social. Ou é preciso fazer um esforço ativo para sair e se socializar.

Quando você está em um escritório de coworking, há uma grande probabilidade de entrar em contato com pessoas que pensam como você.

Você tem mais chances de formar laços e novas amizades e fazer parte de uma comunidade de coworking.

12. Ele fornece uma localização central para os clientes

Um escritório de coworking pode fornecer uma localização central para os clientes, para que eles não tenham dificuldade em localizá-lo.

Além disso, se você alugar seu próprio escritório particular, poderá ser forçado a sacrificar a qualidade da localização por um aluguel mensal mais barato e custos de serviços públicos.

Quando você muda sua empresa para um escritório de coworking, pode obter um endereço no centro do distrito comercial. Isso dará aos clientes acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana a transporte, academias, cafés, etc.

13. Torna locais de luxo acessíveis

Dependendo do lugar onde você mora e trabalha, o custo do espaço de escritório pode variar. Alguns espaços de trabalho podem ser muito caros para uma inicialização de bootstrapping.

Mas se você mudar para o coworking, poderá aproveitar um espaço de trabalho a um preço mais acessível.

A maioria das cidades tem várias opções de coworking que variam de muito acessível a mais sofisticado.

Além disso, você nem precisa ficar em um lugar permanentemente. Em vez disso, você pode experimentar diferentes partes da cidade e descobrir novos bairros até encontrar um coworking acessível e funcional com um bom ambiente para se estabelecer de forma mais permanente.

14. Melhora a comunicação

Em um artigo publicado pela Harvard Business Review, afirmou-se que os três elementos-chave para uma comunicação bem-sucedida dentro das organizações são:

– Alta exploração (rede de trabalhadores com pessoas em vários grupos sociais diferentes)

– Alto envolvimento (rede de funcionários com pessoas de seu grupo social mais próximo)

– Alta energia (os trabalhadores interagem muito com as pessoas, independentemente de com quem estejam interagindo)

Um escritório de coworking pode facilitar tudo isso perfeitamente.

Os escritórios de coworking são projetados de forma a facilitar o networking entre os funcionários. Interações não planejadas ocorrem à medida que o layout do escritório de coworking combina abertura e intimidade. Ele incentiva a espontaneidade proposital que pode, por sua vez, melhorar a satisfação dos funcionários e até mesmo o crescimento do negócio.

Além disso, você pode desenvolver habilidades de comunicação – algo um pouco difícil se você trabalhar remotamente em casa.

15. Promove novas oportunidades

Como as pessoas que trabalham em escritórios de coworking entram em contato com diversos grupos de profissionais e empresas, isso lhes dá novas oportunidades de exploração.

As pessoas prosperam em escritórios de coworking à medida que aproveitam oportunidades infinitas, como a oportunidade de um novo negócio, networking, oportunidades de aprendizagem e similares.

Além disso, cada membro de uma comunidade de coworking possui uma rede de contatos que atuam em um local diferente. Você pode aproveitar a oportunidade e ser apresentado a ainda mais contatos.

E a maioria dos escritórios de coworking conduz eventos internos e externos, tanto de natureza profissional quanto social. Como membro da comunidade, você pode aprender coisas novas, compartilhar e obter ideias e se relacionar regularmente.

16. Exige zero gerenciamento de escritório

Quando você entra em uma instalação de coworking, não precisa gerenciar coisas como material de escritório, comida, visitantes e assim por diante. Tudo que você precisa, de um bom espaço de trabalho à conectividade com a Internet e outros suprimentos de escritório, como impressoras, está disponível.

Assim, você economiza não apenas custos, mas também ganha mais tempo, que pode ser investido para fechar mais negócios ou tirar férias.

Empacotando

Como você pode ver, há infinitos benefícios em trabalhar em um escritório de coworking. Os funcionários prosperam em escritórios de coworking, pois incentivam a  diversão, a amizade, a colaboração, a produtividade e a inspiração.

Ao contrário de um ambiente doméstico ou de trabalho normal, o escritório de coworking oferece aos funcionários um ambiente mais descontraído para trabalhar, enquanto os mantém motivados ao verem profissionais de diversas áreas de trabalho envolvidos nas tarefas.

As pessoas que ingressam em escritórios de coworking também são mais inspiradas, mais criativas, mais felizes e mais engajadas em seu trabalho em comparação com os funcionários que trabalham em um escritório tradicional.

Além disso, os escritórios de coworking permitem que os funcionários encontrem significado em seu trabalho e oferecem aos membros uma sala para expandir sua rede de contatos e negócios.

De acordo com uma pesquisa, 72% dos profissionais relataram que ter mais benefícios no trabalho aumentaria sua satisfação no trabalho. Pessoas que trabalham em escritório de coworking obtêm muitos benefícios trabalhistas, portanto, ficam satisfeitas com seus empregos. Além disso, é econômico.

Muitos escritórios de coworking estão surgindo. Portanto, seja você um freelancer, PMEs ou uma grande empresa, você pode aproveitar os benefícios oferecidos pelos escritórios de coworking e levar seu negócio adiante.

Escrito por

4maos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat