Redução de impostos: como economizar recursos? | 4 Mãos

Novos Négocios

Redução de impostos: como economizar recursos?

Natalia Mantovani

Natalia Mantovani

|

19/03/2020

|

5 min de leitura

|

Voltar

Empresários usando uma calculadora para conseguir realizar redução de impostos
5 min de leitura

Para que haja uma boa redução de impostos, énecessário certo conhecimento em relação a legislação. Com essa economia de recursos, você pode conseguir capital para reinvestir em áreas necessárias para sua empresa, e especialmente por estarmos atravessando uma fase delicada, esta é a hora de apostar suas fixas para melhorar a gestão do seu negócio.

No Brasil, todo empreendedor sofre com a enorme carga tributária, e além do recolhimento de tributos, há ainda diversas taxas, tarifas e contribuições que precisam ser quitadas, e por mais este motivo, vemos que é essencial possuir uma gestão assertiva e focada na redução de impostos.

Para você não ficar perdido no meio de tantas informações, vamos indicar algumas dicas e hábitos que irão colaborar para que a economia seja realmente efetiva e gere bons resultados. Acompanhe:

Quer entrar no mundo dos empreendimentos sem muita complicação? Entre em contato conosco!

Atuar como pessoa jurídica ajuda na redução de impostos

Diversos profissionais autônomos atuam como pessoa física, as vezes por falta de conhecimento ou até falta de tempo para ir atrás do que é preciso para se tornar uma pessoa jurídica. Entretanto, possuir um CNPJ e atuar como um MEI, por exemplo, implica em uma boa redução de impostos.

Claro que, existem exceções e variações, cabe a um profissional da área contábil avaliar o que é melhor no seu caso, mas geralmente a abertura de empresa conta com uma carga tributária reduzida.

Atenção a escolha do seu regime tributário

Empresário usando uma calculadora para conseguir realizar redução de impostos
Redução de impostos pode acontecer, mas importante estudo precisa ser feito

Atualmente, existem variados estilos de regime tributário, para que nenhuma empresa fique em “desvantagem” e os tributos requeridos sejam justos. Pensando nisso, cada modelo de negócio foi criado para um nicho correspondente, e caso você empreendedor opte pelo regime menos adequado, pode haver sérias consequências, financeiramente falando.

Por isso, deve-se analisar, prestar atenção aos detalhes para recorrer ao melhor método. Porém, esta pode ser uma atividade trabalhosa e que requer bastante do seu tempo.

Os regimes tributários implicam em taxas e tributos que se relacionam diretamente com a redução de impostos, já que um enquadramento assertivo é uma das chaves para a economia.

Algumas variáveis que ditarão qual o melhor modelo para você são:

– Qual o seu faturamento anual;

– Qual o seguimento você atua.

Mesmo dentro de um regime tributário específico, ainda há diferenciações entre cada negócio e suas respectivas taxas. Fique atento aos prazos e obrigações legais.

Emissão de nota fiscal para redução de impostos

A emissão de notas sobre todas as atividade, permite que você tenha tudo documentado. Assim como a emissão dessas notas, é importante manter todos os prazos em dia, desta forma você evita quaisquer multas e problemas com a Receita Federal.

E é exatamente por este motivo que isso é tão importante para você que deseja reduzir custos, mantendo tudo em perfeita ordem, seu empreendimento se torna seguro e protegido contra multas e punições legais.

Planejamento tributário e a redução de impostos

Para tudo que fazemos, precisamos de organização, certo? Bem, em uma empresa a chave de uma ótima gestão é a organização e uma excelente visão do cenário empresarial. Sendo assim, todas as áreas que podem ser planejadas, devem ser analisadas e desenvolvidas minuciosamente em seu plano de negócio.

A gestão da carga tributária e todos os encargos que isso traz, deve ser realizada com cautela e precisão. Acredite, o planejamento tributário e a redução de impostos andam lado a lado, veja alguns motivos para tal:

–  O planejamento tributário organiza e pensa em ações inteligentes para sempre avaliar as melhores saídas em relação aos impostos;

– Evita multas e penalizações, reduzindo gastos desnecessários;

– Indica como e quando pagar por todas as tarifas e deveres fiscais;

– A empresa consegue utilizar o recurso de elisão fiscal, sendo assim, de forma legal, ela consegue postergar a ocorrência de um fato gerador;

– Quando bem administrado, possibilita utilizar o seu próprio fluxo de caixa para ir adequando sua carga fiscal;

– Avalia a possibilidade de deduções ou isenções.

Por tanto, analise profundamente quais serão os impostos recolhidos sob sua empresa e reduza custos ao limitar o recolhimento de impostos de acordo com as possíveis interpretações da lei.

Especialista da 4 Mãos apta para ajudar escritório de Contabilidade para a vender mais com a ajuda da 4 Mãos

A contribuição da contabilidade

Como já citamos em outra parte do texto, o contador é o profissional que possibilitará a realização de todas as dicas que disponibilizamos com excelência.

Por se tratar de um meio complicado, delicado e trabalhoso, diversas vezes o empreendedor não alcança certo êxito nas atividades que se referem ao meio contábil.

Além de proporcionar a redução de impostos, atuando com as técnicas que descrevemos (entre outras mais), este profissional poderá ficar responsável por outras áreas.

Veja no que mais a contabilidade pode te ajudar:

– Gestão financeira assertiva;

– Consultoria perante obstáculos do dia a dia;

– Gestão de RH;

– Traçar estratégias para melhorar seu desempenho profissional;

– Economia com softwares e outros serviços de gestão e análise;

– entre outros.

Se você se interessou, encontre o melhor contador para sua empresa! A Plataforma 4 mãos oferece GRATUITAMENTE até 4 orçamentos para você.

É muito simples e rápido, basta se cadastrar que entenderemos sua necessidade e te encaminharemos para um profissional que se enquadre em sua realidade.

4-maos-cta-3
Ainda vive com aquela dúvida contábil? Entre em contato com nossos contadores parceiros agora mesmo!

Entre em contato com a nossa equipe! E se gostou do conteúdo, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no FacebookInstagram LinkedIn.

Natalia Mantovani

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar meu contador agora
Open chat