Contabilidade para Igrejas | 4 Mãos | Plataforma Online para Contadores e Empreendedores
4 min de leitura

Sendo um dos tipos de instituições que se encaixam no conhecido terceiro setor, hoje em dia não é difícil encontrar escritórios de contabilidade para igrejas. Muitas pessoas imaginam que esse tipo de local não precisa prestar contas ou até mesmo pagar impostos, mas na verdade não é isso que acontece!

Por este motivo é importante contar com um escritório de contabilidade no dia a dia da pessoa responsável por cuidar de uma igreja. Quer saber mais benefícios de fazer uma contratação como essa? É exatamente por isso que desenvolvemos esta página sobre contabilidade para igrejas.

  1. Vai ser possível realizar a legalização de sua igreja para que tudo esteja em dia

Como dissemos no começo deste texto, hoje em dia ainda é alta a parcela de pessoas que acham que igrejas não devem prestar contas com os órgãos públicos e ter documentos básicos, como por exemplo CNPJ e alvará de funcionamento.

E no caso de você nunca ter tido contato com uma contabilidade para igrejas, saiba que vai ser necessário ter que comprovar tudo o que foi feito nos últimos cinco anos. Então atente-se para fazer essa contratação o quanto antes. Hoje em dia existem muitos escritórios focados em atender apenas este nicho e que cobram um preço acessível.

Ao optar por uma contabilidade para igrejas, você vai ter um dia a dia mais tranquilo. Além disso, estar em dia com o FISCO pode fazer que sua igreja não tenha que interromper as atividades repentinamente. É uma contratação que vai colaborar para você não ter surpresas como gastos extras.

  • Demandas trabalhistas podem ser facilmente resolvidas por uma contabilidade para igrejas

Hoje em dia muitas igrejas contam com funcionários próprios para realizar limpezas ou tarefas de outros setores. E como você pode imaginar, vai ser necessário emitir folha de salário, registrar essas pessoas que trabalham no local e até mesmo cadastrar essa contratação no e-Social. Mas se você não souber como fazer isso, o que vai acontecer?

Muitas contabilidade para igrejas podem fazer com que essa tarefa seja feita da melhor forma possível, onde o responsável pela empresa precisa se preocupar apenas com o envio dos dados dos funcionários para a contabilidade para igrejas.

Mais uma vez, esta é uma forma do responsável pela igreja ter uma rotina mais tranquila. Sabemos que muitas vezes (com exceção de líderes do catolicismo), essas pessoas acabam tendo uma profissão e fazem a administração como uma espécie de passatempo. Então precisar fazer a emissão de folha de pagamento de salários e demais demandas de departamento pessoal pode levar um tempo que facilmente seria investido em outras atividades.

  • Com tudo legalizado, você vai pagar cada vez menos impostos

Lembra que falamos que igrejas não pagam impostos? Mas isso vale apenas para alguns casos: como IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e Imposto de Renda.

Isso não significa que o dono de um local como este não precisa se preocupar em pagar algum valor para o governo do Estado ou cidade de onde está sua igreja: todos esses tipos de lugares ainda devem pagar ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ou o ISS (Imposto Sobre Serviços).

E uma das formas de gastar menos com isso é ter o apoio de uma contabilidade para igrejas que entende desse assunto. Logo depois de fazer uma análise de todo o cenário que a igreja se encontra, o contador vai indicar as melhores ações para que esta gaste cada vez menos e todo o dinheiro adicional possa ser investido como uma melhoria na estrutura.

  • Precisa de ajuda para conseguir encontrar um escritório de contabilidade para igrejas? A plataforma 4 Mãos pode ajudar!

Entendeu mais sobre a importância de contabilidade para igrejas e como elas podem ser essenciais para o local que você cuida? Apesar de locais como esse não precisarem pagar impostos como IPTU, ainda assim pode ser necessário certo apoio de profissionais de contabilidade.

E para lhe ajudar a encontrar uma contabilidade para igreja, a plataforma 4 Mãos permite que você se conecte com escritórios sem pagar nada por isso. Basta acessar nosso formulário de inscrição e esperar que até quatro profissionais lhe envie uma proposta comercial. Em seguida basta escolher por aquele que mais lhe agradou. Lembrando que a 4 Mãos não interfere na escolha ou acordos financeiros entre as partes.

Gostou do conteúdo acima? Receba mais dicas ao nos acompanhar nas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn. Além disso, acesse nosso blog para ler diversos artigos sobre o mundo do empreendedorismo.

ENCONTRAR MEU CONTADOR AGORA!

Solicite seu orçamento






Receba até 4 orçamentos grátis