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Por: Chalise
Redatora 4 Mãos
Tráfego pago x tráfego orgânico: Qual deles realmente vale a pena investir? Neste post vamos esclarecer essa dúvida muito recorrente de forma simples e objetiva para que você possa dar o próximo passo rumo ao crescimento e presença da sua empresa na internet, pois é através dessa ferramenta que você terá diversas conquistas essenciais para a saúde da sua empresa.
Entenda qual a diferença entre tráfego pago x tráfego orgânico, o que é tráfego orgânico, qual estratégia usar para aumentar o tráfego orgânico e quais os benefícios em investir nesta modalidade de tráfego. Saiba quais são as principais fontes de tráfego orgânico, métodos para chegar aos resultados do tráfego orgânico.
Entenda também o que é o tráfego pago, benefícios do investimento nessa modalidade, como explorar as vias de tráfego pago, métodos para avaliar os resultados, estratégias para aumentar a visualização do tráfego pago e também a explicação de porque o tráfego orgânico é mais indicado que o tráfego pago. Acompanhe!
Tráfego pago x tráfego orgânico qual a diferença? Para abordar este assunto primeiramente devemos deixar claro o que é o tráfego dentro na internet, no geral podemos dizer que tráfego trata-se da quantidade de pessoas que visitam seu site. É através dele que os clientes em potencial irão encontrar a página do seu negócio na internet.
Pode ocorrer através de buscadores na internet, redes sociais e até mesmo através de outros sites, e neste posto em que o tráfego pago ou orgânico está estabelecido. Quando seu site é encontrado através de pesquisas na internet ou redes sociais pelo próprio usuário é chamado de tráfego orgânico.
Neste caso é possível acompanhar os resultados através de ferramentas, a resposta de interação neste caso são mais longas e são de baixo custo de investimento. Já o tráfego pago requer um investimento considerável e te fornecerá uma resposta mais rápida.
Esse tráfego é ocasionado por acessos através de anúncios ou links e também é possível acompanhar os resultados através de ferramentas. Porém em ambos os casos será necessário contar com ajuda profissional de uma equipe e um gestor de tráfego.
O que é o tráfego orgânico? O tráfego orgânico são as visitas, ou seja, os acessos feitos em seu site, blog ou página na web de forma espontânea recorrente de um resultado de busca feito através de buscadores. Desta forma os leads não são oriundos de anúncios, links patrocinados e contratos.
Dessa forma o tráfego orgânico requer investimento direto devido a visitantes ou lead, em grande parte esses conteúdos correspondem a respostas sobre dúvidas ou determinados assuntos de interesse dos internautas, para que essa ponte seja feita é preciso designar uma palavra-chave para o conteúdo.
As estratégias para aumentar o tráfego orgânico basicamente são o domínio do conhecimento do público-alvo, conteúdos relevantes e de qualidade e os fatores responsáveis pela otimização de SEO. Para construir os temas que serão abordados faça a construção da persona e faça um mapa da jornada do cliente.
Após conseguir ter todos os aspectos sobre a persona mais claros, conte com a ajuda de um planejador para chegar até as palavras-chave e assim poder fazer com que o cliente encontre o seu negócio. Há diversas plataformas otimizadas para ajudar a melhorar o desempenho do tráfego orgânico.
Outra sugestão é ficar atento às boas práticas de SEO, manter o site com resposta rápida, designer interessante e fluido e também contar com uma e equipe de marketing para entrega de materiais e conteúdos estratégicos.
São inúmeros os benefícios de investir em tráfego orgânico, poderíamos fazer um conteúdo somente para falar sobre eles a começar pelo custo benefício. Embora uma das preocupações seja quanto custa um gestor de tráfego, o retorno certamente recompensará as dispensas de investimento de profissionais qualificados.
Neste caso o investimento será no seu próprio website ou blog aperfeiçoando e melhorando o conteúdo disponível e assim poder liderar o ranqueamento nas páginas de pesquisa do Google e também se tornar relevante ao seu público. Confira a seguir alguns dos brasileiros atribuídos no comparativo sobre tráfego pago x tráfego orgânico.
Um dos principais benefícios é o relacionamento criado com o público alvo, pois diferente do tráfego pago, o tráfego orgânico é construído através de conteúdos relevantes e que ajudam o público a resolver problemas, ensinam algo dessa forma o público alvo torna-se mais próximo e conhece seus serviços através de um relacionamento de fornecimento de informações. Diferente do tráfego pago que se apresenta como um anúncio ou link que transfere o usuário até a página de vendas.
Os conteúdos disponibilizados através do tráfego orgânico se mantêm ativos por tempo indeterminado, diferente dos conteúdos do tráfego pago que não depende de anúncios para ser encontrado por potenciais clientes. É possível que permaneça disponível durante anos se trabalhado o SEO com otimização do marketing de conteúdo atualizado.
Os resultados orgânicos conquistam seus lugares devido a qualidade do conteúdo e também das práticas de SEO aplicadas com perícia, dessa forma aparecem entre os primeiros resultados de pesquisas nos buscadores. Embora em primeira colocação apresenta os resultados patrocinados, é evidente que ali há uma estratégia de venda e assim os conteúdos sem a descrição de anúncio ganham relevância.
Um dos benefícios do tráfego pago mais relevantes certamente é a redução no custo por lead, pois quanto mais seu site ou blog trabalhar o tráfego pago com a criação de conteúdos com as métricas de SEO aplicadas de forma correta menos será preciso investir em leads e visitas.
É possível que todos os conteúdos permaneçam ativos nos resultados de buscas com o mesmo valor de investimento inicial. Embora seja necessário investir em um redator para criar os conteúdos vale muito a pena, pois os conteúdos são vitalícios se mantidos com atualizações e boas práticas de SEO.
Há diversas fontes de tráfego orgânico, cada uma delas irá operar de forma diferente e com duas particularidades, aumentando ainda mais a diferença dos resultados tráfego pago x tráfego orgânico. Vejamos duas delas:
Site e blog são locais onde serão reunidas todas as informações sobre seu negócio, as informações devem ser estratégicas para conquistar seus clientes clientes em potencial. Para conseguir o tráfego pago é preciso desenvolver conteúdos buscados com alta quantidade de busca pelos usuários que tenham relação com a área de atuação e envolvimento do seu negócio.
As redes sociais como Facebook e Instagram também podem contribuir com o tráfego orgânico, é possível captar clientes através de postagens com links e também em locais abertos para descrições como a biografia. Podendo compartilhar a página do blog ou website, além disso é possível conquistar uma interação maior do público a partir das ferramentas disponíveis.
Um dos métodos para avaliar o tráfego orgânico mais utilizado é através do Google com a ferramenta Search Console. A ferramenta é capaz de medir a eficiência das estratégias aplicadas para conseguir o tráfego orgânico, além de apresentar os resultados obtidos, a ferramenta também aconselha o usuário a como melhorar as ações e investidas.
O que é tráfego pago? O tráfego pago é a entrega de conteúdos através de investimento financeiro em anúncios e links em diversos conteúdos de terceiros, ou seja, você terá que pagar por um espaço para que seu conteúdo fique disponível. O mais conhecido dos espaços são as páginas de resultados de pesquisa do Google, porém há outros lugares que também fazem a exposição desses anúncios.
O processo para usar o tráfego pago não tem segredo e é muito simples, baseia-se em escolher uma palavra-chave e pagar os recursos para ter seu conteúdo disponível no topo ou rodapé da primeira página nos resultados de pesquisa.
Também há benefícios de investir em tráfego pago principalmente para os iniciantes, pois é possível utilizar a estratégia para lançamentos, projetos e outras finalidades com o intuito de impulsionar empresas que estão iniciando seus trabalhos. Vejamos três dos principais benefícios de investimento em tráfego pago x tráfego orgânico.
Um dos benefícios é a ampliação da mensagem a ser passada, pois através dessa estratégia é possível expandir a presença da sua empresa no mercado e também na área digital, fortalecendo o reconhecimento através da entrega para mais pessoas de forma automática sem que o usuário precise pesquisar.
Um dos grandes atrativos do tráfego pago x tráfego orgânico é a apresentação de resultados mais rápidos em relação ao tráfego orgânico. Ao usar a estratégia de tráfego pago seu conteúdo passa a ser entregue para mais pessoas em menor quantidade de tempo, os acessos iniciam assim que a campanha é adquirida e colocada no ar. Uma ótima opção para impulsionar empresas que farão eventos, lançamentos ou projetos.
É possível ter mais flexibilidade uma vez que poderá optar por escolher entre diferentes tipos de público alvo, como sexo, idade, região, perfil de consumo entre outras características do público alvo. Outro atrativo da estratégia do tráfego pago é a opção de diferentes métodos de contratação para os serviços são eles:
Explorando as opções de tráfego pago é possível conseguir bons resultados, reunimos aqui algumas das opções mais populares para explorar e aplicar a estratégia de tráfego pago. Conheça e escolha o que mais atende seu perfil:
O Facebook Ads é uma das redes que fornecem mecanismo de alta quantidade de segmentação, permitindo que o anunciante utilize post com formatos próprios que serão patrocinados pela página de interesse. É possível fazer chamadas para atrair novos seguidores e impulsionar o negócio.
O Google Ads é uma ferramenta oriunda do Google que opera precificando as palavras-chave, através dela são feitos leilões para o posicionamento nos resultados de buscas orgânicas. Também oferece suporte aos anúncios e está disponível nos módulos CPC e CPM.
Este é um serviço indicado para quem deseja otimizar a posição da sua página através do buscador Bing. Administrado pela Microsoft, também oferece interação com campanhas do Google Ads.
Uma das maiores redes profissionais disponíveis atualmente também oferece espaços para quem deseja fazer tráfego através da página. Além de expor o seu negócio você ainda pode personalizar a campanha, uma ótima alternativa para quem oferece serviços e produtos para outras empresas.
Taboola é uma das mais indicadas para quem procura confiabilidade, sendo uma ferramenta de publicidade nativa que faz anúncios de diversos conteúdos. Desta forma é uma das principais plataformas para fazer tráfego pago.
As estratégias para aumentar as visitas ao seu site através do tráfego pago x tráfego orgânico precisam ser diferentes já que estamos falando sobre anúncios e links patrocinados. Fazer um investimento assertivo fará toda a diferença nos resultados, porém é preciso ter uma estratégia para impulsionar o negócio avaliando as principais questões como:
Além de ter uma estratégia que consiga atender as demandas acima é preciso também encontrar o canal adequado para fazer as abordagens e atingir o público alvo com sucesso, caso contrário o resultado será negativo e você poderá comprometer o retorno do lucro.
Os métodos para avaliar o sucesso do tráfego pago e orgânico são diferentes, a prática também consiste em avaliar os resultados e se certificar que as suas metas estão sendo alcançadas. Em grande parte as ferramentas que proporcionam os espaços para conteúdos patrocinados possuem indicadores que te darão uma posição quanto aos alcances e eficiência.
Embora os resultados sejam claros e visíveis, é essencial que as taxas de cliques e conversões também sejam verificadas a fim de melhorar ainda mais os resultados, seja no tráfego pago ou orgânico. Somente com uma avaliação e acompanhamento próximo é possível acompanhar a eficácia da estratégia de marketing.
Por que o tráfego orgânico é preferível ao tráfego pago? Para concluir o conteúdo tratado neste post não poderíamos deixar de responder essa pergunta. É muito comum essa dúvida sobre tráfego pago x tráfego orgânico, pois todos estão em busca de ampliação de seus negócios e querem a opção que mais lhe darão retorno.
Podemos dizer que ambas possuem grande potencial e são complementares para que se alcance resultados elevados na era do marketing digital. O tráfego orgânico é preferível ao tráfego pago devido a necessitar de menos investimento e gerar resultados mais duradouros e satisfatórios.
Além de proporcionar a aproximação do negócio ao público alvo. Esperamos ter atendido todas as suas dúvidas sobre tráfego orgânico e tráfego pago e que você possa fazer uma escolha mais consciente após conferir este artigo. Acesse nosso portal e confira muitos outros conteúdos para alavancar a expansão do seu negócio.
Redatora na empresa 4 mãos, 29 anos e com a responsabilidade de oferecer informações enriquecedoras, análises aprofundadas e orientações práticas voltadas para empreendedores, empresários e entusiastas da tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.
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