Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Jorge Torrez
Redator 4mãos
Se você já viajou para algum lugar que não conhecia, deve ter percebido a importância de um mapa (ou GPS, afinal de contas, estamos no século XXI). Agora, não seria bacana se existisse um mapa para mostrar os caminhos mais fáceis para a sua empresa? A boa notícia é que ele existe. Estamos falando do mapeamento de mercado.
Assim como um mapa, o mapeamento de mercado não se faz sozinho. É necessário investir tempo para desbravar as melhoras rotas para o sucesso da sua marca.
Quer aprender mais sobre esse tema? Então, acompanhe este artigo!
O mapeamento de mercado deve ser feito quando a sua ideia de negócio já estiver bem organizada. Isso significa que você já tem um plano de negócios completo, já definiu o seu público-alvo e já tem uma ideia de como irá distribuir os seus produtos ou serviços.
Nesse estágio, é importante que você apresente um protótipo do seu produto aos seus consumidores. Ainda não estamos falando do lançamento oficial. Trata-se apenas de um teste, como em um grupo de discussão, por exemplo.
Ele deve ser o mais profissional que você conseguir produzir, usando os recursos que você tem. Os empresários que investem em startups chamam esse protótipo de Mínimo Produto Viável (MVP, na sigla em inglês).
O cliente não pode perceber que aquela não é a versão final da sua ideia, pois isso fará com que ele procure defeitos ou analise de maneira negativa o produto (ou serviço).
Além dos dados internos, frutos das análises do seu serviço junto ao consumidor, o empreendedor ainda terá que estudar o mercado como um todo. Afinal de contas, o cenário externo não pode ficar de fora do seu mapeamento.
Isso é necessário porque às vezes a sua ideia é boa, mas o momento não. Imagine que a sua ideia de negócio seja oferecer vinhos finos por aplicativo. Todos os seus estudos demonstram que a ideia tem aceitação e viabilidade econômica, mas, um concorrente anunciou o lançamento de um produto semelhante.
Nesse caso, essa concorrência impactaria a sua ideia, tirando dela a característica de novidade, uma vez que o seu aplicativo só seria lançado meses depois.
Para evitar prejuízos, você decide acompanhar os resultados do seu concorrente, com o objetivo de aprimorar o seu mapeamento de mercado.
O mapeamento de mercado pode ser aperfeiçoado de acordo com o segmento em que se atua. O mais importante é que o empresário não deixe de criar essa postura curiosa sobre o mercado, uma vez que isso pode fazer com que ele fique perdido em meio às novidades.
Uma dificuldade recorrente dos empresários é obter recursos para investir nas suas empresas. Se você está enfrentando esse problema, leia o nosso artigo “Saiba como captar recursos financeiros para abrir seu negócio”.
Redator na empresa 4 mãos, oferecendo insights perspicazes, análises aprofundadas e orientações práticas para um público diversificado que inclui empreendedores visionários, empresários dedicados e entusiastas ávidos por tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.
Conheça os 8 Melhores Investimentos para 2025
Lugares para Empreendedores se Aventurarem: Explorando Oportunidades na natureza
Você tem uma ideia de negócio no ramo da alimentação? Então siga estas dicas
5 Razões Pelas Quais Empreendedores de Sucesso Investem em Cursos de Idiomas
O que esperar do mercado de comércio eletrônico da América Latina
Direitos do Trabalhador: saiba quais são e como conseguí-los
7 Melhores Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil
Ideias para salão de manicure: Decorações das simples às sofisticadas
Tabelas de preços para salão de beleza: Atualizada 2024
O que é spaterapia? Saiba mais sobre essa técnica
Copyright 2025 4 Mãos - Todos os direitos reservados
Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.