Como Vender Roupas? 13 Dicas para Ganhar Bem 

Selecionamos 13 dicas estratégicas para vender roupas. Saiba como começar, em quanto tempo sua loja terá retorno. Potencialize suas vendas!
Redator 4mãos

Por: Chalise

Redatora 4 Mãos

28/09/2022

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Vender roupas pode ser uma excelente oportunidade para começar um empreendimento. Abrir uma loja de roupas, seja ela física ou online, pode gerar uma excelente renda extra ou mesmo mensal. Saiba aqui como vender roupas e ser bem remunerado por isso.  

Para que seu empreendimento traga bons lucros é preciso se atentar a alguns detalhes importantes, como conhecer seu público alvo, encontrar bons fornecedores, marketing, entre outros.  

Porém, não se preocupe, a nossa missão é conseguir esclarecer todos os mínimos detalhes e te ajudar a ter todas as possibilidades de conseguir um negócio bem sucedido. Acompanhe abaixo e esteja preparado para começar a Vender roupas.  

13 Dicas para Vender Roupas 

Afinal, como começar a vender roupas e ter um negócio lucrativo? O que é preciso fazer para vender roupas? Perguntas mais realizadas quando se está iniciando um empreendimento para vender roupas.  

Esse é um mercado com inúmeras possibilidades, por esse motivo é preciso ter alguns cuidados com os planejamentos iniciais e se organizar para gerar vendas e lucro. Veja abaixo 13 dicas para vender roupas: 

1. Estude o mercado de roupas do Brasil 

O mercado de roupas no Brasil está voltando a ter uma estimativa de crescimento, visto que ele foi prejudicado com a pandemia. Porém a preocupação atual é com a inflação e a alta dos juros, por isso é muito importante fazer um bom estudo de mercado para conseguir levar até o consumidor um preço atrativo e competitivo.  

 É importante conseguir identificar sua persona, estudar seus concorrentes e encontrar os fornecedores ideais para saber como começar vender roupas. Estudar o mercado vai lhe possibilitar identificar qual a área com mais demanda, qual o nicho ideal para iniciar além de facilitar no planejamento geral do seu empreendimento. 

2. Determine qual será o seu nicho 

Após fazer o estudo de mercado, já é possível ter as informações necessárias para definir o seu nicho. A dica é optar por um nicho que você tenha intimidade e consiga falar sobre ele de forma natural.  

Como começar a vender roupas sem saber o que vender? É possível escolher um nicho de um público determinado como, moda infantil, moda feminina, moda masculina, entre outros. Ou como começar a vender roupa por nicho de um segmento de roupas específico, como roupas de festas, moda íntima, moda plus size, moda sustentável, entre outros. 

3. Determine seu público-alvo 

Saber para quem você direciona seus produtos, ajuda a fazer propagandas mais assertivas, bem como vender roupas que ele desejaria comprar. Definir a sua persona é criar um cliente fictício, com todas as características do seu cliente ideal, como gênero, faixa etária, gostos, renda, entre outros.  

Com sua persona criada, é mais fácil criar uma comunicação que atinja diretamente a ela, podendo trazer soluções para seus problemas e dores, dentro do poder aquisitivo dela. Assim, as chances do cliente, que se compara a sua persona, adquirir os seus produtos são realmente altas. 

4. Encontre bons fornecedores 

Como vender roupa sem ter roupas boas para vender? Agora que você já definiu sua persona e já sabe qual será seu nicho de atuação está na hora de encontrar um bom fornecedor para começar a vender roupas. Por exemplo, fornecedores de roupas femininas, ou fornecedores de roupas infantil. 

É importante analisar a qualidade das peças, o preço por quantidade, o frete e o prazo de entrega, bem como analisar qual a demanda máxima que o fornecedor será capaz de suprir. Não se esqueça de verificar a reputação do fornecedor e de exigir as notas fiscais de compra. 

5. Analise os concorrentes e crie seu diferencial 

Fazer uma análise dos concorrentes que possuem roupas para vender é essencial para ver quais estratégias são melhores recebidas pelos clientes bem como as que não são bem recebidas, para saber qual o melhor caminho a seguir, qual a faixa de preço praticada, e para conseguir criar um diferencial que seja único e exclusivamente seu, buscando melhorias em seus produtos e serviços. 

Criar o seu diferencial, faz com o cliente te veja como o único de quem ele pode adquirir quando pensar em comprar uma determinada peça de roupa. Pode ser um mimo, um pós venda diferenciado, um tecido em particular, ou seja, um pequeno detalhe que poderá fidelizar seu cliente e te diferenciar da concorrência.  

6. Crie um nome para seu negócio 

Ter um nome ao vender roupas é muito importante, é ter uma identidade própria, afinal como as pessoas vão se referir àquela loja que possui um excelente atrativo, por exemplo? Encontre um nome que faça referência ao seu nicho, que seja de fácil pronúncia e memorização. Usar e abusar da criatividade neste momento será um diferencial para sua loja. 

Mas lembre-se, é preciso que seja algo original e que as pessoas consigam falar e escrever sem ter dificuldades. Para que consigam se lembrar de sua loja e se comunicar com você e com outras pessoas sem problemas. Além disso, é preciso ter cuidado para não acabar referenciando outra loja com o nome escolhido, por isso invista em uma pesquisa profunda e escolha o nome perfeito para você. 

7. Legalize sua empresa 

É possível começar a vender roupas sem ter um CNPJ, porém você enfrentará alguns desafios, como por exemplo, muitos fornecedores só vendem peças no atacado para pessoas jurídicas. Então é preciso ter um CNPJ para conseguir adquirir peças com os preços mais baixos. 

Além disso, com um CNPJ é possível emitir nota fiscal, abrir uma conta bancária empresarial e estar em dia com os impostos legais. Você pode se cadastrar como MEI, para isso, basta se cadastrar no Portal do Empreendedor, seguindo os passos de abertura da empresa. Mas em caso de dúvidas, tenha o auxílio de um contador. 

8. Divulgue seu produto 

Como as pessoas vão saber que você tem roupas para vender? É através da divulgação do seu produto que as pessoas virão até você. Encontre o meio mais utilizado por sua persona e crie sua propaganda com foco no produto e nas suas qualidades e facilidades que o cliente encontra apenas comprando com você.  

Pode ser online, por meio do Instagram, Pinterest, Facebook, por exemplo, ou offline por meio de panfletos, jornais e feiras. Importante ter fotos chamativas, uma descrição clara e convincente, além de mostrar ao seu potencial cliente o que ele ganha e perde ao comprar ou não seu produto.  

9. Crie promoções e campanhas 

As promoções e campanhas atraem a atenção do cliente para um produto específico, além de ser uma excelente maneira de trazer o cliente até você. Assim é possível oferecer outros produtos além dos que estão na promoção, bem como aumentar suas vendas em determinados períodos. 

Fique atento às datas comemorativas, e aos períodos em que as suas vendas diminuem, para criar campanhas e promoções que sejam benéficas e estratégicas para aquele momento e conseguir atrair o maior número de clientes possíveis, gerando faturamento e conhecimento dos seus produtos. 

10. Determine qual será seu canal de venda 

Você fará vendas online ou terá uma loja física? Vender roupas em loja física bem como vender roupa online exige um planejamento prévio. Para loja física é preciso encontrar um espaço, bem localizado, que seja capaz de acomodar todas as suas roupas, bem como ter um depósito e um provador. 

Para a loja online é preciso decidir se sua loja terá um site próprio ou venderá através de plataformas de marketplaces. Elas precisam contar com informações claras de seus produtos, bem como fotos e vídeos com ótima resolução. Pois diferentemente da loja física, onde o cliente pode pegar a peça e analisá-la, na online você precisa provar que elas são realmente de qualidade com sua descrição e fotos. 

11. Tenha meios de pagamentos e envio diferenciados 

Hoje em dia existem diversas formas de pagamentos, e cada pessoa tem uma preferência diferente. Pensando nisso, é preciso trabalhar com o máximo de meios de pagamentos possíveis, para não acabar perdendo a venda por não poder receber da maneira que o cliente pode pagar. 

Assim como meios de pagamentos, é necessário trabalhar com diversas opções de frete e entregas, pois não é segredo para ninguém que hoje em dia quanto mais rápido for a entrega mais os clientes gostam. Além disso, há também o cliente que prefere o mais em conta. Então tenha opções para que o cliente decida qual será o melhor para ele. 

12. Tenha um pós-venda de qualidade 

Fidelizar um cliente é torná-lo um comprador de sua loja em toda e qualquer ocasião. Ter um cuidado especial com o cliente após a efetivação da compra é capaz de criar um vínculo com seu cliente. Oferecer-se para tirar suas dúvidas, uma embalagem que demonstre carinho, um mimo surpresa. 

Além disso, é preciso ter um cuidado especial também no caso de o cliente precisar efetuar a troca de alguma peça, pois ao ser bem recebido, ou a facilidade deste contato no pós-venda, pode ser o diferencial para que ele volte ou não a comprar com você.  

13. Análise todos os resultados 

Assim como em todo negócio, é de extrema importância analisar os resultados de tempo em tempo. Fazer análises detalhadas te ajudam a saber o que está funcionando bem e o que não está funcionando bem, sendo possível mudar as estratégias de divulgação, os itens vendidos, entre outros, para conseguir atender da melhor maneira o seu cliente. 

Tenha um objetivo claro e definido de onde deseja chegar, e direciona suas estratégias se for preciso, mas nunca perca o foco. Para vender roupas é preciso estar de olho no mercado atual, nas novas tendências e preferências do seu público-alvo.  

Como faço para vender roupas? 

Para vender roupas é preciso definir como será realizada a venda, se por meio digital, físico ou ambos. É preciso ter um bom fornecedor, com preços atrativos para que os seus preços sejam competitivos. 

Além disso, para vender roupas, é importante conhecer o que se está vendendo, bem como estar atento às novas tendências e novidades do mercado, para sempre oferecer ao seu cliente o melhor.  

Fazer uma boa divulgação, com fotos de qualidade e textos chamativos e diretos vai atrair todos os clientes e possíveis clientes. Assim você conseguirá vender roupas com mais facilidade.  

Quanto tempo demora para uma loja começar a dar lucro? 

Para responder essa pergunta não é possível afirmar um tempo exato, pois depende de muitos fatores individuais de cada loja. Como o número de clientes, a forma de pagamento, sua disposição para buscar novos clientes e fazer sua loja crescer, analisando o investimento inicial e as vendas mensais.  

De um modo geral, uma loja de roupas tem um retorno rápido, em cerca de 6 meses é possível recuperar todo o seu investimento. Porém é preciso muita dedicação do vendedor para fazer a loja ser reconhecida no mercado, ter um marketing bem trabalhado e conseguir ganhar a confiança do cliente.  

Vender roupas

Afinal como começar a vender roupas 

Resumindo, como começar a vender roupas? Analise o mercado, encontre o seu nicho, saiba para quem você irá vender e encontre um ótimo fornecedor. Com as roupas em mãos, comece a fazer a divulgação. Hoje em dia, mesmo com uma loja física, é extremamente importante fazer a divulgação dos produtos nas redes sociais, pois é onde as pessoas passam seus tempos livres. 

Trate seus clientes com respeito e muita dedicação. Permita que ele se sinta confortável em sua loja, com suas roupas e ofereça todo suporte no pós venda, fazendo assim a fidelização deste cliente. Trabalhe com o que você gosta e saiba o que está vendendo, tenha autoridade para falar sobre cada produto e esteja disposto a mudar suas estratégias caso elas não estejam dando um bom resultado.  

E nunca se esqueça da parte burocrática, esteja com toda documentação em ordem e com os impostos em dia. Assim, com muita dedicação, suas vendas de roupas tem uma grande chance de se tornar um negócio lucrativo e te possibilitará crescer ainda mais. 

 Para mais informações sobre aberturas de empresas acesse nosso portal, temos uma equipe te esperando para tirar as principais dúvidas. No entanto, se seu foco é ganhar dinheiro em nosso portal é possível ter acesso a oportunidades de como fazer renda extra. 

Redator 4mãos Chalise

Redatora na empresa 4 mãos, 29 anos e com a responsabilidade de oferecer informações enriquecedoras, análises aprofundadas e orientações práticas voltadas para empreendedores, empresários e entusiastas da tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.

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