Você vai deixar sua empresa morrer? LEIA ESSE ARTIGO | 4 Mãos

Empreendedores

Você vai deixar sua empresa morrer? LEIA ESSE ARTIGO

Natalia Mantovani

Natalia Mantovani

|

19/03/2020

|

8 min de leitura

|

Voltar

Empreendedor procurando como encerrar uma micro empresa simples em um computador
8 min de leitura

Se você está buscando como encerrar uma micro empresa simples, sabemos que é um momento muito delicado.

Mas as vezes a decisão mais assertiva não é o encerramento de empresa, podem haver mais soluções, como a recuperação das suas atividades e engajamento em voltar a tornar possível o lucro em seu negócio.

No entanto, as vezes realmente sua escolha está feita, e o que você quer mesmo é saber como encerrar uma micro empresa simples.

Não se preocupe, te daremos dicas sobre os dois lados. Além do mais abordaremos um pouco sobre quanto custa para fechar uma empresa simples nacional, assim você terminará a leitura com diversas informações relevantes.

O importante é analisar tudo com calma, num todo, sem tomar nenhum tipo de decisão precipitada.

Para alcançar exatidão em sua escolha, para que todo o processo seja desenvolvido com cautela (tanto na decisão de não encerramento, quanto na de finalizar os trabalhos), já adiantamos uma dica de ouro: conte com um profissional da área contábil.

Os contadores hoje em dia estão atuando de maneira diferenciada, já que estão buscando adotar um comportamento mais consultivo aos seus clientes, auxiliando perante decisões difíceis.

Continue lendo para entender.

Como encerrar uma micro empresa simples: é realmente uma necessidade ou ainda há opções?

Nesta primeira etapa, é preciso ponderar e analisar em uma visão micro e macro do negócio, se realmente algumas medidas devem ser tomadas, como encerrar uma micro empresa simples.

É importante verificar se não há a possibilidade de reerguer o empreendimento ou se o melhor a se fazer é deixá-la apenas inativa para retornar em um momento posterior. Vale ressaltar que se optar por apenas deixar a empresa sem atuação, você terá que mantê-la regulamentada, para não sofrer nenhum dano futuro.

Você pode correr atrás do desenvolvimento de sua empresa, apostando suas fichas com determinação. Para tal, a sua gestão de crise deve ser impecável, estar bem pensada e ser aplicada com precisão técnica. Sim, é possível recuperar um empreendimento por mais que pareça que está tudo perdido. Não tome decisões precipitadas.

Consultar um especialista em gestão de negócios ou um contador, é bem indicado nesta faze, para que juntos possam fazer a melhor escolha, e desenvolver estratégias que beneficiarão a todos, em vários âmbitos.

1- Como encerrar uma micro empresa simples: Distrato social

Se a decisão foi tomada e você realmente seguirá com o encerramento e quer saber como encerrar uma micro empresa simples, vamos então ao primeiro passo que deve ser seguido.

Caso sua empresa possua um modelo societário, é necessário a assinatura de todos os sócios em um termo chamado de “distrato social”.

Empreendedor procurando como encerrar uma micro empresa simples em um computador

Neste documento deve ser discriminado o motivo do encerramento da sociedade e como serão divididos todos os bens da empresa. Caso não possua uma sociedade, pule esta etapa, vá direto para o processo a seguir.

2- Como encerrar uma micro empresa simples: Débitos previdenciários

No segundo passo, falamos sobre os débitos previdenciários, que trata-se de um documento emitido de forma gratuita, que é chamado de Certidão Negativa de Débito. Basta solicita-lo no site da Previdência Social, e serve para averiguar a existência de débitos pendentes.

Se existir alguma pendencia em relação aos débitos, deve ser resolvido diretamente com a Receita Federal para mais informações de como encerrar uma micro empresa simples.

3- Como encerrar uma micro empresa simples: FGTS

Outro documento necessário para o encerramento de empresa é o Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Ele deve ser solicitado no site da Caixa Econômica Federal (CEF).

Empreendedora procurando como encerrar uma micro empresa simples em um computador

Assim como no item anterior, caso haja alguma pendencia, ela deve ser resolvida para prosseguir os procedimentos necessários da nossa lista de como encerrar uma micro empresa simples.

4- Como encerrar uma micro empresa simples: Baixa na prefeitura e no estado

Você também terá que procurar a Secretaria de Finanças do seu município para dar baixa na prefeitura. Lá você conseguirá verificar o pagamento de seus impostos e se há algum tributo em aberto.

Para a baixa no estado, procure Secretaria da Fazenda para verificar sua Inscrição Estadual.

5- Como encerrar uma micro empresa simples: Tributos

Para completar ainda mais as documentações neste passo a passo para como encerrar uma micro empresa simples, não podemos esquecer de falar sobre a Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União. O mesmo se trata de um documento que comprova a sua regulamentação com o Governo Federal.

6- Como encerrar uma micro empresa simples: Junta comercial

Ao chegar na junta comercial para dar andamento no processo, será necessário apresentar uma série de documentações que comprovam que sua empresa está em dia com a legislação.

Estes documentos se referem aqueles que citamos anteriormente no texto, como regularização de tributos, de débito, de prazos, entre outros.

Entretanto, o processo do pedido de arquivamento de atos de extinção, não é gratuito. Uma taxa é cobrada para protocolar a solicitação, e o seu valor varia de acordo com o estado.

O tempo que isso irá levar também depende da atuação de cada local.

7- Como encerrar uma micro empresa simples: baixa no CNPJ

Chegamos na fase final dos passos sobre como encerrar uma micro empresa simples. A baixa do CNPJ é realizada junto à Receita Federal, e pode ser feita pelo site, de forma online.

Empreendedora procurando como encerrar uma micro empresa simples em um computador

O programa chama-se PGD-CNPJ (Programa Gerador de Documentos do CNPJ) e serve para fazer a solicitação de cancelamento do CNPJ e a emissão do Documento Básico de Entrada (DBE), que precisa ser assinado com firma reconhecida em cartório.

Quanto custa para fechar uma empresa simples nacional?

No começo deste texto que cita os passos sobre como encerrar uma micro empresa simples, falamos que entraríamos na pauta “quanto custa para fechar uma empresa simples nacional”. Então vamos lá.

Estamos falando aqui sobre o encerramento de uma empresa simples, e se tratando desta linha, quanto custa para fechar uma empresa simples nacional é algo que preocupa alguns empreendedores, mais pela falta de informação.

Se já subimos esta pauta de valor, se torna uma preocupação e muitos tem esta dúvida referente a quanto custa para fechar uma empresa simples nacional.

Mas a verdade, é que quando se trata de casos simples, como um empreendedor MEI, a resposta de quanto custa para fechar uma empresa simples nacional é tranquilizadora:

Não há taxa alguma! Já que você pode fazer por si mesmo. Caso precise de uma ajuda profissional, aí sim algum valor provavelmente será cobrado. Isto se dá em maioria com casos onde há alguma complicação no processo de encerramento.

Se você optou por não deixar sua empresa morrer, veja como vender mais

Se chegou até aqui, já entendeu bastante sobre como encerrar uma micro empresa simples. Então se não quer deixar sua empresa morrer e vai atrás do seu sucesso com ainda mais garra, indicamos uma consultoria com um profissional.

Empreendedor procurando como encerrar uma micro empresa simples em um computador

Você terá benefícios como alavancar suas vendas, e ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira, tributária, fiscal, ficando totalmente em dia com as conformidades da lei, e para isso indicamos fortemente os serviços de um contador.

Com este profissional você terá:

– Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;

– Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;

– Redução de impostos, adequando seu regime tributário;

– Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;

– Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final, ou sua produção em si;

– e muito mais!

4-maos-cta-3
Ainda vive com aquela dúvida contábil? Entre em contato com nossos contadores parceiros agora mesmo!

Como encontrar um escritório de contabilidade que se adeque a minha realidade?

Bem para encontrar o melhor escritório de contabilidade que possa te ajudar nessa etapa para reerguer o seu negócio, primeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

– Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;

Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;

– Meio termo entre os dois acima.

E ainda suas preferencias:

– Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto);

– Contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;

– Contabilidade com sistema online, mas um serviço pensado especialmente para você;

– Prefere baixo custo?

– Prefere custo-benefício?

– Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?

E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Desta forma, você recebe estas 4 opções de orçamento para escolher o que cabe em sua realidade, assim é possível escolher a melhor oportunidade de negócio.

Empreendedor procurando como encerrar uma micro empresa simples em um computador

Você ficará satisfeito com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferencias, evidenciando suas necessidades!

Você pode optar, por exemplo, por melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no FacebookInstagram LinkedIn.

Especialista da 4 Mãos apta para ajudar escritório de Contabilidade para a vender mais com a ajuda da 4 Mãos
Natalia Mantovani

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar meu contador agora