Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Jorge Torrez
Redator 4 Mãos
Nesse artigo vamos explicar sobre uma técnica que vai ajudar com a construção de uma marca forte e para isso vamos utilizar a ferramenta de Branding Naming, trata-se de 9 passos que você precisa seguir.
Existem vários exemplos de produtos que chamamos pela marca e nem nos damos conta que na verdade aquilo não é nome do produto e sim do fabricante, como por exemplo temos a Maizena, que na verdade o produto amido de milho, no entanto ninguém se lembra de comprar amido de milho e sim Maizena.
E é exatamente isso que essa poderosa técnica de Branding Naming faz com a sua marca, capaz de criar uma necessidade no consumidor a ponto de você ter market share predominante em seu mercado.
Talvez você esteja se perguntando mais o que é naming? Se traduzirmos de forma literária o significado é nomear, porém tecnicamente falando são um conjunto de técnicas utilizadas para criar nomes poderosos de uma empresa, serviço, eventos ou qualquer outro tipo de projeto com o objetivo de diferenciar no mercado.
Vamos simplificar em 9 passos para que você realmente possa ter uma marca forte e criativa e no final vou dar uma dica extra bem importante.
Ao utilizar o processo de naming facilitará as estratégias de toda a comunicação da marca, sempre com o objetivo inicial que mencionamos onde o mundo ideal é ter boa fatia de share de um determinado mercado, especialmente quando falamos de como criar nome de empresa.
Para que seja um processo adequado é muito importante termos alguns critérios resumidos abaixo:
Somente dessa maneira a ferramenta naming brading poderá ser aplicada com sucesso, garantindo assim que se crie uma marca forte e que realmente se diferencie do mercado.
Construções morfossintática servem para trabalhar melhor com o vocabulário, palavras, substantivos ou até mesmo adjetivos.
Existem algumas formas de criar nome para seu projeto e para isso vamos demonstrar abaixo para que fique claro essa diferenciação e você possa aplicar a mais adequada a sua marca. Veja algumas variações de nomes usando a técnica morfossintática:
Bom em resumo são essas as formas criar o seu nome, porém isso é apenas a base que possamos mergulhar no processo de naming.
Agora sim vamos no aprofundar em usar a técnica de forma adequada, sendo assim nossa sugestão é que esse seja um verdadeiro check list ao ciar sua marca.
Capacidade de causa impacto é fundamental é importante pensar em nome que realmente chame atenção que se diferencie no mercado. Repare que os grandes concorrentes de mercado têm nome de impacto, porém são totalmente diferentes.
Por exemplo Mc Donalds é totalmente diferente de burger king, porém olha que impactante o nome do Burger King, realmente é muito impactante, porque consegui reunir uma clareza na informação o que a marca vende e assim como também traz um impacto para a persona.
Levando a persona a pensar naquele hamburguer de Rei mesmo sabe, como popularmente chamamos de “monstro”, percebe o impacto mais junto com isso a originalidade atingida o cliente ideal.
2 . CONCISÃO
Continuando aqui o próximo passo o nome da sua marca precisa ter poucas palavras até para ser fácil de lembrar, por exemplo você esqueci o nome Nike? Provavelmente não, porque é pequeno e principalmente fácil de lembrar.
Então cuidado com nomes muito grandes!
3. ESCRITA E PRONÚNCIA
Já emendando no próximo passo da técnica de brading naming, a marca precisa ser fácil de escrever e pronunciar, aqui é duas dicas em uma. Cuidado com nomes complexos de falar ou escrever o cliente inclusive tem dificuldade de executar tal atividade.
Ratificamos aqui cuidado com o nome em inglês, é bonito criar nome em inglês mais sabe aquele negócio de olhar para o consumidor que falei no início do artigo? É exatamente isso, seu cliente fala inglês? Se não por que vai criar uma marca em inglês?
4 . GOSTO DE ESCUTAR
O nome da sua marca é gosto de escutar, para que o naming seja eficaz é necessário que aquele som não se confunda entre as palavras, sabe aquela empresa que é tão difícil de falar que perguntam quando você liga, sou da empresa XPTO aí pessoa pergunta de volta, não entendi qual o nome da sua empresa?
É porque não usou a técnica de naming, simplesmente ignorou a forma de criar uma marca corretamente, pensando inclusive na agradabilidade do som.
5 . TRANSMISSÃO DA MENSAGEM
Na medida do possível, procure por nome que atendam as características já menciona anteriormente que o nome já passe o que a marca faz, ou qual é a causa que ela defende, qual experiência que ela proporciona.
Então sem dúvidas ter uma marca que logo de cara transmita a mensagem é lago fundamental. Por exemplo temos um cliente meu aqui que o nome da marca dele é casa do sol, achamos sensacional porque a empresa dele instala energia solar e faz todo sentido o seu posicionamento.
6 . FACILIDADE DE MEMORIZAÇÃO
Outro ponto importante precisamos pensar ao como criar o nome de uma empresa que ela facilite a memorização por parte do seu cliente, lembra do menos é mais, seu cliente precisa ter facilidade em memorizar a sua marca caso contrário não existe trabalho de branding que justifique.
7 . INOVAÇÃO
Continuando com a técnica de naming, recentemente tivemos a criação da nova marca do Facebook que se chama meta, que é o nome do grupo. Na verdade, o Facebook estava atento aos sinais externos e teve a leitura de uma tendência de mercado que já estava em alta no vale do Silício, porque meta verso quer dizer mundo digital que tenta replicar a realidade.
E essa é uma dica muito importante, que o naming seja realmente inovador que aponte e acompanhe o processo de inovação naquele mercado.
8 . USE ACRÔNIMOS QUANDO APLICÁVEL
Um bom exemplo aqui de acrônomos para que entenda na prática é ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), veja que é um conjunto de iniciais que formam uma marca, que diga-se de passagem muito bem criada.
9. REFERÊNCIA EXTERNAS
Eu falei sobre usar palavras em inglês para tomar cuidado com isso, no entanto preciso trazer um contraponto aqui que tem palavras que são de outras línguas fáceis de falar, memorizar, são curtas e impactantes.
Exemplo Reebok é uma palavra africana que é um tipo de antílope, essas sacadas são muito legais, entretanto perceba que qualquer um pode falar e talvez nem você sabia que era um antílope, coloca aqui nos comentários do BLOG se você sabia!
A nossa última dica de aplicar o processo de naming é reunir esses pontos como um check list e deixar como um crivo para ideias de nome que possam surgir, isso garante se a sua ideia de nome realmente é aplicável.
Então vamos com a mão a massa é hora tirar sua ideia de nome do papel e assim conseguir não deixar de registrar seu domínio e também registrar a sua marca.
Esditor Chefe na empresa 4 mãos, responsável por impactar diversos empreendedores tanto via Blog como também via Canal no Youtube, ajudando empreendedores abrirem e expandirem seus negócios.
Você tem uma ideia de negócio no ramo da alimentação? Então siga estas dicas
5 Razões Pelas Quais Empreendedores de Sucesso Investem em Cursos de Idiomas
O que esperar do mercado de comércio eletrônico da América Latina
Direitos do Trabalhador: saiba quais são e como conseguí-los
7 Melhores Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil
Ideias para salão de manicure: Decorações das simples às sofisticadas
Tabelas de preços para salão de beleza: Atualizada 2024
O que é spaterapia? Saiba mais sobre essa técnica
Lista Completa de Material para Cabeleireiros: O que Não Pode Faltar
49 Ideias de decoração salão beleza: Inspirações para Transformar seu Espaço
Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados
Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.