Como abrir uma empresa de importação: veja as etapas para empreender

Empreendedores

Como abrir uma empresa de importação

Natalia Mantovani

|

30/09/2020

|

13 min de leitura

|

Voltar

Profissionais executando o processo de como abrir uma empresa de importação
13 min de leitura

Sabe como abrir uma empresa de importação? Entender como abrir um negócio de importação e exportação será uma garantia para os empresários que desejam atuar nesta área de mercado. Ao fazer isso, é possível melhorar muito sua eficiência nas transações comerciais e tendo maior sabedoria na gestão tributária.

Afinal, sabemos que hoje em dia, o costume de fazer compras pela Internet está se tornando cada vez mais ativo e aceito pela sociedade, onde esse fato promove a conexão entre grandes empresas do exterior e os consumidores brasileiros.

Essa nova interação também facilita o consumo de produtos do exterior, mas toda empresa estrangeira precisa ter um importador no país de origem e vice-versa.

Contudo, para você saber como abrir uma empresa de importação e poder se nortear neste processo, viemos trazer algumas exemplificações do processo sobre como abrir um empreendimento de importação. Assim você se atenta a estes passos e começa deslanchando nos negócios. Veja mais sobre como abrir um negócio de importação:

Como abrir uma empresa de importação passo a passo

Vamos apresentar alguns passos a se seguir, que são cruciais e farão completa diferença em sua estratégia para entrar no caminho mais assertivo sobre como abrir um empreendimento de importação.

Pesquise sobre as oportunidades de negócio na sua região

Para dar início ao passo a passo de como abrir um negócio de importação a primeira fase é, na verdade, uma etapa que antecede o projeto.

A forte competitividade de mercado no setor de como abrir um empreendimento de importação, faz com que você necessite buscar oportunidades de negócios. Pense bem em assuntos como:

  • Quais nichos mercadológicos ainda não foram explorados em sua área sobre como abrir um negócio de importação?
  • Este setor tem necessidades de trabalho?
  • Quais diferenças você acrescentaria ao seu serviço no processo de como abrir um empreendimento de importação que destacasse sua marca? Ou então quem sabe optar por um fornecedor exclusivo?
  • O que as pessoas mais precisam sobre os principais serviços em sua área em como abrir um negócio de importação?

Analisar e concluir os pensamentos sobre essas e outras questões anteriores irá expandir sua visão sobre como abrir um negócio de importação. Assim, fica mais claro os modelos estratégicos que terá de utilizar no projeto sobre como abrir um empreendimento de importação em que vai investir.

Além do mais, focando o seu investimento em como abrir uma empresa de importação em áreas certeiras é preciso, e isso é possível ao explorar um nicho que demanda atenção, mas não recebe o necessário valor.

Contudo, você pode fidelizar seus clientes, ao dar para eles exatamente o que precisam, uma solução nova. Por isso, invista seu tempo em pesquisas e monte seu projeto detalhadamente, com calma e perseverança.

Crie um planejamento estratégico

O segundo passo crucial para seu projeto sobre como abrir uma empresa de importação, realmente se concentra na parte estratégica do negócio, que vem após as análises de mercado.

A criação de estratégias e modelos de atuação mais lógicos são importantes porque você precisa ter uma base e definir metas antes de começar a procurar clientes. Mas não apenas isto, já que você irá definir aonde quer chegar, nada mais sensato que desenvolver um plano sobre como chegará até lá.

Com o auxílio de um eficiente planejamento estratégico, você pode analisar os pontos positivos e negativos do seu negócio, além de identificar possíveis ameaças e oportunidades não exploradas.

Sendo assim, sua estratégia em como abrir uma empresa de importação deve manter o foco em avaliar e trabalhar em cima de seus pontos fortes e, ao mesmo tempo, você irá agir para evitar pontos fracos.

Estudos sobre o mercado e se3us concorrentes, assim como a avaliação do público-alvo e recursos de investimento também entrarão nesta etapa de planejamento sobre como abrir uma empresa de importação.

Avalie os custos necessário para começar o negócio

Avaliar os custos é uma etapa de como abrir uma empresa de importação de extrema importância, assim como as outras que citamos acima. Você precisa colocar na ponta do lápis tudo que precisa e quanto tem para investir no empreendimento.

Você pretende ter um negócio sozinho ou optará por ter um ou mais sócios? Uma solução é dividir os custos iniciais nesta etapa de como abrir uma empresa de importação, pois se você for um único empresário, precisa considerar se pode arcar com todos os custos.

Por exemplo, fora o trabalho de entender como abrir uma empresa de importação e pagar o serviços de funcionários como contadores e advogados, deve haver capital de giro inicial para pagar as contas básicas do negócio (aluguel, luz, internet etc.

E isso poder fazer o empreendimento se desenvolver, assim como deve-se pensar no investimento inicial em marketing (criação da identidade visual da marca), entre demais fatores primordiais que formam um bom planejamento criado especificamente sobre como abrir uma empresa de importação.

Defina como será a sociedade e o regime tributário

Agora que você concluiu o estudo das três primeiras etapas do processo de como abrir uma empresa de importação, pode iniciar a fase de registro oficial da empresa junto aos órgãos públicos.

Se você optar por atuar em um modelo societário nesta trajetória de como abrir uma empresa de importação, o documento referente ao contrato social da empresa irá registrar o tipo da sociedade utilizada, que pode variar entre:

  • Sociedade Simples;
  • Sociedade Limitada;
  • Empresário Individual;
  • Sociedade em Nome Coletivo, em Comandita Simples, Anônima, ou Comandita por Ações;
  • Sociedade Cooperativa;
  • Dentre demais modelos de sociedade empresarial.

O sistema tributário é a forma como a empresa responde as obrigações ao IRS no processo de constituição do projeto sobre como abrir uma empresa de importação.

Atualmente, diversas empresas escolhem atuar pelo sistema MEI ou Simples Nacional em como abrir uma empresa de importação, mas é preciso estudar a forma como atuam e só assim poderão achar uma forma de padronizar a definição.

A ajuda de um contador o auxiliará a cumprir esta difícil etapa, reduzindo assim seus impostos e prestando total suporte na hora de entender como abrir uma empresa de importação.

Abrir empresa importação passo a passo: saiba os pontos que você não deve deixar de lado na hora de executar este processo

Na hora de entrar no mundo dos empreendimentos, muitas pessoas podem acabar agindo sem pensar, o que pode trazer prejuízos. E esta é a última coisa que você quer ter depois de abrir sua empresa, certo? Então além de saber o necessário para abrir empresa importação passo a passo, também é importante saber o que não fazer.

Com isso em mente, reunimos alguns fatores que você deve se atentar na hora de abrir empresa importação passo a passo. Vamos começar falando sobre assuntos legais.

Não se atentar a assuntos legais

Quando estão prestes a se tornar empreendedores e finalmente conseguem concluir o processo de como abrir empresa importação passo a passo, muitas pessoas acham que a contabilidade pode ser deixada do lado neste momento. Mas isso jamais deve ser feito! Todos os negócios devem estar com as obrigações contábeis em dia, independente do porte.

E quais assuntos você não deve deixar de lado para que as multas inesperadas não cheguem? Bem, nenhuma empresa deve atuar sem um Alvará de Funcionamento e CNPJ legalizado, mas saiba que licenças especiais é um assunto que você deve cuidar.

Falando sobre o assunto de abrir empresa importação passo a passo, saiba que pode ser necessário pagar taxas de importação específicas para cada produto. Alimentos e remédios são os materiais que nosso Governo Federal mais se importa para tudo estar legalizado, então atente-se a isso.

Se tiver dúvidas, sempre consulte um escritório de contabilidade para lhe dar total apoio. Inclusive, o processo de como abrir empresa importação passo a passo pode ser mais fácil se você optar por profissionais que entendem disso.

Trabalho nas redes sociais é importante para você que deseja executar o processo de como abrir uma empresa de importação e exportação

Hoje em dia, a internet está presente em nosso dia a dia e não há quem discorde disso. Falando melhor sobre isso, saiba que as redes sociais fazem parte deste fenômeno. Apenas em 2019, mais de 140 milhões brasileiros usavam as redes sociais para diversos assuntos. Entendeu a importância de usar este canal na hora de executar o processo de como abrir uma empresa de importação e exportação?

Além de ter uma página no Facebook e uma conta no Instagram para seu negócio, também é importante investir em mídia paga. Isso vai ajudar sua marca a ser vista por diversas pessoas. Ter uma linha criativa padronizada também pode lhe ajudar a sair na frente dos concorrentes.

E depois de executar o processo de como abrir uma empresa de importação e exportação, você pode usar estes canais para divulgar promoções e até mesmo lançar cupons de desconto.

As possibilidades são inúmeras, mas não deixe de ter uma linha criativa profissional na hora de fazer postagens. Jamais misture postagens de seu perfil pessoal com as fotos de sua empresa, isso pode acabar com o profissionalismo. O investimento em vídeo é algo que deve ser considerado, já que muitas pessoas estão usando seus planos de internet para consumir este tipo de conteúdo.

Lembrando que a postagem em vídeo permite uma aproximação com o público, então não deixe isso de lado para ter o maior sucesso possível. O êxito na hora de executar o processo de como abrir uma empresa de importação e exportação vai depender apenas de você!

Não contar com um escritório de contabilidade na hora de executar o processo de como abrir uma empresa de importação e exportação

Já citamos esta dica no primeiro tópico, mas vale a pena você entender que o apoio de um escritório de contabilidade é essencial para seu dia a dia. Além de dar suporte no processo de como abrir uma empresa de importação e exportação, você também consegue ter um dia a dia mais dinâmico. Isso porque não irá precisar cuidar de demandas que não possui tanto conhecimento.

Imagine a seguinte situação: como seria seu dia a dia se trabalhasse o dia todo e ainda precisasse ter que cuidar de demandas de contabilidade? Muito atarefado, certo? Por este motivo que é importante realizar a contratação de um escritório de contabilidade. Além de lhe ajudar a ficar longe de demandas que não tem muito conhecimento, você ainda consegue ter gastos cada vez menores devido a estes especialistas terem a aptidão para lhe fazer pagar menos impostos sem deixar a legalidade de lado.

Muitos escritórios de contabilidade também podem lhe ajudar com assuntos legais para que sua empresa não tenha problemas na hora de fazer a importação e exportação dos mais diversos produtos. Em resumo, além de lhe ajudar no processo de como abrir uma empresa de importação e exportação, estes profissionais ainda podem fazer com que seus gastos sejam os menores possíveis.

Outras obrigações legais na hora de executar o processo de como abrir uma empresa de importação

As obrigações legais de como abrir uma empresa de importação também envolvem outros registros na organização que permitirão que você faça bem o seu trabalho.

O cumprimento dessas funções em como abrir uma empresa de importação é fundamental para a reputação de sua marca e a confiança do cliente.

São eles:

  • Registro do contrato social;
  • Obtenção do número de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Registros nos sindicatos de classe;
  • Alvará de funcionamento;
  • Sistema de emissão de notas fiscais.

Como abrir uma empresa de importação com mais praticidade e assertividade?

Agora que você já entendeu mais sobre como abrir uma empresa de importação, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas.

Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira no projeto de como abrir uma empresa de importação e gestão tributária e fiscal, indicamos fortemente o serviço de um contador.

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final do seu projeto de como abrir uma empresa de importação, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para te auxiliar no processo de sobre como abrir uma empresa de importaçãoprimeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima previsto no projeto de como abrir uma empresa de importação.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando ainda mais o processo de como abrir uma empresa de importação;
  • Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • No seu cenário de como abrir uma empresa de importação, prefere custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?

E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades no caminho referente a como abrir uma empresa de importação!

Você pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade e realidade perante o projeto de como abrir uma empresa de importação!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo sobre como abrir uma empresa de importação, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no FacebookInstagram LinkedIn.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Uma resposta para “Como abrir uma empresa de importação”

  1. […] de representar um negócio promissor nos últimos anos, o projeto em como abrir uma empresa de representação comercial uma das […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat