Como montar uma padaria | 4 Mãos

Comércios Varejista

Como montar uma padaria

Jorge Torrez

|

05/05/2021

|

11 min de leitura

|

Voltar

11 min de leitura

Está buscando entender quais são os pilares em como montar uma padaria? Você está no lugar certo!

Neste artigo, falaremos sobre como abrir uma padaria e vamos esclarecer todos os tipos de negócios e maneiras de viabilizar a abertura da sua padaria com pouco capital. Assim como, distinguiremos quais os tipos de padaria são possíveis obter, e claro, falar sobre faturamento de uma padaria pequena e lucros desse negócio.

Sem mais delongas, vamos entender mais sobre este mercado e o que precisa para abrir uma padaria. Boa leitura!

Entenda sobre o mercado antes de entender como abrir uma padaria

Nós brasileiros amamos um pãozinho, certo? A estimativa é que 97% das famílias no Brasil consomem deste mercado, isso que vamos nos referindo a diversos modelos de padarias, desde as mais econômicas até as com maior poder de investimento.

Padaria tradicional: como abrir uma padaria

O primeiro modelo de padaria que gostaríamos de explicar é a padaria tradicional de serviços, que são aquelas que estão localizadas em locais de grande movimentação, e oferecerem diversos produtos, em setores como confeitaria, bar, lanchonete, fast food, cafeteria, entre outros.

O interessante no modelo desse negócio é o alto giro e consequentemente o faturamento que proporciona um negócio desse nível. O desafio aqui é que você precisa fazer um investimento alto (falaremos mais sobre quanto custa abrir uma padaria a frente) e também é preciso estruturar muito bem os processos e a sua linha de fabricação devido a diversidade de produtos.

Padaria Express

Mais uma opção de como montar uma padaria. Existe um movimento de padaria Express um pouco mais recente, que acontece normalmente dentro de contêineres ou até mesmo veículos de drive thru, que atuam para atendimento rápido com produtos mais simples, diversos tipos de pão, coxinha, frios etc.

O lado interessante deste modelo em como montar uma padaria, é que se trabalha com até 100 tipos de produtos, no geral, a complexidade é menor para quem nunca pensou em como montar padaria.

Mas, por outro lado, como não é possível trabalhar muito o lado da experiência do cliente, como ele poder se sentar e ter um atendimento diferenciado, a concorrência acaba aumentando com mercados pequenos e locais que o cliente queira apenas comprar um item de padaria como o pão por exemplo.

Padaria de conveniência  

Estão localizados em bairros, e acabam atuando como um minimercado: arroz, feijão, pasta de dente, entre outros itens, você pode encontrar lá. Esse modelo de como montar uma padaria é menor comparada à de serviço, no entanto, tem suas complexidades na gestão em como montar uma pequena padaria.

Padaria boutique

Esse é um método inovador de como montar uma padaria. Essa padaria é a de boutique focada para regiões de alto poder aquisitivo, normalmente o tipos de produtos são fabricações próprias e contém um grande número de produtos importados.

Padaria delivery

Esse modelo de negócio é menor em relação a investimento, e é bem funcional. Ela atua entregando na casa das pessoas, nesse modelo são produtos um pouco mais limitados, até porque algumas pessoas tem montado esse tipo de negócio em casa mesmo. O interessante neste modelo, é que é possível trabalhar por assinatura, entregando em dias e horários fixos.

Estrutura de como montar uma padaria pequena

Agora de uma forma prática, vamos falar como montar uma padaria em relação a sua estrutura. E aqui um ponto muito importante, é poder comprometer se seu negócio pode dar errado no ramo de alimentação. Tem a ver com o conceito, estrutura e localização.

Vamos te explicar, os empreenderemos muitas vezes cometemos um erro simples, onde montam o negócio pensando exclusivamente neles mesmos, naquilo que gostam ou imaginam ser o melhor.

Às vezes não pensamos naquilo que seu cliente gostaria, como um exemplo, não faria sentido montar uma padaria com um conceito Gourmet em um local humilde, concordam? Isso é um pouco óbvio, mas todo o conceito, layout e cardápio precisam ser pensado no detalhe com foco no seu cliente e não para nosso gosto pessoal. Então isso é uma lição importante para todos os empreendedores que buscam entender como montar uma padaria.

Localização

Outro ponto importante que quebra um negócio de alimentação é o local onde pretende montar seu empreendimento. Então vamos ver dicas rápidas:

Para escolher o local, o ideal é onde haja um bom fluxo de pessoas, de preferências em bairros movimentados, locais de trabalho, escolas e faculdades, evite locais de risco.

Obviamente não deixe de verificar as condições do imóvel, é muito importante verificar itens como capacidade de instalação, redes de água, luz, esgoto, assim como acesso ao trânsito e fácil acesso a rotatórias, e sem dúvida, estacionamento e zoneamento de restrição de carros.

Agora uma dica valiosa de como montar uma padaria:

Para validar se o local é bom, visite as padarias ao redor, verifique seus concorrentes, tome um café e veja o comportamento do público, e se realmente o local tem uma movimentação boa.

Layout

Outro ponto fundamental que afeta diretamente o lucro de um negócio, tem a ver com o Layout do seu estabelecimento. O Layout precisa ser pensado estrategicamente com o conceito e modelo de negócio da sua padaria. Os empreendedores precisam ser extremamente detalhistas e precisam pensar em cada item do negócio.

É muito interessante o modelo de padaria que favorece o Layout com o foco em venda, exemplo: Vamos dizer que sua padaria é a de serviço, você a acessa e tem o ambiente do almoço ou balcão para comer um lanche. Quando o cliente termina, ele obrigatoriamente precisa passar na área do pão e depois passar em todas aquelas bombas, bolos e diversos itens de confeitaria maravilhosos até chegar ao caixa. E mais, você que pensa em empreendedor neste setor, deixe sua vitrine cheia com as posições dos doces aos olhos de forma estratégica.  Isso fará com que você venda muito!

Dica

Falando em vender mais, sabia que a luz afeta o volume de compra no ramo de alimentação? Isso mesmo, a iluminação sobre o ambiente não pode ser branca, pois deixa a comida sem cor, sem vida, já a amarela deixa o alimento com mais vida, temos diversos estudos sobre isso.

Outro ponto fundamental ao abrir sua padaria é a atenção ao banheiro, que precisa estar muito limpo. Ainda mais no momento que vivemos, se você pretende colocar um gerente, ou nesse momento você é o gerente, vá até o seu banheiro diversas vezes, isso fará que seu cliente se sinta confiante no seu estabelecimento. Esteja com estas informações em mente ao entender como montar uma padaria.

Equipamentos

Mas quais são os equipamentos para abrir uma padaria? Eles são diversos, desde modeladora de massa, forno, divisória, estufa, balança, resfriados de água, batedeiras, amassadeira, mas além desse equipamento para produção, pense em câmeras que são fundamentais quando você estiver fora do estabelecimento, ter um som ambiente e mais coisas neste segmento, assim como ter um uniforme que seja padrão.

Alguns desses equipamentos você pode viabilizar através de parcerias de comodato principalmente se tem um giro bacana. Também é importante buscar equipamento usados, OLX, Mercado Livre, entre outras plataformas, isso vai te ajudar a economizar pelo menos 30% em relação a um novo.

Marketing para padarias

Vamos falar de marketing, que vai impactar diretamente no seu resultado. E aqui umas dicas rápidas:

Cardápio

Atenção ao criar seu cardápio ele será um dos principais vendedores, obviamente precisa estar alinhado ao conceito da sua padaria; importante ter criatividade na descrição do cardápio, estude como construir um cardápio estrategicamente.

Geralmente as pessoas têm uma forma de leitura padrão, e para onde elas mais olham precisam ter, por exemplo: Produtos de alta rentabilidade ou mais populares de alto giro. Coloque imagens com fotos bem tiradas que realmente correspondem ao seu produto, isso vai aumentar 50% seu poder de venda.

Facebook Ads

É uma forma que você consegue impactar seu cliente em um raio de km próximo a você, exemplo, seu cliente está navegando no Instagram e aparece uma promoção sua.

Easy

Você pode impactar um anúncio em GPS do cliente com alguma promoção em algum momento específico, exemplo, horário do almoço impacte ofertando alguma campanha promocional.

Mídias sociais

Sem dúvida postar nas mídias sociais para estar relacionado aos seus prováveis clientes, não focando em vender, mas tenha como principal foco ajudar seu cliente, seja com receita, seja com dias.

Fidelização de cliente

Crie programa de fidelização para ter recorrência de compra, plano de desconto e promoções podem ser interessantes.

Investimento necessário

Conforme dito no início do artigo, o menor investimento é a padaria delivery, onde você pode montar em sua casa com valores abaixo de 10mil, caso já tenha o veículo, dependo do que vai ofertar, até menos. Para esse modelo de Padaria Delivery estamos falando de um faturamento de 5mil e você consegue lucrar em torno de 1,5 a 2 mil reais.

Quando falamos de Padaria Drive Thru, Express e até mesmo as convencionais, estamos falando de investimentos de 30 mil a 70 mil reais. Em relação ao faturamento vai depender do lugar, mas em média, para as padarias Drive Thru e express e até mesmo as convencionais que são em bairros, podem faturar entre 30 mil e 50 mil reais por mês.

A média de lucro em como montar uma padaria com pouco dinheiro, é entre 30% em especial quando você tem produção interna dos itens. Ou seja, se faturar 30mil vai ganhar em torno de 9mil, tirando todos os custos, despesas, impostos.

Já padarias de serviços e boutique são entre 200 mil a 1M, podendo chegar mais longe, dependendo do local e variação de produtos. O faturamento é bem significativo e proporcional ao investimento entre 100mil a 500mil por mês e seus lucros estão em torno de 30% como antes.

Legalização no processo de como abrir uma padaria

Em como montar uma padaria, este é um negócio que necessita de alvará de funcionamento e a vistoria do corpo de bombeiros, entre alguns outros documentos, e você sabia que os contadores podem te ajudar com isso?

Como montar uma padaria de forma simples com mais praticidade e assertividade?

Agora que você já entendeu mais sobre os passos de como montar uma padaria, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas.

Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira, contando com a gestão tributária e fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador.

Com este profissional você terá:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final dos seus planos de como montar uma padaria, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para te auxiliar no processo de sobre os principais pontos emcomo montar uma padaria, primeiramente será necessária uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima previsto no projeto de como montar uma padaria.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando ainda mais o processo de como montar uma padaria;
  • Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • No seu cenário sobre como montar uma padaria, prefere o custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?

Mas e se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial.

Você ficará satisfeito com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades no caminho referente aos planos de como montar uma padaria!

Você pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você! E o que irá se adequar a sua necessidade e realidade perante o projeto de como montar uma padaria!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo sobre como montar uma padaria, acompanhe nossos próximos posts e deixe um comentário!

Escrito por

Jorge Torrez

Especialista em pequenos e médios negócios com profundo conhecimento em Marketing Digital. Formado em Administração e MBA em Marketing Digital pela FGV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat