Empreendedores

Como começar um pequeno negócio – GUIA COMPLETO

Lisandra Suellen

|

08/02/2022

|

8 min de leitura

|

Voltar

como começar um pequeno negócio
8 min de leitura

Se você deseja empreender e quer saber como começar um pequeno negócio, saiba que está no post certo! Pois reunimos nesse conteúdo algumas dicas e informações sobre o assunto para você novo empreendedor.  

Pois sabemos que quando falamos sobre como começar um pequeno negócio sempre surge algumas dúvidas, então trouxemos nesse conteúdo algumas novidades e dicas para você empreendedor e assim aprenderá um pouco mais sobre o assunto.  

Mas antes de continuarmos falando sobre como começar um pequeno negócio, é necessário dizer que esse conteúdo é para inspirar você, sanar a suas dúvidas e também para você empreendedor aprender um pouco mais, então acompanhe o nosso conteúdo e desejamos uma ótima leitura!  

Como começar um pequeno negócio – 10 Passos 

Para você empreendedor abrir um negócio próprio e começar do zero envolve certos desafios, assim o sucesso só é possível quando o empreendedor tem responsabilidade, dedicação e comprometimento com o seu negócio, mas os riscos não podem ser ignorados.  

Pois uma ótima opção para quem quer direcionar seus investimentos com mais segurança é o mercado de franquias, assim para quem não está preparado para os riscos de firmar a própria marca, investir em uma franquia é uma boa sugestão.  

Sendo um franqueado, o empreendedor adentra o mercado contando com o respaldo de uma marca já conhecida e respeitada, então a reputação prévia da franquia ajuda a evitar riscos de investimento. 

Pois também poderá contar com o marketing bem estruturado e os aperfeiçoamentos oferecidos para a equipe de colaboradores figuram entre as vantagens desse modelo. 

Como iniciar um pequeno negócio? 

Como começar um negócio pequeno? Essa é uma dúvida frequente entre as pessoas, pois a abertura e o gerenciamento de um novo negócio exigem um conjunto de habilidades e conhecimento, pois é preciso entender o mercado, saber sobre o seu público alvo e também planejar cada etapa.  

Uma boa administração considera também uma estratégia de marketing, um fluxo de caixa controlado e ainda, por muita criatividade e inovação, assim é preciso ter perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios. 

É necessário também como empreendedor coletar informações para dar subsídio consistente à criação da empresa, e assim pesquisando dados sobre: 

  • Mercado; 
  • Finanças; 
  • Marketing; 
  • Localização do empreendimento.  

Como começar um pequeno negócio com pouco dinheiro? 

Como iniciar um pequeno negócio com pouco dinheiro? Pois para quem deseja empreender e se tornar o próprio chefe é preciso seguir um bom planejamento, por tanto você precisará estudar sobre o empreendimento e o mercado que deseja atuar, montar um bom plano de negócios, formalizar a empresa e estudar mais sobre as questões do marketing que irão ajudar em sua empresa.  

Bem como, outra recomendação, que vale para qualquer etapa e negócio é buscar ajuda especializada, pois com ela você terá toda a organização e também saberá resolver as burocracias do dia a dia.  

10 passos de como começar um pequeno negócio 

Você que está começando a empreender e quer ter ideias para abrir um negócio? Saiba que você verá algumas dicas em nossa lista abaixo, mas escolha aquelas que mais se adequa ao seu estilo de empresa e seja um empreendedor de sucesso.  

1) Faça uma boa pesquisa  

Pois você deverá escolher qual empreendimento irá abrir, após esse passo será necessário equilibrar a ideia com a realidade e ver se tem potencial para fazer sucesso, assim saiba que você precisará executá-la através de um processo de validação antes de avançar. 

Para que uma pequena empresa seja bem-sucedida, ela deve resolver um problema, satisfazer uma necessidade ou oferecer algo que o mercado deseje, pois a várias maneiras de identificar essa necessidade, incluindo pesquisas, grupos focais e até mesmo o método de “tentar até dá certo”. 

Mas as perguntas que você deve fazer para saber se o seu projeto possa dar certo é:  

  • Existe uma necessidade de seus produtos/serviços? 
  • Quem precisa deles? 
  • Existem outras empresas oferecendo produtos/serviços similares? 
  • Como é essa competição? 
  • Como o seu negócio se encaixa no mercado? 

2) Elabore um plano de negócios 

Pois você precisa de um plano de negócios para tornar sua ideia em algo real, assim esse planejamento é um modelo que lhe orientará desde a fase de inicialização até o estabelecimento e, eventualmente, o crescimento do negócio. 

3) Planeje suas finanças  

Pois começar um pequeno negócio normalmente não requer muito dinheiro, mas dependendo do ramo, pode envolver muito investimento para manutenção inicial e então junte em uma planilha os custos estimados para iniciar sua empresa, tais como: seguros, evento de inauguração, equipamentos, aluguel e entre outros.  

É preciso não se esquecer de nada, então tenha em mente a quantia que gastará e então a algumas maneiras de financiar o seu negócio como:  

  • financiamentos; 
  • subsídios para pequenas empresas; 
  • investidores-anjo; 
  • financiamento colaborativo. 

4) Escolha uma estrutura comercial  

Pois para abrir uma empresa é necessário saber qual tipo de negócio terá e também saber como escolher a estrutura da sua empresa, pois você pode escolher uma estrutura comercial inicial e, posteriormente, reavaliar e mudá-la à medida que sua empresa cresce. 

Dependendo da complexidade do seu negócio, vale a pena consultar um advogado ou um contador para garantir que você esteja fazendo a escolha da estrutura certa. 

5) Escolha e registre seu nome comercial  

Pois o nome da sua empresa desempenha um papel importante em quase todos os aspectos do seu negócio, então, ele precisa ser bom e fácil de ser lembrado, assim recomendamos que pense muito bem na sua escolha.  

Depois, você precisará verificar se a marca comercial está ou não atualmente em uso, pois se não estiver registre-a, mas também não se esqueça de registrar o nome de domínio do seu site depois de ter selecionado o nome da sua empresa. 

como começar um pequeno negócio

LEIA TAMBÉM:  

6) Obtenha licenças e permissões  

Um que sito muito importante é a papelada, pois é parte do processo quando você inicia seu pequeno negócio, pois a uma variedade de licenças e autorizações de pequenas empresas que podem ser aplicadas à sua situação, dependendo do tipo de negócio que você está iniciando e onde ele está localizado. 

Então você precisará pesquisar quais licenças e permissões que se aplicam ao seu negócio durante o processo de inicialização para aplicá-las. 

7) Crie um sistema de contabilidade  

As pequenas empresas se desenvolvem mais eficazmente quando há sistemas no local, pois ele é necessário para criar e gerenciar seu orçamento, definir suas tarifas e preços, conduzir negócios com terceiros e arquivar seus impostos. 

Assim você pode configurar seu próprio sistema de contabilidade ou contratar um contador, o que normalmente costuma sair mais em conta no início. 

8) Encontre o local ideal  

Assim encontrar o local ideal para seu pequeno negócio é muito importante para seu desenvolvimento, pois ele pode ser no escritório de sua casa, um espaço com vários gabinetes compartilhados ou uma sala privada. 

Você precisará pensar em sua localização e nos equipamentos e configuração geral, mas fique sempre atento para saber se seu lugar comercial funciona para o tipo de negócio que você está fazendo. 

9) Prepare sua equipe  

Pois se você for contratar funcionários agora é a hora de iniciar o processo, então é preciso separar um tempo para descrever as posições que precisam ser preenchidas e as responsabilidades de cada um. 

Caso você não contrate funcionários, mas sim trabalho terceirizado independente, procure um advogado para obter seu contrato de contratado independente e começar sua busca. 

10) Promova a sua empresa  

Uma vez que seu pequeno negócio já esteja funcionando, você precisa começar a atrair clientes, então para isso é necessário que você divulgue em suas redes sociais e outras estratégias que funcionam em sua cidade ou região.  

Como começar um negócio em 2022? 

Pois muitas pessoas acabam sentindo a necessidade de abrir o seu próprio negócio, então para você que deseja começar a empreender é necessário escolher aquele modelo de empreendimento que mais agrada você.  

Se dedique e também tenha base nas dicas acima para fazer do seu negócio um sucesso e sem problemas futuros, mas pesquise muito o mercado antes e tenha sempre um plano de negócios certo para você.  

Como montar meu próprio negócio agora mesmo? 

É muito importante que você como novo empreendedor busque saber mais do ramo que deseja investir, tenha o planejamento e coloque todos os gastos necessários para você saber se será possível esse investimento.  

Tenha em mente foco e determinação, pois o início nem sempre é fácil e assim com toda persistência você poderá cada vez mais crescer, se tornando um grande empreendedor com bons lucros.  

E agora como começar um pequeno negócio de vez? 

Depois de acompanhar todas as dicas necessárias para você empreendedor começar um pequeno negócio, está na hora de fazer o seu investimento e escolher o ramo que mais você irá se adequar, tenha sucesso em sua empresa.  

Gostou do nosso conteúdo sobre como começar um pequeno negócio? Então acesse o nosso canal do Youtube para mais dicas de empreendedorismo.  

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

Lisandra Suellen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador

Nome fantasia: 4MÃOS. RAZÃO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.