Como registrar uma empresa? Veja dicas para não ter problemas | 4 Mãos

Empreendedores

Como registrar uma empresa? Veja dicas para não ter problemas

Natalia Mantovani

|

21/11/2020

|

8 min de leitura

|

Voltar

8 min de leitura

Quer entender como registrar uma empresa? Ou então já anda pensando nas possibilidades em registrar empresa, como registrar minha micro empresa, registrar uma empresa?

Para começar fazer isso com assertividade é, obviamente, preciso se planejar. Há muita burocracia envolvida: vários documentos são exigidos, assim como várias condições são impostas.

Se não houver um plano para lidar com todos esses problemas para ter um negócio, você pode acabar andando por aí para pegar os documentos novamente ou atender a todos os requisitos em qualquer estágio.

Portanto, sugerimos a criação de um plano de ação neste processo. Nessas horas, os empreendedores geralmente têm o maior problema. Planeje esses momentos e quase não haverá necessidade de se preocupar.

Como registrar uma empresa?

Todo o seu caminho burocrático depende dos regulamentos legais de seu negócio. Existem alguns modelos, como “microempresários individuais”, cuja burocracia ajuda a regulamentar a formalização.

Por outro lado, as sociedades anônimas precisam de mais burocracia. A questão básica neste estágio é: Vou abrir uma negócio sozinho ou tenho alguns sócios neste processo.

Registro de uma empresa individual

No modo pessoal e singular de como registrar uma empresa, essa pessoa realizará atividades comerciais em seu próprio nome. Nesse caso, o patrimônio da pessoa física e jurídica não será segregado, e o patrimônio da empresa não poderá ser restringido pelas obrigações da empresa.

Existem três possibilidades para cada negócio como abrir uma empresa. São elas:

  • Microempreendedor individual (MEI)
  • Microempresa (ME)
  • Empresa de pequeno porte (EPP)

Se você iniciar sua atividade como um MEI, terá muitos benefícios porque o governo adotou uma variedade de incentivos, como opções convenientes de microcrédito e burocracia reduzida neste caso sobre como registrar uma empresa.

Porém, essa opção só é viável para você se você mantiver as vendas anuais sempre abaixo de R $ 81.000,00. Caso contrário, você migrará automaticamente para o modelo de “microempresa”.

A principal vantagem nesta etapa sobre como registrar uma empresa para todas as pessoas físicas é o Simples Nacional, que é um sistema tributário simples que arrecada vários tributos de forma centralizada, reduzindo a burocracia tributária nestes processos sobre como registrar uma empresa.

Registro de uma empresa societária

Sociedade Limitada

É o tipo de sociedade mais comum e é adotado principalmente por pequenas e médias empresas que desejam entender como entrar no mundo dos negócios. Possui uma estrutura mais simples. Entre eles, os sócios respondem apenas com base no valor de suas ações integralizadas.

A lei de composição original era o “Contrato Social”. O contrato deve ser registrado na Comissão de Comércio, que estipulou um limite mínimo de responsabilidade e nenhum capital mínimo exigido por lei nesta fase sobre como ter uma empresa legal. Portanto, teoricamente, é possível formar uma empresa com quotas de R$ 1,00.

Nenhum dinheiro é necessário para pagar o capital, e qualquer ativo que possa ser avaliado financeiramente pode ser incluído nessa fase de como ter um negócio legal.

Sociedade anônima

Esse tipo de sociedade é um pouco mais complicado em relação a como registrar uma empresa porque divide o capital social em ações. A responsabilidade dos sócios e acionistas é limitada ao preço de emissão das ações adquiridas.

A composição inicial é do estatuto, que também é registrado nesta fase de abertura de seu empreendimento no conselho de negócios. Entre eles, o capital social também pode incluir qualquer tipo de ativo que seja de fácil realização de análise financeira.

No entanto, as coisas são um pouco complicadas aqui, porque os especialistas precisam avaliar os ativos para prosseguir tais procedimentos em como registrar uma empresa.

Sociedade em nome coletivo

Seus requisitos de como registrar uma empresa são muito semelhantes aos de uma sociedade de responsabilidade limitada. No entanto, há uma diferença importante aqui nesta fase de como ter uma empresa legalizada de todos os sócios assumirão conjunta e separadamente obrigações civis.

Sociedade em comandita simples

Também constitui semelhante a uma sociedade de responsabilidade limitada referente a como registrar uma empresa. Entre eles, estão os sócios comanditários, que respondem de forma solidária e ilimitada às obrigações contratuais da empresa, e os sócios comanditários, que respondem apenas pela cota de investimento.

Sociedade em comandita por ações

Neste caso, a constituição inicial da sociedade é a mesma de uma sociedade por quotas. O comandante é substituído pelo acionista em relação a como realizar o registro de uma empresa.

Sociedade cooperativa

Está sujeita às mesmas regras em como registrar uma empresa que uma sociedade de responsabilidade limitada. As cooperativas não estão protegidas contra a falência e procuram prestar serviços em nome de seus associados, portanto, não têm fins lucrativos próprios.

Registro na Junta comercial

Esse é um ato que legaliza a empresa e oficializa esta parte sobre como registrar uma empresa. É equivalente à certidão de nascimento de um indivíduo. O contrato social deve ser impresso em três vias em papel A4.

Cada membro nesta etapa sobre como registrar uma empresa deve sinalizar todas as páginas, exceto a página de assinatura. Deve conter as assinaturas de todos os sócios conforme RG.

Em seguida, você precisará prosseguir sobre como registrar uma empresa na Junta Comercial e na Receita Federal. Eles também devem ser assinados por um parceiro ou representante com firma reconhecida.

  • Duas cópias autenticadas do RG e CPF de cada sócio;
  • Cópia autenticada do comprovante de residência de cada sócio para. Atenção, é necessário que esse comprovante tenha sido emitido há, no máximo, três meses;
  • Requerimento padrão (Capa da junta comercial) em uma via
  • Ficha de Cadastro Nacional modelo 1 e 2 em uma via
  • Capa do IPTU da sede da empresa
  • Pagamento dos guias de recolhimento de taxas – os DARFs.

Como registrar uma empresa com mais praticidade e assertividade?

Agora que você já entendeu mais sobre os passos de como registrar uma empresa, assim como já pensou em registrar empresa, como registrar minha micro empresa, registrar uma empresa, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas.

Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira nos seus planos, cotando com a gestão tributária e fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador. Com este profissional você terá benefícios como:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final dos seus planos de como registrar uma empresa, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para te auxiliar no processo de sobre os principais pontos em como registrar uma empresaprimeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima previsto no projeto de como registrar uma empresa.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando ainda mais o processo de como registrar uma empresa;
  • Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • No seu cenário sobre como registrar uma empresa, prefere o custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?

E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades no caminho referente aos planos de como registrar uma empresa!

Você pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade e realidade perante o projeto de como registrar uma empresa! Portanto não perca tempo e solicite orçamentos agora mesmo!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo sobre como registrar uma empresa, e registrar empresa, como registrar minha micro empresa, registrar uma empresa, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no FacebookInstagram LinkedIn.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat