Empreendedores

Empreendedorismo Feminino as oportunidades e desafios

Emily Clemes

|

14/01/2022

|

8 min de leitura

|

Voltar

Empreendedorismo Feminino
8 min de leitura

Sabemos que em pleno século XXI ainda existe muitas diferenças entre os homens e as mulheres no mercado de trabalho e também na parte de empreendedorismo. As mulheres empreendedoras enfrentam muitos desafios, pois na grande maioria das vezes precisam conciliar sozinha a rotina de casa e de empreendedora. Mas para incentivar o empreendedorismo feminino vamos falar sobre esse assunto e deixar grandes exemplos de mulheres empreendedoras e ideias de empreendedorismo feminino. 

Qual o desafios do empreendedorismo feminino? 

Empreender sem dúvida é algo desafiador para qualquer pessoa tanto para os homens quanto para as mulheres empreendedoras, isso porque exige planejamento, estratégia, investimento, tempo e etc. 

No entanto para a mulher empreendedora o desafio tende a ser maior, e talvez você esteja se perguntando “mas por quê? Quais são os desafios são enfrentados no empreendedorismo feminino?” Então vamos te explicar. 

Mesmo as mulheres tendo o mesmo potencial que os homens elas ainda sofrem preconceitos e às vezes são menosprezadas e sofre com falta de incentivo, tirando essa parte, outro desafio empreendedorismo feminino é a questão da múltipla jornada, onde as mulheres acabam ficando sobrecarregadas e isso se torna desgastante. Conseguimos ver isso principalmente no empreendedorismo feminino na pandemia, muitas mulheres além de buscar manter a empresa aberta e cuidar da casa ainda teve que lidar com os filhos que não podiam ir para as escolas, sem dúvida esse período de pandemia foi mais desgastante que uma época normal do empreendedorismo feminino, mas como um exemplo de força e resiliência, vimos que mesmo com todas as dificuldades, muitas mulheres deram conta de todos os empecilhos que apareceram no caminho. 

A importância da empreendedora feminina 

Segundo algumas pesquisas feitas pelo SEBRAE mostram que as empresas que são lideradas pelas mulheres são mais concentradas no mercado, além disso, as mulheres são mais flexíveis , usam mais cooperação, compartilham mais suas ideias e se comunicam melhor com suas equipes, ou seja, o empreendedorismo feminino é importante para trazer inovação isso porque as mulheres também possuem um perfil analítico e consegue lidar com diversos problemas ao mesmo empo, além de ser importante também para a economia do país. 

Mas a parte mais importante do empreendedorismo feminino é reduzir as diferenças (e preconceitos) entre as oportunidades no mercado de trabalho.  

Hoje já existem várias mulheres que fazem a diferença com o empreendedorismo feminino, como a Luiza Trajano Donato, ela é a fundadora da loja Magazine Luiza, (iremos falar mais sobre ela na parte que falaremos sobre empreendedorismo feminino exemplos) uma loja muito conhecida e bem administrada que faz sucesso no Brasil inteiro, um ótimo exemplo de empreendedorismo feminino. 

Quais as oportunidades do empreendedorismo feminino? 

A primeira oportunidade que o empreendedorismo feminino trás é a oportunidade de liderança, onde a mulher se torna líder se sua empresa e defini onde quer chegar, além de liderar seus colaboradores, sua rotina, e tudo o que envolve uma empresa. 

Outra oportunidade é de pôr suas habilidades em pratica (que hoje em dia chamamos de soft skills), sem dúvidas as mulheres possuem muitas habilidades e ao liderar uma empresa ela poderá pôr em pratica todas essas habilidades todos os dias. 

No empreendedorismo feminino a mulher tara a oportunidade de crescer e se tornar uma referência para as outras mulheres. 

LEIA TAMBÉM:  

Empreendedorismo feminino: 7 ideias incríveis 

Esse é o momento de falarmos sobre “empreendedorismo feminino ideias” sabemos que as mulheres tem habilidade de trabalhar com qualquer coisa que elas quiserem, mas mesmo assim vamos deixar algumas ideias para ajudar aquelas mulheres que ainda tem dúvidas sobre o que montar.  

1) Salão de cabelereira

Além de você realizar seu sonho de negócio próprio você estará realizando sonhos de outras mulheres em relação a beleza, seja preparando uma noiva para o seu casamento ou até mesmo do dia-a-dia. 

Um salão de beleza é uma ótima opção, então se você gosta e trabalhar nessa área por que não abrir o seu próprio negócio? 

2) Fotografia 

Outra área que dá bastante lucro hoje em dia e é uma boa opção para o empreendedorismo feminino é trabalhar com fotografia. 

Trabalhando com fotográfica você poderá participar tanto de eventos pequenos como também eventos enormes e conforme o seu trabalho for sendo conhecido, mais clientes recorrerão até você procurando pelo seu talento. 

3) Agência de marketing digital 

Se você é formada em marketing ou áreas relacionadas e tem conhecimento em marketing digital, você pode abrir uma agência onde você não precisara de muito investimento para começar, mas à medida que você for crescendo pode até mesmo contratar pessoas para te ajudar na demanda de trabalho.  

4) Startup  

As startups são ótimas opções para começar, e a melhor parte e que elas tendem a crescer de forma rápida. 

5) Loja de cosméticos  

Produtos de cosméticos sempre são muito procurados, e isso à tona uma boa ideia para o empreendedorismo feminino, busque um espaço para que você possa começar a empreender vendendo ou até mesmo revendendo produtos cosméticos.  

6) Estética 

Os procedimentos estéticos têm sido bastante procurados, então se você possui conhecimento nada pode te impedir de abrir uma clínica estética. 

7) Fabricação de produtos em casa 

E se você tem uma rotina agitada e não tem como sair de casa para empreender você pode se reinventar e começar da sua casa mesmo seja fazendo doces e salgados, artesanato ou coisas do tipo. 

Empreendedorismo Feminino

Mulheres empreendedora para se inspirar? 

Para não ficar apenas na teoria vamos dar alguns exemplos de mulheres que começaram do zero e hoje fazem parte da história através do empreendedorismo feminino, talvez você não conheça todas, mas irá conhecer a partir de agora! 

  • Zica Assis 

A primeira inspiração que vamos ver é a Zica Assis, uma mulher que cresceu numa grande família humilde (com seus pais e 12 Irmãos).  Por não ter muitas condições a Zica Assis teve que começar a trabalhar cedo para ajudar na casa e sustentar seus irmãos mais novos, então a partir dos 9 anos começou a trabalhar e prometeu a si mesma que seria a melhor independente do que fosse preciso trabalha, com o passar dos anos ela conseguiu e era reconhecida no seu bairro como a melhor profissional (a melhor faxineira, a melhor passadeira e etc). 

Zica Assis então foi trabalhar em um salão de beleza onde aprendeu vários procedimentos, mas não estava satisfeita com seus próprios cabelos. Até que um dia ela teve a necessidade de mudar e através dos seus cabelos decidiu investir em uma loja! A empreendedora conseguiu montar seu pequeno negócio com cerca de R$4.200,00, e foi a partir daí que surgiu a Beleza natural, um instituto voltado para as pessoas com cabelos crespos. 

Atualmente o Beleza natural tem 40 unidades espalhadas e atendem certa de 130 mil clientes! Sem dúvidas esse é um grande exemplo de empreendedorismo feminino. 

  • Cristina Junqueira 

A Cristina Junqueira é a Co-fundadora do Banco Nubank, inconformada com as taxas abusivas e um serviço de pouca qualidade para os brasileiros Cristina se juntou a outro sócio e começaram a pensar numa inovação. 

Cristina Junqueira conta que teve algumas dificuldades para montar sua empresa e que teve que tirar dinheiro do seu bolso para fazer com que sua ideia saísse do papel. 

Enfim, hoje a Nubank tem mais de 41 milhões de clientes, e tudo isso começou com a vontade de inovação e de empreendedorismo social dos sócios incluindo a empreendedora Cristina Junqueira. 

  • Luiza Helena Trajano 

Como citamos no começo desse conteúdo Luiza Helena Trajano é uma grande inspiração para o empreendedorismo feminino, pois além da história da empreendedora, ela é a primeira mulher brasileira a criar uma fortuna milionária. 

Luiza começou a trabalhar desde os 12 anos na loja de seus tios com o objetivo de ganhar dinheiro para gastar com que ela quisesse. 

A loja dos tios com o passar dos anos foi crescendo e colocou o nome de Magazine Luiza, em homenagem a tia da Luiza, Luiza cresceu trabalhando na loja e ao mesmo tempo se formou em Administração e direito. 

A Magazine Luiza deixou de ser uma loja pequena de família e hoje já existem mais de 1.100 lojas espalhadas pelo Brasil. 

As três histórias são incríveis, mas existe muito mais que apenas essas três histórias que vale a pena pesquisar! E caso você seja aquelas pessoas que gosta de assistir, existem filmes de empreendedorismo que também podem te incentivar. 

Principais dados do empreendedorismo feminino? 

Chegou a hora de analisar os dados sobre o empreendedorismo feminino! Hoje em dia 41% dos empreendedores são mulheres, e elas começam a partir dos 18 anos, para trazer dados mais detalhados trouxemos uma tabela para você, veja: 

Idade  
18 á 24  32% 
25 á 30 30% 
31 á 40 27% 
41 ou mais 11% 

Além desses dados pesquisas do SEBRAE mostram que 9,3 milhões de mulheres estão à frente de alguma empresa e que muitas delas estão à frente de suas famílias. 

Conheça a iniciativa do Itaú mulher empreendedora 

O banco Itaú apoia as ideias de empreendedorismo feminino, e, além disso, você pode baixar um livro gratuitamente com histórias de 25 mulheres empreendedoras para te incentivar e vê que apesar das dificuldades vale a pena empreender. 

Qual o dia do empreendedorismo feminino?

O dia 19 de novembro é conhecido como o dia do empreendedorismo feminino, esse dia foi criado para homenagear as mulheres empreendedoras e dar apoio a todas elas, pois reconheceram que as mulheres enfrentam muitos desafios para manterem seus negócios de pé. 

E aí? Entendeu tudo que precisava sobre o empreendedorismo feminino e descobriu o porquê é importante apoiar as mulheres a crescerem? Nós esperamos que sim, e se você é mulher e pretendente abrir o seu próprio negócio saiba que nós da plataforma 4 mãos te damos todo apoio e podemos te ajudar com mais dicas de empreendedorismo através do nosso blog para empreendedores. 

Para mais dicas sobre empreendedorismo acesso o nosso canal do Youtube.  

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

Emily Clemes

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formado em finanças com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador

Nome fantasia: 4MÃOS. RAZÃO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.