Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Jorge Torrez
Redator 4 Mãos
Se você é funcionário público e presta serviço para a prefeitura ou para o estado e pretende ter o seu próprio negócio para possuir uma renda extra, deve está se perguntando se funcionário público pode ser MEI, essa é uma pergunta muito comum pois muitas pessoas tem dúvida em relação a isso e por esta razão falaremos sobre se funcionário público pode ser MEI , e você termina esse texto sabendo tudo sobre o assunto funcionário público pode ser MEI.
Sendo este o desejo de muitos brasileiros, devido à estabilidade financeira, para ser funcionário público é necessário, primeiramente, ter aptidão para executar as funções do cargo em questão. Ter o conhecimento técnico (por meio de cursos) e prático são mais do que essenciais para que você esteja apto (a) para se tornar um funcionário público. Além de tudo, essas são outras exigências para quem está pensando em entrar neste setor:
Ao estar em dia com isso, então você não terá problemas para se tornar um funcionário público. Mas de todas as formas, sempre leia os editais dos concursos públicos para não ter problemas na hora de se candidatar a uma vaga.
Você pode não saber, mas existem variações de funcionários públicos e é importante se atentar a isso para não ter problemas na hora de abrir seu negócio e também quais atividades são permitidas no MEI. Vamos falar melhor sobre isso nos próximos parágrafos.
1) Funcionário público ou servidor público
Aqui, temos o tradicionalismo deste setor, onde uma pessoa é contratada para realizar serviços de forma direta para um órgão público. Este pode estar inserido no âmbito municipal, estadual ou até mesmo federal. Geralmente essas pessoas seguem uma série de regras definidas por meio de um estatuto, onde também constam informações sobre salário, local de trabalho e demais dados pertinentes.
São exemplos: funcionários de escolas, hospitais e demais locais que são administrados pelos órgãos públicos.
2) Empregado público
Os nomes podem ser parecidos, mas existe uma certa diferença em que é empregado público. Este tipo de contratação sempre é realizado de forma indireta, onde a empresa não é administrada pelos órgãos públicos. Um exemplo é uma engenharia que até pode receber dinheiro do Governo e executar serviços, mas não necessariamente deixa isso explícito. Geralmente, os empregados públicos são contratados pela CLT e recebem um salário de acordo com a categoria.
3) Cargos comissionados
Neste caso, não é necessário realizar concurso público para conseguir a vaga, mas a indicação acontece. Geralmente, pessoas que possuem cargos comissionados estão à frente de cargos como assessoria, chefia e direção. Isso também é feito de forma temporária ou durante um período definido.
Para que a indicação para cargos comissionados, é importante que todos os princípios da administração pública sejam seguidos, assim como não pode haver nepotismo (indicação de familiares).
Existem três tipos de funcionário público, o funcionário público municipal, estadual e federal, então vamos separar por partes para você entender cada tipo e poder falar sobre se cada um desses funcionários públicos pode ser MEI.
Pala legislação não é permitido que o servidor público trabalhe para organizações públicas e administre uma empresa como o MEI (Microempreendedor Individual), porém alguns municípios possibilitam a execução de um negócio (Mas é preciso buscar outra opção de CNPJ que não seja o MEI) para servidores públicos para saber se o seu município permite você deve procurar a prefeitura do seu município.
Agora se você é estadual e está se perguntando se você como funcionário público pode ser MEI resposta irá depender assim como existem exceções para os funcionários públicos municipais existem também alguns estados que permitem que os funcionários públicos sejam sócios de , então verifique as leis estaduais do seu estado para saber se funcionário público pode ser MEI.
O funcionário público federal não pode ser MEI, nesse caso já não existem exceções, porque a Lei de nº 8.112/90 proíbe qualquer atuação do servidor público na gerência ou administração de uma empresa.
Como explicamos os funcionários públicos que são federais não podem de jeito nenhum ter empresas ou serem sócios, mas se você é funcionário Estadual ou Municipal e precisa montar um negócio para ter uma renda extra você pode ter ser sócio de uma empresa o que o funcionário público não pode é ser sócio administrador da sua própria empresa ou de qualquer outra.
Então caso a empresa seja sua é necessário encontrar alguém de confiança para ser sócio administrador de sua empresa, onde a maior parte( no mínimo 51%) deve ficar no nome dessa pessoa que será o sócio administrador.
Se o sócio estiver de acordo com as regras estaduais ou municipais , pode abrir uma empresa e ter um CNPJ (pode ser Sociedade Limitada (LTDA) ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli))desde que não seja o sócio administrador.
Como o próprio nome diz, você vai vir a abrir uma empresa com outra pessoa. Aqui, você pode deixar que o primeiro titular responda pelo negócio de forma legal. Como dissemos, é necessário que cada sócio tenha uma parte da empresa e responda individualmente por isso. Mas ambos respondem juntos pelo capital do empreendimento.
Neste tipo de empresa, não pode haver sócios, mas ainda existe a possibilidade de denominar uma pessoa para cuidar de seu negócio, onde esta passa a ser responsável por todos os assuntos.
Isso inclusive, tem sido a opção de muitas pessoas que recebem uma resposta negativa sobre o assunto de funcionário público pode ter MEI. Devido a uma legislação federal, há uma escapatória para quem é contratado pelo Governo e ainda deseja ter uma empresa. Veja a Portaria Normativa Nº 6, de 15 de junho de 2018, da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Especificamente, vamos falar sobre o artigo 5º, inciso V:
“Não se considera exercício de gerência ou administração de sociedade privada: a constituição de empresa individual de responsabilidade limitada”
Ainda há informações para quem deseja ter um CNPJ, falando diretamente sobre este assunto. Confira o que diz o Inciso III:
“Não se considera exercício de gerência ou administração de sociedade privada: a inscrição do servidor no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ”.
Com isso em mente, entenda que sim, você pode ter um negócio e ainda ser contratado do Governo. Por mais que a possibilidade de funcionário público pode ser MEI ser negada.
Como citado um pouco acima as características de quem é funcionário público não se encaixa no Microempreendedor Individual (por isso é importante saber sobre o CNAE do MEI) pois não é possível que a pessoa que tenha um MEI também seja funcionário público então cabe a esse Microempreendedor Individual (MEI) procurar mudar o CNPJ MEI para outro tipo de empresa, caso precise de ajuda para essa mudança de CNPJ o empreendedor deve procurar um contador para auxiliar nessa transição.
Caso você atue como MEI e consiga passar no tão esperado concurso uma opção é transformar o seu MEI (Microempreendedor Individual) em outro tipo de CNPJ como uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) ou uma Sociedade Limitada (LTDA), assim você conseguirá ser servidor público (estadual ou municipal) e ainda sim ter um CNPJ aberto.
Sim, sendo funcionário público aposentado estadual ou municipal as únicas pessoas que não podem abrir MEI são:
Se você não se encaixa nesses requisitos pode se tornar MEI.
Agora que você tirou todas as suas dúvidas sobre este assunto e compreendeu que é possível abrir uma empresa mesmo sendo contratado pelo Governo, é hora de se preparar para tirar sua ideia do papel!
Sendo uma plataforma que foi criada para ser a ponte de conexão entre contadores e empreendedores, nós podemos ajudar você, empresário, a abrir empresa e ainda acabar com suas dúvidas sobre funcionário público que pode ser MEI. Funciona dessa forma:
Assim nossa plataforma está ajudando diversas pessoas a entrar no mundo dos negócios. Por meio de uma simples conexão entre as duas partes e o apoio da tecnologia, o empreendedor não paga nada para receber os orçamentos e o contador ainda ganha ao fechar um negócio que impacta em seu faturamento.
Gostou do conteúdo acima? Não deixe de acessar nosso blog e conferir os demais artigos para que a gestão de seu negócio seja a melhor possível! Talvez o nosso conteúdo sobre cartão de crédito para MEI possa ser útil para você. Também te lembramos de ativar a notificação de nosso blog para não perder nenhuma novidade.
Esditor Chefe na empresa 4 mãos, responsável por impactar diversos empreendedores tanto via Blog como também via Canal no Youtube, ajudando empreendedores abrirem e expandirem seus negócios.
Conheça os 8 Melhores Investimentos para 2025
Lugares para Empreendedores se Aventurarem: Explorando Oportunidades na natureza
Você tem uma ideia de negócio no ramo da alimentação? Então siga estas dicas
5 Razões Pelas Quais Empreendedores de Sucesso Investem em Cursos de Idiomas
O que esperar do mercado de comércio eletrônico da América Latina
Direitos do Trabalhador: saiba quais são e como conseguí-los
7 Melhores Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil
Ideias para salão de manicure: Decorações das simples às sofisticadas
Tabelas de preços para salão de beleza: Atualizada 2024
O que é spaterapia? Saiba mais sobre essa técnica
Copyright 2025 4 Mãos - Todos os direitos reservados
Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.