Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Jorge Torrez
Redator 4 Mãos
A globalização permitiu que as marcas ultrapassassem fronteiras e pudessem ser ofertadas nos mais variados mercados. Isso trouxe a vantagem de maiores vendas e outros países, mas também apresentou desafios de falsificação dos mais diferentes tipos de produtos para o consumidor final.
As marcas investem muito tempo para criar logo e preparar seus produtos para o mercado. Já os falsificadores utilizam materiais de menor qualidade para oferecer o mesmo produto, só que falso. É com base nesse cenário que faz parte das nossas vidas que vale a pena aprender a identificar logotipos verdadeiros e falsos para evitar fraudes na hora da compra.
O primeiro passo para identificar um produto falso é conferir os detalhes da marca. Apesar das falsificações serem muito boas hoje em dia, existem detalhes dos logotipos que acabam não sendo notados pelos falsificadores.
Um dos principais detalhes é o símbolo de marca registrada. Por incrível que pareça, o pequeno “R” pode ser esquecido na hora do falsificador criar o logotipo. Isso já é um grande indicativo de que o produto é falsificado.
Logos de grandes marcas como Coca-Cola, Puma e Adidas vêm acompanhado do símbolo de marca registrada ao lado. Caso isso não esteja presente, desconfie. Afinal, qualquer grande empresa que tem registro legal quer que os consumidores saibam disso, estampando ao máximo seus produtos com essa informação.
Caso queira saber ainda mais sobre esse tema, vale a pena ler sobre quem pode usar o símbolo de marca registrada para entender, na prática, o que essa imagem significa quando estampa produtos que você utiliza.
Andamos com o celular no bolso hoje em dia para acompanhar as últimas notícias, interagir nas redes sociais, e nos comunicarmos via aplicativos de troca de mensagens, além das ligações. Mas um elemento que os celulares oferecem e que pode ajudar muito na detecção de marcas falsas é a lanterna.
Produtos falsos nem sempre vão estar expostos em destaque nas lojas. Afinal, a pessoa que falsifica ou vende os bens falsificados quer esconder das autoridades para não ter problemas legais ao longo das suas vendas, o que impacta diretamente sua receita.
Por isso, é comum que você tenha que ver uma pilha de produtos até encontrar o que procura. Ao ver a marca estampada no que você quer comprar, aproveite para tirar o seu celular e conferir se o logo realmente foi estampado com qualidade.
A lanterna pode evidenciar o brilho do logo, destacar se realmente foi utilizada uma base de qualidade que a marca prioriza para veicular seu nome, ou se existem diversas falhas que podem evidenciar uma fraude.
O seu olho precisa ser muito bom para conseguir identificar um produto como uma Budweiser falsificada ou até mesmo carnes falsas. Pode ser que esse processo leve tempo. Portanto, continue exercitando até que consiga treinar o seu cérebro para lidar com esse tipo de situação.
Uma boa prática é utilizar os produtos da sua casa para ver quais deles são falsos. Considerando o mundo em que vivemos, existe uma grande probabilidade de que tenha comprado algo falso ao longo da sua vida.
Um total de 8 em cada 10 brasileiros faz pelo menos uma compra online no mês. Isso comprova que o mercado digital é a maior fonte de aquisição de produtos ou serviços. Mas como aplicar esses conceitos de identificação de produtos falsos no ambiente da internet?
Essa dúvida é muito frequente e pode ser resolvida com algumas boas práticas. A melhor abordagem para identificar se um produto é real ou falsificado na compra online é a seguinte:
Todas essas boas práticas ajudam a identificar o que é fato e o que é fake na hora de comprar produtos que não são falsificados. Com isso, a sua experiência comprando dentro ou fora da internet tende a ser ainda melhor.
Redator na empresa 4 mãos, fornecendo informações valiosas, análises profundas e orientações práticas direcionadas a um público diversificado, composto por empreendedores, empresários e entusiastas da tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.
Como identificar produtos falsos e evitar compras frustradas
Ideias divertidas para festas de aniversário para crianças pequenas
Nunca Mais Plantei Coentro do Jeito Antigo: Aprenda o Novo Método que Revolucionou Minha Horta
A Transição do Bebê para a Primeira Cadeirinha de Carro: Sinais de que é Hora de Mudar
Passeios Seguros e Confortáveis com o Bebê: A Versatilidade do Bebê Conforto como Carrier e a Praticidade do Carrinho
Desvendando a Legislação de Trânsito para o Transporte de Crianças: O que todo Pai precisa saber
Segurança Infantil no Trânsito: Além da Cadeirinha e do Assento, Quais Outros Cuidados São Essenciais?
A Hora Certa de Deixar o Assento de Elevação: Transição Segura para o Cinto de Segurança do Veículo
Como tokens curiosos estão captando atenção além do mainstream
Gênios Esquecidos: 3 Invenções Antigas que Estavam Séculos à Frente do seu Tempo
Copyright 2025 4 Mãos - Todos os direitos reservados
Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.