Montar pizzaria: Descubra a forma mais econômica | 4 Mãos

Empreender com pouco dinheiro

Montar pizzaria: Descubra a forma mais econômica

4maos

|

08/10/2021

|

13 min de leitura

|

Voltar

Montar pizzaria
13 min de leitura

Você sempre sonhou em Montar Pizzaria e gostaria de saber tudo o que é necessário para tirar essa ideia de negócio do papel?

Se a resposta for sim, com certeza está no lugar certo. Nesse artigo vamos falar de tudo como montar esse negócio, desde estrutura necessária, investimentos, legalização, rentabilidade e é claro através desse artigo e do nosso blog para empreendedores vamos explicar a forma mais econômica de montar uma pizzaria.

Então se prepare para mergulhar nesse mundo e boa leitura!

Montar pizzaria: Entenda a diferença de cada modelo de negócio 

Sem dúvida esse é um excelente mercado, mais no momento que estamos fazendo esse conteúdo são mais de 40mil pizzarias espalhadas pelo Brasil, ou seja, estamos falando de um mercado muito competitivo, então com certeza os detalhes desse negócio fará com que você tenha sucesso ou não, isso mesmo empreendedor para seu negócio ter sucesso você precisa ser muito estratégico e pensar no detalhe ao abrir uma pizzaria.

Diante disso é necessário você entender que apesar de estarmos falando de montar uma pizzaria e obviamente você já deve ter notado que existem alguns tipos diferentes de cada modelo de negócio e exatamente isso que gostaríamos de trazer clareza para seu plano de negócios.

Montar uma pizzaria à La carte: 

Esse talvez seja um dos formatos mais tradicionais que temos no mercado, onde o empreender deve escolher uma boa localização e montar uma estrutura adequada para recepcionar o cliente em seu estabelecimento, e por sua vez o cliente deve escolher a sua pizza a partir de um cardápio já pré-definido. 

Importante destacar que todos os modelos de negócios de pizzaria que vamos citar aqui serão mais bem esclarecidos ao longo desse conteúdo para que você tome a melhor decisão possível.

Montar uma pizzaria Rodízio: 

Esse modelo com a mesma lógica que a opção anterior o comerciante deve buscar também um estabelecimento onde vai atender o cliente, porém nesse modelo de negócio para abrir uma pizzaria é um pouco diferente, nesse caso o cliente receberá um rodízio de pizzas onde ele pode escolher qual agrada, note que nesse modelo a estrutura, tanto de equipe como também de proposta de valor ao cliente é totalmente diferente.

Montar uma pizzaria Delivery:

Esse talvez seja o modelo mais em alta após todas essas restrições que estamos passando pelo mundo, além disso também é uma das mais econômicas possíveis, porque abre-se mão da estrutura e principalmente da equipe de garçom e foca muito mais na cozinha, atendimento telefônico e na equipe de motoboy. 

Montar uma pizzaria Dark Kitchen:

Esse eu diria que é um modelo mais recente no mercado, muito semelhante a pizzaria Delivery, nesse formato também não existe atendimento presencial ao público. 

Para abrir sua pizzaria Dark Kitchen pode contar com alguns lugares que possuem verdadeiros complexos de restaurantes virtuais, isso mesmo são locais onde tem uma cozinha já estruturada e você entra apenas com sua equipe, insumos e claro sua expertise de fazer uma boa pizza, em alguns locais o serviço de motoboy também é responsabilidade do complexo. 

A grande vantagem desse modelo também é o investimento porque como a cozinha já está pronta você pode diluir o investimento inicial em aluguel do espaço validando sua ideia mais rápido possível, para depois quem sabe investir no seu delivery próprio ou até mesmo em à Lacarte. 

Uma outra vantagem desse modelo de negócio é a escala, isso mesmo você pode abrir varias unidades e fazer um plano de expansão mais agressivo, até porque normalmente o Dark Kitchen conta com uma estrutura de tecnologia que facilita toda a rotina do pedido.

Por exemplo via de regra o Dark Kitchen tem um ERP que já é integrado com os principais aplicativos como Ifood por exemplo. 

Montar uma pizzaria Fast Food:

Esse formato também o dono da pizzaria foca em vender igual ao modelo americano de fast food e normalmente se comercializa pedaços de pizza para que o cliente possa consumir. 

Focar no cliente para montar uma pizzaria lucrativa 

Bom agora que já entendeu a respeito dos tipos de pizzaria para montar, chegou a hora de focar no mais importante, isso mesmo no cliente. Até porque ele vai ditar toda a sua estratégia, vamos dizer que você quer abrir uma pizzaria à La Carte para atender a classe A, você não concorda que o local que vai escolher, os móveis, os sabores de pizza e até mesmo o uniforme será totalmente customizado para esse púbico não é verdade.

Então esse é um ponto muito importante primeiro defina o seu cliente ideal alinhado ao modelo de negócio para saber posteriormente qual será o esforço necessário para abrir sua pizzaria.

Então pensando especificamente no cliente vamos entender um pouco mais desse mercado no ponto de vista de quem realmente paga a conta.

Sabores de pizza mais pedidos?

Reunimos aqui os tops dez sabores que são mais vendidos, obviamente isso pode variar um pouco de acordo com a região do Brasil, isso mesmo os sabores de pizza mais pedidos em SP são diferentes dos sabores de pizzas mais pedidos em Porto Alegre por exemplo.

Diante disso vamos colocar de uma forma mais macro e vale apena você entender regionalmente, faça uma pesquisa com seu público para entender o nicho de mercado e algo para mapear essas informações com mais riqueza de detalhe. 

E vamos os sabores de pizza mais pedidos:
  1. Pizza de calabresa
  2. Pizza de Marguerita
  3. Pizza de Portuguesa 
  4. Pizza de frango com Catupiry
  5. Pizza de Muçarela 
  6. Pizza de Napolitana 
  7. Pizza de Brigadeiro
  8. Pizza Romeu e Julieta 
  9. Pizza de Quatro Queijo 
  10. Pizza Brasileira 

Bom precisamos pensar além, reunimos algumas perguntas importante que o seu plano de negócio deve estar muito bem definido, isso mesmo responda essas perguntas com clareza e com certeza terá um norte do seu cliente ideal:

  • Quem será seu cliente ideal: Classe social, idade, nível de educação, estado civil enfim todas as informações demográficas;
  • É necessário pensar também a localização que seu público está, onde ele está? Quano o local que costuma frequentar?
  • Qual o ciclo de vida que ele está, seu público é recém-casado, ele tem um bebê ou possuem filhos mais velhos? 
  • Qual o conceito da sua pizzaria, um modelo mais rústico, abordagem mais italiana ou será algo mais requintado?

Enfim para montar uma pizzaria é necessário pesquisar muito para realmente entender a vontade do cliente, esse é um dos maiores erros dos empreendedores, infelizmente abrem o negócio pensando em que ele se agrada e não o cliente dele. Então não cometa esse erro ao abrir uma pizzaria, pesquisa, entenda a necessidade do seu cliente de forma profunda.

Olhar para o concorrente e buscar um diferencial competitivo para abrir uma pizzaria 

Sem dúvida o mais do mesmo não te levará muito longe, pelo contrário conforme já falamos são mais de 40mil pizzarias, então ao montar pizzaria precisamos pensar em como se diferenciar, para te ajudar nesse sentido vamos relacionar alguns pontos bem relevantes:

  • Como seu concorrente atende os clientes (Balcão, telefone, aplicativo, WhatsApp);
  • Como a pizzaria concorrente fideliza os clientes?
  • Se vai abrir uma pizzaria delivery, como é o atendimento via motoboy?
  • Quais são as maquininhas de cartão que ele usa;
  • Quais são os sabores de pizzas mais consumidos;
  • Qual é a estrutura de atendimento, mesas, cadeiras, pratos, copos, talheres, localização, estacionamento;
  • Como é o cardápio, tem imagem, quais são as variações? O que o cardápio dele oferece?

Enfim aqui são apenas alguns pontos básicos para que você possa olhar a sua concorrência e entender qual o caminho que pode seguir para se diferenciar.

Mapear os fornecedores para abrir uma pizzaria 

Não vou entrar muito nesse detalhe, mas é importante você mapear os fornecedores também em seu plano de negócio, com certeza seus parceiros vão afetar diretamente em seu negócio, estamos falando de um mercado concorrido, principalmente se vai focar em públicos que o fator preço é muito importante, então cuidado com isso.

Fatores muito importante ao mapear seus parceiros:

  • Qualidade dos produtos;
  • Capacidade de entrega;
  • Prazo de Entrega;
  • Custo de frete;
  • Preço;
  • Forma de pagamento.

Outros fatores importantes ao buscar um fornecedor?

Pesquise referências dos seus escolhidos, olhar no reclame aqui e iniciar sempre com pouco quantidade e como já deixamos claro anteriormente nunca fique na mão de um fornecedor ao montar sua pizzaria. 

A escolha da localização da uma Pizzaria 

No caso de abrir uma pizzaria com atendimento físico, será necessário pensar muito estrategicamente na localização, isso não somente pensando no seu cliente, mais também pensando em termos de instalações da sua estrutura.

A localização é importante que seja de fácil acesso, em especial as grandes vias de acesso até o seu estabelecimento, escolha locais que os imóveis tenham capacidade de montar esse negócio, seja no aspecto de: água, luz, energia, telefone, internet e assim por diante.

Muito atenção ao estacionamento, você pode perder muitos clientes por não ter um estacionamento de fácil acesso, seguro e que o cliente possa entrar e ficar despreocupado com o seu veículo e consumir tranquilamente.

Vamos falar um pouco mais a frente sobre legalização mais já destacamos essa importância aqui, veja se imóvel está regularizado, que tenha o HABITA-SE, que respeite as exigências da sua prefeitura. 

Então mais uma vez ratificamos seja estratégico, busque primeiro em sua prefeitura qual a exigência de legalização em sua região e depois encontre o imóvel que respeite isso. 

Exigências legais para montar Pizzaria 

Vamos buscar aqui responder alguns pontos importantes, infelizmente aqui também é um ponto que muitas vezes o empreendedor deixa passar e é muito importante em como abrir uma empresa.

Para que isso aconteça da forma mais adequada possível busque um escritório de contabilidade para te ajudar, inclusive você sabia que o 4 Mãos te conecta gratuitamente com contadores e você receber 4 orçamentos e toma a melhor decisão.

Mas a fim de contribuir mais em montar pizzaria, vamos responder 2 pontos que observamos que os empreendedores possuem de dúvida:

Pizzaria pode ser MEI?

Sim pizzaria pode ser MEI, mas existe alguns critérios de quem pode ser MEI, para isso deixamos esse artigo aqui para saber se realmente você se enquadra. Mas de modo geral sim, uma pizzaria está entre as atividades que pode ser MEI.

Qual o CNAE de pizzaria?

O CNAE da pizzaria é o 5611-2/01 que é preparação de refeições ou prazo cozidos, inclusive congelados, entregues ou servidos em Domício.

Hierarquia do CNAE:

  • Seção: I Alojamento e alimentação
  • Divisão: 56 Alimentação
  • Grupo: 56.2 Serviço de catering, bufê e outros serviços de comida preparada
  • Classe: 56.20-1 Serviço de catering, bufê e outros serviços de comida preparada
  • Subclasse: 5620-1/04 Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar.

Essa aqui são informações básicas mais busque entender a questão de alvará de funcionamento e outras ponto importante na legalização desse negócio. 

O que é necessário para abrir uma pizzaria? 

Isso vai variar muito com seu modelo de negócio, mas é importante você pensar em vários aspectos, vou relacionar alguns pontos importante:

  • Cozinha;
  • Escritórios administrativo;
  • Estoque;
  • Salão;
  • Banheiro;
  • Equipe de garçom;
  • Equipe da Cozinha;
  • Equipe do Caixa.

Dentro de estrutura é necessário também que faça um mapeamento dos equipamentos necessários, então não esqueça de pensar: Forno, fogão, processado de alimentos, máquina fatiadora de frios, geladeira, freezer, refrigerador, balança digital; mesas, gaveteiro, pá de madeira, ferro ou alumínio, panelas entre outras equipamentos.

Claro dentro desse ponto de estrutura é importante pensar também no aspecto de estoque dos alimentos, é muito importante achar a quantidade de estoque mínima para uma pizzaria a ponto de nunca faltar mais também não ficar imobilizando seu capital de giro por receio de faltar, então essa é uma decisão importante que vai oscilar de acordo com as vendas. 

Outro ponto importante que devemos destacar é a tecnologia, use a tecnologia ao seu favor, desde registro do pedido, controle das mercadorias, emissão das notas ficais, enfim existem muitos fornecedores nesse aspecto e que podem te ajudar, pesquise nesse sentido.

Gostaria de dar um destaque para pizzaria delivery que é um pouco diferente dos pontos que falamos ao decorrer desse conteúdo. 

O que é necessário para abrir uma pizzaria Delivery?

Todos os outros pontos destacados de estudo de mercado, cliente, concorrente, fornecedores é necessário você fazer, mais como é delivery a estrutura muda um pouco. Então dessa forma nós criamos um artigo específico de como montar uma pizzaria delivery.  

Qual o custo para montar uma pizzaria?    

O custo para montar uma pizzaria vai vaiar de acordo com o modelo de negócio que você escolheu, também qual o tamanho do seu negócio e claro o tipo de pizza que vai servir.

Mas o investimento mínimo para abrir uma pizzaria estar em torno de 15mil e 40mil somente para estrutura do negócio, como equipamentos, mesa, cadeira e os itens que já falamos no decorrer desse conteúdo.

Obviamente é necessário pensar também em investimento de capital de giro, assim como também investimento em marketing para divulgação do seu negócio.

Como abrir uma pizzaria com pouco dinheiro?

Com certeza para abrir uma pizzaria com pouco dinheiro a melhor opção é buscar a que tem menos investimento em termos de estrutura, então dessa forma o formato de pizzaria de delivery ou o modelo de pizzaria Dark Kitchen caso já tenha em sua região.

Isso porque não será necessária alugar um espaço com grande movimentação, ou seja, normalmente esse estabelecimento tende a ser mais caro. Sendo assim o seu investimento estará mais focado na cozinha, atendimento e motoboy.

Quanto uma pizzaria vende por dia e qual o faturamento mensal de uma pizzaria?

Uma pizzaria vender por dia vai variar muito com a sua estrutura, sua localização, sua divulgação e capacidade de atendimento. 

Importante também destacar que na sexta feira, sábado e domingo terá uma movimentação maior que nos outros dias, também é importante destacar aos feriados que também terá uma boa movimentação.

O faturamento mensal de uma pizzaria vai variar, mas em média o faturamento é entre R$ 30mil até R$ 60mil, obviamente isso vai depender muito da sua estrutura e capacidade de fazer o negócio crescer.

Qual é o lucro de uma pizzaria?   

O Lucro também vai depender muito da sua gestão, aquele ditado que o olho do dono engorda a boiada é verdadeira também, mais depois que todas as despesas são pagas a margem de lucro desse negócio é de 10% a 20%, como dissemos pode ser maior de acordo com sua estratégia. 

Afinal de contas vale apena montar Pizzaria?

Reunido todas essas informações e analisando os bons negócios de montar uma pizzaria podemos ver que existem muitas oportunidades, cabe ao empreendedor buscar se diferenciar e encantar seu cliente, não apenas com o gosto da sua pizza mais com toda a estratégia que esse negócio proporciona.

E esses são os nossos sinceros votos, esperamos que você possa tirar suas ideias de negócios do papel e que ele possa ser muito próspero e lucrativo, se tiver alguma dúvida que não falamos nesse artigo fique a vontade de colocar nos comentários abaixo que responderemos na medida do possível a suas perguntas.

Abaixo deixamos também um vídeo a respeito que talvez possa te ajudar com mais informações.

Escrito por

4maos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador