Empreendedores

Objetivo da contabilidade para o bom andamento do negócio – 4 Mãos

Emily Clemes

|

08/04/2022

|

6 min de leitura

|

Voltar

objetivo da contabilidade
6 min de leitura

Se você encontrou esse texto é porque você precisa saber qual é o objetivo da contabilidade, e felizmente você encontrou o texto certo! Durante a leitura desse texto você saberá tudo sobre qual objetivo da contabilidade, como a contabilidade pode te ajudar no andamento do seu negócio, o que um contador faz, e claro que não podemos falar de tudo isso sem deixar de falar do conceito contabilidade.

Temos certeza que até o final desse texto você entendera claramente qual o objetivo da contabilidade então vamos entender tudo isso sem mais delongas.

Qual é objetivo da contabilidade?

Se você procurar estudar apenas o básico da contabilidade ira ver que ela envolve todos os ganhos e despesas da empresa, controla tudo que sai, tudo que entra, o ativo, o passivo mostra o resultado do patrimônio liquido além de calcular todos os custos e despesas, sem duvida alguma a contabilidade é essencial para qualquer empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte.

Sabendo disso podemos perceber que o objetivo da contabilidade é fazer com que a sua empresa esteja em dia com suas obrigações, e que tenha os seus direitos garantidos. Além de tudo isso  se você ainda não tem sua empresa ou esta começando a contabilidade pode cuidar de todo o processo de abertura de empresa sem que você precise se preocupar com as documentações e coisas relacionadas a abertura de sua empresa.

O que é contabilidade?

Para que você possa entender mais qual o objetivo da contabilidade precisamos falar antes sobre o que é a contabilidade.

A contabilidade é uma ciência social aplicada ( que se aplica as pessoas jurídicas), tem como o principal objetivo controlar o patrimônio (bens) da empresa ajudando os gestores, empreendedores e administradores a criarem estratégias e tomar as melhores decisões para a empresa, analisando assim toda a situação da empresa, principalmente a situação econômica e financeira.

Dentro da contabilidade existem várias áreas especificas, ou seja, contadores que se especializam a fundo em algumas áreas, e elas são:

  • Contabilidade gerencial
  • Contabilidade pública;
  • Perícia contábil;
  • Contabilidade de custos:
  • Auditoria interna e externa entre outras especializações.

Qual é o conceito contabilidade?

A contabilidade é a ciência que estuda as movimentações patrimoniais, ( onde o objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio) ou seja, direitos e obrigações das empresas visando assim trazer resultados contábeis.

É através da contabilidade que são formados os demonstrativos financeiros e econômicos, e os benefícios que a contabilidade traz as empresas é a interpretação correta da situação financeira da empresa, os dados concretos para melhor tomada de decisão, arca com as obrigações fiscais e claro que o maior benefício é ter um profissional da contabilidade que acompanhe todo o processo da sua empresa de perto.

Origem do termo contabilidade?

A palavracontabilidade vem do termo italiano contabilità, mas a contabilidade em si existe desde o começo da civilização do homem, onde o homem viu que era preciso ter um controle de seus bens para que pudesse obter lucros e evitar que faltasse no futuro.

Como antigamente não existiam as ferramentas que possuímos hoje nem a escrita para ter o controle das coisas os homens usavam o que tinham no momento e por isso usavam as paredes, grutas, ossos e desenhos.

Com o passar do tempo o homem foi evoluindo e criando novas estratégias para contabilizar seus bens e negócios, como terras, gados e etc (aqui vemos que o objetivo da contabilidade sempre foi ter o controle do patrimônio.).

Porque a contabilidade é essencial para os negócios?

Vimos até aqui que a contabilidade foi criada à centenas de anos atrás e o objetivo da contabilidade desde sempre foi manter em dia os bens, direitos e obrigações fazendo com que tudo estivesse sob controle.

Hoje em dia as coisas mudaram muito, mas a preocupação com o patrimônio continua, e atualmente as pessoas já possuem ferramentas e conteúdos que facilitam a contabilidade das empresas isso mostra o quão importante a contabilidade é, pois desde os tempos antigos ela é usada e vem se inovando.

A contabilidade é essencial para os negócios, pois com a ajuda de um contador ou um escritório de contabilidade é possível manter a saúde financeira de sua empresa saudável, além de manter os impostos (obrigações) em dia, ter a documentação da sua empresa toda certa e principalmente ter o controle de tudo que entra e sai de sua empresa.

Qual a responsabilidade do contador com seu negócio?

A responsabilidade do contador é cumprir com as obrigações contábeis a cuidar da parte civil, tributaria e penal de sua empresa.

As responsabilidades de um contador se dividem em três partes porque na parte civil ele deve: Cuidar dos prazos, do balanço patrimonial, das elaborações de contratos, folha de pagamento, das contas a pagar e também das contas a receber e dos registros comerciais.

Já na responsabilidade tributaria o contador deve se atentar nos impostos e no regime tributaria do seu negócio.

Os impostos que o contador fica responsável por gerenciar são os federais, estaduais e municipais, como:

  • CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido);
  • PIS (Contribuição para o Programa de Integração Social);
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • IPTU ( Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana);
  • ITBI  (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis);
  • ITCMD  (Imposto sobre a Mortis e Doação de Bens ou Direitos);
  • COFINS  (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
  • ISS – Imposto sobre Serviços de qualquer natureza;
  • IPI  (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • IOF  (Imposto de importação).

Na responsabilidade penal o contador deve responder quando surgir uma infração, ou seja, é o contador que precisara restar contas a justiça caso aconteça qualquer tipo de crime relacionada à área.

Quem pode exercer a função de contador?

Essa é uma questão de extrema importância, pois já vimos que o objetivo da contabilidade para a empresa é muito importante e por isso deve ser acompanhada por profissionais qualificados.

Para exercer a função de contador a pessoa precisa ser formado em uma graduação ou técnico em contabilidade e precisa possuir o registro no CRC (Concelho Regional da Contabilidade), sem o registro no CRC o contador não esta apto a exercer a profissão.

Quanto é o salário para um contador?

O salário de um contador pode variar muito, visto que ira depender de vários fatores, como se é recém-formado ou já tem experiência, se trabalha por conta própria ou em um escritório de contabilidade e assim por diante, mas podemos dizer que o salário de um contador esta entre R$3.000,00 até R$7.000,00.

Quais são as áreas de atuação de um contador?

Como citamos um pouco a cima o contador pode atuar em diversas áreas de atuação, e além das especialidades que já citamos aqui o contador pode ser analista, trabalhar no escritório de contabilidade, ser consultor financeiro, auditor, mexer apenas com cargos de gestão entre outras áreas.

O que se estuda no curso de Contabilidade?

No curso e contabilidade se estuda o objetivo da contabilidade, o que é contabilidade,  origem da contabilidade e os processos das empresas, também como os tipos de pessoas jurídicas ( LTDA,ME,MEI, EIRELI, SLU…), os direitos e deveres, DRE, balancetes, cenários econômicos e financeiros e muito mais, geralmente são quatro anos onde o estudante ira se aprofundar em cada área da contabilidade.

Afinal qual objetivo da contabilidade um negócio?

Com tudo o que foi explicado aqui, chegamos a conclusão que o objetivo da contabilidade é fazer com que a empresa se mantenha em dia com suas obrigações e deveres, além de ter suas finanças controladas e manter a parte burocrática em dia.

Se você é um empreendedor e procura por um contador aqui na nossa plataforma  mãos você pode se conectar com até 4 contadores de forma totalmente gratuita, então se esse é o seu caso visite nossa pagina e faça seu cadastro para mais informações.

Como abrir uma empresa

COMPARTILHE
Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp

Escrito por

Emily Clemes

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formado em finanças com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador

Nome fantasia: 4MÃOS. RAZÃO SOCIAL: PUBLIC ONLINE MARKETING DIGITAL LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.