Passos para abrir uma empresa: veja o que você não deve deixar de lado

Empreendedores

Passos para abrir uma empresa: veja o que você não deve deixar de lado

Natalia Mantovani

|

29/10/2020

|

8 min de leitura

|

Voltar

Mulher realizando uma pesquisa para saber os passos para abrir uma empresa
8 min de leitura

Sabe quais são os passos para abrir uma empresa? Ou já pensou em primeiros passos para abrir uma empresa, passos para abrir uma empresa MEI, passos para abrir uma micro empresa? Então veio ao lugar certo!

Formalizar o seu empreendimento é o primeiro dos passos para abrir uma empresa, podendo dar início nas atividades em questão. Mas, você precisa tomar cuidado para realizar todos os registros, autorizações e documentações necessárias de forma assertiva e eficaz.

Mesmo após os primeiros passos para abrir uma empresa, que você tenha o CNPJ, o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas e esteja registrado na Administração da Previdência Social, ainda precisa de um grande número de autorizações, registros e legalizações municipais e estaduais para operar bem e seguir corretamente os passos para abrir uma empresa ou primeiros passos para abrir uma empresa, passos para abrir uma empresa MEI, passos para abrir uma micro empresa.

A falta desses documentos pode atrasar ou até dificultar os passos para abrir uma empresa. Lembre-se de que você precisará de autorizações diferentes para cada setor ou forma organizacional em que escolher dar início em seus passos para abrir uma empresa.

A legislação da cidade e do estado onde a empresa em questão está localizada também pode exigir registro específico nos passos para abrir uma empresa. Portanto, é importante consultar um contador que entenda as leis locais.

Sendo assim, para te ajudar e impulsionar seu sonho, vamos citar e comentar sobre os principais passos para abrir uma empresa. Veja:

Passos para abrir uma empresa: Contrato social

Em nossa primeira etapa dos passos para abrir uma empresa, basicamente, a elaboração de um contrato social definirá as participações de capital de cada sócio da empresa e definirá as atividades e funções da empresa (modelo tributário, patrimônio, etc.).

O próximo dos passos para abrir uma empresa é verificar se a razão social e o objeto social podem ser utilizados nos documentos elaborados, que devem ser notariados e assinados por advogado em meio aos passos para abrir uma empresa.

Uma dica nos passos para abrir uma empresa ouprimeiros passos para abrir uma empresa, passos para abrir uma empresa MEI, passos para abrir uma micro empresa é avaliar agora se sua empresa pode aderir ao Simples Nacional, que é uma ótima forma de reduzir a alíquota e simplificar a forma de pagamento com o fisco, uma boa saída para os passos para abrir uma empresa.

Passos para abrir uma empresa: Registro na junta comercial

Outro dentre os passos para abrir uma empresa é se se cadastrar no registro comercial ou pessoa jurídica de seu estado. A partir desse registro, sua empresa existirá oficialmente. Isso deve ser feito antes da obtenção do CNPJ, embora não forneça a sua empresa autorização para o início das operações, é um requisito básico para dar continuidade ao processo de legalização nos passos para abrir uma empresa.

Lembre-se de que você precisará consultar o nome da empresa selecionada com antecedência para verificar se nenhuma outra empresa está registrada e dar andamento nos passos para abrir uma empresa.

Alvará de localização e funcionamento

Nos passos para abrir uma empresa, a principal autorização obtida no município é a licença de funcionamento, que é a autorização final que permite abrir a porta da empresa.

Para obtê-lo, nos passos para abrir uma empresa, é necessário comprovar na prefeitura de sua cidade que atende aos requisitos legais para exercer todas as condições de funcionamento da empresa. Essas condições podem variar por cidade, estado e setor de atuação que deseja seguir com seus passos para abrir uma empresa.

Nos passos para abrir uma empresa, antes de se candidatar ou mesmo se cadastrar na Comissão de Negócios, é necessário consultar previamente a sua cidade, nos passos para abrir uma empresa, para verificar se a atividade empresarial que você escolher pode ser realizada no local onde pretende abrir sua empresa e seguir os passos para abrir uma empresa ou os primeiros passos para abrir uma empresa, passos para abrir uma empresa MEI, passos para abrir uma micro empresa.

Passos para abrir uma empresa: Inscrição estadual

No quarto dos passos para abrir uma empresa, é preciso entender que a maior parte dos estados possui convênio com a Receita Federal (Receita Federal) que permite a obtenção do cadastro estadual no CNPJ pela Internet, por meio de cadastro único sobre os passos para abrir uma empresa.

Em casos diferenciados, nos passos para abrir uma empresa, o registro estadual deve ser obtido antes da licença comercial. Além das empresas dos setores comercial, industrial e de serviços de transporte intermunicipal e interestadual, nos passos para abrir uma empresa, esse registro também é obrigatório para empresas prestadoras de serviços de comunicação e energia. A partir daí, nos passos para abrir uma empresa, você pode se cadastrar no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Passos para abrir uma empresa: Licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais

A autorização de uma agência de fiscalização é um requisito básico nos passos para abrir uma empresa para a obtenção de uma licença comercial. Eles variam muito, dependendo do setor, local de instalação e até mesmo do tamanho da sua empresa.

Certas atividades comerciais, nos passos para abrir uma empresa, requerem até mesmo autorização das forças armadas – o mesmo que as empresas engajadas na cooperação com explosivos, guerra e produtos químicos controlados. Os requisitos nos passos para abrir uma empresa e licenças mais comumente usados ​​incluem:

  • Licença ambiental: Obtido de órgãos ambientais municipais, estaduais e do IBAMA. As empresas que atuam nas atividades industriais, metalúrgicas, de máquinas, têxteis, químicas, de calçados e agrícolas geralmente precisam usá-lo.
  • Licença sanitária: Obtido junto aos órgãos de fiscalização sanitária municipais, estaduais e federais. Necessário principalmente para empresas dos setores alimentício, farmacêutico e cosmético.
  • Vistoria de cumprimento das normas de segurança: É executado pelo corpo de bombeiros e quase todas as empresas estão vinculadas a ele.

Além do registro e das autorizações municipais e estaduais, nos passos para abrir uma empresa, certas atividades também exigem registro em órgãos federais, como Ministério do Turismo, Ministério da Agricultura, Ministério da Pecuária e Abastecimento, Polícia Federal, etc.

Como abrir um negócio próprio com mais praticidade e assertividade?

Agora que você já entendeu mais sobre os passos para abrir uma empresa, e já pensou em primeiros passos para abrir uma empresa, passos para abrir uma empresa MEI, passos para abrir uma micro empresa, com certeza deve querer saber como alavancar suas vendas.

Além de ficar totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira nos passos para abrir uma empresa, cotando com a gestão tributária e fiscal, para estar em dia com as conformidades da lei, indicamos fortemente o serviço de um contador. Com isso você terá benefícios como:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Para que você possa encontrar o melhor escritório de contabilidade para te auxiliar no processo de sobre os principais passos para abrir uma empresaprimeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima previsto no projeto sobre os passos para abrir uma empresa.

E ainda suas preferências:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto), facilitando ainda mais o processo sobre os passos para abrir uma empresa;
  • Escritório de contabilidade online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras;
  • Contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • No seu cenário sobre os passos para abrir uma empresa, prefere o custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques o contador terceirizado que falta em sua empresa?

Vamos melhorar isso? Então se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferências, evidenciando suas necessidades no caminho referente aos passos para abrir uma empresa!

Inclusive, pode optar, por exemplo, pelo melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade e realidade perante o projeto sobre os passos para abrir uma empresa!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo sobre os passos para abrir uma empresa, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no FacebookInstagram LinkedIn.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat