Psicólogo pode ser MEI? Saiba tudo a respeito | 4 Mãos

Novos Négocios

Psicólogo pode ser MEI? Saiba tudo a respeito

Avatar

Victor Pacheco

|

19/03/2020

|

4 min de leitura

|

Voltar

Psicólogo pode ser MEI

Depois de concluir a faculdade e conseguir o diploma para exercer a profissão, muitas pessoas se perguntam: psicólogo pode ser MEI? Criado com foco em ajudar algumas pessoas empreendedoras, esse cadastro, infelizmente, não é válido para algumas profissões.

Mas o que deve ser feito para os profissionais de psicologia conseguirem exercer a função de uma forma profissional? E na questão de abertura de empresa, como proceder? Pensando em responder estas e mais dúvidas, reunimos algumas informações sobre esse momento. Boa leitura!

Psicólogo pode ser MEI: sim ou não?

Antes de respondermos essa pergunta, é importante que você entenda uma coisa: o cadastro MEI ( sigla para Microempreendedor Individual) foi criado em julho de 2008 e com o propósito de formalizar profissões que não possuíam um órgão regulador. São exemplos: os Conselhos Regionais de Medicina e a OAB.

Psicólogo pode ser MEI mesmo?
Muitas pessoas ficam se perguntando se psicólogo pode ser MEI

Dessa forma, aqui está a resposta para você que está se perguntando se psicólogo pode ser MEI: não. Devido a possuir um órgão regulamentador para essa profissão (em São Paulo, existe o Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo), os psicólogos ficam de fora da lista de ofícios que podem abrir empresa como Microempreendedor Individual.

O que ninguém nunca lhe contou sobre “psicólogo pode ser MEI”: na verdade, muitas profissões não estão autorizadas

Como citamos anteriormente, alguns profissionais não podem abrir empresa pelo Portal do Empreendedor, sendo o psicólogo um deles. Para ficar mais fácil: entenda que toda atividade que precisa de ensino superior para ser exercida não pode ser MEI. Veja a lista completa:

  • Administradores;
  • Advogados;
  • Arquivistas;
  • Arquitetos;
  • Contadores;
  • Dentistas;
  • Desenvolvedores;
  • Economistas;
  • Enfermeiros;
  • Engenheiros;
  • Fisioterapeutas;
  • Jornalistas;
  • Médicos;
  • Nutricionistas;
  • Ortodontistas;
  • Personal Trainer;
  • Produtores;
  • Programadores;
  • Psicólogos;
  • Publicitários;
  • Veterinários.

Dessa forma, caso opte por ter uma empresa própria ou trabalhar de forma liberal (onde as pessoas definem seus horários e precisam emitir nota fiscal sobre seus serviços), os profissionais precisam ser Pessoas Jurídicas.

Também existe a opção de uma pessoa ser contratada pela CLT, onde nesse caso, a mesma não precisa solicitar a emissão de um CNPJ para psicólogos. Mas caso você, que está lendo esse texto, tenha o desejo de abrir um consultório ou viajar por conta própria, há outras opções.

Empreendedoras pensando em abrir empresa
Vai abrir seu consultório de psicologia? Receba orçamentos gratuitos!

Tipos de empresa que permitem a emissão de CNPJ para psicólogos

Devido a resposta negativa sobre a pergunta sobre psicólogo pode ser MEI, esses profissionais precisam então optar por outro tipo de empresa para conseguir trabalhar perante à legalização.

Existe a possibilidade de os mesmos trabalharem como profissional liberal, pagando tributos de acordo com seus rendimentos e tendo que optar pelo Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. Nesse caso, é preciso muita disciplina para que o mesmo consiga pagar todos os tributos e ainda tenha lucros necessários.

Mas também existem outras formas de conseguir um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e esses profissionais trabalharem sem problemas. Acompanhe os próximos parágrafos!

Emitir CNPJ para psicólogos por meio da abertura de uma EI

Sendo a sigla para Empresa Individual, esse tipo de negócio é indicado para psicólogos que estão começando a abrir seu consultório, já que não é permitido que a sociedade (a empresa) tenha mais de um titular.

Psicólogo realizando atendimento
Apesar de não poder ser MEI, esses profissionais ainda podem abrir empresa

Mas para abrir uma Empresa Individual e conseguir CNPJ para psicólogos é necessário certa disciplina e até mesmo “sacrifícios”: quem abre esse tipo de empresa precisa oferecer todos os bens patrimoniais como uma garantia. No caso de o (a) titular ser casado (a) e haver união de bens, o cônjuge pode vir a perder tudo se houver dívida.

Então se você optar por isso para conseguir CNPJ para psicólogos, é necessário muito controle financeiro para não vir a perder tudo o que conquistou antes de abrir o consultório. Mas não existe só este tipo de empresa para esses profissionais!

Emitir CNPJ para psicólogos ao abrir uma EIRELI

Aqui a significado da sigla muda um pouco (já que EIRELI significa Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), assim como a situação dos patrimônios do titular. Mas há uma característica única também.

Caso opte por abrir uma EIRELI como uma forma de conseguir um CNPJ para psicólogo, o empreendedor não precisa necessariamente atrelar todos os bens que possui como uma forma de garantir que todas as contas sejam pagas, já o capital da empresa será usado em uma última alternativa. Mas o número máximo de titulares continua sendo o mesmo: apenas um.

O que muda nesse caso é o valor necessário para conseguir abrir uma empresa como essa: 100 salários mínimos. É feita então uma conta que usa como base o valor atual (R$ 1.039,00) para saber se a empresa pode ou não ser aberta. Então tenha em mente que caso você, que está lendo esse texto e deseja abrir uma EIRELI, precisará ter R$ 10.701.700 em suas reservas.

LTDA para emissão de CNPJ para psicólogos é uma boa ação?

Sendo um pouco mais complexa e que permite que uma empresa tenha mais de um titular, a Sociedade Limitada (abreviada como LTDA) é a opção de muitos empresários.

Neste tipo de empresa, é possível que o consultório tenha mais de um proprietário (titulares e que respondem judicialmente pela empresa), assim como não é necessário que os imóveis e demais bens sejam entregues como garantia.

Mas ainda assim, como em todas as empresas, é necessário realizar uma boa gestão para que os prejuízos não sejam maiores que os lucros. Então, sempre escolha o melhor tipo que mais se adequa com seu modelo de negócio e reúna todos os documentos para sua emissão de CNPJ para psicólogo.

Como abrir um consultório de psicologia de uma forma simples e sem problemas?

Depois de entender como funciona a emissão de CNPJ e até mesmo saber o que responder quando alguém perguntar se um psicólogo pode ser MEI, é hora deste profissional começar a se preparar para entrar no mundo dos empreendimentos.

Reunimos abaixo alguns procedimentos que podem ser seguidos para não aparecerem problemas nesse processo.

Planejamento é importante

Por mais que todas as ideias estejam em mente e o psicólogo saiba tudo o que precisa fazer para que as mesmas sejam colocadas em prática, é necessário se planejar para que nada aconteça de forma inesperada.

Então, colocar tudo no papel e definir datas/etapas para que a execução ocorra é essencial. Um estudo de mercado, definição de público-alvo e resolução de assuntos relacionados é uma das etapas que não devem ser deixadas de lado, assim como a elaboração de um plano de negócio focado no crescimento.

Psicólogo planejando abertura de consultório
Planejamento é importante para todo tipo de empresa, sendo uma etapa essencial

O que muitos empreendedores não sabem é que, por mais que o local esteja com clientes e gerando dinheiro no caixa, leva um tempo para que o consultório venha gerar lucro de verdade. Desta forma, é importante que os mesmos se programem para conseguir viver sem depender necessariamente da renda gerada pelo negócio durante um tempo.

Escolha a natureza jurídica

Relacionado diretamente com a ligação que uma pessoa jurídica terá com uma empresa, aqui é necessário que o empresário (junto com seus sócios) defina qual é a melhor opção.

Seguindo os exemplos que citamos anteriormente, é muito importante que a escolha correta seja feita, pois o processo de transição pode ser um pouco burocrático. A melhor forma de simplificar isso é trabalhando alinhado (a) ao planejamento, documento que conta com todas as informações do negócio que vai vir a ser aberto.

Não descarte a consulta de uma contabilidade para psicólogos, que conta com profissionais especializados que podem ajudar a fazer a escolha correta e também podem cuidar de demandas tributárias.

Compareça aos devidos locais para que aconteça a emissão de CNPJ para psicólogos

Nesta etapa a empresa (no caso o consultório) começa de fato a existir, já que todos os registros mediante aos órgãos públicos acontecem. Como a resposta para a pergunta “psicólogo pode ser MEI?” é negativa, não é possível abrir a empresa pelo Portal do Empreendedor.

Então é necessário que o profissional separe um tempo em sua agenda para comparecer até a Junta Comercial e assim conseguir um CNPJ para psicólogo. É importante que os mesmos não esqueçam de levar todos os documentos necessários, são eles:

  • 1 (uma) cópia simples do comprovante de residência de cada um (se houver mais de um sócio, um para cada);
  • 2 Cópias autenticadas do RG e CPF de cada futuro dono (caso tenham sócios);
  • Uma cópia do espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano atual;
  • Cópia da certidão de casamento (caso aplicável). 

As informações sobre o local no qual o consultório irá funcionar também são requisitadas. Veja quais são:

  • Duas cópias simples do IPTU do Imóvel 
  • Duas cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Depois que entregar tudo isso para os órgãos públicos, basta aguardar a emissão do CNPJ. Também não esqueça de solicitar o Alvará de Funcionamento, documento que permite que uma empresa opere em um determinado local.

Feito isso, você já pode trabalhar sem problemas depois que os documentos estiverem prontos.

Mais uma dica adicional: não deixe de reservar uma parte do investimento para fazer o seu capital de giro, dinheiro que será usado como “escapatória” para caso venha uma baixa no mercado.

Erros na gestão de um consultório de psicologia

Segundo dados do IBGE, apenas nos últimos quatro anos mais de 316.680 empresas foram fechadas, estas possuindo em sua grande maioria, apenas o dono para trabalhar e gerar lucro para o local. E talvez uma série de outros fatores tenham influenciado esse alto número de fechamentos, sendo um deles uma possível má gestão.

Pensando em evitar isso, juntamos alguns exemplos para que você não passe por problemas na hora de abrir seu consultório. Vamos lá?

Não investir em campanhas de Marketing digital

O primeiro erro que pode ser cometido não apenas por um dono de consultório de psicologia, mas sim por proprietários de empresas de qualquer ramo, é não investir em campanhas de Marketing digital.

Sendo essencial para que a captação seja cada vez maior, hoje em dia é importante que isso seja cada vez mais adotado, onde diversos canais podem ser usados: Facebook e Instagram Ads, assim como o próprio Google (sim!).

Investimento para divulgar escritório é essencial, principalmente sabendo que psicólogo não pode ser MEI

O primeiro passo para se dar bem no âmbito digital é criar páginas e perfis com o nome do escritório, investindo em uma boa identidade visual e em postagens periódicas sobre assuntos relacionados ao meio da psicologia.

Depois de um tempo, é hora então de estudar qual o melhor canal para que o investimento em campanhas seja feito. Caso queira evitar erros, a contratação de profissionais especializados nesse assunto é uma possibilidade a ser considerada.

Por fim, a criação de um site para o consultório também é uma ação importante a se fazer, onde o mesmo pode ser usado para a execução de uma estratégia de SEO (conjunto de técnicas para um site aparecer nas primeiras posições dos navegadores).

De todas as formas, não deixe de investir na divulgação do consultório!

Imaginar que a secretária não é tão importante

Sendo a profissional que recebe possíveis clientes e ainda cuida da agenda do psicólogo, a secretária muitas vezes é tratada com pouca importância por alguns profissionais.

Mas é justamente o contrário: essas funcionárias podem ajudar que as consultas sejam cada vez mais frequentes, assim como fazer com que todas as metas de vendas sejam atingidas. Por isso o empresário não deve hesitar em oferecer alguma bonificação (que pode ser algum treinamento) e participação nos lucros.

Cuidar para que a secretária trabalhe sem problemas é essencial para seu negócio!

Não cuidar da agenda

Diretamente relacionado com o número de clientes que um consultório pode ter, a agenda é algo que deve ser levado a sério e nunca deve ser deixada de lado.

É importante o psicólogo ter em mente que nem todas as pessoas possuem disponibilidade para reagendar atendimentos, então hoje em dia é importante que o psicólogo sempre cumpra não apenas com suas obrigações fiscais, mas também esteja no local e hora combinados anteriormente.

É claro que eventuais problemas podem vir a acontecer, mas sempre tente avisar os pacientes para os mesmos não darem “viagem perdida” até o consultório.

Não traçar metas para a clínica

Nenhum dono de clínica de psicologia deseja atender um número pequeno de pacientes, certo? Por isso é importante traçar metas para que o negócio continue crescendo (e ajudando mais pessoas a se tratarem).

Tenha em mente que o crescimento do consultório deve estar sempre em planejamento para que cada vez mais pessoas venham a procurar ajuda de um especialista e assim o faturamento ser maior.

São boas ações: o desenvolvimento de várias etapas que são seguidas por meio de metas, o que envolve a contratação de mais funcionários, mudança para um lugar maior e até mesmo a implantação de tecnologias que irão agregar no dia a dia de todos.

Não investir em softwares de gestão

Hoje em dia existem diversas tecnologias que estão ajudando os profissionais não apenas da área de psicologia a trabalharem melhor, mas sim todos que possuem um consultório.

Permitindo o gerenciamento de toda a agenda e também do valor que se tem em caixa da empresa, hoje em dia existem muitos softwares úteis no momento da abertura do consultório, estes que permitem que os psicólogos (as) tenham mais produtividade.

Importante dizer que as ferramentas não substituem a contratação de uma pessoa para receber todos os clientes, mas sim agrega para que o uso de papel diminua gradativamente. Então não deixe de optar por um apoio como esse já no ato da abertura de seu consultório!

Empreendedores que usaram a plataforma 4 Mãos
Uma plataforma que lhe conecta com contadores de forma gratuita: conheça a 4 Mãos!

Contabilidade para psicólogos: é realmente necessário?

Como você percebeu no começo deste artigo, esse ramo conta com diversas especificidades e provavelmente pode ser necessário a solicitação de uma pessoa para cuidar de toda a contabilidade do local.

Isso porque além de possuir diversas regras que devem ser seguidas de acordo com a determinação do Governo, um consultório de psicologia também pode possuir demandas “padrões” de qualquer outra empresa, entre elas: emissão de folha de pagamento de funcionário (assim como registro de novas pessoas), emissão de notas fiscais e pagamento de guias tributárias.

Então sim, contabilidade para psicólogos é importante! Isso porque sem se dedicar à demandas como essa, é possível que esses profissionais consigam trabalhar sem problemas e atendam cada vez mais pessoas.

Contabilidade para psicólogos pode ajudar profissional a ter mais lucro

Encare o custo da parcela de contabilidade para psicólogos como um investimento a longo prazo e que vai fazer com que você realize cada vez mais atendimentos.

Não estamos afirmando que um profissional de psicologia não possui aptidão para cuidar destas demandas, mas sim que o mesmo pode vir a ficar sobrecarregado com tantas tarefas e as chances de os problemas aparecerem são maiores.

E existem muitas soluções de contabilidade que podem ajudar um psicólogo a trabalhar com mais assertividade.

4-maos-cta-3
Tem alguma dúvida que lhe impede de seguir em frente? Entre em contato conosco agora mesmo!

Contabilidade para psicólogos: conhece a solução de contabilidade consultiva?

Sendo recente, porém efetivo para muitos tipos de negócio, este tipo de serviço está ajudando diversos empresários (entre eles psicólogos) a atingirem suas metas. Isso porque através da análise de dados da empresa, o contador indica as melhores ações.

E nesse caso o contador precisa ter acesso a todos os gastos da empresa, onde após uma análise, o mesmo vai indicar as melhores ações para que o faturamento seja maior.

Dessa forma, entenda que a solução consultiva da Contabilidade para psicólogos pode servir como verdadeiro apoio na gestão, agindo principalmente na tomada de decisão para todas as metas de vendas e crescimento sejam atingidas o quanto antes.

Então não hesite em optar por isso o quanto antes para não errar mais em sua gestão. Lembrando que também é possível que um consultório pague menos depois de passar a ser atendido por uma contabilidade consultiva, onde uma revisão será feita para saber se o mesmo está enquadrado no regime tributário correto.

Precisa de ajuda para encontrar contabilidade para psicólogos?

Depois que você entendeu todo o processo de abertura de um consultório, o que acha de entrar neste mundo e conseguir trabalhar com o que sempre sonhou? A plataforma 4 Mãos pode lhe ajudar sem cobrar nada por isso!

Precisa abrir seu consultório? A plataforma 4 Mãos pode ajudar! Psicólogo pode ser MEI

Sendo a ponte de conexão entre empreendedores (que podem estar abrindo empresa, com dúvidas para saber se psicólogo pode ser MEI ou muito mais) e contadores, nossa plataforma vai fazer com que esse processo tenha o mínimo de burocracia possível. Entenda como funciona:

  1. Por meio de nossas redes sociais ou site oficial, os empreendedores entram em contato e informam a necessidade para nosso time de atendimento (sem pagar nada por isso);
  2. Em seguida retornamos o contato para o empreendedor com foco em entender o que o mesmo precisa, cadastrando então a necessidade dele em nossa plataforma;
  3. Depois, nossos escritórios de Contabilidade parceiros verificam a demanda e enviam os orçamentos de forma gratuita para os empreendedores;
  4. Agora depende apenas do solicitante do orçamento decidir qual a melhor opção que atende sua necessidade e ambos fecharem contrato.

Quer saber mais sobre como isso funciona? Entre em contato conosco agora mesmo e envie sua necessidade! Você também pode nos enviar uma dúvida (também de forma gratuita) sobre algum processo contábil, onde vamos cadastrar a mesma em nossa plataforma e os escritórios parceiros responderão assim que possível.

Gostou do conteúdo e quer ficar sabendo mais sobre as especificidades do mundo de empreendedorismo? Não deixe de ler nossos outros artigos, nosso blog conta com diversos textos interessantes que irão agregar ao seu conhecimento.

Também tem mais dicas em nossas redes sociais! Falamos sobre diversos assuntos sobre o mundo dos empreendedores. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Preparado (a) para abrir sua clínica de psicologia?

Avatar

Escrito por

Victor Pacheco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar meu contador agora