Tendência de negócios para 2023: As Melhores Oportunidades

Redator 4mãos

Por: Jorge Torrez

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Com certeza estar antenado com as Tendência de negócios para 2023 pode ser uma excelente vantagem para empreender, e por esse motivo vamos publicar diversos artigos que falam sobre tendências que vão bombar e que podem gerar boas ideias.

Nesse artigo vamos explorar diversas ideias passando por vários segmentos com a intenção de contribuir com seu planejamento estratégico ou até mesmo com a ideia de negócio que vai tirar do papel em 2023.

Importante informar que acessamos diversos estudos, pesquisas e fontes de conteúdo para que possamos ter uma leitura de tendência um pouco mais assertiva, porém existem muitas variáveis que podem afetar essa tendência de negócio com base na movimentação econômica, política e até mesmo questões sanitárias que o mundo está passando.

Sendo vamos acompanhar essas evoluções e publicaremos as atualizações nesse artigo e nos demais que vamos publicar ao longo desse período e negócios que faltam no Brasil!  Desejamos uma boa leitura!

Quais são as tendências de negócios para 2023?

Para falarmos de tendências para 2023 precisamos olhar para grandes mudanças que estão afetando o mercado, isso envolve questões sanitárias onde passamos por uma transformação no mundo mais também questões econômicas, políticas e diversos outros fatores conforme falamos.

Sendo assim reunimos aqui alguns pontos mais relevantes para você empreendedor refletir e entender realmente quais são as tendências de negócio para 2023, obviamente será necessário mergulhar mais profundamente de acordo com o negócio que você pretende montar.

O que estamos nos propondo aqui é fazer um apanhado geral com um resumo de impactos nos negócios para 2023, que é fundamental para que você empreendedor fique atento e considere em seu planejamento estratégico.

Mudanças de consumo que afeta as tendências de negócios para 2023

Tivemos várias mudanças em diversos setores devido a pandemia, não é novidade para ninguém que tivemos grandes mudanças em nossas vidas, tanto em nossos hábitos, como se relacionamos e no ambiente que vivemos.

Por exemplos as pessoas que estavam habituadas a se deslocar para seus trabalhos, assim como o deslocamento para escolas e faculdades, então o consumidor teve mudanças nos padrões de consumo por mudar literalmente de ambiente que vive.

Vimos naturalmente reduções no consumo no nicho de luxo, assim como também entretenimento, lazer, restaurante e viagens e o impacto foi muito grande, o consumidor mudou bastante o consumo.

Com as pessoas dentro de caso o consumidor fazendo sua própria refeição, o consumidor passou a cuidar da alimentação de uma forma diferente, óbvio também atrelado a questão de cuidar mais da sua saúde.

Com o consumidor forçado a utilizar a internet o impacto da forma que o consumidor se comporta também muda, pois tudo passou a ser digital, nosso trabalho home office, as escolas sendo digitais, eventos sendo digitais. 

Ações no Varejo que devem intensificar nos próximos anos

O setor de varejo teve que se adaptar criando uma necessidade de presença digital consolidada, sendo uma das principais formas de vendas e para isso foi necessário ter uma agilidade maior no atendimento.

Tudo isso sem perder uma proximidade com o cliente mesmo sendo digital o atendimento, vimos a necessidade do varejo criar parcerias de logística para viabilizar uma entrega de valor mais personalizada.

Isso não se aplica a pequenas empresas e sim também a grandes empresas, como exemplo o ponto de coleta do mercado livre, para não ficar refém dos correios e de uma forma inteligente criar “agências do mercado livre” para que o lojista possa ter um local onde postar suas encomendas e por outro lado o consumidor também ter onde retirar.

Vimos também Startups explodindo no Brasil rapidamente como ponto de retira da Facily. Encurtando toda a cadeia de distribuição através de economia compartilhada, empoderando o consumidor com a compra coletiva e barateando o frete.

Assim como vimos intensificar as entregas com carros particulares para baratear seu frete e principalmente agilizar os prazos de entregas, isso mesmo agora é possível trabalhar como entregador do mercado livre podendo fazer entregas não somente com carros, motos, bicicletas inclusive a pé! 

Mais tudo isso atrelado a um prazo de entrega no máximo de 24 horas que é entrega flex. Isso é apenas um exemplo temos diversas empresas explodindo com aplicativos de entregas de mercadoria em especial de grandes lojas virtuais. 

Mais o que esperar do consumidor em 2023?

Obviamente existe uma demanda reprimida, porque o consumidor deixou de comprar viagens, festas e eventos no geral. Porém ao mesmo que isso é uma realidade, o Brasil vive uma incerteza econômica ainda presente, então muito provavelmente apesar do consumidor viver o momento de expansão de consumo em alguns setores como citado acima, podemos esperar em 2023 um consumidor mais seletivo, critérios em suas decisões.

Segundo a pesquisa WGSN uma das maiores fontes de tendências do mundo, publicou importantes informações que precisamos estar conectados e principalmente nos preparar para esse tipo de consumidor mais critérios.

Como tendência de 2023 podemos nos deparar com consumidores que buscam um cenário mais favorável a experiência de consumo que favoreça a uma tranquilidade, praticidade que gere uma tomada de decisão mais rápida sem gerar muito stress.

Com a crescente da home office causada pela pandemia as empresas tendem a não ficar 100% presencial e sim adotar modelos híbridos onde colaborador vai pontualmente na empresa, normalmente são dias fixos ou até mesmo deixando totalmente o home office.

E o reflexo onde está concentrado a moradia do consumidor também foi alterada, pois isso fez com que os consumidores se mudassem de grandes centros buscando casas no interior, a prova disso o aumento significativo nas imobiliárias.

O fator é que os consumidores buscam vidas mais equilibradas, buscando uma qualidade de vida melhor, inclusive alternativas de renda que gere um menor tempo de jornada de trabalho segundo a pesquisa WGNS.

Por outro lado, temos os hiperconectados que tomam decisões facilmente em segundos por temos muitas variedades na palma da sua mão. Esse grupo de consumidores são extremamente conectados estão abertas as ações de live stremings, comércio em tempo real assim como experiência de realidade aumenta e/ou virtual.

Oportunidade de consumo que são tendências de negócios para 2023

Busque criar um ambiente seja física ou virtual que facilite a experiência da compra, foque em decisões rápidas que o consumidor não precise procurar muito para tomar as decisões, economizando tempo deles. 

Outro ponto relevante esses mesmos consumidores sejam nos supermercados, consultórios médicos, odontológicos e até mesmo em instituições financeiras eles busca experiência que gere uma tranquilidade sem muito stress e que possa tomar suas decisões facilmente.

Mais abaixo estamos colocando cases de empresas que estão verdadeiramente olhando para essa mudança e é muito importante você acompanhar.

O social commerce é algo que está realmente relacionado ao momento do mercado que estamos vivendo, onde o consumidor pode gerar compras coletivas usando como meio de compartilhamento as mídias sociais, diminuindo e muito o custo de aquisição para essas empresas.

Alinhado isso muitas empresas têm proporcionado fontes de renda para quem realiza o compartilhamento ou até mesmo quando fornecem como espaço seus carros, casas em troca de pequenas atividades que tomam parcialmente o seu tempo.

Para impulsionar as vendas é uma boa alternativa em especial para os varejistas apostarem em vendas via lives, onde proporciona tipos de comprar personalizadas e até mesmo com produtos extremamente exclusivo. 

Os recursos de realidade aumentada e virtual possibilita consumidores experimentarem produtos de acordo com a sua preferência, o importante é que essa experiência seja possível compartilhar rapidamente através das mídias sociais para receber feedback em especial dos seus esposos (as).

6 Cases de sucesso de empresas que já estão dentro das tendências de negócios para 2023

Relacionamos abaixo alguns cases de sucesso de empresas que estão antecipando essas tendências e fazendo projetos pilotos ou virando simplesmente o jogo dos seus mercados como a Aldi que aumentou drasticamente seu faturamento.

Nossa intenção com esses cases é gerar inspiração para empreendedor que está buscando bons cases de sucessos de tendência de negócios para 2023.

1 . ALDI – Case que facilita a tomada de decisão do cliente 

Uma rede Alemã de mercado chama Aldi cresceu absurdamente nos EUA e se consolidou como a terceira empresa nesse segmento. Isso em plena pandemia a empresa conseguir otimização suas linhas de produtos para 1.400 Sku’s, contra mais de 40mil nos supermercados americanos tradicionais. 

Dessa forma ela foca exatamente na necessidade do consumidor em ter facilidade na tomada de decisão em não perder tanto tempo para escolher e focar realmente no que importante para aquele consumidor. 

2 . My Beauty Brand – Case que usa P2P

Já no Reino Unido essa empresa que é uma plataforma de P2P estimula que o consumidor gere um compartilhamento social em troca de comissão. Ela permite que os consumidores expresses suas ideias de beleza e que possam compartilhar seus produtos favoritos em troca de comissão que aquilo que eles conseguem vender. 

3 . NIKE – Venda via Live com produtos exclusivos

Em janeiro de 2019 a Nike embarcou nessa onda e fez um lançamento de um tênis com uma quantidade limitada por meio de uma transmissão na plataforma de games Twitch.

Essa ação proporcionou bom engajamento dos consumidores e uma conversão extremamente interessante onde o produto acabou rapidamente.

4 . AliExpress – Comprar com Espelhos inteligentes

Em 2019 em Madri criou espelhos inteligentes instalados para literalmente escanear o corpo do consumidor para que ela possa acessar o catálogo e experimentar as roupas e acessórios totalmente virtual, assim como comprar diretamente desse espelho sem precisar ter intervenção humana.

5 . Checkers – Pedido e entregas absurdamente rápida

Essa empresa foi ousada em proporcionar ao uma rede de supermercados africanos um app chamado Sexty60, que prometia ao consumidor a compra no máximo em 60 segundos assim como a entrega em 60 minutos a partir do momento da aprovação de sua compra.

6 . Enjoei – Ação de impacto social e apoiar ao Seller 

A Enjoei inovou também engajando o consumidor através de entregas gratuitos ou com desconto para quem comprava vários produtos dentro do mesmo seller (vendedor), isso faz que com tenha apenas um empacotamento e minimize o impacto ambiental.

Além é claro de ajudar o vendedor a vender mais para o mesmo cliente, aumentando o ticket médio.

Macrotendências de negócios para 2023

Antes de explorarmos aqui as ideias de negócios para 2023 gostaríamos de trazer alguns pontos os relatórios de tendência de negócios realizados pelo Sebrae que foi feito em 2023, mas deve se arrastar ao longo de 2023 e nos próximos anos.

(Re) humanização global: Depois de algum tempo a população sofrendo com síndromes como bournout e outros tipos de transtorno de ansiedade o mercado precisa voltar ainda mais atenção para a humanização e priorizar o bem-estar. 

Essas macrotendências abre um precedente para várias oportunidades de negócios e para quem está buscando abrir uma empresa é extremamente interessante. 

10 IDEIAS QUE SÃO TENDÊNCIAS DE NEGÓCIOS PARA 2023

Para aquele empreendedor que está iniciando seu negócio e busca boas oportunidades para empreender, reunimos aqui algumas ideias de negócios que são tendência de negócio para 2023 e com certeza vão se inspirar para que você possa finalmente tire seu negócio do papel e faça com que ele atenda esse novo perfil do consumidor que explicamos anteriormente.

Para facilitar seu entendimento buscamos separar por tipos de segmentos de negócios, passando por negócios mais tradicionais como produtos e serviços, assim como negócios digitais, startups, e até mesmo franquias.

1 . Mercado de Pets

Não precisamos falar que o mercado PET literalmente desconhece a crise econômica e cada dia mais vem crescendo, segundo a ABINPET o mercado PET tem a segunda maior população de cães, gato e aves.

Segundo a associação são mais de R$ 54,2 Milhões de cães e R$ 23,9 Milhões de gatos e aqui mora uma grande oportunidade você sabia que 72,7% é market share dos pets shops considerados de bairros, isso memos os grandes pets shops como Petz, Cobasi, Petlove ocupam menos de 15% desse mercado.

Isso quer dizer que essa população Pet ainda carece de muito assistencialismo no sentido de pet shop, lojas de acessórios, clínicas serviços de pet sitter, dog wlaker e também apoio aos tutores.

Além disso temos um mercado de luxo para PET que podem oferecer serviços diferenciados como acupuntura, ioga, spa, creches e buffets especializado em festas.

Tendência de negócios para 2023

2 . Logísticas focadas no e-commerce

No decorrer desse artigo falamos sobre a necessidade dos grandes e-commerce em surpreender os consumidores com entregas cada dia mais rápidas e eficazes.

Esse mercado vem crescendo com diversos iniciativa diferente como Marketplaces que conectam agregados a empresas que necessitam de entregas.

Assim como também as entregas com carros particulares bem tomando o mercado e muito motorista tem migrado de Uber para fazer entregas para o mercado livre, americanas, entre outros grandes players.

Além disso também não depender dos correios é uma necessidade que vem gerando renda extra com ponto de coleta, onde normalmente o lojista e/ou consumidor podem deixar ou retirar seus produtos.

E com certeza existem muitas oportunidades tendências de negócios 2023, onde podem ser exploradas pensando em especial nesse consumidor mais exigente com a eficiência na entrega.

3 . GIG Economy – Profissionais liberais  

Mais o que é GIG Economy, basicamente é um formato onde profissionais prestam serviços de atividades com curtos prazos ou até mesmo pontualmente, que podem ser ou não recorrente. 

Esse mercado vem se desdobrando em diversos setores, acabamos de citar aqui os motoristas de aplicativos conhecidos como Gig Drivers, mas se aplica também as áreas de tecnologia, soluções digitais, assistente virtuais, e diversos outros setores.

Não tenha dúvida até mesmo com a questão previdenciária muitas profissionais têm aberto a mão do CLT e entendido que PJ pode ser sim um bom caminho.

Isso gera muitas oportunidades como por exemplo cursos de profissionalização, normalmente essas profissões não precisam de uma faculdade um curso já deve habilitar a exercer as atividades.

Ferramentas de SaaS que colaboram com a rotina desses profissionais também é uma ótima pedidas, entre outros pontos. 

Negócios digitais devem cada dia mais se consolidar  

4 . Educação por assinatura 

Os “Netflix da educação” vêm explodindo em diversos setores, os dos pioneiros do Brasil foi do visionário Flavio Augusto onde ele montou o Meu Sucesso.com isso mesmo é uma plataforma que ajuda empreendedores.

Depois disso vimos diversas empresas expandindo esse mercado, como também temos no marketing digital o novo negócio entre outros players que tem apostado.

Esse mercado realmente só está começando e vem crescendo gradativamente e deve ter uma boa aceitação, porque as pessoas podem estudar de acordo com sua disponibilidade com um baixo investimento.

Paralelo a esse mercado também observamos comunidades de diversos nichos em especial do marketing que ajuda a manter os consumidores digitais atualizados com novidades. 

5 . Produtora audiovisual

Não é necessariamente um negócio digital mais vem crescendo cada dia mais apoiando em especial o mercado digital, com produtores digitais, empresas cada dia mais precisando se comunicar através de vídeos, podcasts as empresas necessitam de conteúdo audiovisual.

E como comprar equipamento é relativamente caro os grandes centros podem contar com produtoras que apoiam por exemplo em lives de lançamento de produtos ou até mesmo podcasts.

Com o mercado do infoproduto se tornando um pouco mais concorrido os influenciadores tem buscado se profissionalizar em suas comunicações terceirizando os espaços e até mesmo gravações mais especificas. 

Então com certeza é um mercado bem interessante!

Leia também a respeito de empreendedorimos feminina e oportunidades de negócios.

6 . Tendências de negócios para 2023 – Portais multimídia

Ainda nessa onda do mercado digital com certeza portais vem ganhando destaque, cada dia mais as pessoas estão procurando informações, seja via Google, mídias sociais incluindo o Youtube ou até mesmo podcast. 

E isso se tornou um mercado que está sendo explorado, tivemos recentemente aquisição como da Magazine Luiza de portais de multimidia, onde vemos a importância que tem da geração de conteúdo na tomada de decisão do consumidor.

Acompanhando uma tendência de marketing de conteúdo muito consumidores pesquisam antes de realizar compras pela internet e esses portais com a capacidade de ajudar o consumidor dominam uma expertise interesse. 

Dentro desses cenários vimos muitos players surgindo no mercado e se consolidando em nichos específicos, sendo potenciais fontes de conteúdo para apoiar tanto consumidores como empresas.

7 . Mentoria, consultoria ou terapia online

Em diversos nichos essa solução vem crescendo, um mercado em destaque seria o de assistencialismo, vimos explodir na pandemia as terapias online, onde pessoas não podendo sair de casa foram afetadas por questões emocionais e buscaram apoia de terapeutas em diversos segmentos.

Mais paralelo a isso vimos também mentores apoiam diversos segmentos de negócio, desde mentorias para forma novos profissionais. Podemos por exemplo citar o case da Mirna Borges que além de educadora financeira pivotou o mercado e se tornou uma mentora de novos educadores financeiros.

Mais a mentoria vem tomando mais espaço porque os cursos digitais têm explodido o mercado e o consumidor fica sem saber qual comprar, realmente tem curso para todas as coisas. E agora surge uma necessidade um pouco mais profunda onde o consumidor quer uma solução mais empacotada e que realmente gere um acompanhamento mais próximo e não somente em aula gravadas. 

8 . Venda via Marketplace

Já é conhecimento de todos que o marketplace vem crescendo no mercado e segundo o relatório da conversion tivemos Marketplaces crescendo consideravelmente mesmo diante de todo esse cenário. Vamos alguns números:

Entre outros grandes Marketplaces, esse modelo de negócios não está só crescendo em venda mais segundo reportagem da Exame a publicidade em marketing deve crescer em torno de 550% até 2023, ou seja, estamos falando que os usuários param de usar buscadores e preferem ir diretamente no marketplace, com isso essas empresas podem ganhar com os sellers anunciado seus produtos mais também empresas fazendo publicidade dentro do marketplace. Outro mercado que temos que dar atenção dentro dos negócios digitais são: Social Commerce, E-sports que são Joguinhos de gente grande, assim como pagamentos sem contato.

9 . Relógios e pulseiras digitais

Assim como as TV’s tem ganhado menos importância nas casas dos brasileiros os relógios e pulseiras digitais devem incomodar os Smartphones, isso mesmo segundo os especialistas estima que em torno de 5 a 7 anos os relógio e pulseiras digitais devem mantem os consumidores conectados e atualizados em suas mídias sociais e até mesmo com suas buscas no Google por exemplo.

Literalmente essa tendência fará com que o consumidor esteja com a tecnologia grudadas ao corpo literalmente, facilitando acesso as informações e até mesmo a pagamentos sem precisa tirar o cartão do bolso ou algo nesse sentido.

Isso certamente afetará toda a estrutura de comunicação das empresas para acompanhar essa evolução, porque a experiência do usuário modifica mais uma vez surgindo a necessidade de adaptação inclusive de busca por voz.

10 . Domesticando robôs 

Bom finalmente os robôs estão se tornando mais acessíveis, a perspectiva é que cada dia mais fará parte das nossas vidas domésticas, auxiliando em tarefas domésticas, básicas e cotidianas. 

Isso inclui também assistentes de voz que já vem crescendo e já tomando conta de algumas casas, inclusive criando casa inteligentes que apontam por exemplo alimentos que estão faltando ou simples comandos de fechar ou abrir cortinas.

A tendência é que nossos produtos estejam conectados à IoT (Internet das coisas) ou a AI (inteligência artificial) e isso fará tão parte da nossa realidade como o celular já fazem hoje.

Isso muito por conta da tão esperada chegada do 5G que está inclusive nesse momento em licitação aqui no Brasil para que seja implementada.

11 . Tendências de negócios para 2023 – Compras via Realidade virtual e Realidade aumentada 

Ainda no relatório de tendências de negócios Sebrae vemos as realidades híbridas se destacarem, estamos falando de tendências de negócios 2023 que vem se estendendo e deve se consolidar aos longos dos anos.

Como já citado nesse artigo provar roupas nunca mais será a mesma coisa, cada dia mais as pessoas podem ter acesso a experiências omnichannel, ou seja, tanto fisicamente e/ou vitualmente sem ao menos ter contatos com vendedores.

E isso não impacta somente a área de moda, com a realidade hibrida permitirá criar novos ambientes nos quais itens físicos e virtuais pode interagir. Isso já vemos acontecendo onde podemos colocar o IOS e ver como ficará a sua parede pintada ou com determinada decoração.

Esse foram alguns exemplos apenas e com certeza devem ser muito mais explorados e exatamente isso que faremos tanto em nosso canal de Youtube e também via blog.

Redator 4mãos Jorge Torrez

Redator na empresa 4 mãos, oferecendo insights perspicazes, análises aprofundadas e orientações práticas para um público diversificado que inclui empreendedores visionários, empresários dedicados e entusiastas ávidos por tecnologia, contribuindo para a expansão do site 4 mãos.

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