Inspirando, informando e gerando empreendedores
Por: Emily Clemes
Redatora 4 Mãos
Você pensa em abrir uma loja de roupa pequena, ou revender roupas, mas não entende muito sobre como precificar seus produtos? Você acha que apenas dobrar o valor da roupa ou usar o método do 100% vale a pena? Nesse texto vamos te explicar como precificar roupas para revender e como fazer as precificações de roupas da forma correta para que você consiga pagar seu produto, atender as expectativas dos seus clientes e ainda ter um bom lucro.
E caso você ainda tenha dúvidas sobre slogan para loja de roupa ou tenha dificuldade para montar sua loja ou até mesmo criar uma planilha para calcular preços de venda de roupas nos podemos te ajudar com os nossos diversos conteúdos sobre empreendedorismo no nosso blog para o empreendedor, com certeza todas suas dúvidas sobre empreendedorismo terão as respostas.
Você já trabalhou com roupas ou até mesmo produto e sempre vendeu com o dobro do valor no qual você pagou na mercadoria? Ou se nunca trabalhou com isso, você já escutou algum conhecido dizendo que ele utilizava esse método para vender? Provavelmente a sua resposta será, sim.
Mas o que muitas pessoas não sabem na hora de comprar roupas para vender ou de colocar preço em cima de peças para revender é que muitas vezes apenas dobrar o valor da peça não é o suficiente para obter o mínimo de lucro.
É por esta razão que é necessário entender a importância de como precificar roupas, porque sem saber quais são os seus gastos diretos e indiretos para adquirir aquele produto você tem uma grande chance de está tendo prejuízo.
Como citamos a cima apenas dobrar o valor pago na peça pode te trazer prejuízo, talvez você tenha dúvida do por que não é o suficiente, então é por isso que agora vamos te explicar de forma clara o porque você não deve usar essa lógica.
Quando você compra uma mercadoria para revender, em especial nesse caso são as roupas você não pode levar em consideração apenas o preço da peça em si, mas deve analisar o quanto você gastou para chegar até o lugar que vende essa roupa, o quanto o fornecedor te cobrou, além dos gastos indiretos que você terá para que ela chegue até as mãos de seus clientes como:
Caso seja uma loja física as despesas como aluguel, água, luz, funcionários, tudo deve ser levado em consideração pois querendo ou não elas estão ligadas de forma indireta ao seu produto.
Caso você queira um exemplo vamos deixar aqui algumas porcentagens para que você possa fazer uma conta básica antes de precificar suas roupas.
Suponha que você compre uma blusa com o valor de R$10,00 (um valor simbólico) para revender pelo dobro do valor R$20,00. A partir daí você precisa comprar a embalagem para vender ao seu cliente e supomos que o valor dessa embalagem seja de R$ 2,50.
O cliente que decidiu comprar essa peça precisa passar no cartão, logo você terá que pagar uma porcentagem a sua maquininha de cartão, e essa máquina cobra que torno de 2%, além disso você ainda deve pagar o imposto sobre essa venda que também está em torno de 4,0%.
Mas existe um detalhe, o seu cliente mora em outra cidade e você precisa também pagar uma parte do frete, que também vamos considerar R$2,00.
Fazendo essa conta com apenas essas informações (sem contar com o valor que você deve separar para repor a mercadoria) sobrou R$14,50, mas agora você precisa repor os R$10,00 que você usou para comprar a blusa, ou seja, sobra apenas R$4,50 o que não é nem a metade do que você pagou na peça.
Por isso antes de pensar em como precificar roupas com valores baixos, faça essa breve conta e veja se vale a pena.
Como muitas pessoas que tem brechós ganham as peças ou conseguem comprar por preços bem menores elas tem dúvidas de como precificar as roupas, como precificar roupas usadas será deve se usar a mesma lógica para as lojas normais?
E sim, você deve usar a mesma lógica, calcular seus gastos fixos para manter seu brechó de portas abertas e também nos gastos que teve para comprar a peça que será vendida.
Se você entendeu tudo o que explicamos até aqui já sabe que se colocava o dobro do valor para precificar suas roupas não é o suficiente, não é mesmo?
Mas agora que você já sabe que deve pensar nos custos e que não deve se basear apenas no valor da peça você pode começar a rever e calcular novamente os valores de suas mercadorias.
Aproveitando sobre o assunto, caso ainda não tenha escolhido o nome de sua loja de roupas nos também temos um conteúdo que fala sobre 69 nomes de marcas de roupas para te ajudar escolher o nome perfeito de sua loja, então assim que terminar esse texto corra lá para saber mais sobre essas dicas.
Leia também
Se sua loja é pequena e esta começando agora você pode começar com uma planilha bem simples para calcular seus preços de venda de roupas. No exemplo que citamos a cima, ficou bem claro que você deve levar tudo em consideração, despesas, ganhos, gastos e é isso que você deve por em sua planilha de precificação de roupa.
Sua planilha deve contar os custos, despesas e o valor do lucro e é a partir dai que você descobrira o preço ideal para suas roupas. E lembre-se sempre de calcular também os custos indiretos para que suas contas deem certo no final.
Todos nós sabemos que para gerar lucro nós precisamos investir, e a margem de lucro é o que irá te mostrar se você conseguiu ter de volta o valor investido e o quanto de lucro você obteve com esse investimento.
Para saber qual está sendo a sua margem de lucro em roupas você precisa utilizar uma simples forma onde a margem de lucro é igual o lucro líquido dividido pelo valor de venda, multiplicado por 100. Com o resultado dessa simples fórmula que você saberá qual está sendo a porcentagem de sua margem de lucro.
Agora que você chegou ao fim desse texto e descobriu como abrir uma loja de roupas e precificar de forma correta é hora de colocar em prática.
O importante acima de tudo conhecer os seus clientes, conhecendo os seus clientes você saberá quais são os gostos e o quanto eles estão dispostos a pagar Isso facilita bastante também na hora de precificar, se for preciso troque de fornecedor para conseguir um preço mais acessível. Esperamos ter te ajudado como esse conteúdo e te esperamos no próximo texto nosso blog do Empreendedor.
Redatora na empresa 4 mãos, 21 anos e entregando informações valiosas, análises aprofundadas e orientações práticas, direcionadas especificamente para empreendedores, empresários e aficionados por tecnologia. Contribuindo para a expansão do site 4 mãos.
Conheça os 8 Melhores Investimentos para 2025
Lugares para Empreendedores se Aventurarem: Explorando Oportunidades na natureza
Você tem uma ideia de negócio no ramo da alimentação? Então siga estas dicas
5 Razões Pelas Quais Empreendedores de Sucesso Investem em Cursos de Idiomas
O que esperar do mercado de comércio eletrônico da América Latina
Direitos do Trabalhador: saiba quais são e como conseguí-los
7 Melhores Marcas de massa de pastel mais vendidas no Brasil
Ideias para salão de manicure: Decorações das simples às sofisticadas
Tabelas de preços para salão de beleza: Atualizada 2024
O que é spaterapia? Saiba mais sobre essa técnica
Copyright 2024 4 Mãos - Todos os direitos reservados
Nome fantasia: 4MÃOS. Razão social: Public online marketing digital LTDA, com sede na R. Ambrosina do Carmo Buonaguide, 250 – Centro - SP, 07700-135, CNPJ 13.202.412/0001-56.