Como abrir uma empresa de representação | 4 Mãos

Empreendedores

Como abrir uma empresa de representação

Natalia Mantovani

|

27/08/2020

|

8 min de leitura

|

Voltar

Parceria fechada para representar a finalização do processo de como abrir uma representação comercial
8 min de leitura

Quer saber como abrir uma empresa de representação? Muitos empreendedores que atuam neste ramo percebem que não vale muito a pena permanecer como pessoa física autônoma, e que a abertura de empresa seria um caminho muito mais viável.

Ou então, antes de pesquisar como abrir uma empresa de representação, percebeu que no mercado existe uma corrida competitiva para alcançar e fidelizar clientes. Por diversas vezes as empresas não querem contratar o serviço de representação sem que você esteja formalizado como pessoa jurídica. Portanto, isso acaba influenciando diretamente nos negócios.

Precisamos ter em mente que o mercado não perdoa, e que ele está cada vez mais competitivo, exigindo diferenciais e melhorias, para que determinadas empresas se destaquem. Este é um outro motivo pelo qual é interessante permanecer neste artigo e entender um pouco mais sobre a base de informações necessárias no processo de como abrir uma empresa de representação.

Buscar saber como abrir uma empresa de representação com certeza será a melhor saída para colaborar com o desenvolvimento de seu negócio.

Saiba como abrir uma empresa de representação de maneira simplificada:

1- Como abrir uma empresa de representação: Planejamento

O plano de negócios é uma ferramenta muito importante ao desenvolver o projeto de um empreendimento, e item muito importante para quem busca saber como abrir uma empresa de representação. Ele permite ao empreendedor entender a empresa e os mercados relacionados de forma mais ampla.

No plano de negócios, você definirá tópicos como os serviços que a empresa fornecerá. Além disso, o plano de negócios também detalha as questões financeiras e recursos humanos que podem ser usados ​​para o desenvolvimento do projeto sobre como abrir uma empresa de representação.

Para realizar um plano de qualidade, todos os investimentos em materiais, equipamentos, salários dos funcionários e possíveis máquinas devem ser combinados.

Além de estudar a evolução do mercado para obter informações suficientes para formular um plano de ação estratégico, você também deve estudar o público que deseja atingir por meio do serviço, para assim determinar quem é o principal concorrente e como eles atuam.

Entretanto não acaba por aí, pois diversas questões devem ser levantadas e analisada. Algumas delas, para que você tenha uma base em como abrir uma empresa de representação, são:

  • O que seu negócio representa?
  • O que deseja oferecer ao público?
  • Quem serão os seus principais clientes?
  • Qual o endereço e estrutura a empresa terá?
  • Definir o capital a ser investido;
  • Possui uma pretensão de faturamento mensal? Qual?
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?

2- Como abrir uma empresa de representação: Qual modelo de negócio escolher?

A pergunta geral dos representantes que buscam saber como abrir uma empresa de representação, é que tipo de modelo de negócio devo optar? Preciso ter sócio? Posso abrir uma empresa individual ou é mais viável uma EIRELI?

Hoje, para quem busca saber como abrir uma empresa de representação, existe um modelo chamado Sociedade Limitada Unipessoal que pode ser utilizada por um profissional representante, tem as mesmas características de uma Sociedade Limitada, mas esta, no entanto, não exige um sócio ou patrimônio de 100 salários mínimos, que é o que se faz na EIRELI.

Se nesta jornada de como abrir uma empresa de representação você deseja apenas prestar serviços e sua empresa não irá contar com funcionários e uma estrutura empresarial complexa, você deve registrar a empresa em como pessoa jurídica, preferencialmente neste modelo de Sociedade Limitada Unipessoal.

No entanto, se você pretende ter sócios ao montar a estrutura de como abrir uma empresa de representação e montar algo maior e com mais setores de atuação, deve pensar em optar por uma Sociedade Limitada ou Sociedade Limitada Simples (lembrando que existem diversos modelos societários em nossa constituição).

Nossa legislação é ampla e atende um variado leque de modelos de negócios. Portanto, quem busca saber como abrir uma empresa de representação verá que, contar com um profissional contábil é o melhor para resolver de maneira personalizada o que mais se enquadra na sua rotina.

3- Como abrir uma empresa de representação: Aspectos Legais

Não podemos falar sobre como abrir uma empresa de representação se não citarmos os aspectos legais necessários neste processo.

Primeiro neste processo de como abrir uma empresa de representação, é necessário pensar que você precisa registrar sua empresa no Conselho Regional de Representação Comercial e também deve ter o registro como pessoa física.

Sim, se você deseja abrir uma empresa de representação, por se tratar de uma atividade regulamentada, você precisa se registrar como representante pessoal e, em seguida, registrar a empresa como uma pessoa jurídica.

Para dar continuidade aos processos de como abrir uma empresa de representação em demais órgãos, é necessário elaborar um contrato social, registrar o contrato na diretoria ou no cartório de registro de pessoas jurídicas e registrar-se na prefeitura, no CNPJ e na diretoria de representação.

Se você deseja ter um escritório físico para o atendimento dos clientes da sua empresa, também precisa de uma licença de funcionamento que precisa ser planejado no processo de como abrir uma empresa de representação.

Ainda vive com aquela dúvida contábil? Entre em contato com nossos contadores parceiros agora mesmo!

Órgãos para registrar-se

  • Junta Comercial ou Cartório;
  • Receita Federal – Obtenção do CNPJ;
  • Prefeitura Municipal da sede da Empresa- Obtenção do CCM;
  • INSS – Cadastro Previdenciário da Empresa;
  • Caixa Econômica Federal – Cadastro para obtenção de Certidão Negativa e assuntos relacionados a FGTS de empregados.

Documentação Necessária

  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Comprovante de residência dos sócios;
  • Xérox do IPTU do Imóvel – sede da empresa.

Estes dados podem variar de acordo com a categoria e modelo de negócio escolhidos por você. Apesar da legislação ser complexa, existem formas de simplificar esta questão:

Como garantir que minha empresa está totalmente formalizada e terá uma boa gestão?

Depois de ler nosso artigo repleto de dicas valiosas, pois já apresentamos algumas das principais etapas de como abrir uma empresa de representação, temos certeza que você gostaria de alavancar suas vendas.

O profissional contábil além de proporcionar um negócio totalmente tranquilo em relação a sua gestão financeira, tributária e fiscal, ainda estará contribuindo para deixar as formalidades totalmente em dia, proporcionando segurança.

Com este profissional você saberá muito mais sobre como abrir uma empresa de representação, e terá:

  • Otimização de seu tempo, fazendo com que você foque no que realmente interessa: produzir;
  • Gestão assertiva, pois no momento econômico que estamos vivendo, erros podem ser fatais para o futuro de seu negócio;
  • Redução de impostos, adequando seu regime tributário;
  • Maior tranquilidade e segurança de seu negócio, criando uma base forte para seu empreendimento crescer;
  • Investimento inteligente do seu dinheiro, e corte de gastos seguro, sem impactar diretamente no seu produto final, ou sua produção em si;
  • e muito mais!

Encontrando o melhor escritório contábil

Para encontrar o melhor escritório de contabilidade, que possa atender sua necessidade e te oferecer maior segurança em sua jornada de como abrir uma empresa de representação, primeiramente será necessário uma avaliação de seu cenário. Compreenda sua realidade e o que você mais precisa:

  • Otimização de tempo com pouca necessidade de serviço personalizado;
  • Consultoria, abrangência total dos serviços contábeis, além de atendimento personalizado;
  • Meio termo entre os dois acima.

E ainda suas preferencias:

  • Contabilidade com atendimento físico (reuniões e planejamentos em conjunto);
  • Escritório com atendimento online, onde você só entrega as demandas fiscais, tributárias, financeiras, entre outras
  • Empresa de contabilidade com sistema online, mas serviço pensado especialmente para você;
  • Prefere baixo custo?
  • Da preferência para um bom custo-benefício?
  • Ou da prioridade para a qualidade do serviço, pouco se importando com o valor?

E se te dissermos que você pode encontrar com apenas alguns cliques, o contador terceirizado que falta para dar início a formalização de todos os processos precisamente em como abrir uma empresa de representação?

E se ainda te falarmos que você pode receber até 4 orçamentos de forma totalmente GRATUITA?

Então, se isso te chamou a atenção, nós temos uma solução incrível para você!

Veja como receber até 4 orçamentos de contadores credenciados ao CRC

A Plataforma 4 Mãos te conecta com até 4 contadores, que avaliarão o seu perfil empresarial e escolherão os modelos de negócio que mais se encaixarem com o escritório deles.

Desta forma, você recebe estas 4 opções de orçamento para escolher o que cabe em sua realidade, assim é possível escolher a melhor oportunidade de negócio.

Você ficará satisfeita com o serviço e o contador poderá te atender do jeito que você espera. Cadastre-se no site e escolha suas preferencias, evidenciando suas necessidades!

Você pode optar, por exemplo, por melhor custo-benefício ou melhor preço. Tudo irá variar de acordo com o que você precisa, seria um método de simplificar este contato entre empreendedor e contador.

Ressaltamos que o cadastro para receber os orçamentos é gratuito. Tenha o poder de escolher o que é melhor para você e o que irá se adequar a sua necessidade!

Cadastre-se ou entre em contato com nossa equipe!

E se gostou do conteúdo sobre como abrir uma empresa de representação, nos siga nas redes sociais para receber mais dicas! Estamos no FacebookInstagram LinkedIn.

Escrito por

Natalia Mantovani

Redatora da Plataforma 4 Mãos, formada em Jornalismo com amplo conhecimento em produção de conteúdo para a Web.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NÓS ENCONTRAMOS OS CONTADORES MAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE

Para trocar de contador ou abrir empresa, basta relatar sua necessidade e nós te conectamos com até 4 orçamentos gratuitamente

Encontrar um contador
Open chat